22 de nov. de 2007

Regras (e dicas) para textos de fãs

Algumas pessoas perguntaram sobre o envio de artigos sobre os Titãs, como os que eu e o Léo Ribeiro fazemos. Alguns até enviaram textos.
Para isso fui “nomeado” responsável por revisar os textos e aprovar para publicação. Portanto são as minhas orelhas que vão queimar se alguém não gostar das decisões. Brincadeira gente! A moral aqui é facilitar. Pra vocês e pra gente. Portanto elaborei algumas “regras” para o envio de textos. Na verdade algumas são dicas, mas devem ser atendidas.

Sobre o Texto:
- O tema é de livre escolha do fã: relacionamentos, personagens, QGs, fases... Porém deve ser observado se outro fã não escreveu sobre o assunto anteriormente ou pretende escrever. Por exemplo: eu pretendo escrever sobre cada um dos novíssimos Titãs e sobre a equipe, ou seja, esse assunto é meu. Hehehehe. Assim como os Titãs Clássicos são assunto do Léo.
- O texto deve estar escrito em Word. Mínimo uma e máximo três páginas em Times New Roman tamanho 12 (não podemos publicar enciclopédias todas de uma só vez, então se você tem muito que escrever, faça como o Jack, o Estripador, vá por partes!).
- Revise seus textos, quantas vezes forem necessárias. Releia-o como se você não soubesse de que se trata, como se você fosse outra pessoa, para ver se suas idéias estão claras e se qualquer um pode entender. Lembre-se que não adianta estar claro pra você, tem que estar claro pra todo mundo.
- Cuidado com o português! Não faça com que Camões se revire no túmulo! Use e abuse do corretor ortográfico do Word e, se for necessário, do Aurélio. Não precisa falar difícil! Mas fale corretamente.
- Verifique a pontuação. As pausas na sua leitura vão indicar o que é necessário e aonde: vírgula, ponto, dois-pontos, exclamação. Mas não abuse de sinais gráficos como ( ), !, ?, “”, :. Isso é pra vida! Hehe
- Evite os odiáveis pleonasmos, as famosas redundâncias. Subir pra cima, descer pra baixo, entrar pra dentro, sair pra fora, ambos os dois, plus a mais, nos cercando por todos os lados. Enfim...
- Maneirem nas piadas e nas gracinhas. Um texto totalmente cômico não é a idéia do blog. Evitem gírias. O Brasil é grande demais e pode ser que aquela seja específica da sua região. Ou seja, só seus vizinhos vão entender.
- Quando você achar que está pronto, releia mais uma vez! Veja se você colocou o título.
- Não tenha pressa para escrever, principalmente se você não tem o costume. A pressa é inimiga da perfeição.

Sobre o envio:
- Você deve anexar o texto ao e-mail. Não é copiar do Word e colar no e-mail. Ctrl+C e Ctrl+V não são legais!
- Você deve enviar para titantorre@gmail.com com o assunto Meu Texto. Se possível, comente em um dos posts ou no Bate-papo que você enviou seu material. Facilita nossa vida e poderemos avaliar seu trabalho o quanto antes.

Sobre a avaliação:
- Como já disse, sou eu que avalio o material. Algo como “O Revisor”. Se o texto estiver OK, passo a bola pro Tar, que vai decidir se o texto vai ser publicado ou não. São duas peneiras pelas quais seus textos devem passar.
- Só corrigiremos erros de ortografia. Concordâcia verbal, clareza das frases e etc são com vocês.
- Se o texto precisar de correções elas serão apontadas e reenviadas aos autores. Se o texto não for aprovado, paciência, parte pra outra. O meu primeiro também não foi!
- Você será avisado se o texto foi aprovado e poderá sugerir imagens para a publicação: enviando-as ou citando o link delas na rede (máx. 5 por texto)
- Os textos serão publicados conforme a necessidade do blog. Se muitas pessoas mandarem textos numa mesma época, eles serão publicados aos poucos.
- Quem já enviou algum material, deve reenviar seguindo as regras.

Essas regras servem pra padronizar o sistema. Imagine cada um escrevendo de um jeito e nós tendo que uniformizar a coisa. Os seus textos vão demorar ainda mais para entrarem no blog e corre o risco de isso nem acontecer.
Não escrevam só pra ver o nome de vocês na internet. Escrevam pelo que vocês sentem e pelo que representam para vocês os Titãs. Todo mundo sente quando um texto é feito de coração!
Como eu disse antes: Isso é pra vida.
Estamos aqui pra ajudar, não para atrapalhar. Essas regras são para melhorar o sistema. Dúvidas, nos comentários e no bate-papo. Comigo ou com o Tar.
Valeu galera e fim-de-semana titânico pra vocês!

5 comentários:

Anônimo disse...

Nada haver com a materia
Só gostaria de ver oq o pessoal acha disso:
http://www.omelete.com.br/quad/100009359/Batman.aspx

Bruce substituido por Jason Todd


Antes achava que Batman era um heroi moldado pelos traumas, e pela solidão.

Hoje já entendo mais oq Bruce pensava na maioria das ocasiões, mesmo nem sempre gostando do que era.

Mas enfim, cheguei a falar que Jason Todd seria um Batman violento tendo em vista o Damian da Edição de Batman#666, mas já não sei mais

Unknown disse...

acho que eu vou fazer os textos sobre cada equipe de titãs
mas só que titãs do leste vai semorar já qu eu vou ter que saber mais sobre a equipe

Arsenal disse...

Ei, Victor...
Concordo com vc em relação às motivações do Bruce. Ainda bem que ele não morrerá (eu acho!). Pense bem, o que torna o Bruce tão especial é a humanidade dele, ou seja... ele não tem superpoderes... Agora, é óbvio que o ressuscitariam... Ele voltaria sem graça... Vide Ollie e o Justiceiro da Marvel. Ninguém toca no fato de terem morrido! É besteira...

Eu acho, que se ele for substituido, será por pouco tempo. E se for, na minha opinião, que seja o Jason. Só espero que isso não signifique que Dick morra!!!!

Me lembro do seu comentário em relação ao Batman 666.

Abraços.

Anônimo disse...

Matar Bruce, com certeza é um baita exercicio mental, pq iria afetar muito do universo DC, na minha concepção pelo menos.

A questão é tentar pensar em como vai ser o Batman por Jason Todd, Dick já assumiu o manto por pouco tempo mas os leitores pediram a volta de Bruce, acho que a Dc aos poucos vem tentando encontrar um novo caminho para a sua Trindade.

Outro detalhe é que ele ganhará um uniforme novo.(se tirarem aquela cueca de cima da calça, já está bom, hehe)

Tb espero que Dick nao morra, mas que seria bom Gotham perder alguns herois..isso seria, já viram quantos atuam lá?

Arsenal disse...

Verdade, Victor. Existem muitos vigilantes por lá... Agora temos a adição de Simon Dark (que é muito bom!!!!), além dos rumores do retorno da Salteadora...
Fala sério, né!!!