17 de set. de 2008

Guia das melhores edições de Teen Titans v1

Abaixo, um guia das mais importantes estórias da primeira formação dos Titãs. Teen Titans teve início em 1966, e fim em 1978. Vale a pena conferir esse guia e buscar as edições para leitura e melhor entendimento dos personagens!

Teen Titans #1

Lançamento: Jan/Fev (1966)

“The Beast-God Of Xochatan”

Quatro jovens heróis conhecidos como Turma Titã enfrentam uma armadura/robô gigante conhecida como El Conquistadore e o Deus-Fera de Xochatan! A aventura se passa na América do Sul, num lugar chamado Xochatan. O Deus-Fera na verdade eram três entidades encarnadas do antigo Deus-Fera, liberadas por Don Matanza, o mesmo criador do robô gigante.


Teen Titans #4

Lançamento: Jul/Ago (1966)

“The Secret Olympic Heroes”

Ricardito surge como aliado nessa incrível aventura Olímpica. A Turma Titã recebe a ajuda de Ricardito (Roy Harper), para desvendar estranhos acontecimentos nos Jogos Olímpicos. Toda a sabotagem se deve a uma organização chamada Diablo.


Teen Titans #6

Lançamento: Nov/Dec (1966)

“The Fifth Titan”

Participação especial: Rapaz-Fera! Gar Logan, o Rapaz-Fera da Patrulha do Destino quer se tornar membro da Turma Titã, mas acaba sendo recusado! Em busca de atenção, Gar vai parar como atração de um circo! O que o Rapaz-Fera não esperava era ser controlado para proveito de mal-intencionados dentro do circo! Mas no fim, tudo se resolve!

DETALHE: Gar antes se transformava em um animal de cor normal, apenas com a cabeça verde, e com cabelos. Ele também podia se transformar em partes de animais apenas. No final da edição, fica uma enquete, os leitores poderiam escolher se Gar seria ou não um membro oficial da equipe, pelo visto não quiseram.


Teen Titans #7

Lançamento: Jan/Fev (1967)

“The Mad Mod”

A Turma Titã deve proteger o famoso cantor adolescente americano Holley Hip! Mas para a surpresa de todos, um estranho adversário surge: Mad Mod, um famoso estilista britânico! Mad Mod pretende usar Holley para alcançar seus terríveis objetivos!


Teen Titans #14

Lançamento: Mar/Abr (1968)

“Requiem For A Titan”

Robin enfrenta a terrível entidade conhecida como Gárgula! O inimigo tenta derrubar Robin usando seus medos e traumas, pretendendo fazer Robin se entregar e desistir de tudo! Porém, o menino-prodígio consegue das a volta por cima!


Teen Titans #16

Lançamento: Jul/Ago (1968)

“The Dimensional Caper”

A equipe conta com a ajuda de um adolescente na luta contra uma raça de outra dimensão chamada Dimensão X! Os alienígenas estavam raptando estudantes e se infiltrando em seus lugares! Mais uma vez, os Titãs entram em ação!


Teen Titans #18

Lançamento: Nov/Dec (1968)

“Eye Of The Beholder”

Participação especial: Estelar (Estrela Vermelha)! Os Titãs recebem ajuda do jovem russo Estelar para capturar o vilão francês Andre Le Blanc, na Suécia. Apesar de um início turbulento entre a equipe e o adolescente russo, no fim, tudo se resolveu!


Teen Titans #19

Lançamento: Jan/Fev (1969)

“Stepping Stones For A Giant Killer”

O quarteto adolescente se transforma em quinteto nessa edição com a participação especial de Ricardito! O grupo enfrenta um palhaço louco chamado Punch e sua trupe. Aqualad deixa a equipe por tempo indeterminado, para cuidar de Atlantis...


Teen Titans #21

Lançamento: Mai/Jun (1969)

“Cidadel Of Fear”

Participação especial: Rapina e Columba! A luta contra as criaturas da Dimensão X continua, mas desta vez com mais dois aliados: Rapina e Columba. Infelizmente, Robin e Kid Flash são capturados, e Rapina e Columba abandonam a missão... Apenas Moça-Maravilha e Ricardito podem salvar seus amigos!


Teen Titans #22

Lançamento: Jul/Ago (1969)

“Halfway To Holocaust”

Moça-Maravilha e Ricardito lutam pelo resgate se seus companheiros desaparecidos. Após várias batalhas com as criaturas da Dimensão X, uma entidade verde, com a imagem de um arqueiro, envia os invasores para um lugar de onde jamais poderão voltar!


“The Origin Of Wonder Girl”

A origem da Moça-Maravilha é contada pela primeira vez pelas mãos de Marv Wolfman! No fim da edição uma surpresa: Donna veste um novo uniforme!







Teen Titans #25

Lançamento: Jan/Fev (1970)

“The Titans Kill A Saint”

Participação especial: Loren. Jupiter, Lilith, Rapina e Columba! Os Titãs, Rapina e Columba se sentem culpado pela morte do renomado Doutor Arthur Swenson. Porém, uma jovem vidente, chamada Lilith pretende ajudar a equipe a se livrar da culpa. Para tanto, ela conta com o auxílio de Loren Jupiter!


Teen Titans #26

Lançamento: Mar/Abr (1970)

“A Penny For A Black Star”

Participação especial: Mal Duncan! Com ajuda de Mal Duncan, os Titãs, agora com Lilith, Rapina e Columa na formação conseguem impedir a morte de Arthur Swenson! Com isso, Mal Duncan também ingressa a equipe!



Teen Titans #33

Lançamento: Mai/Jun (1971)

“Less Than Human”

Gnarrk faz sua primeira aparição! Os Titãs fazem uma aventura com muito misticismo e seres mágicos, entre algumas criaturas que aparecem, surge Gnarrk, uma espécie de homem das cavernas. Gnarrk acaba adotado pela equipe, principalmente por Lilith. A jovem e Gnarrk desenvolvem laços mais fortes do que de amizade...


Teen Titans #44

Lançamento: Nov (1976)

“The Man Who Toppled The Titans”

Mal Duncan usa pela primeira vez a roupa de Guardião contra a ameaça do Dr. Luz! Mal é a única escapatória da equipe e de Flash, que também foi derrotado pelo vilão!



Teen Titans #46

Lançamento: Fev (1977)

“The Fiddler’s Concert Of Crime”

Duela Dent, a Filha do Coringa, é incluída na equipe por intermédio de Robin, mesmo contra os outros membros. Porém, Duela provou suas qualidades derrotando o vilão Fiddler, com suas mais variadas e engraçadas armas!


Teen Titans #48

Lançamento: Jun (1977)

“Daddy’s Little Girl Crimefighter”

O vilão Duas-Caras é revelado como o verdadeiro pai de Duela Dent, que no fim da edição, assume a identidade de Arlequim! Karen Beechen faz sua primeira aparição como a Abelha! Mas a equipe ainda não conhece sua identidade secreta, nem seus objetivos!












Teen Titans #49

Lançamento: Ago (1977)

“Raid Of The Rocket-Rollers”

A Abelha ingressa para a equipe e revela-se como a namorada de Mal Duncan! Karen apresenta um novo uniforme para Mal, que na verdade, ele usa apenas nessa edição! Na verdade, o uniforme foi desenhado por um fã da equipe! A edição marca também a inauguração da Discoteca Trombeta de Gabriel, que estava sendo usada como QG da equipe!


Teen Titans #50

Lançamento: Out (1977)

“The Coast-To-Coast Calamities”

Uma tragédia no leste e oeste dos EUA faz com que uma nova equipe de Titãs se organize: A Turma Titã da Costa Oeste! A equipe é formada por Lilith, Rapina, Columba, Rapaz-Fera, Gnarrk, Bat-Girl (Bette Kane) e Águia-Dourada (Charlie Parker)!


Teen Titans #51

Lançamento: Nov (1977)

“Titans East! Titans West! And Never (?) The Titans Shall Meet”

As equipes contiuam em ação, cada uma em seu território! As equipes Leste e Oeste descobrem seus adversários: Sr. Esper e Capitão Calamidade! Na verdade, Capitão Calamidade foi criado por Sr. Esper com a utilização involuntária dos poderes de Lilith!


Teen Titans #52

Lançamento: Dec (1977)

“When Titans Clash”

Quando as duas equipes titânicas se encontram, o confronto é imediato. Porém Lilith e Donna conseguem manter a calma entre as duas equipes. É a hora de unir os poderes e lutar lado a lado para derrotar o Capitão Calamidade.... Revelado que na verdade, era mesmo o Sr. Esper!



Teen Titans #53

Lançamento: Fev (1978)

“In The Beggining...”

Mal e Karen olham as recordações dos Titãs e Ricardito é destacado como membro fundador, junto de Robin, Moça-Maravilha, Aqualad e Kid Flash. Mas, como tudo tem um fim, ao término da edição, o grupo decide parar as atividades e cada um segue seu rumo....



CONSIDERAÇÕES FINAIS:

É muito importante a leitura desta fase dos Titãs, para qualquer fã da equipe, não apenas para o conhecimento, mas também para um melhor entendimento e respeito aos personagens... Somente quem leu a esta fase, pode entender a indignação dos fãs com a morte sem sentido de Lilith, ou ainda o enloquecimento e morte de Duela..... Só assim podemos dar valor a essa nova fase de em “Titans”, escrita por Judd... E também a cobrar respeito pelos personagens por parte dele! Por isso, ai então vai a dica... Para quem puder, é importante a leitura de Teen Titans v1, quando tiverem a oportunidade, tirem um tempo e aproveitem, nossos mais queridos personagens estão ali e demonstram por que são tão importantes!

6 comentários:

Titã disse...

Léo.

Magnífico trabalho!
Parabéns, cara!
Essa fase teve momentos muito bons. Obrigado!

Titã disse...

À propósito!
Teen Titans 26 é uma excelente edição!
Mal quer provar seu valor aos Titãs e segue em uma jornada solitária para o espaço!

A página postada, onde aparece Lilith dando um beijo em mal foi motivo de crítica racial na época.

Lilith... ah, Lilith... Saudades. eheh

Anônimo disse...

Belo trabalho, Léo, é um guia muito util mesmo.

Fica também uma atenção especial para os desenhos, o artista "oficial" da série (agora me fugiu o nome) teve momentos bem interessantes colocado características físicas específicas em cada membro, como o Roy ser meio nanico e o Garth ter o cabelo crespo. A edição que surge o Roy é muito engraçada mesmo (os comentários quando eles ficam presos nas argolas do simbolo olímpico são impagáveis.)

Bem que poderia reaproveitar o Mad Mod (ele praticamente tá na moda denovo) nem que seja numa nova versão Teen. Realmente, não há um pingo de sentido na morte da Lilith, seja como foi executada ou motivo, sem falar que, sem ela e o Ajax, sobrou poucos telepatas poderosos....que eu lembro de cabeça no momento só resta: Grodd Mento e aquele Caçadas de Saturno (O Jenn, que anda sumido a anos).

Bem que a habilidade do Gar de poder transformar só parte do seu corpo com a característica animal escolhida poderia voltar, seria um caminho bem lógico a se seguir (vendo que ele apareceu a tanto tempo, fica ainda mais confuso qual a idade real dele atualmente)

Titã disse...

Nick Cardy era o desenhista, Thiago. E, sim! Você tem toda razão quanto às características de cada personagem.

Cardy, em uma entrevista, decidiu fazer o cabelo do Garth crespo, pois com o cabelo liso, como no começo das aventuras com o Aquaman, ele se parecia muito com o Robin.

Eu curtia o Mad Mod.

Anônimo disse...

Excelente Leo!
Pra mim que sou da nova leva e que dificilmente terei acesso a esse tipo de material, foi uma mão na roda!

Anônimo disse...

Léo,parabéns pela matéria. Com certeza quem acompanhou essa fase deve estar se roendo de raiva da morte da Lilith.