4 de mai. de 2010

Questão de Opinião: o que falta para os Novos Titãs serem uma família

Como eu já havia dito antes, ou melhor, como Oliver Queen já disse um dia: “Os Titãs te ensinam a ser uma família”. É um fato, e alguns leitores concordam (Valeu Kildare e Tar pelos comentários).

A intenção essa semana é analisar porque a nova formação da Turma Titã ainda não chegou nesse patamar. Já dissertei sobre alguns deles há muito tempo (Tim, Cassie, Eddie, Megan, Rose, Kara, Jaime e Mia), mas sobre como eles se relacionam, ainda não.

Os Titãs clássicos sempre funcionaram muito bem nas mãos de Marv Wolfmann. E por um motivo apenas: ele sabia o que queria para os Titãs. Marv construiu não só histórias e personagens fantásticos, mas os intrincou psicologicamente também. E constituiu o grupo de Titãs como mais um personagem da história.

Havia Donna, Garth, Wally, Dick, Raven, Gar, Kory, Victor e tantos outros, mas havia também a equipe, que sofria, que sorria e que amadurecia, como qualquer um dos Titãs individualmente. Marv foi um mestre nisso. Anos mais tarde Judd Winick não conseguiu o mesmo. Os motivos são os mais variados. Não é intenção aqui discutir sobre ele, mas sobre a equipe, que como eu disse anteriormente, era uma família, não precisava mais ser uma equipe. Mas o importante é: Marv queria construir uma família de Titãs. E fez.

Desde “Dia de Formatura” os Titãs nunca mais se estabilizaram. Foram dezenas de personagens entrando e saindo de Novos Titãs, Titãs, Titãs da Costa Leste (By Victor), Titãs da Costa Leste (by Slade) e Titãs (by Slade). E nenhuma dessas equipes foi efetivamente uma “família”. Por quê? Primeiro de tudo, porque a DC não quis. A intenção era uma equipe de jovens com super poderes (ou nem tanto) e que vendesse revistas. O conceito Titânico não fora recuperado. Devo admitir que, em minha humilde opinião, Sean foi o roteirista que mais perto chegou de tudo isso, mesmo não tendo liberdade para trabalhar.

Mas o que falta?

Após “Dia de Formatura” Donna e Lilith estavam mortas. Wally seguira outros rumos. Dick e Roy assumiram os Renegados. Apenas Vic, Raven, Gar e Kory eram Titãs. E então entram na equipe quatro jovens com habilidades fantásticas, mas com muito ainda para crescer, saídos da Justiça Jovem. Kon, Bart, Tim e Cassie tornam-se Titãs. Geoff Johns criou uma equipe, mas com dois grupos. Esses grupos iam interagindo, se tornando um, mas sempre foram dois grupos. E entre muitas Crises, a equipe vai perdendo a cara, personagens vão fazendo falta, outros vão aparecendo e quando vimos havia dezenas de personagens com potencial estrondoso para serem Titãs, mas ainda não havia uma equipe formada. E ainda não há.

Mas o que falta?

Falta definir os personagens que serão trabalhados, falta uma equipe diretiva que não mude de objetivos ao sabor do vento e estórias que construam a família Titã para esses jovens, e não apenas uma equipe.

Talvez o mais difícil seja realmente definir os personagens.

Conner e Tim já têm uma história de fraternidade bem forte. Embora algumas pessoas insistam em ver coisas a mais aí, eles são grandes amigos e as estórias já publicadas mostram isso. Eles são amigões, como Roy e Dick.

Bart foi um dos fundadores da Justiça Jovem, junto a Tim e Conner, e a relação deles também foi trabalhada. O mesmo vale para Cassie que esteve bastante envolvida com Tim e com Conner. Ou seja, os remanescentes da Justiça Jovem têm uma relação. E não seria difícil trabalhar a partir daí.

Sean construiu fantasticamente a relação de Eddie com Megan (que é demonstrada lindamente na edição 70 de Novos Titãs, a última que a Panini publicará no Brasil) e com Jaime (vide O Vermelho e o Azul, e se apaixone por esses dois), e de Cassie com esses três (durante a liderança da loira na equipe). Acredito que a partir daí muito poderia ser feito.

Rachel e Gar voltaram recentemente aos Novos Titãs, enquanto os demais Titãs rumaram para a Liga da Justiça ou para seus próprios caminhos. Eles funcionam junto com os novatos, isso é inegável. Até porque muitos nem consideram a Rachel como Ravena. Eu, como já disse antes, não conheci outra. Então é essa que eu amo.


Fora isso ainda tem Lorena, Virgil e Amy na atual equipe (que incrivelmente está com 10 personagens e não com oito, como manda a tradição). Sendo que essa última tem um grande potencial para ser trabalhado e construir relações afetivas com os demais tão fortes quanto sua personalidade.

Quanto a Lorena e Virgil eles são personagens fantásticos e muito bem construídos. Mas que precisariam de mais tempo para construírem suas relações como Titãs.

Outras personagens que foram Titãs e que facilmente poderiam voltar à equipe e, se bem conduzidos, dariam bons frutos são Rose e Mia. Mas, mesmo gostando muito delas (especialmente de Mia, como muitos já sabem), acho que para o momento elas demandariam mais trabalho para se adaptar ao conceito de família que gostaríamos de ver.

Na verdade, as relações já estão aí. Só precisam ser amarradas. Uma formação como a que os Titãs têm agora, somada a Tim, tem tudo para dar certo. Só é necessário que a Direção da DC escolha um(a) autor(a) que tenha essa visão do que é ser um Titã. E que dêem liberdade para que ele(a) trabalhe.

Um dia a gente chega lá!

Em tempo, mais alguém percebeu que só falta Tim voltar para a equipe para termos, pela primeira vez, todos os personagens da primeira formação de Titãs do Amanhã juntos (com mais alguns claro!)? Seria a mãozinha de Geoff conduzindo a teia do Destino dos Titãs?

15 comentários:

Sérgio Cavalcante disse...

Ótimo artigo. o Marv sabia trabalhar nas pequenas coisas. por exemplo, pouquíssimas vezes um membro chamava outro pelo "nome de guerra"(Exceção à Ravena, por motivos óbvios). Era Dick, Kory, Gar, Donna.
Alguem chama o Vic de Cyborg?

LÉO CEZIMBRA disse...

Gostei do artigo... E ainda não tinha percebido esse lance dos Titãs do Amanhã.....

Éden disse...

Na verdade SSérgio cavalcante, ravena não é o nome de guerra é o nome dela mesma ou seja ninguem nunca a chamou pelo nome de guerra pois ela não tem, ela so tem um nome falso que ela usa para se misturar com as pessoas normais ao contrario dos outros que inventam um nome para ser o de super heroi ela inventou um nome para ser o de pessoa normal, e isso é algo completamente sem sentido ela nunca precisou de um nome falso para se misturar com as pessoas normais, eu não sei quem mais leu isso que eu vou falar, mas, na era wolfmam a ravena ja estava vivendo um vida normal mesmo antes de se livrar da influencia do trigon, mesmo na historia fugitivos, a ravena estava com seus colegas de vestibular eu acho, ela estava matriculado num colegio interagindo com pessoas normais vivendo uma vida normal também, tem até uma historia em que ela discute se não me engano filosofia numa sala de aula com o professor e seus colegas de sala, e o mais é que ela nunca precisou de um nome falso para isso, era sempre ravena, não sei daonde tiraram essa ideia de botar outro nome nela para se misturar com gente normal e nem daonde tiraram a ideia de que agora com um novo corpo ela deveria recomeçar para viver uma vida normal, ora ela sempre teve isso sempre viveu uma vida normal além da de super heroina, o cara que inventou esse negocio também nunca deve ter lido os titãs pois a ravena sempre viveu também uma vida normal, embora depois de um tempo parece que pararam de mostrar isso, e ela nunca precisou de um nome falso, mas que besteira, ou seja essa idea dela recomeçar uma nova vida normal não tem nenhum valor ela sempre teve essa vida, mais besteira ainda é terem colocado ela como adolescente de volta, ela ja passou da adolescencia a muito tempo inclusive ja tinha se matriculado no colegio ou vestibular foi o que ela fez, eu não me lebro, agora ela deveria é estar levando sua vida adulta. ja passado dos 24 anos, talvez um emprego e coisas adultas, não que emprego não seja para adolescentes.

Éden disse...

a e espero que o geof não volte

Rodrigo Broilo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Nícolas disse...

Acho que o que falta para os titãs não apanharem tanto(porque,convenhamos,nas lutas,80% deles só apanham para depois vir o trabalho de equipe que salva o dia) é um telepata(não tão ingênuo como Miss Marte) que saiba como as pessoas pensam e vivem.Isso daria aquela "raiz" que falta para os titãs voltarem a ser os TITÃS!!!!

Asa Noturna disse...

Muito bem falado, essa sacanagem da DC e agora da panini auqi no Brasil de cancelar a revista.
A DC muda de roteirista e de desenhista que nem troca de roupa ai realmente não tem como dar certo.
vcs sabem o número do atendimento ao consumidor da panini com certeza vou ligar e falar um monte pra eles mesmo que não adiante nada pelo menos desconto em alguém.

Asa Noturna disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Asa Noturna disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Éden disse...

Rodrigo Broilo
quem foi que falou em vergonhoso, e em não se adaptar, cara você ja começou falando coisa sem nada com nada, isso que você disse nada tem a ver com o que eu falei, não faz sentido mesmo. ve se leiam melhor as coisas que eu escrevo antes de responder para não ficar respondendo coisas que nada tem a ver com o que eu falei, coisas sem nenhum sentido, poxa eu fico impresionado, doande voces tiram essas respostas que me dão, respostas que não correspondem ao que eu falei.
Eu não vou reexpplicar o que eu falei,
isso que você falou ta completamente errado e não é nada de questão de opinião, leia melhor o que eu escrevi e você vai ver que o que você falou nada tem a ver com o que eu disse, não tem nenhum sentido, depois de perseber que o que tudo disso não faz nenhum sentido com aquilo que eu disse ve se o remova pois não faz nenhum sentido depois de eu falar aolgo você vem e responde algo que não faz nenhum sentido, eu tava falando uma coisa e você vem e começa a falar coisas que nada tem a ver com o que eu falei.
imagine a situação o sugeito comenta:
-ah! eu não gostei de ter chovido ontem.
ai do nada vem outro e da uma resposta a aquilo que ele falou uma coisa completamente sem nexo com o que o primeiro disse:
-cara como pode você criticar a natureza que deus criou é tudo perfeito.
sendo que o primeiro sujeito não criticou a natureza nem nada, ele apenas disse que não gostou, não gostou por algum motivo qualquer, como por exemplo porque foi ruim para ele que teve que ficar em casa e deixar de ir jogar a pelado dele na chuva pois a alto risco de serem atingido por raio. e o segundo homem que falou tava criticando ele falando e agindo como se ele tivesse feito e dito algo que ele não feznem disse.
é algo mais ou menos assim que você ta fazendo, pare com isso, isso é muito idiota, e você não é o unico que faz isso isso ja me aconteceu eu acho que duas outras vezes só aqui nesse blog, das outras vezes eu tive que explicar tudo de um jeito tipo manual para otários, e mesmo assim tiveram dificuldade em compreender e entender mais eu não vou explicar tudo dessa vez eu tenho certeza que você é inteligente o suficiente para ver que o você disse não faz nenhum sentido, e nada tem a ver com o que eu disse.
o que que deu com essa gente para fazer coisas assim?

Rodrigo Broilo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rodrigo Broilo disse...

Até tinha postado uma resposta. Mas desisti.
Não ia fazer sentido mesmo... né?

Titã disse...

Parabéns pelo artigo, Broilo...

Asa Noturna disse...

Bom só temos que lamentar mais um fim de uma coisa boa

Éden disse...

Rodrigo Broilo
coê é quem tenque saber quando vai fazer sentido, mas considerando o que aconteceu tenho certeza que qualquer resposta seria sem sentido ja que o que você tinha escrevido anteriormente ja não fazia, qualquer continuação também não faria.
po isso aconte aqui acontece no darkseid vlub acontece em todo o lugar e mesmo fora da internet, falando cara a cara coms as pessoas é por isso que eu mantenho o mximo de distancia possivel da sociedade, eu não suporto isso, até minha familia faz isso.