9 de set. de 2008

O Contrato de Judas

O Contrato de Judas

De todos os trabalhos de Wolfman e Pérez, aquele que, indubitavelmente, mais se destacou foi a série O Contrato de Judas.

Nesta espetacular saga, os Titãs são traídos por um de seus próprios membros e, depois, entregues nas mãos de seus piores inimigos. Trata-se de uma história de traição e morte que mudou radicalmente o destino da equipe.

Um grupo de cientistas megalomaníacos, conhecidos como a COLMÉIA desejava o extermínio dos Titãs. Para isso, contratou os serviços de Grant Wilson, o Devastador. Na tentativa de capturar os heróis, o Devastador acabou perecendo e, tempos depois, Slade Wilson, o Exterminador, decidiu assumir o contrato de seu filho, Grant Wilson, com a COLMEIA. Assim, seduziu a jovem garota conhecida como Terra para infiltrar-se no grupo e descobrir todos os segredos dos jovens heróis.

Por se tratar de um clássico dos Titãs, resolvi ‘dissecar’ a série, com o objetivo de mostrar a origem do Exterminador e deixar claro para os fãs novatos a relação de Terra com o restante do grupo.


Tomo um: Os olhos de Tara Markov


O primeiro capítulo de O Contrato de Judas nos mostra os meios com que Tara Markov descobre os segredos dos outros Titãs. Através de câmeras embutidas em lentes de contato, Terra foi capaz de registrar todos os momentos dos Titãs - desde os mais pessoais quanto os momentos de treinamento. As imagens eram capturadas por Slade Wilson, o Exterminador.

Terra descobriu as identidades secretas de todos os membros, assim como seus poderes e fraquezas, facilitando a captura de cada um deles. Embora sarcástica e geniosa, Tara se comportava como qualquer garota da sua idade. Passava-se por uma garota gentil para conquistar o respeito, confiança e amizade dos Titãs. Fez com que Gar Logan, o Mutano, se apaixonasse por ela; foi convidada a ser madrinha de Donna Troy; conseguiu a admiração de Kid Flash (Wally West), etc.


 Em seu imo, Tara queria destruir todos eles, sem um motivo específico. Tara odiava o mundo todo. Ravena poderia ter percebido as intenções da jovem garota, mas neste período, ela começava a ser dominada por Trigon. A empata sentia o ódio da garota, mas preferiu não intervir, temendo um julgamento errado. Terra se incomodava com a empata e jurou que ela seria destruída por suas próprias mãos.

Conheceu o Exterminador na África. Ele foi contratado para assassinar um chefe de uma tribo local. Não pôde cumprir o contrato e Terra o substituiu. A partir de então, eles passaram a se relacionar em um sistema de troca – trocas de prazer, cumplicidade, serviços. Na verdade, um usou o outro. Ao chegar aos EUA, Terra forjou ser cativa de um grupo de terroristas – o primeiro passo para se infiltrar nos Titãs.


Tomo dois: Traição


 A partir da descoberta dos segredos dos Titãs, eles passaram a ser capturados um a um através de suas fraquezas. Donna foi capturada enquanto trabalhava em seu estúdio fotográfico; Kory sofreu um ataque explosivo ao receber flores, pensando ser um presente de Dick Grayson; Vic sofreu uma descarga elétrica ao sentar em uma cadeira enquanto lia uma carta de seus avós; Garfield foi capturado enquanto respondia às cartas de suas fãs (a cola para selar as correspondências continha droga); e Ravena foi capturada pela própria Terra enquanto estava absorta em meditação.

Curiosamente, Dick Grayson foi o único a se safar. Ele sofreu um ataque direto do Exterminador, mas conseguiu escapar.

Tomo três: A Saga de um Mercenário

Assim que se viu livre do Exterminador, Dick Grayson se dirigiu à Torre Titã atrás de seus amigos. Lá, ele encontra Adeline Kane, a ex-mulher do Exterminador, e Joseph Wilson, o Jericó.


Adeline revela o que aconteceu aos Titãs, ou seja, que eles foram capturados com a ajuda de uma deles, a Terra. Inicialmente, Dick resiste aos fatos, mas através de sua mente analítica, ele acaba reconhecendo que as possibilidades eram fortes.

Adeline revela também quem é o Exterminador, como ele se tornou este mercenário e o motivo da captura dos Titãs. Importante ressaltar neste tomo, além da origem de Slade, a apresentação de Jericó e a ‘graduação’ de Dick, ou seja, sua passagem de Robin para Asa Noturna.


Tomo quatro: O Fim

 Conhecendo o paradeiro dos Titãs, Asa Noturna segue para o resgate, contando com a ajuda de Jericó, que possui poderes mutantes (possuir o corpo do adversário). Durante a invasão, Asa Noturna descobre que a COLMEIA queria os Titãs destruídos pelo simples fato de serem meta-humanos (que sempre atrapalharam os planos da corporação) e para fornecerem energia para um projeto submarino.

Uma vez capturados, o Exterminador se enfureceu ao ver que seu filho, Jericó, estava entre os Titãs. Terra reconheceu o garoto através das fotos que Slade possuía. E assim, iniciou-se uma batalha que destruiu a sede da COLMEIA e que causou a morte de Tara.


Totalmente ensandecida, Terra, na tentativa de destruir seus antigos parceiros, causa sua própria destruição. Os Titãs decidiram omitir ao irmão de Terra, Geoforça, as verdadeiras intenções de Terra. Entretanto, o segredo foi revelado por Batman, tempos depois.



Criação de Terra

Muitos conheceram Terra através do desenho animado Os Jovens Titãs, mas na verdade, Terra surgiu na década de 80 para compor o elenco de Os Novos Titãs.
Criada por Marv Wolfman e George Pérez, Terra nasceu para ser vilã e para morrer. Apresento a seguir o que seus criadores disseram sobre a criação da polêmica garota e sobre O Contrato de Judas, propriamente dito.

Marv Wolfman

 A história de Terra é muito diferente do que os fãs pensavam. “George e eu sabíamos exatamente o que estávamos fazendo. Ela foi criada especificamente para fazer os leitores pensarem que estávamos criando outra Kitty Pryde {risos}, e que se surpreendessem ao descobrir que ela era uma espiã. Levamos os leitores a pensar que ela iria se redimir como qualquer outra pessoa teria feito. Então, é claro, ao invés da redenção, tivemos sua morte. O leitor foi pego de surpresa – esperamos por isso!”

"Mal posso esperar até que eles vejam o que planejamos”. Eu disse a Chris Claremont sobre isso um tempo atrás, antes que soubessem que estávamos criando Terra. “Espere até você ver isso, todos irão dizer Kitty Pryde”. Estou muito feliz com o que estamos planejando para ela. Chris sabe e espero que ele não diga nada. Ela está sendo bem planejada desde o início. Estou direcionando os leitores pelos últimos seis, sete meses a uma rotina em quadrinhos para que se surpreendam com o que farei no último segundo. Terra é uma dessas coisas.

“Diverti-me com o jogo durante dois anos”, disse Wolfman. “Quando alguém perguntava se algum Titã iria morrer, eu respondia que não” {risos}. Na verdade eu estava sendo sincero, pois ela nunca foi um Titã, muito menos uma traidora. Ela era maluca. Ao mesmo tempo, sabíamos que poderíamos vender mais 50.000 cópias se disséssemos que um Titã morreria no Anual. Não estávamos interessados nisso. “Queríamos que todos ficassem chocados com a história.”

As pessoas não faziam idéia do rumo que as coisas estavam tomando, nem mesmo os fãs mais fiéis. Nas convenções todos especulavam sobre Terra se redimir e se voltar contra o Exterminador. Claro que tivemos isso, mas com uma razão totalmente diferente. A capa foi criada especificamente para deixar a dúvida de que lado ela estaria, sem perceber que ela estava contra os dois lados.

O que não queríamos fazer era mostrar o porquê de ela ser assim ou fazer aquilo. “Ela era má”, diz Wolfman. Existem pessoas que não são legais. Moça-Maravilha passou mais ou menos pelas mesmas coisas que Terra passou na infância. E ela se tornou boa. Não há absolutamente nada no passado de Terra responsável pelo que ela se tornou.

Eu queria que os fãs pensassem que estávamos “clonando”os X-Men. Então por que não brincar com os fãs um pouco? Os X-Men tiveram um novo membro, uma jovem de 14 anos de idade com incríveis poderes. Eu fiz o mesmo. Eu inseri Terra, inicialmente, como uma vilã que, aparentemente, se redimiu instantes depois, unindo-se aos Titãs, em seguida. Ela sempre mentia para os Titãs, criava histórias e fazia coisas suspeitas. Por outro lado, Kitty Pryde era uma heroína que também mentia. Assim, Tara Markov também poderia ter um coração de ouro, certo?

Errado! Desde o início Tara foi concebida como uma vilã. Foi a primeira vez que um espião se infiltrou em um grupo de super-heróis. Conseguimos o que queríamos: Surpreender os fãs.
A história de Tara Markov chocou a todos. Alguns leitores me perguntavam: “Como você teve a ousadia de torná-la má?” – como se eu tivesse dado alguma pista de que ela não fosse; “Vou matar você pelo que fez com Tara”. Mesmo sendo personagens fictícios, todos são mortais {risos}.


George Pérez

Tara era tão bonitinha {risos}. Eu me baseei um pouco em minha cunhada, Bárbara (embora ela não tivesse o dente que Tara tinha). Eu queria que Tara se parecesse com uma garota normal para sua idade. Ela foi criada para morrer e serviu bem a seu propósito. Só isso!

Jamais tentei me cativar por Terra, pois eu sabia que ela iria morrer. Então, eu usei tudo a meu alcance para torná-la o mais adorável possível. Assim, ninguém pensaria que iríamos matar uma garota de 16 anos. E ela era uma sociopata adolescente. Ela foi criada para tornar as histórias muito mais interessantes, sem revelar que ela morreria na próxima curva. Eu amava lidar com ela, pois ela era interessantíssima. Ela foi criada para mostrar que devemos nos preocupar sempre com o que a humanidade pode nos oferecer.


A Composição do Clássico



Slade Wilson – O Exterminador


Slade Wilson sempre foi uma pessoa de personalidade forte e sabia bem o que queria. Como visto na saga, Slade conheceu Adeline Kane e se casou com ela durante a época em que servia o Exército dos EUA. Na verdade, Adeline Kane ensinou-lhe e treinou-o nas artes bélicas e militares. Somado à sua força de vontade nata, Slade tornou-se um grande soldado.

Em um experimento do governo, Wilson foi usado como cobaia. A partir disso, suas capacidades como força, intelecto e resistência foram ampliados substancialmente. Por ter quase morrido durante o processo, o Exército resolveu retirá-lo de campo. Em segredo e insatisfeito, Slade tornou-se o Exterminador, que realizava trabalhos como mercenário.

Adeline desconhecia a vida dupla de seu marido, mas certa vez, isso foi exposto quando seu filho, Joseph Wilson, fora seqüestrado por um de seus desafetos, que devolvia seu filho em troca de quem estava contratando seus serviços. Slade tinha seu próprio código de ética: Fazer o que achava certo e cumprir sua palavra! Assim, Slade agiu rapidamente tentando libertar Joseph, com sucesso. Entretanto, não foi rápido o suficiente para evitar que a garganta de Joseph fosse cortada, causando a mudez da jovem criança. Com isso, Adeline tentou matar seu marido, irada por ter arriscado a vida de seu filho. Entretanto, o que ela conseguiu foi ferir o olho direito do mercenário.

Enfim, separaram-se e Slade retirou-se para a África. Lá, Slade conheceu seu fiel escudeiro, Wintergreen. Sempre nutriram uma afeição recíproca.

Joseph Wilson – O Jericó


Por ser concebido após os experimentos com Slade, Joseph Wilson nasceu mutante, com a capacidade de possuir os corpos de seus adversários. Joseph foi peça importante no tabuleiro conhecido como O Contrato de Judas. Slade encontrou seu filho em uma situação similar a quando ele fora seqüestrado, na infância - Joseph estava aprisionado pela COLMEIA. Isso causou um embate entre Terra e Slade, no que culminou na libertação dos Titãs e na conclusão da saga.

Asa Noturna

Vale lembrar também que foi nesta saga que Dick Grayson assumiu o nome de Asa Noturna. Não pretendo descrever os motivos que o levaram a isso neste artigo, mas sem dúvida, este é uma importante característica do clássico.

Como percebido nos comentários dos autores sobre a criação de Terra, os motivos para criar a saga foi para mostrar que Os Novos Titãs não eram um grupo comum e muito menos uma cópia dos X-Men. Tinham suas próprias características e fórmula de sucesso – a tão famosa relação família entre seus membros. E foi um sucesso!

Ecos da saga


As conseqüências mais notáveis da saga, sem dúvida, foram mostrar que nenhum grupo é invulnerável; e solidificar a personalidade do Exterminador.

Hoje, o Exterminador é um dos principais vilões do Universo DC. Entretanto, este não era o objetivo de Wolfman e Pérez ao criá-lo. Slade, aos olhos dos criadores, é um anti-herói, que tem seu próprio código de ética e que respeitava seus adversários. O oposto do que é hoje, infelizmente.

Seus filhos, responsáveis por sua ligação com os Titãs, foram também quem o afastou da alcunha de arquiinimigo dos Titãs, pois, recentemente, Slade realizou um ‘teste’com o grupo para se certificar de que seus filhos estavam em boas mãos.

Devido à sua grande popularidade, Terra acabou retornando anos depois (contrariando a vontade de Wolfman). Inicialmente como um clone do futuro e, depois, com a possibilidade de ser a mesma Terra. Na verdade isto nunca foi devidamente explicado. Entretanto, esta Terra também pereceu recentemente.

Adeline Kane foi aliada dos Titãs por um tempo, mas ao perder o filho Jericó na Saga Caça aos Titãs, perdeu a sanidade e tornou-se a Senhora de uma nova formação da COLMEIA. Todavia, acabou perecendo nas mãos de Vandal Savage.

Wintergreen acabou sendo morto pelas mãos do Jericó, que estava ensandecido preso na mente de seu pai.

Jericó tornou-se um Titã logo após a saga e, durante muito tempo, foi um dos Titãs mais confiáveis e gentis. Entretanto, ao ser corrompido pelas almas de Azurath, voltou-se contra seus amigos e acabou morto pelas mãos de seu pai, Slade Wilson. Recentemente, Ravena conseguiu trazê-lo à vida novamente livre da corrupção.

Sucesso


Finalizando, O Contrato de Judas foi uma das maiores sagas dos Titãs. Mudou drasticamente o destino e solidificou ainda mais as carreiras dos mestres Wolfman e Pérez.
Fonte: O Contrato de Judas; Titans Companion.

Autor: Tarcísio Aquino

Nenhum comentário: