13 de jul. de 2009

Quem é Batwoman e Bat-girl/Labareda? Parte 4


Crise Nas Infinitas Terras

Crise nas Infinitas Terras [CNIT]: Foi o fim de tudo! Na série criada por Marv Wolfman e George Pérez, nos anos 80, inúmeros universos foram apagados da existência através de uma enorme corrente de antimatéria criada pelo Anti-Monitor. Neste evento, um único universo foi recriado, causando realmente a extinção do multiverso e, consequentemente, alterando toda a continuidade do Universo DC.

Os Novos Titãs não escaparam dessas alterações. O exemplo mais notável foi Donna Troy, mas também tiveram sua cronologia alterada Dick Grayson, Lilith, Mal Duncan, Duela Dent, Gnarrk, Bat-Girl/Labareda, Águia-Dourada e Quartzo. Outros personagens, entretanto, tiveram algo em sua história refinado, mas nada que alterasse significativamente sua cronologia (como a criação da Força de Aceleração no universo do Flash).

Veja Secret Origins Annual #3 [a origem do grupo pós-CNIT], New Titans #50-55 [Quem é Moça-Maravilha?] e New Titans #56 [Gnarrk] para as mais drásticas alterações na cronologia dos Novos Titãs.

Bat-Girl, por sua vez, foi reformulada como Labareda. Na fase pré-CNIT, ela era sobrinha da Batwoman (Kathy Kane), mas após a recriação do universo, ela se tornou Bette Kane - uma tenista que se tornou Labareda para impressionar Robin. Essas mudanças são detalhadas em Secret Origins Annual #3.

Bette Kane como Labareda (pós-CNIT)

Como já dito, Bette Kane ressurgiu como Labareda, após CNIT. Tenista profissional, Bette resolveu criar uma identidade heróica para impressionar Robin, seu ídolo juvenil. Consequentemente, ela se uniu aos Titãs da Costa Oeste ainda na época da Turma Titã. O grupo não teve vida longa e Labareda ficou no limbo dos quadrinhos por um tempo. Tempos depois, ela foi vista tentando reformular o grupo durante um reencontro com alguns membros dos Titãs da Costa Oeste [Hawk & Dove Annual v2 (1990)], sem sucesso. Na verdade, Labareda sempre se envolveu na tentativa de recriar o grupo, pois isto novamente aconteceu quando ela e Mutano fizeram uma festa para recrutar novos membros, sem sucesso, como visto na minissérie Beast Boy (2000) e The Titans Secret Files #2 (2000). Bette ainda ajudou os Titãs contra Tengu [Titans Annual #1 (2000)].

Crise Infinita

Labareda ainda sofreu breves aparições durante a segunda parte da trilogia das Crises - Crise Infinita. Ela uniu forças aos Titãs para enfrentar Superboy Primordial, que atacava Superboy (Infinity Crisis #04 - 2005). Em meio a esses eventos, o multiverso novamente ressurgiu, agora com 52 Terras. Notou-se, entretanto, que Labareda migrou para a mesma Terra criada para o Superman da Terra 2, insinuando que Bette seria, originalmente, dessa Terra, antes de CNIT. Mas nada mais foi dito a respeito, até o momento.

Kathy e Bette Kane (Pós-CNIT)

Durante a minissérie Beast Boy, Labareda tenta pagar a fiança de Mutano, dizendo que havia emprestado da Tia Kathy, o que sugeriu que a original Kathy Kane ainda estava viva.

Após a conclusão de Crise Infinita, a personagem, novamente, se uniu aos Titãs durante a fase "Um ano perdido". A última referência de Labareda, nos quadrinhos, foi em Teen Titans #39 (Novembro de 2006), quando Miss Marte tenta ler a mente de todos os Titãs que fizeram parte em "Um ano perdido". Na leitura, Bette diz: "Tia Kathy está em Gotham. Devo ir também. Será que Asa Noturna está namorando...?". Esta foi a primeira citação oficial após CNIT de que Bette seria sobrinha da nova Batwoman.

Anteriormente, em The Titans - Secret Files & Origins #01 (Março de 1999), Bette Kane espera receber o convite para a nova formação dos Titãs. Ela se encontra sentada em sua casa, esperando uma ligação que não receberia. Em meio a isso, uma outra garota, desconhecida, possivelmente ruiva, aparece pedindo para que Bette desistisse. Seria a primeira referência de Kathy Kane, mesmo que não fosse intencional?

Um comentário:

Kildare disse...

É lamentável terem revitalizado a Labarareda depois da Crise nas Infinitas Terras e NUNCA terem, de fato, tirado a coitada do limbo... Mais uma personagem pouquíssima aproveitada!