21 de ago. de 2008

Especial - Contagem Regressiva para Crise Final

Por Tarcísio Aquino

A série


Countdown, renomeada como Countdown to Final Crisis a partir do número 26, é uma série da DC Comics publicada logo após a conclusão de outra série – 52. A série foi escrita por Paul Dini, Jimmy Palmiotti, Sean McKeever, Tony Bedard, Adam Beechen e Justin Gray e desenhada por Keith Giffen, Jesus Saiz, Jim Calafiore, Carlos Magno, David Lopez e Al Barrionuevo. A série semanal consistiu em 51 edições, com duração de um ano e numerada em ordem decrescente; trata de alguns personagens do Universo DC (UDC) e foi contada em diferentes narrativas. Ao contrário de 52, Countdown tomou lugar no tempo real.

Originalmente, Countdown to Final Crisis foi elaborada para durar dos números 51 ao 0, com o #0 servindo de prólogo para Final Crisis. Entretanto, a série teve sua conclusão no #1, fazendo com que o #0, tivesse o título de DC Universe #0, que foi escrita por Grant Morrison e Geoff Johns, servindo como sumário para os eventos seguintes dentro do UDC.


A Estória

Darkseid

 Em Apokolips, Darkseid e Desaad discutem um futuro recriado por Darkseid. Ambos estão em frente a um tabuleiro que tem os seguintes personagens representados como peças: O Coringa, Donna Troy, Arqueiro Verde, Flash, Holly Robinson, Batman, Jason Todd, Gavião Negro, Crocodilo, Caçador de Marte, Superman, Mulher Maravilha, OMAC, Jimmy Olsen, Asa Noturna, Duela Dent e Adão Negro.

Em seguida, enquanto uma misteriosa figura assassina os Novos Deuses Magtron e Sleez, Darkseid conversa com Desaad e uma concubina, que acaba morta pelo regente de Apokolips. A conversa é testemunhada por Forager, de Nova Gênese, que os espionava para ver ser Darkseid era o responsável pelas recentes mortes dos Novos Deuses. Então, Forageadora é atacada por um guarda, mas acaba escapando. Logo após, os Deep Six são assassinados pela mesma figura misteriosa. Darkseid demonstra conhecer os fatos acerca dos Novos Deuses e decide usar isso a seu favor, como regente do Multiverso inteiro.

Mary Marvel, então, é trazida para Darkseid, que diz a ela que ele a quer como sua feiticeira. Assim que ela recusa sua oferta, eles acabam lutando antes que Desaad chega e distrai Darkseid o suficiente para a escapatória de Mary. Eclipso promete a Darkseid que ela trará Mary de volta.

Mais tarde, Jimmy foi capturado por Mary Marvel, que pretendia entregá-lo a Darkseid. Este, por sua vez, tirou os poderes de Jimmy e se preparou para assimilá-los, mas foi atacado pelo Superman. Durante a batalha, Mary Marvel luta e derrota Donna, Kyle, Forager, Canário Negro e Víxen. Darkseid reativa os poderes, em seguida, para que Jimmy emitisse radiação de Kryptonita para matar Superman. Entretanto, Ray Palmer penetra dentro do garoto e destrói o circuito que controla os poderes. Assim, Jimmy se transforma em um gigante e se prepara para lutar contra Darkseid.

Então, os dois iniciam uma luta através de Metrópolis e quase consegue matar o garoto quando Ray Palmer surge da cabeça de Jimmy, restaurando a essência dos Novos Deuses. Um tubo de explosão traz Orion, que acaba matando seu pai, Darkseid, após tirar o coração de seu peito.

Donna Troy, Jason Todd, Kyle Rayner e Ray Palmer

 Em Nova York, o antigo Robin, Jason Todd (ou Máscara Vermelha) testemunha o assassinato de Duela Dent pelas mãos de Monitor renegado, que afirmava que a presença da garota neste mundo não seria tolerada, uma vez que ela era de uma Terra alternativa. Em seguida, Jason se encontra com Donna Troy, logo após os Titãs sepultarem Duela. Ambos começam a especular que os dois podem não pertencer à essa realidade. Então, durante o Ataque das Amazonas, em Washington, Jason e Donna discutem sobre o Monitor original e o Anti-Monitor quando são atacados pela Forerunner, que havia sido enviada pelos Monitores. Outro Monitor chega e salva Jason e Donna de Forerunner e os leva a um lugar seguro.

Concomitantemente, durante o funeral de Bart Allen, o Monitor diz a Jason e Donna que o antigo Eléktron, Ray Palmer, está vivo e se encontra perdido em algum lugar no Nanoverso, e que localiza-lo é a chave para a sobrevivência da crise que está por vir. Donna, Jason e o Monitor (apelidade de Bob por Jason), encontram o atual Eléktron, Ryan Choi, em Ivy Town, para que se juntasse na busca por Ray Palmer. Ao procurar por ele no Nanoverso microscópico, eles são capturados pela Rainha Belthera e, mais tarde, salvos por Kyle Rayner antes que Ryan Choi ter sido levado de volta a Ivy Town. Kyle informa ao grupo que eles terão que fazer uma viagem ao Multiverso para encontrar Ray Palmer, onde se encontraram com Authority (Terra-50) e com a Sociedade do Crime (Terra-3), onde a versão boa do Coringa, Jokester (pai de Duela Dent) se uniu a eles. Em seguida, se viram na Terra-15 e, mais tarde, na Terra-8, onde Lorde Havok e os Extremistas os capturaram antes de serem invadidos pelo Monarca e seus novos recrutas – a Sociedade do Crime – que deram a Jason a oportunidade de trair seus companheiros, permitindo sua eventual fuga.

Ao chegarem à Terra-12, um universo baseado na série animada de Batman Beyond, outro Monitor, Nix Uotan, surge e informa a Bob que todos os Monitores passaram a ter nomes, como o Monitor da Terra-8, que agora se chama Solomon. Então, ele finalmente revela o paradeiro de Ray Palmer, o que faz Bob presumir que Ray estaria na Terra daquele Monitor. Assim, o grupo chegou à Terra-51, um mundo quase perfeito onde a criminalidade fora erradicada. Eles encontraram Ray, vivendo a vida de sua contraparte já falecida. Bob revela-se como servidor da causa de Solomon, dizendo a Ray que ele deve ser exterminado. Então, os Desafiadores tentam deter Bob, que acaba exterminando as versões alternativas de Barry Allen, Ralph Dibny e Jean Loring, mas Ray e os Desafiadores acabam escapando. Após Monarca chegar à mesma Terra com seus recrutas, Kyle e Ray acabam enfrentando Anel Poderoso e as versões de Gladiador Dourado e Supergirl, enquanto Donna confronta sua própria versão e Jason, Gorgon da Terra-8.

Jason acaba se encontrando com o Batman da Terra-51, que erradicou os super-vilões de seu mundo após a morte de ‘seu’ Jason pelas mãos do Coringa (como Jason gostaria que seu Batman tivesse feito). Inicialmente sendo hostil com Jason, Batman deu ao jovem um novo uniforme – o que o Jason desta Terra não teve a chance de usar – assumindo o nome de Robin Vermelho. Concomitantemente, Rainha Belthera também chega à Terra-51 e envia à luta seu exército de insetos, incluindo a versão má de Donna.

Após a versão má de Donna ser derrotada, a Donna da Nova Terra se passou por sua versão para se aproximar de Rainha Belthera, matá-la e substituí-la como líder da Tropa de Belthera. Ray e Kyle também têm sucesso com seus oponentes e Ray explica porque sua contraparte da Terra-51 era tão importante: Aquele Ray descobriu um antigo vírus conhecido como Morticoccus, isolando-o. Entretanto, quando o Multiverso foi descoberto, Ray da Nova Terra teorizou que o mesmo vírus poderia existir em outras Terras, usando seu sistema imune super-humano para imunizar as pessoas das demais Terras. Após a morte de sua contraparte, Ray encontrou suas pesquisas e continuou seu trabalho, deixando um símbolo atômico naqueles que ele imunizava.

Kyle, Jason, Donna, Ray e o Batman da Terra-51 se unem para enfrentarem o Monarca, mas encontram a mensagem flamejante: Para Apokolips. Antes de decidirem seu próximo movimento, o Batman da Terra-51 confronta soldados do Monarca liderados pelo Coringa, mas foi morto pelo Ultraman. Jason, irado pela morte da contraparte de seu antigo mentor, assassina o Coringa, que gargalhava diante dos fatos. Em seguida, os Desafiadores se encontram Nix Uotan, que explica que a mensagem veio da Fonte e os envia a Apokolips.

Em Apokolips, os Desafiadores se perguntam o porquê de estarem lá. Ray diz que o fato de estarem lá não tem ligação com o Grande Desastre. Jason se afasta dos amigos e desaparece e, após ver o Irmão Olho, Jason imagina que aquilo pode levá-lo para casa. Enquanto procuram por Jason, os Desafiadores encontram Mary Marvel, Harley, Holly e o Karate Kid, logo após o Irmão Olho ter removido o Morticoccus deste último. O grupo, junto a Jason, se prepara para confrontar o Irmão Olho, que usa um Tubo de Teleportação para enviá-los à superfície de Apokolips, onde se deparam com um exército de OMACs.

Os Desafiadores, Ray Palmer, Nuclear, Uma, Harley, Holly e Mary Marve tentam decidir o que fazer com o Karate Kid, que jaz morto por ter sido um carreador para o vírus. Solomon, o Monitor da Terra-8, chega e envia todos de volta à Terra. Jason deixa o grupo, novamente, após a chegada. Logo depois, o grupo descobre que ninguém os reconhece e que seus lares e quartéis-generais não existem lá. Então, o grupo vai atrás de Dubblilex para ajudar Karate Kid, apenas para descobrir que ele já estava morto. Quando a autópsia de Karate Kid é concluída, Morticoccus é acidentalmente solto, cresce e ataca os Desafiadores. O vírus é capturado por Rayner e explode. Entretanto, é descoberto que o vírus passou a se espalhar pelo planeta antes da autópsia, causando a infecção nos humanos e animais, que passam a desenvolverem comportamentos selvagens e humanos, respectivamente.

Uma ajuda Buddy Blank alcançar o apartamento de sua filha e, então, os dois se deparam com a jovem, que estava infectada pelo vírus, e seu neto, que estava imune. Una morreu enquanto protegia Buddy e seu filho de um ataque de ratos, dando a Buddy seu anel de vôo da Legião, que ele usou para levá-lo e levar seu neto aos Laboratóris Cadmus. Os Desafiadores acabam retornando para casa e se separam: Jason, após testemunhar a morte de Darkseid, retorna à carreira solo de anti-herói, enquanto Donna, Lanterna Verde, Forageadora, Eléktron e o Monitor Nix Uotan passam a vigiar os Monitores como os Desafiadores.

Mary Marvel, Holly Robinson e Harley Quinn

 Mary Batson acordou do coma após os eventos de Desafios de Shazam!, no qual ela perde suas habilidades em pleno vôo. Em seguida, ela procurou Freddy Freeman, que pagou as contas hospitalares, e consultou Madame Xanadu, que falhou em localizar Freddy e avisou Mary para não ir a Gotham City. Ignorando o aviso, em Gotham Mary é caçada por monstros e acaba encontrando o túnel que seu irmão Billy se encontrou com o mago Shazam pela primeira vez. Concomitantemente, Adão Negro aparece, salva Mary e, durante uma discussão, transfere seus poderes para a garota, que passa a ter os poderes de Adão Negro, Ísis e Osíris.

Então, Mary encontra Billy, que explica que ele tem que substituir o mago Shazam e que Freddy o substituiria, por sua vez. Billy também a adverte por ter aceitado os poderes de Adão Negro e Mary afirma que ela os usará para o bem. Em Gotham, Mary se encontra com o Charada e apreende o Cara-de-Barro, utilizando excessiva violência. Charada sugere para ela procurar seu mentor, enquanto Eclipso assiste a tudo com interesse.

Em seguida, Mary procura por Zatanna, que sente um comportamento sombrio em Mary. Zatanna leva a garota para sua casa, Shadowcrest, onde ela treina a garota. Em seguida, Mary sofre uma repentina alteração no comportamento e desafia Zatanna para uma batalha. Eclipso observa Zatanna usar o próprio raio de Mary contra ela, banindo-a de Shadowcrest.

Após Eclipso tentar corromper Mary, o Pacto das Sombras ficam cientes das atividades de Mary e atacam Mary e Eclipso, que acabam escapando. Eclipso apresenta Mary a Darkseid, que mostra à garota seu verdadeiro poder. Após observar o tratamento de Darkseid para com seu povo, Mary o ataca e acaba fugindo após Desaad entreter o regente. Então, Eclipso tenta levar Mary de volta a Darkseid com a proposta de que ela se tornaria mais poderosa. O asteróide em que Mary e Eclipso se encontravam acabou sendo destruído pelo exército do Monarca e pelos Domínions. Após Eclipso teleportar as  duas com segurança, Mary atinge Eclipso com seu próprio diamante negro após perceber que Eclipso estava interessada em vendê-la a Darkseid como concubina em troca de mais poder. Eclipso consegue recuperar seu diamante e deixa a garota, dizendo que ela estaria sozinha novamente. Em seguida, Eclipso tentou matar Mary, mas descobriu que a garota é extremamente forte. Durante a batalha, Mary chama pelo relâmpago, atingindo as duas, causando a queda de Mary no oceano, próximo à Themiscyra.

Holly Robinson chega a Metrópolis na esperança de começar uma nova vida. A ela foi oferecido um lugar para viver junto a outras mulheres, onde ela encontrou a reformada Harllen Quinzel. Lá, ela descobriu que todas seguiam Athena, que a convenceu a acompanhá-la em uma jornada.

Holly revela a Harleen que fora convidada a tomar parte da ala de treinamento de Athena e, em seguida, sujeita a um ritual de purificação na qual cada mulher teria que lutar contra outra. Holly e Harley foram as únicas guerreiras restantes e, então, levadas a Themiscyra. Lá, Athena disse que o primeiro teste era nadar nas águas guardiãs da ilha, onde enfrentariam vários obstáculos. Ao explorarem uma caverna distante do campo de treinamento, Holly e Harley encontram Hipólita, que revela às duas mulheres que aquela Athena era uma farsa, aconselhando-as a continuar o jogo até que a verdade fosse revelada.

Holly e Harley levam Mary Marvel a Hipólita, que percebe que Mary se encontra sem poderes e que o mal estava dentro dela. Após explicarem a situação à jovem garota, as três pedem a ajuda de Mary. Em seguida, o grupo revela que Athena era, na verdade, Vovó Bondade. Após ter sido derrotada por Hipólita, Vovó se teleporta a Apokolips e leva consigo Mary, Holly e Harley. Uma vez lá, as garotas enfrentam Lashina, Stompa e Mad Harriet das Fúrias. Lashina e Stompa são derrotadas enquanto Mad Harried é acidentalmente assassinada pelos soldados de Apokolips. Enquanto planejavam uma fuga, Mary disse que ouviu os Deuses Gregos. Então, o grupo os liberta de uma câmara e como recompensa os Deuses fazem com que Mary recupere seus poderes, enquanto Harley e Holly são abençoadas com poderes dados por Thalia e Diana, respectivamente. Em seguida, as garotas enfrentam Vovó Bondade, que acaba morta pelo assassino dos Novos Deuses.

Após retornarem à sua Terra, Holly e Harley voltam para Gotham, enquanto Mary retorna ao seu apartamento e acaba se deparando com Darkseid a esperando. O Tirano oferece à garota devolver o poder de Adão Negro em troca da captura de Jimmy Olsen. Mary aceita e, com seus poderes restaurados, derrota os Desafiadores, capturando Jimmy. Em Gotham, Holly e Harley compartilham um apartamento, enquanto Mary procura com Adão Negro na esperança de fazer parte da Família Marvel Negra. Adão Negro rejeitou a garota, que decidiu seguir sua carreira sozinha.

Jimmy Olsen

 Jimmy Olsen localizou o Capuz Vermelho, Jason Todd, e o entrevistou sobre a morte de Duela Dent. Jason sugere ao garoto que ele entreviste o Coringa, no Asilo Arkham. O vilão diz que ele nunca tivera uma filha. Enquanto tenta contatar Lois, Jimmy é atacado pelo Crocodilo. Para a surpresa de Jimmy, ele estica seu corpo assim como o Homem-Borracha ou o Homem-Elástico.

Em seguida, Jimmy apresenta vários outros poderes, como super-velocidade, projeção de espinhos de seu corpo, entre outros. Os poderes se manifestam em intervalos irregulares perante algum momento de perigo. Jimmy, então, testemunha a morte do Novo Deus Magtron e sonha estar sendo preso na Parede da Fonte. Depois, ele se encontra com um antigo capataz de Darkseid, o Sleez, que foi assassinado antes que ele revelasse algo.

Jimmy resolve usar seus novos poderes como um super-herói, desenhando um uniforme e se chamando de Mr. Action. Ao se tornar popular, Jimmy decide procurar os Novos Titãs. Robin, líder do grupo, tenta fazer com que Jimmy reconsidere o pedido de se tornar membro do grupo. Em seguida, Jimmy confronta Clark Kent e revela que ele sabe a verdadeira identidade do Superman. Assim, Jimmy tenta se unir à Liga da Justiça, mas é recusado devido aos seus poderes não terem se manifestado.

Em seguida, John Henry Irons testou os poderes de Jimmy, utilizando um biofeedback meta-humano, mas o monitor acabou revelando complicadas imagens da Parede da Fonte e de Terras alternativas. No caminho para casa, Jimmy encontra dois membros do Cadmus, que ofereceram ajuda, levando-o e realizando testes em seu Quartel-General. Jimmy percebeu que deveria se afastar das pessoas para protegê-las. Então, ele se encontrou com a Legião Jovem, que lhe ofereceu ajuda. Jimmy encontrou também Forageadora, que lhe pediu ajuda para deter o assassino dos Novos Deuses. Em Apokolips, Jimmy e Forageadora lutaram contra os Parademônios, mas acabaram sendo presos. Os Monitores perceberam que Jimmy não poderia controlar seus poderes e que estava sendo manipulado. Então, Jimmy foi enviado aos poços de escravidão, onde seu supervisor ordenou sua tortura, quando o Senhor Milagre apareceu para ajudá-lo. Incapaz de entender a natureza dos poderes de Jimmy, Scott Free lançou o garoto em um poço de fogo. Jimmy sobreviveu assumindo uma forma de tartaruga. Então, o garoto reencontrou Forageadora, que o atacou. Em seguida, Jimmy duplicou os poderes da Caixa-Mãe para restaurar a sanidade de Forageadora. Quando os dois confrontaram Bernadeth, Jimmy conseguiu abrir um Tubo de Explosão e retornou à Terra com Forageadora, antes de beijá-la.

De volta ao apartamento de Jimmy, Forageadora revela ao companheiro que ele é um cata-almas, ou seja, que ele coletava os espíritos dos Novos Deuses falecidos. Mais tarde, Jimmy viu as palavras “Para Apokolips” em seu banheiro. Antes de chegar a Apokolips, Jimmy decidiu procurar ajuda dos “Cabeludos”.

Em seguida, Jimmy viaja a Apokolips e decide confrontar Darkseid a determinar o que ele tem a ver com a manifestação de seus poderes. Solomon diz ao jovem que ele se tornou um coletor de espíritos por Darkseid, que planeja drenar todos os poderes quando o momento chegar. Então, ele foi enviado à Terra junto aos outros.

Mais tarde, o jovem repórter foi capturado por Mary Marvel, que pretendia entregá-lo a Darkseid. Este, por sua vez, tirou os poderes de Jimmy e se preparou para assimilá-los, mas foi atacado pelo Superman. Durante a batalha, Mary Marvel luta e derrota Donna, Kyle, Forager, Canário Negro e Víxen. Darkseid reativa os poderes, em seguida, para que Jimmy emitisse radiação de Kryptonita para matar Superman. Entretanto, Ray Palmer penetra dentro do garoto e destrói o circuito que controla os poderes. Assim, Jimmy se transforma em um gigante e se prepara para lutar contra Darkseid.

Então, os dois iniciam uma luta através de Metrópolis e quase consegue matar o garoto quando Ray Palmer surge da cabeça de Jimmy, restaurando a essência dos Novos Deuses. Um tubo de explosão traz Orion, que acaba matando seu pai, Darkseid, após tirar o coração de seu peito. Enfim, Jimmy retorna para sua casa e percebe que, além de não poder revelar os fatos que presenciou ao mundo, seu relacionamento com a Foregeadora teve um fim.

Karate Kid

 Val Armorr enfrentou o Batman na Batcaverna e foi detido por Raio Negro. Em seguida, ficou cativo da Liga da Justiça e quando foi solto, ele se encontrou com outro membro da Legião dos Super-Heróis – Una, a antiga Tríade. Então, os dois foram à casa de Oráculo, onde descobriram que alguém estava tentando descobrir as identidades secretas de todos os heróis. Oráculo descobriu que era o Calculador, derrotando-o. Assim, Karate Kid revelou que ele estava morrendo devido a um vírus e que apenas Oráculo poderia ajudá-lo. Após examiná-lo, Oráculo determinou que o vírus fosse de origem alienígena ou muito avançado para ser detido. Com isso, ela encaminhou os dois para Elias Orr para mais respostas. Ao derrotar o guarda-costas de Orr, Equus, Elias os encaminhou para outro pesquisador, pois deduziu que poderia estar relacionado ao vírus OMAC. Ao partirem, Orr entrou em contato com Desaad.

Ao encontrarem o Professor Buddy Blank, Karate Kid e Una foram levados para verem o Irmão Olho, que estava aprisionado. Assim, o Irmão Olho confirmou que Val estava infectado com o vírus OMAC e relacionado ao Grande Desastre. Informou também que havia um vírus similar escondido na destruída Blüdhaven. Uma vez lá, o grupo encontrou o Nuclear e Val passou a tossir sangue. Sentindo que algo estava acontecendo na superfície da cidade, Val pediu a Nuclear que criasse um buraco na caverna e, juntos, enfrentaram os Cavaleiros Atômicos e descobriram que o Professor Stein estava sendo torturado por Desaad.

Então, Desaad roubou os poderes de Nuclear e atacou Val e Uma. Em seguida, os Cavaleiros Atômicos chegaram e separaram Nuclear de Desaad, que acabou escapando para Apokolips. Os Cavaleiros Atômicos mudaram a atenção para Karate Kid e os outros, mas foram incapazes de agir antes que Jason e Gehenna se transformaram no Nuclear, derrotando-os. Buddy Blank levou Val, Una e seu neto para o subsolo, onde encontraram uma porta selada. Karate Kid tentou abri-la, permitindo que o Irmão Olho escapasse e tornasse Blüdhaven sua nova base. Usando Nuclear e os Cavaleiros Atômicos como fontes de poder, o Irmão Olho continuou a crescer. Val, Uma, Buddy e seu neto sobreviveram no subsolo.

Assim, o Irmão Olho teleportou seus cativos para Apokolips, deixando o Professor Blank e seu neto para trás. Uma vez lá, os Parademônios de Darkseid passaram a serem assimilados pelos OMACs. Entretanto, Val foi capaz de resistir à assimilação do Irmão Olho, que então decidiu matá-lo. Mas Jason Todd o salvou, sugerindo que Una fosse morta devido à irreversibilidade da assimilação. Val protestou, fazendo com que Jason deixasse os dois. Concomitantemente, o Grande Irmão tentou uma segunda assimilação, sem sucesso, decidindo manter Val para realizar uma autópsia. Assim, o Irmão Olho removeu o vírus Morticoccus de Val, que acabou salvo por Ray Palmer. A destruição de Apokolips e a fuga do Irmão Olho impediram que Una se transformasse em uma OMAC.

Quando Solomon envia os Desafiadores para a Terra-51, Val morre e libera o vírus Morticoccus, que acaba infectando todo o mundo, deixando como único sobrevivente o neto do Professor Blank. Una, como toda a população deste mundo, também veio a falecer (O Grande Desastre). O Irmão Olho retorna à Nova Terra e transforma o Professor Blank (daquela Terra) em um OMAC modificado e com força de vontade própria, permitindo que ele e seu filho deixassem as ruínas de Blüdhaven.

Trapaceiro e o Flautista

 A Galeria de Vilões do Flash foi reconstituída com novos membros: Mestre dos Espelhos, Capitão Frio, Abra Kadabra, Mago do Clima, Onda Térmica, Trapaceiro e o Flautista, liderados por Inércia. Vários vilões desencorajaram o Trapaceiro e o Flautista, que haviam se redimido no passado. Os vilões planejaram matar Bart Allen, o então Flash, com sucesso. Em seguida, os dois seguiram os assassinos de Bart, se deparando diretamente no funeral do herói, onde acabaram capturados pelo Multiplex e o Pistoleiro. Assim que conseguiram escapar, acabaram confrontando o Esquadrão Suicida (Pistoleiro, Tigre de Bronze, Plastique e o Capitão Bumerangue Jr.) e, mais tarde, as agentes de Oráculo – Questão e Batwoman. Enfrentara ainda Hera Venenosa e Exterminador além de Batman e Wally West, em sua vingança contra os assassinos de Bart. Neste confronto, Flautista e o Trapaceiro tentaram dizer a Wally que eles tinham conhecimento do plano do Exterminador de assassinar os heróis no casamento de Canário Negro e Arqueiro Verde, mas neles haviam sido implantados chips de rastreamento. Wally foi capaz de remover os implantes e levar os dois para a casa de Zatanna, confiscando suas armas. Entretanto, os dois usaram o guarda-costas de Zatanna, a múmia Hassan, para distração e acabaram escapando. Então, eles se encontraram no meio da batalha no casamento de Dinah e Oliver, usando o presente explosivo do Coringa contra a Hera Venenosa para escaparem. Em um carro roubado, eles foram surpreendidos por Double Down, que estava no banco de trás e que queria se juntar aos dois em sua fuga, mencionando o desaparecimento de vários vilões. O grupo acabou sendo atacado pelo Esquadrão Suicida – Double Down foi derrotado e capturado, mas os outros dois, usando uma das traquinagens do Trapaceiro, decidiram seguir o Esquadrão e libertar os vilões capturados. Assim, conseguiram libertar o Duas-Caras, que disse a eles que o Xeque-Mate estava por trás das abduções (Salvation Run). Após lançar sua moeda, Duas-Caras desistiu de se juntar aos dois. Assim, o Flautista e o Trapaceiro continuaram com a fuga, mas este último acabou morto por um dos disparos do Pistoleiro.

Em seguida, a algema que os mantinham unidos detectou que o Trapaceiro havia morrido e iniciou um procedimento de autodestruição, com contagem regressiva de 24 horas. O Flautista usou sua flauta pra impedir a contagem regressiva e o trem que estavam parou para averiguação de rotina, permitindo que o sobrevivente fugisse para o deserto. Delirando com o calor, o Flautista começou a imaginar que o corpo do Trapaceiro estava conversando com ele e removeu o corpo do amigo, deixando apenas a mão para que a bomba não explodisse.

Então, o Flautista se deparou com um Tubo de Explosão de Apokolips, que o fez pensar que havia “uma luz no fim do túnel”. Uma vez em Apokolips, o Flautista começou a se desesperar e tentou se matar, tentando tirar a mão do Trapaceiro da algema para ativar a bomba, mas foi detido por Desaad, que o libertou da algema baseada em sua tecnologia.

Desaad disse que Flautista era um canal para a Equação Anti-Vida. Entretanto, antes que o Flautista pudesse tocar a equação através de sua flauta, o Irmão Olho terminou sua assimilação de Apokolips. Após se recobrar, Desaad confessou que estava por trás dos fatos por trás do Flautista e do Trapaceiro. Entretanto, eles foram atacados por um OMAC e o Flautista, capturado. Desaad continuou a assediar o Flautista e convencê-lo a finalmente tocar a flauta. O Flautista tocou a flauta pra matar Desaad e destruir Apokolips, fazendo com que o Irmão Olho escapasse enquanto Apokolips explodia. Ao despertar em Gotham, o Flautista decide seguir uma carreira heróica após ver o batsinal.

Monarca e os Monitores

 Os Monitores enviaram a Forerunner chamada Viza Aziv para matar Jason Todd e Donna Troy, mas a batalha foi interrompida por um dos Monitores. Por ter falhado em sua missão, Forerunner se auto-exilou, mas o Monarca (Nathaniel Adam), ao ter testemunhado a derrota da jovem alienígena, a recrutou como soldado de seu exército após revelar que seu povo, na Terra-34, havia sido exterminado por Anjo Negro sob orientação dos Monitores.

Então, o Monarca e Forerunner recrutara a Liga da Justiça Axis, da Terra-10, a Sociedade do Crime, da Terra-3, e os Extremistas, da Terra-8, oferecendo a eles um lugar em seu exército. Os Extremistas recusaram e os atacaram, mas foram facilmente derrotados e capturados pelos Desafiadores do Além. Os Monitores acreditavam que o objetivo do Monarca era causar uma guerra através do Multiverso, resultando em outra Crise que o faria monarca absoluto de uma realidade singular. Monarca colocou Lorde Havok como líder de sua tropa.

Após o assassinato de Duela Dent, o Monitor consultou a Fonte para descobrir a causa da tensão crescente no Multiverso. A Fonte revelou que o Grande Desastre é a causa e que Ray Palmer seria a solução para interromper a crise. Em sua base, os Monitores discutiram seu objetivo de proteger o Multiverso dos indivíduos que cruzavam os mundos. Eles decidiram que deveriam exterminar também Donna Troy, Jason Todd e Kyle Rayner. Então, eles enviaram Forerunner para esta missão.

Depois, os Monitores concordaram em eliminar Bob, o Monitor amigo de Jason e Donna. O Monitor da Terra-15, ao observar a partida dos três, decidiu que todos deveriam ser exterminados. Assim, o Monitor da Terra-8 os atacou assim que chegaram a essa Terra, mas acabou apenas matando Jokester da Terra-3. O Monitor da Terra-8 persuadiu outros para sua causa, listando a ameaça do exército do Monarca, a morte dos Novos Deuses, a manipula ção de Jimmy Olsen, o vírus infectando Karate Kid, e a possibilidade de que um único indivíduo estivesse por trás de todas essas evidências. Com a ajuda da Monitora Doctrine, ele convenceu os outros de que eles deveriam entrar na guerra para salvar bilhões de vidas.

Em seguida, os Monitores chegaram na Terra-51, logo após os Desafiadores terem escapado. O Monitor da Terra-8, Solomon, matou o Monitor Bob, enquanto os outros, chocados, tiveram a certeza de que Solomon manipulou todos os eventos para seus próprios fins. Concomitantemente, Monarca e seu exército chegaram e iniciou-se assim uma batalha. O Monarca se aproximou de Solomon e o acusou de querer dominar o Multiverso. Solomon, por sua vez, retornou ao nexo Multiversal, onde os Monitores condenaram suas ações antes de se juntarem à batalha na Terra-51. Sozinho no espaço, Nix Uotan, o Monitor da Terra-51, observou a batalha em sua Terra antes de se juntar aos outros Monitores. Sentindo um chamado da Fonte, ele direcionou Donna, Jason, Kyle e Ray para Apokolips, ficando para trás na Terra-51 para pôr fim em seu destino.

No nexo do Multiverso, Solomon preparava-se para matar Forerunner, mas foi interrompido com a chegada de Darkseid, que ofereceu a Solomon o próximo movimento no jogo. Ao assistirem a assimilação de Apokolips por Irmão Olho, Solomon disse a Darkseid que seu tempo já estava chegando ao fim. Então, Darkseid revelou que Solomon foi responsável por Capitão Átomo irradiar Blüdhaven, causando sua transformação no Monarca. Solomon, por sua vez, atrapalhou os planos de Darkseid ao criar o “Quinto Mundo”, aparecendo aos Desafiadores, dizendo a eles que Darkseid é muito perigoso de se enfrentar, enviando-os novamente a Terra.

Superman-Primordial

 Sobrevivendo à Guerra da Corporação Sinestro e parecendo um adulto vestindo uma prateada variação do uniforme do Superman, Superman-Primordial continuou sua viagem através do Multiverso com o objetivo de encontrar o universo perfeito. Ele atacou Lex Luthor da Terra-15, levando-o à Fortaleza da Solidão, destruindo o Superman (Zod) e o Satélite da Liga da Justiça com todos os membros dentro dele. Ao retornar ao planeta, ele ainda exterminou a Mulher Maravilha (Donna) e Batman (Jason). Percebendo que aquele não era o planeta perfeito, Superman-Primordial o destruiu.

Construindo uma base secreta na Grande Muralha da Fonte, Superman-Primordial capturou Mxyzptlk e Annataz Arataz, uma analogia maligna de Zatanna, forçando-os a darem seus poderes mágicos para substituir as energias que ele temporariamente absorveu de um Guardião. Após ser torturada, Annataz sentiu uma mudança em seu coração e, para se redimir de seu passado, distraiu o Superman-Primordial até que Mxyzptlk escapasse, encarando sua destruição sozinha. Assim, Superman-Primordial destruiu sua base, queimando Annataz viva. Mxyzpltk, por sua vez, pediu a Gsptlsnz, sua namorada, a selar de vez a Quinta Dimensão. Mais tarde, Superman-Primordial viajou ao nexo do Multiverso, onde encontrou Solomon, pedindo sua ajuda. Superman-Primordial ameaçou matar o Monitor se este não mostrasse a ele o universo perfeito. Então, Solomon mostrou a guerra na Terra-51, e lá, Superman-Primordial destruiu o centro de comando do Monarca. Após uma batalha, Monarca chamou Superman-Primordial de criança, causando uma grande ira no jovem, que acabou criando um buraco na armadura do Monarca. Isso levou a uma reação em cadeia que destruiu a Terra-51 e todo seu universo. Nix Uotan, o Monitor da Terra-51, o único sobrevivente chorou a perceber que uma planta emergia do solo destruído.

Nenhum comentário: