4 de dez. de 2009

Mike Johnson fala sobre TITANS #20

Pelos últimos dois anos, Mike Johnson ficou conhecido como um dos roteiristas do título da DC SUPERMAN & BATMAN. Com isso, Eddie Berganza e Brian Cunningham convidaram-no para ser um dos roteiristas para a série "A day in the life" no título TITANS. Então, Johnson ficou à cargo de trabalhar com Donna Troy. Confiram a tradução e adaptação livre de sua entrevista dada ao site Newsarama.

Newsarama: Como chegou ao título dos Titãs? A estória é de sua autoria ou algo que a DC lhe impôs?

Johnson: Berganza entrou em contato e me convidou para escrever a estória de Donna para a série "A day in the life". Já havia trabalhado com o Editor e com Michael Green antes, o que foi uma ótima experiência. E estou feliz por Eddie ter me dado o presente de trabalhar com uma personagem que amo. Eles estavam atrás de diferentes vozes para dar às estórias da série algo singular. Então, eles me perguntaram se eu queria trabalhar com Donna. Claro que aceitei.

Nrama: Então, você sempre foi fã dos Titãs e de Donna Troy?

Johnson:
Sou fã deles desde que comecei a ler quadrinhos. Fui apresentado aos Titãs na fase clássica de Wolfman e Pérez. Aconselho a todos a lerem esta lendária fase do grupo. Leiam repetidamente! Eu poderia passar horas falando somente sobre as capas. "Quem matou Tridente?", "O Contrato de Judas", "Quem é Donna Troy?" etc me impressionaram. Foi então que me apaixonei por Donna, não somente por ser poderosa, mas porque ela é um doce. Ela foi (e é) o centro do grupo, alguém que tenta proteger a todos, ou seja, ela é o coração dos Titãs.

Nrama: Vimos algumas mudanças para Donna em Blackest Night. Presumindo que sua estória se passa antes do mega evento, poderia nos contar como você a vê?

Johnson:
Sim, a estória se passa um pouco antes dos eventos de Blackest Night: Titans, então, iremos ver Donna reagindo aos fatos que o grupo passou recentemente. A dinâmica do grupo não é mais a mesma, especialmente desde que cada um, inadvertidamente, vem tomando suas vidas em particular. Enquanto cada um deles vem tomando novas direções, Donna tenta mantê-los unidos, o que acaba gerando uma grande pressão na heroína. Isso faz com que ela tem que focar mais em sua vida. Veremos Donna tentando equilibrar sua vida pessoal e heróica.

Nrama: Como a estória começa?

Johnson:
Sempre amei Donna como uma fotógrafa. Isto lhe dava uma dimensão além do heroísmo, então, a estória inicia-se com Donna recebendo uma oferta de emprego que requer suas habilidades com a câmera. É uma oportunidade para reinserir a personagem em uma vida normal. Tirar fotografias, ir à praia, relaxar e enfrentar o Quinteto Mortal, como de costume.

Nrama: Como o Quinteto Mortal se envolve? Foi idéia sua usá-los?

Johnson:
A idéia de usá-los surgiu durante uma conversa com Eddie e Brian. Esta edição é sobre Donna balanceando seu passado e futuro, então, decidimos que seria interessante vê-la enfrentando alguém que ela já conhecia. Gosto da idéia de dois adversários que se conhecem. O Quinteto tem um objetivo, nesta edição, além de buscar uma batalha contra os Titãs devido ao recente arco de Brian Miller em TEEN TITANS. Cintila e Mamute têm maiores motivações, mas seria interessante ver Donna enfrentando um novo grupo, uma vez que ela está ciente do que houve com Moça-Maravilha na estória de Miller - e ela não está feliz com isso!

Nrama: Você terá Sérgio Arino como artista nesta edição. Poderia nos falar sobre isso?

Johnson:
Angel Unzueta criou aquela capa maravilhosa e Arino ficou com o interior. Seu estilo é ímpar e ele é bom em cenas de ação, mas ele traz, também, uma grande gama de linguagem corporal, caracterizando perfeitamente a estória. Há momentos em que as emoções agarram Donna, e Sérgio representou perfeitamente as situações. Adoraria trabalhar com ele novamente.

Nrama: Você trabalhará com o grupo apenas nesta edição?

Johnson:
Sim, mas o título estará seguro nas mãos de Eric Wallace. Há grandes mudanças a caminho. Saibam que amo Donna e os Titãs e espero ter feito justiça com a personagem. Sei que há mudanças entre os integrantes, mas isto é apenas um capítulo na vida desses grandiosos personagens da DC.

29 comentários:

Éden disse...

Eu não entendi qual é a da capa alí, alguem me explica esata situação a Donna cercada de homens.

Anônimo disse...

Vai ver ela mudou de profissão. rsrsrsrsrs

Éden disse...

Que vergonha, ela era uma mulher casada e agora isso!
mwahahahahah

Éden disse...

Espero que a mudança pra pior da Ravena não seja coisas assim.

Titã disse...

É o que iremos descobrir na edição. Mas, na solicitação, nos é dada a dica de que ela estará vivendo tudo aquilo que lhe foi perdido na juventude.
Vamos aguardar, né... O autor parece gostar da personagem.

Anônimo disse...

Pena que ainda vai demorar um bocado pra essa fase de histórias solos sair na Panini.
Ainda bem que temos o blog pra um aperitivo do que está por vir.
Eu adoro os spoilers!

(Oi Titã, como tinha prometido, criei uma conta só pra acessar o seu blog, um abraço).

Anônimo disse...

Te chamei de Titã sem querer Tarcisio, tambem, até o seu nome é com a letra T.
rsrsrsrsrsrs

Éden disse...

ta falando da ravena?
espero que não transformem ela numa piriguete, ela era sempre tão comportada e isso era muito bom e todo aquele jeito del. Eu lembro que ela cozinhou muito o Eric forrester antes de decidir seder pra ela e ainda foi com insistencia.
AS caracteristicas dela são o que me fazia amar ela e esses caras mataram ela e botaram outra no lugar dela. deve ter sido isso que aconteceu pois aquela ali, que nos vemos atualmente não é a Ravena, é uma impostora que botaram no lugar dela, algum vilão deve ter substituido ela por esta coisa ali que diz ser a Ravena, só pra enganar todo mundo e acabar com a imagem da ravena. A se essas coisas dependessem de mim eu reformularia tudo trazendo ela de volta eu apagaria tudo desde o fim da era wolfmam, sertas coisas até antes.

Éden disse...

essa minha pergunta era para o Tarcisio

Titã disse...

Éden, concordo com você sobre a Ravena... A atual não chega nem aos pés em força conceitual do que ela era no passado...

Ei, Luiz... Seja bem vindo. ehehhe
Obrigado por me chamar de "Titã". hahahahaha

Éden disse...

Fica estranho você com essa foto todo sorridente quando vai falar algo terrivel sobre os titãs, até parece que ta gostando.

Titã disse...

Hahahah...
Nada, Éden. Estou muito frustrado com o andamento do grupo....
hehehe

Éden disse...

Ei tarcisio o fato do autor não gostar da personagem não quer dizer nada, eu ja vi gente que dizia gostar da ravena, mas em seus fanfics faziam dela uma demonio dominadora ninfomaniaca, e pra ravena não tem coisa pior justo a Ravena.

Éden disse...

ainda bem que fanfic é só fanfic e essas histórias não são reais.

Anônimo disse...

Já disse aqui que só comecei a ler Titãs quando NTnº1 foi lançado pela Panini, e conheci a Ravena na sua versão atual.
Só depois disso fui atrás de material da Abril, já li toda a série original e posso dizer que conheço muito bem a era Wolfman.
Não nego que foi uma era gloriosa, mas vocês que dizem amar tanto esses personagens chegam a ser cruéis e possessivos quando dizem que gostariam que ela voltasse a ser como antes.
Antes a Ravena era uma menina atormentada, castrada de suas emoções, impedida de viver uma vida normal, o recato dela nada tinha a ver com pureza, mas sim com medo!
Ela comeu o pão que Trigon amassou.
Daí ela renasce mais forte, mais corajosa e tem a oportunidade de se comportar como as meninas da idade dela, e vocês acham ruim!
Se vocês pensam assim com uma personagem de quadrinhos, tenho pena das namoradas ou filhas de vocês.
Querer que alguém continuasse sofrendo só pra não se tornar independente é muito egoísmo.

Éden disse...

Se você acha que a ravena atual não é atormentada ta precisando ler sertas edições, pena que não me lembro qual pois o negocio era tão ruim que me encarreguei de me livrar disso emediatamente.

Éden disse...

E mais uma coisa ela você fala como se só a ravena atual pudesse viver as suas emoções a ravena da era wolfmam não estava privada disso caso você não saiba depois da derrota do trigon ela ficou livre para viver suas emoções isso mostra que o que você falou ta errado. e mesmo ela sendo livre pra viver as emoções dela ela continuou com seu recato o que mostra que ela era assim por ser pura mesmo pois ela esta livre para viver suas emoções e e mesmo assim não deixou o seu recato ao contrario do que tu disse.

Éden disse...

Tu tá precisando ler mais..

Éden disse...

e eu que pensava que era eu que precisava ler mais

Éden disse...

mais uma coisa ravena tem vinte e quatro seguindo a cronologia ela só ta num corpo adolescente mas ja é adulta e você chama ela de menina. isso mostra que você disse outra coisa sem sentido, quem disse que agente não quer que ela se comporte como eu alguem da idade dela? eu quero sim é por isso mesmo que eu falei isso, você é que não quer que ela se comporte como alguem da idade dela se você acha que ela tem que fazer tais coisas.

e mais uma coisa quem foi que falou em sofrer? tu ta sonhando bicho! isso não tem nada a ver com sofrer, se ela sofria naquela epoca isso acabou com a derrota do trigon qando ela ficou livre para viver a vida dele se não acabou compketamente isso sem duvida tinha que acabar mas como eu disse isso não tem nada a ver com o que eu tava falando. então eu repito.
Quem ta falando em sofrer, isso não tem nada a ver com aquilo que eu falei. ve se presta atenção no que eu disse pois se tivesse prestado veria que eu não disse isso e nem nada que queira dizer isso.
Outra coisa quem disse que quero que ela continue sofendo para não se tornar indenpendente, tu ta sonhando cara. nada ver.
eu odeio quando falam coisas sem sentido. eu não falei nada disso. nem nada que queira dizer isso.
você deve ter lido outro texto e respondido por engano aqui né so pode ter sido isso, ve se presta atenção aonde escreve, pois eu tava falando da agua e tu do fogo.

Éden disse...

Eu qis dizer:
Eu estava falando da agua e tu do nada começou a falar do fogo misturando as coisas, agindo como se eu tivesse dito algo que não disse nem insinuei. nem nada

Titã disse...

Éden, calma...
O Luiz só está manifestando a visão dele em relação à Ravena. Assim como você tem a sua, ele tem a dele.

Eu entendo que muitos leitores achem que ela deve evoluir dessa forma... Tudo bem... Mas isso não é uma vida real... E a Ravena tem graça sendo caracterizada conforme sua criação...

Luiz, entendo seu ponto de vista, ok? Só gostaria de ver a Ravena como antes... Isso não quer dizer que eu seja egoísta e que deseje o mal às minhas possíveis filhas e familiares... Longe disso... Ser Titã é ser sensível!

Éden disse...

Gostei ser titã é ser sensivel.
mais uma coisa se você ler direito você vai ver que eu to irritado não por alguem ter uma opinião diferente e soim por o cara falar coisas sem sentido como essa de ser egoista e desejar mal
Eu odeio gente que não le direito.
ta serto que não sou bom pra escrever mas não é por isso que o cara tem que ler errado e ver um monte de coisa que não ta escrita, nem insinuada, nem mesmo em linguagem subliminar

Anônimo disse...

Calma Eden, é a minha segunda participação aqui e já to metido em barraco de novo.
Eu não estava falando só do que você disse, mas de muitas declarações que já vi aqui cada vez que um dos velhos Titãs sofre uma modificação.
Vocês fãs da velha guarda são muito conservadores, desculpem a sinceridade, não quero ofender ninguém, mas é isso que vejo.

Mesmo que eu não seja leitor de Titãs há tanto tempo quanto vocês, eu disse que li toda a série dos Novos Titãs da Abril, eu e meu amigo compramos tudo pela internet.
E tudo o que não foi publicado no Brasil eu fiquei conhecendo depois que descobri esse blog aqui, agora.
Eu sei que depois de derrotar Trigon Ravena estava livre da sua influencia, mas logo em seguida ela foi seqüestrada pelo Irmão Sangue, depois abandonada pela Mãe, depois se torna má denovo e depois teve o corpo destruído, a coitada nunca teve tempo de ser uma adolescente, de se permitir sentir emoções.
Seu renascimento é uma segunda chance de ser alguém normal, usar minissaia, ir pra escola e paquerar, não vejo nenhum crime nisso.

Depois de 20 anos lendo X-Men e Homen-Aranha, Novos Titãs se tornou minha série favorita.
Eu concordo que a série atual dos velhos Titãs ta ruim, na verdade compro pra ler os Novos Titãs e Renegados, mas nem por isso acho que a Ravena deva voltar a ser como antes.
Tenho mulher, filhos, empregados, clientes, amigos e família pra me preocupar, ler Titãs é coisa que eu faço quando to cagando, porque é o único tempo que me sobra.
Não sou eu que to precisando ler mais, talvez seja você que precise ler menos.

Titã disse...

Poxa, pessoal. Não está legal essas brigas de opiniões. Cada um tem a sua e pronto!
E respeito suas opiniões, Luiz. Continue apreciando o blog.

Abraçao

Anônimo disse...

Tarcisio, leio seu blog desde o inicio de 2009, li tudinho, e foi muito útil pra me fazer entender algumas lacunas deixadas pela publicação dos Titãs no Brasil.

Sei que sou minoria aqui, por mais que Novos Titãs tenha se tornado minha série favorita, acho que não tenho o mesmo nível de adoração de outros fãs que vejo aqui,

Não quis dizer que o pessoal daqui é insensível, isso é um vicio que trago dos grupos de debate que participei na faculdade, jogar iscas pra testar o interlocutor, acabo fazendo isso sem perceber.

De qualquer maneira, não vou me privar da critica quando achar que devo.

Mas eu não sou tão brabo quanto posso parecer, pessoalmente sou um anjo de pessoa. rsrsrsrsrsrsrs

Éden disse...

Eu falei e ler direito antes e fui ler de novo agora eu digo.

completamente sem sentido o que estão falando nada disso se encaixa no que eu disse assim como o que estão falando agora.

Éden disse...

Ma suma coisa não sou leitor da velha guarda eu comecei a gostar dos titãs depois que vi o desenho deles e nem gostei no começo, mas eu gostava da ravena do geito que ela era no desenho e até gostei no começo do status atual dela mas depois que li as antigas eu vi que o status atual dela não faz sentido, não é legal sair mudando as coisas assim sem sentido, se aindo tivesse um sentido.
Eu vi a porcaria que é essa nova ravena ao conhcer a antiga, se a ravena antiga não fosse daquele geito se fosse diferente até poderia fazer sentido a ravena ser do jeito que é agora.

Éden disse...

falando em ler direito de novo, eu re li o que eu escrevi e persebi que tenho mais a acrescentar.
Como eu disse não faz sentido a ravena ser do jeito que ta agora os caras da dc até tentaram justificar nas histórias com um monte de desculpas para ela tar assim, mas são só desculpas. nada justifica, mas os que querem fingem que tudo justifica. apoiados pelo fato de parecer justificar.