10 de mai. de 2010

T de Tragédia

Aviso: Este artigo contem Spoilers

Toda grande saga da DC Comics, algo em comum acontece: uma tragédia com nossos queridos Titãs. Talvez seja implicância dos editores ou, simplesmente, como muitos defendem, algo para aumentar as vendas. Mas se levarmos em consideração essa tese, podemos chegar à conclusão de que as revistas estejam passando por um péssimo momento comercial.

Entretanto, não seriam essas tragédias a causa da queda das vendas? Elas podem ocorrer também como um plano de revitalização, como atendendo aos leitores (que pedem o fim de um personagem que não gostam, como foi com a morte votada de Jason Todd); ou também as planejadas como a morte de Terra I e outros personagens sem mais nenhuma utilidade.

Tudo começou após e durante a excelente fase dos Titãs de George Perez e Marv Wolfman, em CRISE NAS INFINITAS TERRAS, de autoria deles mesmos, alguns titãs morrem: Tula, a Aquagirl, Columba e Quartzo.

Em CRISE INFINITA de Geoff Johns, ocorreu uma chacina com o grupo, com as perdas de Pantha, Bushido, Bebê Gnu, além da mutilação que Risco sofreu. Sem falar nos boatos da planejada morte de Asa Noturna.Porém a maio perda foi a de Superboy, que deixou marcas permanentes em Tim Drake, seu melhor amigo, e Moça Maravilha, sua namorada, mas ainda bem que ele voltou junto a Kid Flash(que morreu após CRISE INFINITA) em LEGIÃO DOS TRÊS MUNDOS.

Já em TERCEIRA GUERRA MUNDIAL(contra Adão Negro) quem faleceu foi Terra II. O irônico foi que isso ocorre depois de uma passagem brilhante de Johns pelos Titãs.

É sabido que Quartzo fora criada com esse objetivo, mas, será que os Titãs assassinados por Superboy Primordial já estavam sem utilidade?

Quando não é um membro que morre, é um parente ou amigo de um, como Jake Drake, pai de Tim Drake, o Robin Vermelho. Outro exemplo, em CRISE FINAL, Batman (Bruce Wayne) faleceu, o que deixou seus pupilos abatidos, mas sua morte serviu para amadurecer Tim e Dick mais ainda. Não precisa ser uma saga, pode ser um arco de histórias, uma mini, porém quase sempre um Titã morre.

Quantos membros, amigos e relacionados foram perdidos por todos esses anos? Foram muitos.

As tragédias não são apenas mortes, podem no aspecto psicológico e físico - Roy Harper e Risco que o digam - mas as perdas também podem trazer boas coisas, como as tragédias que motivaram Dick, Mutano, Donna, Cyborg, Mutano, Tim, Kid Flash, Estelar e muitos outros a se tornarem heróis. Ou até a morte de Jason que levou a surgimento de Tim Drake, e o vicio de Roy que serviu para alertar Oliver Queen e os jovens.

Atualmente...

Parece que os Titãs seguem na contramão durante as sagas, pois toda grande saga que revitaliza o Universo DC, alguma tragédia com eles acontecem.

Esse ano foi prometido como o ano do Arqueiro Verde e, logo de inicio, seu pupilo perde o braço e a filha, com isso a motivação de viver.

Em a NOITE MAIS DENSA, que revitalizou o UDC e elevou as vendas da editora, uma outra chacina ocorreu: Rapina II, Tempest , Detonador, a rápida “morte” de Kyle Rayner, etc. A saga também serviu para trazer dos mortos como Lanternas Negros, Titãs, amigos e parente mortos que atormentaram a vida de nossos heróis.

Mas como saldo positivo tivemos ao final da saga a ressurreição de Osíris e Rapina I. Esperamos para ver agora em O DIA MAIS CLARO como tudo será.

Agradecimentos ao Tarcísio, que colaborou com o artigo.Valeu!

7 comentários:

Rodrigo Broilo disse...

Fora o que aconteceu a Eddie Bloomberg...
Como sempre muito bom, Gus!

Ankh disse...

Parabéns Gus, li sua matéria muito atentamente e com muito gosto! Continue assim!

Asa Noturna disse...

Po se matarem o Asa por mim pode enterrar todo o UDC junto

Rodrigo Broilo disse...

Graças aos deuses eles viram que seria a maior de todas as burradas do UDC e voltaram atrás.
Batman & Robin é a pá de cal nessa história!

Justin Weber disse...

Cara, o artigo ficou duca!!! Só não achei sentido na frase: "É sabido que Quartzo fora criada com esse objetivo, mas, será que os Titãs assassinados por Superboy Primordial já estavam sem utilidade?" Como assim? A Quartzo não apareceu em Crise Infinita, a saga onde o Superboy Primordial pirou de vez! Talvez vc tenha a confundido c/ a Terra II que foi assassinada pelo Adão Negro. Só que ela não é a Tara Markov original. Ela sim foi criada por Wolfman e Perez c/ o objetivo de morrer no fim do Contrato de Judas! Não são a mesma personagem!

Titã disse...

Weber, Quartzo fora criada para morrer em CNIT. O texto não estava sendo específico apenas para Crise Infinita, mas para o contexto de morte, em geral.

Ela, assim como Tara, foram criadas para morrer, como é sabido.

Justin Weber disse...

Ah!!!
Agora entendi!!!

Valeu Tar!!!

Abração!!!