18 de fev. de 2009

História: Asa Noturna & Labareda

Asa Noturna e Labareda

As novas versões de Asa Noturna e Labareda terão sua estréia oficial em Action Comics #875. Anteriormente, houve algumas versões da dupla, então, o objetivo desta matéria e apresentar todas as versões conhecidas.

Superman como Asa Noturna e Jimmy Olsen como Labareda

Primeira aparição: Superman #158

nightwingoldQuando alguns cidadãos da cidade-engarrafada de Kandor aumentaram de tamanho e roubaram alguns elementos, Superman e Jimmy Olsen se adentraram na cidade para investigar. Lá, um amigo de Jor-El, Nor-Kann, avisou-lhes do perigo. Parecia que os mesmos Kandorianos acreditaram que Superman havia deixado de ajudá-los em uma situação.

Obrigado a se esconder como um fugitivo, Superman decidiu que ele e Jimmy deveriam se adaptar como mascarados. Encontraram uma caverna secreta que batizaram de Nightcave. Então, baseando-se na história de Batman e Robin, eles confeccionaram uniformes e identidades inspirados em aves Kryptonianas - Asa Noturna e Labareda. Quando Superman, estava passando sua identidade para seu sósia, Van-Zee, um cientista Kryptoniano, ele foi capturado. Então, Van se vestiu de Asa Noturna para resgatá-lo.

Outra vez, Superman e Jimmy se aventuraram como Asa Noturna e Labareda em Kandor. Desta vez, com Batman e Robin juntos. Foi esta experiência que inspirou Dick Grayson, mais tarde, a adotar a identidade de Asa Noturna, quando desistiu da identidade de Robin.

Van-Zee como Asa Noturna, Ak-Var como Labareda

Primeira Aparição: Superman Family #183

Ak-Var era um jovem ladrão condenado à Zona Fantasma. Libertado por Superman quando sua sentença venceu, ele procurou viver em Kandor e se casou com a sobrinha de Van-Zee, Thara. Ele também passou a trabalhar como assistente no Laboratório de Van-Zee. A dupla assumiu as identidades de Asa Noturna e Labareda e passaram a combater o crime. Certa vez, quando Superman e Jimmy foram à cidade engarrafada, os quatro trabalharam juntos.

Nenhum possuía superpoderes, até mesmo Superman, enquanto estava na cidade. Entretanto, todos os quatro eram soberbos atletas e combatentes. Eles também contavam com o Nightmóvel, seus jatos e vários apetrechos científicos.

Asa Noturna - O herói legendário Kryptoniano

Primeira Aparição: Nightwing Secret Files #01

Nightwing Secret Files #1 apresentou uma estória quando Robin havia sido “demitido” por Batman. Dick Grayson, então, passou a fazer algumas pesquisas e acabou encontrando Superman, que lhe contou a história do lendário herói Kryptoniano.

Superman: “Houve um homem, em meu mundo, séculos antes de meu nascimento, que perdeu sua família, assim como você. Ele passou a querer justiça, desejando ajudar os outros. Assim, ele usou seus talentos e habilidades para lutar por aqueles que não poderiam se defender, tornando-se uma lenda. Ninguém conhecia sua identidade. Ele era apenas chamado por Asa Noturna.”

Dick respondeu: “Gostei. E uma inspiração para uma nova lenda nasce”.

Richard Grayson como Asa Noturna e Bette Kane como Labareda

bette1Em Secret Origins Annual #3, George Pérez nos apresentou a nova história dos Novos Titãs após Crise nas Infinitas Terras: “Estou escrevendo Origens Secretas para os Titãs, enquanto Marv escreve Titans Annual. Minha estória irá estabelecer a origem da metade dos Titãs após a Crise; como Águia-Dourada e Abelha. Irei também estabelecer quem existiu ou não e que poderes tiveram ou como eram visualmente apresentados.”, disse o artista.

A edição também incluiu a primeira aparição de Labareda (a Bat-Girl pré-Crise). Emprestando o nome do parceiro-mirim Kryptoniano, Pérez recriou Bette Kane como uma “groupie” de Robin que se aventurou na carreira heróica para conhecê-lo.

dick3Em 2001, Superman viajou de volta ao tempo para Krypton em uma estória de quatro partes chamada “Retorno a Krypton“. Na edição três, Lois e Superman, sem poderes, adotaram os nomes de Asa Noturna e Labareda, para que pudessem retornar para casa. Esta estória estabeleceu Labareda como parte da atual lenda Kryptoniana.

Um Kandoriano refere-se a Asa Noturna & Labareda como “os grandes mitos heróicos de Kandor”. E Superman explica para Lois, “Asa Noturna e Labareda da Terra tomaram esses nomes quando eu lhes contei este conto.”

Asa Noturna e Labareda - New Krypton

Primeira Aparição: Action Comics #871 (Janeiro de 2009)

nightwflamebird_barrowsRecentemente, em 2008, Superman: New Krypton trouxe o conflito de Superman ao lidar com a morte de seu pai adotivo enquanto aproximadamente 100.000 Kryptonianos estavam vivendo na Terra, em consequência de um arco envolvendo Brainiac. Ao fim da quarta edição do arco, um novo Asa Noturna e uma nova Labareda apareceram para deter dois seguidores de Zod (que viviam em Kandor), quando tentavam resgatar o General Kryptoniano da Zona Fantasma. Neste momento, a dupla exibiu poderes que não são inerentes de Kryptonianos comuns: Labareda disparou rajadas de suas mãos, enquanto Asa Noturna apresentou telecinésia para destruir as armas dos oponentes. Aparentemente, Labareda parece ser a parceira dominante.

Não se conhece suas identidades e eles serão o destaque na série Action Comis, sob os cuidados de Greg Rucka, Eddy Barrows, Ruy José e Rod Reis.

6 comentários:

Anônimo disse...

Como de costume; ótima matéria, Tarcísio, tá de parabéns!

Se eu me lembro bem, na boa época que a superman thou ages podia colocar os scans daquelas histórias antigas do super, tinha uma que contava umas aventuras do Asa Noturna de Krypton. Tem uma também, beeeem antiga, da época do Robin/Bats da terra-2 que contava uma versão de um possível herói de krypton daquela paralela...porém nem posso confirmar, só ouvi dizer dessa história uma vez (e vi umas páginas, parecia se passar no futuro, o Dick já tava bem velho).

Sobre os novos Asa e Labareta, ainda nem podemos confirmar se são Kryptonianos ou não, como vimos com a atual Superwoman.

Falando neles, a nova capa da AC de maio: http://pics.livejournal.com/ruckawriter/pic/00039f8w

Legal essas roupas! Será que foi o Ed que bolou?

Titã disse...

Obrigado, Thiago.

Pois é... Eu procurei mais evidências, mas acho que essas são as mais importantes, mas fica a observação. Posso acrescentar algo no artigo. Valeu.

Ah, e sim! Foi o Eddy quem criou os trajes dos novos personagens.

Abraço

Anônimo disse...

Hm, legal.

Eu lembrei de algo e tava procurando (que, pra variar, não achei...) sobre outra referência entre os personagens: em For the Man Who Has Everything, o Moore brinca com a idéia da dupla mostrando ela tanto como um "produto" como na cena do hospital: O nome do filho dele é Van (e fica com o boneco do Asa) e a enfermeira que brinca com ele tem um nome que faz um referência ao do Labareta de krypton (ela também é ruiva como o Olsen). Lembro que essa idéia me veio a cabeça no momento que é mostrado que a nova Labareta é mais velha que o novo Asa. Vai ver, quando o pessoal pensou nos novos personagens podem ter bebido dessa referência.

Titã disse...

heheeh.
Vou te consultar nos próximos artigos. eheheh
abraço

Anônimo disse...

Se você precisar de meia informação e meia resposta posso usar metade da meia memória que eu ainda tenha, meu caro hehehe.

Anônimo disse...

Ainda bem que ele só bolou os uniformes,pq a capa tá feia demais.
Parabéns pela matéria. Ficou muito boa.