17 de dez. de 2009

Mostre sua coleção

Pessoal, recentemente o autor Neil Gaiman abriu as portas de sua casa e mostrou sua biblioteca particular e sua coleção pessoal. Essa ótima matéria publicada pelo site AMBROSIA, você pode conferir clicando aqui.


Muito legal não? Pois agora é a nossa vez! Convido todos os leitores do blog a partilharem um pouco de sua intimidade mostrando suas próprias coleções. Basta mandar fotos de suas estantes de livros e gibis para o e-mail torretitacontato@gmail.com... não precisa ser uma biblioteca gigante... mande o que tem, sabemos que para um fã, coleção é coisa séria, e por isso além das fotos, vou dar algumas dicas de conservação e organização dos gibis...

1) - O tempo é inimigo. E as páginas vão ficar amareladas, isso é inevitável, mas também não é o fim do mundo. A dica é guardar as revistas dentro de sacos plásticos. Isso também protege de eventuais acidentes com umidade e insetos. Uma embalagem de bobina com 500 sacos plásticos picotados (daqueles que vemos em supermercados e são usados para comprar frutas e legumes) custa cerca de 10 reais em lojas especializadas.

2) - Ao fazer pilhas de gibis, é aconselhável colocá-las sempre em ordem invertida uma da outra. Isso evita que elas fiquem empenadas com o tempo.

3) - Se suas revistas estão em uma estante ou armário de madeira, sempre há o risco de serem atacadas por traças e cupins. A principal maneira de prevenir, é mantendo sempre tudo muito limpo e arejado (se for um armário com porta, deixa aberta de vez em quando). Produtos como naftalina são eficazes contra esses insetos, apesar do cheiro desagradável que deixa. Mas se as revistas estão em sacos plásticos, estarão protegidas.

4) - Com o tempo, pode acontecer dos grampos que prendem os gibis enferrujarem e mancharem as páginas, principalmente para quem mora em cidades próximas ao litoral. Dependendo do avanço desse ferrugem, o melhor é retirar os grampos cuidadosamente e substituir por novos.

5) - Crianças são uma graça, mas devem ficar longe das revistas até que aprendam a ler e a não colocar as revistas na boca...

6) - Emprestar gibis raros e preciosos de sua coleção é um ato de confiança. As revistas nunca voltam exatamente como eram. Prefiro receber meus amigos e deixá-los ler aqui em casa mesmo...

Bem é isso. Espero que seja útil.Agora, fiquem com um pouco da minha humilde coleção...

















5 comentários:

Titã disse...

Valeu pelas dicas, Rodrigo. E parabéns por sua coleção.

Asgardiano disse...

eu mando as fotos pra que e-mail?

Gustavo da Silva Sleman disse...

é tenho a mesma duvida do Uchoinha!
Pode ser o seu Tarcisio?
visitem meu blog!
http://antimonitorhqsv1.blogspot.com/

Gustavo da Silva Sleman disse...

é tenho a mesma duvida do Uchoinha!
Pode ser o seu Tarcisio?
visitem meu blog!
http://antimonitorhqsv1.blogspot.com/

Titã disse...

Enviem para:

torretitacontato@gmail.com

Abs