22 de fev. de 2010

BAÚ DOS TITÃS

Relembrando a saga TITÃS DESAPARECIDOS (Titans Hunt)

Publicada no Brasil na revista "Os Novos Titãs" da editora Abril em setembro de 1992, durou da edição 78 até a 91, com um epílogo na edição 92. Seus principais criadores foram Marv Wolfman (roteiro), Tom Grummet (desenhos) e Al Vey (arte-final).
Essa saga teve a importância de marcar uma nova fase na equipe, que há tempos não vivia uma saga tão emocionante.
Um dos maiores méritos dos Titãs é colecionar grandes sagas inesquecíveis, como "O contrato de Judas", "A Saga de Trigon" e "Caos Total". "Titãs desaparecidos" talvez não tenha sido a melhor de todas, mas seus eventos mudaram o status da equipe durante anos, mudando por muito tempo sua formação com a morte de velhos personagens e a introdução de novos (Pantha, Fantasma, Bebê Gnu) e a volta de velhos conhecidos, como o Estrela Vermelha.
Como fã, sinceramente achei que houve um certo massacre desnecessário... embora muitos personagens tenham voltado à vida recentemente, alguns até hoje não voltaram a dar as caras.
Bem, vamos aos fatos, e um pequeno resumo do que foi a saga Titãs Desaparecidos:


Era para ser uma festa de aniversário.

Mas um a um elesforam capturados e presos. Seu velho inimigo Gnu parecia ser o responsávelpelos ataques. No dia de seu aniversário, os Titãs foram pegos desprevenidos e de forma brutal. Estelar,Ravena, Cyborgue, Mutano, Jericó... e muitos outros. Alguns deles foramdeixados para trás e dados como mortos, como Aqualad, Águia Dourada e Danny Chase...
Eles já haviam sido perseguidos em suas identidades civis antes, peloExterminador, mas no momento havia uma trégua. Seu filho Jericó integrava aequipe e Slade até ajudou a formar uma equipe de resgate com Steve Dayton, paido Mutano e Arella, Mãe da Ravena. E também novos elementos surgiram nassombras, Pantha e o misterioso Fantasma.
Asa Noturna, como era de se esperar foi o mais difícil decapturar. Ele descobriu que havia uma Sociedade Gnu envolvida no seqüestro dosTitãs e conseguiu invadir o esconderijo deles, se fazendo passar por um Gnu.Mas não antes de forjar a morte de Danny, que passou a agir nos bastidores doseventos. A arredia Pantha só queria vingança contraos vilões, que a haviam alterado em laboratório, transformando-a na criaturafelina, mas ela aceitou relutantemente se aliar aos Titãs.
Em momentos diferentes, Pantha, Fantasma, Arella,Exterminador e Dayton invadiram o covil dos Gnus, onde os Titãs capturadosestavam presos em tubos de vidro. O disfarce de Asa Noturna foi descoberto e olíder da Sociedade Gnu revelou-se como sendo Jericó, que além de estar falando,exibiu poderes nunca antes manifestados, como um ego espiritual parecido com ode Ravena, mas em forma de leão. Dick foi levado a uma cela de prisão, ondeencontrou o Gnu original, que lhe contou que Jericó usurpou seu nome e seusrecursos.

Dick conseguiu fugir, mas Jericó lançou os tubos onde se encontravam osTitãs em foquetes, onde aparentemente um deles explodiu. Em um dos monitoresdo complexo, foi possível enxergar as coordenadas do paradeiro de um dosfoquetes. O grupo liderado pelo exterminador agora unido a Asa Noturna foge esegue em direção ao suposto paradeiro de um dos Titãs, a Rússia. Eles seguempara lá no Jato T, enquanto a Torre Titã é atacada e destruída.
Na Rússia, eles descobrem que o Titã enviado no foguete erao Ciborgue. Ele havia sofrido sérios danos, mas foi encontrado por uma equipecientífica e reconstruído com tecnologia inferior. Embora tenha sido mantidovivo, sua personalidade se fora, fazendo dele uma arma de guerra sem emoções. Oex-Titã russo Estrela Vermelha se encontra com o grupo de Asa Noturna, quequerem levar Vic de volta para casa, mas os cientistas se recusam a entregá-lo,alegando que ele agora pertence a Rússia. Depois de um rápido embate, elesconcordam em liberar o Ciborgue, desde que Estrela Vermelha o acompanhe aosEstados Unidos.
Enquanto isso, Donna Troy volta de uma viagem à Grécia efica estarrecida ao ver a Torre destruída. Ela parte em busca de seus amigos efica desesperada ao não conseguir contatar nenhum deles. No apartamento deDick, ele se depara com Pantha e o Exterminador, e acreditando que eles estejamenvolvidos no ataque a seus companheiros, parte para o combate, sendo refreadapor Asa Noturna que chega e explica tudo o que acontecera até então.
Nesse ponto, Donna é convocada por uma entidade misteriosa edesaparece. Algumas edições depois ela volta sem muitas explicações sobre o queaconteceu. Provavelmente esse fato foi omitido pela editora Abril, o que era comum na época.

Depois de alguma investigação, eles conseguem localizar oesconderijo de Jericó, e atravessam um portal dimensional que os leva ao reinode Azurath, um local fora da Terra, onde Ravena foi criada. Ao chegar lá elesentram em combate com Jericó e os Gnus, conseguindo libertar alguns Titãs queestavam cativos. Supostamente, Jericó foi possuído pelas almas corrompidas deAzurath, que ajudaram a derrotar o demônio Trigon no passado. Ele teria ficadovulnerável a essa possessão quando entrou no corpo de Ravena no passadoe foi tocado pelo mal de Trigon.
A intenção dessas almas corrompidas era coletar omaior número de Titãs possível e usar seus corpos meta-humanos para serem seushospedeiros, pois o corpo humano normal não suporta por muito tempo essapossessão. O próprio corpo de Jericó já começava a apresentar sinais dedeterioração. Em meio à batalha, alguns outros Titãs foram possuídos também, oque piorou a situação. Em um rápido momento de clareza, o verdadeiro JoeyWilson (Jericó), falou com seu pai e implorou que ele o matasse, pois seu corpojá estava quase destruído, e ele não desejava morrer possuído pelas almas de Azurath. E num momento fatal, o Exterminador realizou a últimavontade de seu filho, empalando-o com sua espada, numa das cenas mais dramáticas e chocantes da história da equipe.
As almas saíram do corpo de Jericó e então possuíram Ravena, quevoltou a ter sua aparência demoníaca. Danny Chase revela a todos que ele era o Fantasma e havia sido orientado por Asa Noturna a se manter oculto. Pondo fim ao disfarce e unido a Arella, adentra o ego espiritual de Ravena, onde uma batalhamortal se inicia. Arella revela que escondia dentro de si a essência da deusaAzur, e com ela purifica as almas Azurathianas, mas não antes de Danny e aprópria Ravena perderem a vida.

Algumas dessas almas, porém, ainda não se sentem livres parapartir, e repletas de culpa e remorso pelo que fizeram, possuem os trapos que Danny usava como disfarce, tornando-se então um autênticoFantasma, que encontra um Bebê Gnu dentro de um tubo de vidro gigante e decide levá-lo consigo. Arrasados e exaustos, nada mais resta aos Titãs a não servoltar para casa.
O saldo final dessa saga trás as mortes de Jericó, Ravena, Arella, Danny Chase, Charlie Parker, o Águia Dourada, além do Aqualad em coma e o Ciborgue incapacitado.

No epílogo publicado em "Os Novos Titãs" 92, vemos o funeral dos companheiros caídos, o desespero de Mutano, incorformado com o estado de Victor Stone e Aquaman levando Aqualad para a Atlântida para tentar ajudá-lo. O novo Fantasma ressurge com o Bebê Gnu que fica sob a guarda dos Titãs e Asa Noturna tem seu acerto de contas com o Exterminador. Essa edição também serve de prólogo para a saga "Caos Total", com a vinda os Titãs do Futuro... mas isso é uma outra história.

CURIOSIDADE: Veja que diferença brutal entre a capa original americana e a que foi publicada no Brasil em formatinho pela Editora Abril! Acredite, isso era normal na época!







11 comentários:

Andy disse...

Uma otima saga titã. Não sabia do corte da capa, que diferença que fez pois a americana soaria bem mais interessante.

Asgardiano disse...

pena que a panini nao publica mais. comprei as duas coletaneas dos titãs e gostaria de ver contrato de judas e outras.

Júlio Santos disse...

A abril ecplicou sim...A Donna estava viajando,na Grécia,aonde,após Crise das Infinitas Terras,teve seu primeiro encontro com a Mulher Maravilha.Agora,quero agradecer,Tarcisio.Nessa época,eu era muleque,nerd,e ninguém se interessava pela saga mais foda que eu já havia lido nos quadrinhos.Veja bem,hoje se existe internet,filmes,desenhos...mas na época,era só o formatinho da abril mesmo.Ninguém curtia hq's.E,por mts vezes,eu ñ tinha ninguém p conversar sobre isso.A não ser,a minha mãe,que comprava revistas antigas em sebos,me levava a bienais de livro,onde haviam setores que vendiam as comics gringas,e,principalmente,lia comigo.Nessa última quinta ela veio a falecer,e,no momento,estou tentando me agarrar as coisas boas que ela fazia,e só em ver a capa com o Asa Noturna,da edição 79,já me fez ter mais um motivo p agradecer a Deus por td isso.E principalmente pelo seu trabalho.

Asgardiano disse...

Júlio tem razão. A Internet aproximou os fãs que ficavam escondidos. Acho engraçado que apesar de ser popular no colégio/faculdade/trabalho, as pessoas me olham com um ar de retardado quando sabem que coleciono revistas e action figures.
Depois de X-MEN e Homem-Aranha minha vida mudou, as pessoas passam a me perguntar várias coisas e achar minha coleção o máximo. O poder da mídia...
E Júlio, sinto muito por sua mãe. E se faz vc sentir bem, quando meu pai morreu, após o enterro eu comprei a X-MEN 41 (fase australiana) e li e reli e li de novo e reli mais uma vez durante dias. O vício saudável que meu pai me deu de ser apaixonado por revistinhas foi meu grande companheiro nos dias difíceis.

Kildare disse...

Essa foi a última saga decente escrita pelo Wolfaman e muito bem desenhada pelo Tom Grummett. O que tirou um pouco o brilho dela foi ele ter encaixado páginas para a próxima saga, Caos Total, essa bem aquém de Titãs Desaparecidos!
Sobre as capas, bom... a Abril SEMPRE avacalhou com as capas originais. Nesse ponto, AMO a Panini pela fidelidade ao original!

Titã disse...

Concordo com todos... A net nos uniu! Fico muito feliz ao ajudar a propiciar tudo isso. Mas agradeçam ao Rodrigo Garrit sobre o EXCELENTE artigo... Cada vez melhor...

E, Uchoa, não se sinta um fã isolado... Titans Together!

Abs

Caine disse...

Titans Hunt is my absolute favorite Titans Storyline. Loving this post.

Unknown disse...

uma grande saga...

vou ate reler as historias outra vez!!!

uma pena q foi uma reformulação q não teve volta ate os dias de hj.

bacana!!!

LÉO CEZIMBRA disse...

Eu adoro a Saga! Só não curti o final... Mas tudo bem, são tudo transformações que a equipe tem que passar........ Acho só que o Marvy se perdeu com aquantidade de personagens... Era os Titãs, novos membros, a família, os Gnus, as Tropas Titãs!!! Uma galera, e em certo ponto as histórias se misturaram (Titans Hunt e Caos Total) que parecia que se perdia... Mas relevando isso, au adoro a saga!

Ankh disse...

Agradeço a todos que leram a matéria e curtiram! É isso gente, estamos aqui pra isso! Um grande abraço a todos, especialmente para o Júlio. Tenha força amigo, o que é bom em nossas vidas nunca se perde de verdade. Fique com Deus!

Éden disse...

Dessa saga eu lembro que a Arella tava com um corpão, bem enxuta para quem ja teve uma filha.