29 de mar. de 2010

Dick Giordano (20 de julho de 1932 / 27 de Março de 2010)

Alguns nomes fazem dos quadrinhos uma verdadeira arte. Um deles foi Dick Giordano.

Giordano foi o nome adotado pelo ilustrador de quadrinhos e editor Richard Joseph Giordano (20 de julho de 1932 - 27 de Março de 2010), que foi conhecido por lançar a "Action Heroes" da Charlton Comics, e também por ter sido o editor executivo da DC Comics. Como ilustrador, Giordano é bem conhecido por suas parcerias com Neal Adams em séries de quadrinhos aclamados como: Batman, Lanterna Verde e Arqueiro Verde. Também trabalhou em Novos Titãs, onde trabalhou em Contrato de Judas, Aquaman, Young Love, etc.

Giordano foi desenhista e arte-finalista, em notória parceria com o lendário Neal Adams. Finalizando o trabalho de Adams, esteve envolvido em histórias clássicas, como a parceria entre o Lanterna Verde e Arqueiro Verde, além de um longo período no Batman.

Também participou da arte da megassérie Crise nas Infinitas Terras.

E é claro também ajudou na reformulação do Superman, por John Byrne. Falando no Homem de Aço, o artista também trabalhou no encontro do herói com o boxeador Muhammad Ali, e com o Homem-Aranha, no primeiro crossover entre as editoras Marvel e DC.

Como editor da Charlton Comics, Giordano ajudou a levar os personagens da pequena editora, como Besouro Azul e Questão, para a DC. Já como editor da DC, ele foi uma das peças fundamentais para a aprovação de histórias revolucionárias na década de 80, como Watchmen, de Alan Moore, e O Cavaleiro das Trevas, de Frank Miller.

Unindo uma arte realista, que influenciou toda uma geração de desenhistas, a uma dedicação e bons modos elogiados em toda indústria dos quadrinhos, Dick Giordano pode não ser tão conhecido quanto alguns outros criadores e editores do meio, mas foi pedra fundamental para sua seriedade.

Dick, infelizmente faleceu em decorrência de leucemia, aos 77 anos, no dia 27 de março, sábado.

Descanse em Paz Mestre!

Dados:

Nascimento: 20 de Julho de 1932
Local de nascimento: Cidade de Nova York, Nova York
Falecimento: 27 de Março de 2010 (77 anos)
Nacionalidade: Americano
Área(s) de atuação: Desenhista, arte-finalista, editor

Prêmios:

Prêmio Alley
Melhor Editor (1969)
Prêmio Shazam
Melhor Arte-finalista (Divisão dramática) (1970,1971,1973, e 1974)
Trabalhos Notáveis:Batman
Detective Comics
Superman vs. Spider-Man

Agradecimenos a Gustavo Sleman, que gentilmente elaborou a postagem.

2 comentários:

Unknown disse...

Um grande nome que deixará saudades... Mas que deixou também o seu nome no hall da fama das histórias em quadrinhos. Descanse em paz, grande artista!

LÉO CEZIMBRA disse...

bah....