11 de ago. de 2007

Mento - Steve Dayton

O quinto homem mais rico do mundo, Steve Dayton, sempre possuiu tudo que sempre quis, exceto a mão de Rita Farr, a Mulher-Elástica, da Patrulha do Destino. Cientista, homem de negócios e professor de Psicologia, Steve falhou em impressioná-la. Entretanto, ele tinha uma estratégia: Tornar-se um super-herói.
Assim, ele encontrou uma forma de, artificialmente, potencializar seus latentes poderes psicocinéticos através de um elmo, tornando-se Mento. Embora nunca tenha sido membro oficial da Patrulha do Destino, obteve um status de membro honorário.
Sua estratégia funcionou. Dayton e Farr se casaram e adotaram Garfield Logan após enfrentarem Nicholas Galtry, guardião do Mutano.
Dayton continuou a ajudar a Patrulha do Destino até quando o grupo pereceu nas mãos de Madame Rouge e General Zahl. Dayton jurou vingança e gastou muito tempo e dinheiro atrás dos assassinos de sua esposa até ser capturado por eles.
Vários meses depois do desaparecimento de Dayton, Gar Logan pediu ajuda ao Homem-Robô para encontrar seu pai. Assim, junto aos Titãs, os dois amigos resgataram Mento das mãos do General Zahl e Madame Rouge – que morreram durante a batalha.
Dayton retornou a Nova Iorque e para sua Companhia, que estava trabalhando com o Promethium, uma fonte auto-renovável de energia. Com o tempo, Dayton descobriu que tinha câncer terminal. Desesperado, tentou usar seu elmo para se curar. Entretanto, ele não sabia que o elmo danificava seu cérebro. Steve tornou-se alcoólatra neste período.
Como Mento, Dayton lutou ao lado da nova Patrulha do Destino durante a Crise nas Infinitas Terras. Após isso, sua mente tornou-se mais instável, unindo-se a um grupo de ocultistas para trazer de volta John Constantine para enfrentar outro grupo chamado de Brujeria. Este grupo era composto por homens sul-americanos que procuravam tomar vantagem da Crise para dominar a Terra. O grupo foi derrotado após as mortes de Sargon, o Feiticeiro e Zatara, o Mágico.

Totalmente insano e com a ajuda de seu elmo e do Promethium, Mento criou uma nova Patrulha do Destino - os Híbridos, que atacaram Gar e os Titãs sob o comando de Steve, que culpava Gar pela morte da Patrulha do Destino original.
Após várias batalhas, Ravena curou o câncer e a demência de Dayton, que se reconciliou com Gar, restabelecendo uma relação de pai e filho. Nesta época, Steve proibiu Gar das atividades heróicas até que melhorasse suas notas escolares.
Em seguida, vários membros dos Titãs foram capturados pela Sociedade Gnu. Steve se uniu aos remanescentes do grupo para resgatar seu filho. Os Titãs obtiveram sucesso nesta batalha, embora tenham sofrido algumas baixas. Com a Torre Titã destruída, os Titãs passaram a residir na Mansão Dayton até o momento em que o governo reformou o grupo, dando-lhes um novo Quartel-General, a Ilha da Liberdade.
A titã Pantha passou a suspeitar que Steve Dayton estava por trás dos experimentos que a criaram. Ela descobriu que a tecnologia envolvida em sua criação era de propriedade das Indústrias Dayton. Assim, a felina confrontou Dayton, que negou seu envolvimento. Pantha deixou os Titãs antes de descobrir se era fato ou não o envolvimento de Dayton em sua origem.
Tempos depois, ele se situou na nação criminosa Zândia. Por trás das sombras, Steve observava uma série de monitores que criou contra o Exterminador e os Titãs. Comunicando-se apenas com Zarina, seu inteligente computador, Steve contratou vários terroristas com a intenção de dominar o mundo. Então, tornou-se o Senhor do Crime – uma identidade extremamente secreta.
Steve projetou o chip de seu elmo dentro de seu próprio hipotálamo, tornado-se ainda mais insano. Ele arquitetou o assassinato de um senador americano, culpando o Exterminador, que conseguiu provar o envolvimento do Senhor do Crime no assassinato, com a ajuda do Xeque-Mate, Titãs e do Sargento Steel. Steve planejava substituir o mundo com clones de Líderes de Estado, sob seu controle.
Desmascarado, Dayton pôs em prática seu plano de fuga. Fundindo-se com Zarina, seu computador, Dayton planejou sua essência na rede de informática mundial, proporcionado a si mesmo imortalidade e controle dos sistemas de computação. Mas o sistema do computador de Dayton foi danificado antes do processo, deixando-o preso em algum lugar no ciberespaço.
Algum tempo depois, o evento cósmico conhecido como Crise Infinita alterou a história da Patrulha do Destino e de Steve Dayton. Quando o Superboy Primordial atingia a socos uma barreira vibracional que separava o multiverso, a realidade se fragmentava. Com isso, uma nova Patrulha do Destino emergiu no presente. Nesta nova realidade, o Chefe recrutou a Mulher-Elástica, Homem-Robô e Homem-Negativo – que mais tarde tiveram como colegas de grupo outros membros.

Com o fim de Crise Infinita, os membros da Patrulha do Destino, incluindo Mutano, se lembraram da história original. Quando Mutano se reuniu com sua mãe adotiva, Rita Farr, o tempo começou a se realinhar. Assim, as histórias começaram a se combinar. Milagrosamente, Rita Farr sobreviveu ao realinhamento do tempo e voltou para seu marido, Steve Dayton.
Steve obteve outra chance na vida. Com um novo elmo, Dayton tornou-se novamente o Mento, integrando a nova Patrulha do Destino. O poderoso elmo, entretanto, dificultava a concentração de Dayton, uma vez que o Chefe o induzia ao contínuo uso. Durante uma missão junto aos Titãs, Steve se livrou do domínio do elmo, libertando os demais membros do controle do Chefe. O grupo se situa em uma bizarra mansão de Dayton, em Praga.
O elmo original de Mento garantia-lhe poderes de ilusão, rajadas mentais e telecinésia. O elmo atual possui os mesmos poderes, associados à telepatia e manipulação.


Tradução e adaptação livre do site Titanstower.com por Titã.

2 comentários:

Anônimo disse...

Your blog keeps getting better and better! Your older articles are not as good as newer ones you have a lot more creativity and originality now keep it up!

Titã disse...

Thank you! Keep reading. I have more plans to work on...