1 de mar. de 2010

SPOILERS - Resenha TITANS #21 E #22

Arco: Fractured
Roteirista: J.T. Krul
Artistas: Angel Unzueta, Chris Batista
Arte-Final: Wayne Faucher
Cores: Hi-Fi Design

A estória inicia-se com Donna, Vic, Kory e Wally enfrentando o Nêmese Negro. Donna se encontra muito irritada, pois ainda está chocada com o que ouve com seu amigo Roy Harper. Ela diz para que seus amigos não subestimem os vilões menos astutos, pois foi um deles que arrancou o braço de Roy.

Em seguida, Wally e Vic passam a conversar sobre a dissolução do grupo. Wally diz que pretende passar mais tempo ao lado de Barry Allen e, portanto, não teria tempo constante para continuar atuando com o grupo. Mais tarde, Vic procura por potenciais integrantes para compor um novo grupo, mas nenhum está, aparentemente, à disposição. Assim, ele e Kory passam a questionar o papel dos Titãs no atual momento. É neste ínterim que Kory revela a Vic que Víxen a convidou para integrar a Liga da Justiça. Vic a encoraja, fazendo-a procurar os conselhos de Dick. Batman diz que mesmo que ela integre a Liga, os Titãs sempre serão a família dela.

Concomitantemente, Donna aparece tentando confortar Roy, que está em coma. Ela diz que ele sempre a tratou diferente dos outros amigos; que sempre esteve presente na vida dela, mostrando que ela não era apenas a "mãezona" de todos. Ela se culpa por não poder retribuir o otimismo em meio a todo desastre que o jovem titã sofre recentemente.

De volta à Torre Titã, Kory e Vic voltam a tocar no assunto. Cyborg deixa se entender nas entrelinhas que poderia pegar carona, com Kory, para a equipe veterena. Entretanto, no mesmo momento, Fobia ataca os dois Titãs, fazendo com que Cyborg tenha a ilusão de que seu grupo do leste estivesse sendo atacado pela COLMÉIA, enquanto Kory presenciava seu maior medo: a solidão. Mas Fobia não contava com a força de vontade da alienígena. A vilã, após dizer que queria vingança devido às mortes de seus amigos da Irmandade Negra, é derrotada por Cyborg e Estelar.

Estes acontecimentos aconteceram imediatamente antes dos eventos de BLACKEST NIGHT. Ao fim do arco, eles estão reunidos no Memorial, celebrando os heróis falecidos. Rapina, ainda irritada com o que houve com o Poderoso, julga Cyborg pelos fatos. Victor revela que ele está lidando com este problema, e que Lacustre está em paz com ele. Em seguida, Vic parabeniza Mutano pela liderança nos Novos Titãs.

Concomitantemente, Donna retorna à Torre, chorando e procurando pelo abraço amigo da amiga Estelar, que por sua vez, já decidiu como seguir com sua vida. Mas ela pondera que pode esperar mais um pouquinho na tentativa de ajudar sua amiga.

Opinião

Krul realizou com proeza a ligação dessas edições com o prólogo de Blackest Night. Como sabíamos, não era para ser assim, pois a dissolução do grupo estaria ligada aos Titãs do Exterminador e ao General Lane. Mas, como de praxe, a DC muda tudo de última hora. Mais uma vez, reafirmo que o autor realmente projeta as vozes dos personagens como deveriam ser e, trazer adversários esquecidos e obscuros foi um passo bem interessante para lidar com os conflitos de cada integrante do grupo. Ou seja, para Donna, eles não devem mais subestimar vilões de quinta-categoria, como Prometheus ou Nêmese Negro. E, trazer Fobia, para mostrar a força de Kory ao se deparar com seu pior medo - a solidão - foi sublime. Sem falar na interação cúmplice entre cada um.

Citar o Estrela Vermelha, talvez tenha sido um pedido de desculpas para os fãs do personagem. Havia uma promessa de Leonid estar em Blackest Night: Titans, mas por motivos editoriais, isso não aconteceu. Entretanto, Krul deveria ser o roteirista constante do título!

Em relação à arte, notamos certa inconstância nos traços de Unzueta e na falha de conexão entre artistas e editores. Kory sempre foi a mais alta do grupo e, nestas edições, tornou-se mais baixa que Dick. Bom, esses erros editoriais não comprometem a estória em si, mas para fãs atentos e mais exigentes, isso se torna um descaso da parte dos editores.

Com o fim deste arco, Kory, Vic, Dick e Donna passam a integrar a Liga da Justiça, enquanto Mutano e Ravena, os Novos Titãs. Os destinos de Roy e Wally ainda são incertos, mas todos sabem que algo está por vir para ambos, principalmente para Harper.

Nota: 8

Frase da Edição: Kory: "Ela (Donna) apenas precisa de minha companhia. E eu posso ficar mais um pouco a seu lado!"

Nenhum comentário: