23 de nov. de 2007

Novíssimos Titãs: Por que respeitá-los?

Parte 5: Megan Morse, Miss Marte

A cada texto que passa, sinto a dificuldade aumentando, pois menos se sabe sobre esses titãs, já que eles estão só começando. E não sei ainda o que pensam sobre Megan, mas talvez esse texto os ajude a ter uma boa visão dessa “E.T.zinha” tão simpática.
Em qualquer outro grupo, M’gann M’orzz teria se dado muito mal (M’gann adotou o nome de Megan Morse como alter-ego de Miss Marte, sua alcunha como heroína) já que começou com uma mentira. Ela alegou ser uma marciana verde, prima de J’onn J’onnz, o Caçador de Marte. Mas Megan mentiu. Ela na verdade é uma marciana branca, uma raça hostil que devastou Marte numa guerra contra os marcianos verdes. Megan mentiu porque temia não ser aceita pelo grupo, nem pela sociedade. Megan acreditava que ao se passar por uma alienígena de uma raça amistosa, ela seria bem-vinda. Quando a mentira foi descoberta, os Titãs a receberam da mesma forma, como se não tivesse havido mentira alguma, provando que os Titãs são um grupo sem preconceitos, como eu falei anteriormente. Em qualquer outra equipe, Megan teria sido rejeitada e, talvez, até tida como uma vilã.
O que fascina em Megan, além de seu jeito inocente e ingênuo, é a sua admiração e orgulho em ser uma Titã. Megan fez parte da equipe durante o “ano perdido” e depois foi readmitida quando Tim e Vic estavam reformulando os Novos Titãs. Megan disse que via os Titãs como um lugar de aceitação, que sabia da fama deles como uma família, e por isso ela quis ser uma deles. Por divergências com Rose, Megan havia saído dos Titãs. Mas ao voltar, demonstrou querer ver a equipe unida, e, talvez, ela sirva como a voz na escuridão em momentos de divergência no grupo (esperamos que não haja momentos assim, mas se houver...). Megan é passível de manipulação por quem quer que seja e extremamente ingênua. Qualquer semelhança com outra alienígena, da equipe clássica, talvez não seja mera coincidência. Muitos pontos aproximam Megan de Kory, e o principal é o fato de serem “ingênuas” perante os costumes e relações terráqueas, o que, se analisarmos, não é de todo estranho. Elas são “estrangeiras” aqui.
Uma vez vi Marv falar sobre os Titãs que ele criou. Kory e Ravena eram pólos opostos, ele
as criou para contrastarem. A mesma relação podemos ver entre Rose e Megan. Rose é filha de um dos mais perversos vilões dos Titãs, como Ravena. E Megan é uma alienígena que adota a Terra como lar, assim como Kory. Porém entre as Titãs de Marv, Estelar era emotiva e impetuosa, e Ravena era pouco emotiva e bastante racional (a meu ver, lógico). Já com as Novas Titãs, Megan é guiada pelos seus sentimentos, assim como Kory, porém não é impetuosa. O ímpeto fica a cargo de Rose, que tem a racionalidade de seu pai. A oposição Megan/Rose tem suas particularidades, mesmo tendo sido, aparentemente, baseada em Kory/Ravena. Outro ponto é que Ravena e Kory são amigas, e Megan e Rose, apesar de terem se desentendido no começo, a ponto de Megan ter saído dos Titãs, estão rumando para um entendimento.
Outra semelhança entre as alienígenas das duas fases dos Titãs é que ambas são pigmentadas. Característica marcante em Kory, sua cor laranja, se opõe a Megan, que comumente exibe a coloração verde, apesar de ser uma marciana branca.
Apesar da tantas semelhanças com Kory, elas não devem ser comparadas com relação a quem é melhor. Elas são Titãs diferentes, cada uma com suas particularidades.
Megan é exageradamente meiga. Como me disseram, chega a enjoar de tão doce. É carinhosa com seus amigos, principalmente com Eddie, com quem tem mais proximidade. É simpática e tem um senso de moral e justiça bem definido. Ela lembra uma daquelas bruxinhas adolescentes que são moda entre algumas meninas, ou como me disse o Tar, uma Barbie Alien. Mas antes de ser um defeito, isso é uma qualidade, pois diante de todos os problemas que os Titãs enfrentam, Megan consegue tiram conforto e segurança para seus amigos, com seu jeito de boa menina. E como sabemos, um bom Titã sabe dar valor aos seus amigos e cuidar bem dessas amizades.
Megan guarda muitos segredos, segredos que a atormentam. Quando enfrentou sua versão do futuro dos Titãs do Amanhã, Megan enfrentou uma criatura totalmente diferente dela. Apesar de confusa com relação a isso, Megan tornou-se determinada a não se tornar a versão do futuro que conheceu. E determinação é outro fator titânico!

É muito poderosa, assim como o Caçador de Marte, possuindo poderes semelhantes. O que conta outros tantos pontos a seu favor numa equipe de Titãs.
Assim como Eddie, Megan conviveu apenas com Vic dentre os Titãs Clássicos, e por um espaço de tempo menor ainda que o de Eddie. (Embora eu tenha esquecido de mencionar anteriormente, tanto Eddie como Megan conheceram também Ravena e Jericó.) Mas, com todas as características de Titã que tem, isso é um detalhe.

6 comentários:

Anônimo disse...

Parabens pelo texto, ler os novos titãs fica mais agradavel conhecendo melhor os personagens

Minha opinião:

Dc cria com muita facilidade novos personagens para tampar lacunas recem criadas e que podiam ser aproveitadas de outra forma.

Miss Marte é um bom exemplo disso, quem conhece esse universo, sabe que existe algum outro personagem que poderia estar no lugar dela.

Parece em alguns aspectos que os novos titãs são uma versão nova para a antiga:

Dick Grayson - Tim Drake
Cyborg - Besouro azul
Ravena - Devastadora [Rose]
Mutano - Kid demonio
Starfire - Miss Marte

Bom..foi uma opinião
se alguem de alguma forma se ofendeu..me desculpe

Anônimo disse...

Mas o pior é que parece mesmo...


A Miss Marte realmente lembra um pouco a Kory but sem todo o Sex Apple e com muito mais roupas...
E doçura também.

Anônimo disse...

Seguindo os outros textos esse está muito bom.. e para eu que só conhecia a Miss Marte pelo perfil do blog... nossa, muto bom de ler!

Victor, engraçado dessa série de artigos via muito esse grupo assim.. comparando-o ao clássico, mas agora consigo desfazer essa idéia e mesmo com minhas preferências... fica mais fácil olhar os jovens como titãs e desligá-los, pelo menos a sua grande maioria dos antigos... (só a Cassie continua com esse estigma, mas um dia consigo.. eheh)

Rodrigo.. parabéns... !!!

Arsenal disse...

Parabéns novamente, Rodrigo.
Mal posso esperar pra ver a do Jaime...

Rodrigo Broilo disse...

Valeu galera! Tô fazendo o que posso! Ta dificil pq a galera é nova por essas bandas mas tamo indo!
Vic, acho q o q o pessoal da DC tem em mente é fazer uma equipe de sucesso para os Titãs, como foi a Clássica, então eles colocam personagens com pontos em comum com os antigos, embora eles sejam totalmente distintos. Não consigo ver semelhanças entre o Vic e o jaime, a não ser a parte Tech.
Acho a Megan uma excelente personagem. Claro que existem outros que podiam estar, não digo no lugar, mas junto deles...
E se continuar nessa semelhança com a antiga equipe ainda falta um(a) velocista e arqueiro... Quem seria? Quem?
Ehhhhhhhhhhh! heheheheh
Quer me ver feliz é realizar essa hipótese! heheheh

V disse...

Com certeza, Megan é uma otima integrante para os novos titãs.

Sempre tento ser o mais critico quando vejo um personagem, velho ou novo, exatamente pra exaltar suas qualidades, e avaliar o quanto ela realmente soma para quem lê e escreve.

Quanto mais leio os novos titãs mais vejo que pouco são os pontos que compartilham com os classicos.

é verdade só a parte tecnologia o B.A e o cyborg tem em comum [hehe] Tomara que continue só assim mesmo.