20 de jan. de 2008

(Off Topic) Se todos fossem assim, o Brasil seria outro...

Obrigado por entender nossa posição, Edson. Como eu havia dito, a proposta do seu site é EXCELENTE. Não quis criar nenhum atrito ou reclamar direitos autorais. Afinal, tudo que se tem na internet pertence a todo mundo. Mas considerar o trabalho dos outros é importante. E você tem total apoio e carta branca para utilizar de qualquer informação deste blog. Precisando de ajuda, só chamar.
Muito obrigado mesmo pela atenção!
Abraço.
Abaixo segue os esclarecimentos do Edson em relação às novidades de seu site.
________________________________________________
Caros usuários:

Novas implementações foram disponibilizadas a partir desta semana. Agora é possível colocar qualquer tipo de moeda que circulou no Brasil, na hora de cadastrar uma edição. Isso só não vale para as coleções, pois não tem como fazer a conversão das moedas antigas para a atual. Também foi criado um novo campo nas fichas dos personagens e grupos para inserir seus nomes originais, e um novo link para que possam ser cadastrados seus criadores. Na ficha dos artistas, do mesmo modo, tem um link para os personagens criados.

Inovações também na hora de cadastrar personagens, artistas, títulos, entre outros. Anteriormente, era usado o sistema de 'drop-down-list' (aquele que, ao clicar, aparece toda uma lista dos itens que podem ser usados). Agora, este sistema foi substituído por caixas de textos que só mostram os nomes que estão sendo digitados, em qualquer parte do campo. Assim, a entrada dos dados ficou mais rápida e evita dados duplicados.

Outra novidade é a possibilidade de editar os títulos originais. Para fazer isso, basta uma busca pelo título e, na página com a tabela das edições desse título, clicar em [editar]. Tem ocorrido muita confusão na hora de cadastrar esses títulos nas histórias. Para evitar isso, acho melhor padronizar a forma como essas revistas são catalogadas. Por isso peço a todos que cadastrem os títulos originais da seguinte maneira:

- Nome do título (Ano do lançamento). Exemplo: Batman (1940).

- No caso de TP (trade paperback), colocar o nome do título mais TP. Os títulos que já foram cadastrados, eu devo ir acertando para esse novo formato essa semana.

Gostaria de pedir a todos que, ao se adicionar um novo conteúdo, sempre colocar a fonte ou a bibliografia, caso peguem o texto de algum site, livro, revista, ou outro lugar. Recebi dois emails do blog http://torretitan.blogspot.com/2008/01/crditos.html reclamando, com razão, que tem textos inteiros deste blog no Guia e todos sem nenhuma citação. Freqüentemente, encontro cadastros retirados de outros sites, cujas origens não são citadas. Portanto, vamos respeitar seus verdadeiros autores e citar essas fontes.

Aproveito também para reforçar outros critérios na hora de cadastrar.

- Evitar textos duplicados nas biografias de artistas e personagens. Ora, não custa nada colocar um texto diferente para cada um, mesmo que curtinho (por exemplo, 'Bidu: o cachorro azul do Franjinha'). Ao invés de repetir o mesmo texto em vários cadastros, pode 'lincá-lo' com os mecanismos já existentes no site, ou simplesmente deixá-lo em branco, permitindo assim que outro internauta o faça.

- Nos textos das biografias e histórias, colocar somente fatos relevantes ou alguma curiosidade, nunca uma opinião pessoal. Se você acha o Hulk verde mais legal que o Hulk cinza ou outra idéia controversa do gênero, expresse estas opiniões na comunidade do Guia dos Quadrinhos no Orkut. http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=28632410

- Cadastrar somente personagens que realmente aparecem nas histórias. Se forem apenas citados no texto, não precisam ser cadastrados.

- Sempre pesquisar, no próprio site, se já existe a informação antes de cadastrá-la.

- Cadastrar somente quadrinhos. Livros (Enciclopédia Marvel, A Guerra dos Gibis) e revistas de informações (Mundo dos Super-heróis, Herói) não devem ser cadastrados. A exceção é para revistas como Wizmania (ex-Wizard) que trazem várias páginas de quadrinhos regularmente.

- É natural que os títulos e informações já cadastrados no site possam conter incorreções e pequenos ajustes a serem feitos. Por exemplo, é difícil de dizer até quando um título muito antigo existiu, pois os últimos números desses títulos já saíam com tiragens reduzidas, sendo muito raros. É comum também livros sobre o assunto terem informações aproximadas, que acabam sendo cadastradas como absolutas. Logo, se, por exemplo, de fato perceberem que determinado título não foi até 1970, como indica o site, e sim até 1972, podem modificar, mas tenham o critério de verificar nas capas e nas revistas o número ou a data, antes de colocar a informação. Sempre terá informações novas a serem escritas, mesmo de títulos antigos!

Agradeço à colaboração de todos. Dúvidas, sugestões e críticas, estou à disposição!

Atenciosamente
Edson Diogo
www.guiadosquadrinhos.com

Um comentário:

Rodrigo Broilo disse...

Parabéns Edson!
Muito legal da sua parte!