3 de ago. de 2010

Baú dos Titãs: Novos Titãs & X-Men

Devido ao grande sucesso dos outros crossovers Marvel & DC, foi decido que mais seria feito e dessa vez seria um encontro dos mairos sucessos das respectivas editoras na epoca: X-men e Novos Titãs.

A equipe criativa escolhida foi: Chris Claremont(roteiro), Walter "Walt" Simonson(desenho) e Terry Austin(arte-final). Como parte do acordo seria produzido no ano seguinte uma continuação com a DC no comando.

Lançada no final de 1982, Marvel and DC Presents: The Uncanny X-Men and The New Teen Titans foi um sucesso.

Os Novos Titãs se encontram com os X-Men no Brasil em Grandes Heróis Marvel 1ª Série: Nº 9 e depois em Grandes Encontros Marvel & DC nº 2, ambos da editora Abril.

Nota: Esta história se passa em um período pré-crise da DC, na Terra Crossover. Não valem na cronologia oficial de ambas as editoras.

A Trama

A história começa com Darkseid ajudando Metron a ultrapassar a Muralha, uma construção no fim do universo que contêm os segredos de toda a existência, recebe um aparelho capaz de amplificar um pensamento milhares de vezes. De posse do aparelho, o vilão invade a Mansão Xavier, base dos X-Men, e absorve as memórias que os X-Men guardavam de Jean Grey, antiga Garota Marvel, que se transformou na Fênix, uma entidade capaz de destruir o universo.

Com as memórias dos mutantes, Darkseid descobre a localização de todos os lugares onde a Fênix manifestou seus poderes. A informação então é transmitida para o vilão dos Novos Titãs, o Exterminador, que junto aos Paradêmonios de Darkseid, começa a coletar a energia residual que a Fênix deixou em cada um desses locais.

De noite, os X-Men são assombrados por uma misteriosa aparição de Fênix, que desaparece depois de pedir socorro. Os mutantes pupilos de Xavier descobrem que os lugares onde Fênix manifestou seus poderes estão sendo atacados.

Enquanto isso na Torre Titã, Ravena, sentiu o perigo que se aproximava com o possível volta da Fênix. Ninguém entende muito bem, apenas Estelar, que já ouviu falar sobre a lenda da Fênix, que destroi planetas inteiros. Então os Titãs decidem agir. Para tanto, Robin, Cyborg, Mutano, Moça-Maravilha, Kid Flash, Estelar e Ravena invadiram a Mansão X a procuraram de pistas, mas foram capturados por parademônios enviados por Darkseid, no lugar dos X-Men.

Em outro lugar, os X-Men também foram capturados um a um pelo Exterminador e alguns parademônios. Tudo um plano de Darkseid, que planeja usar a força e a memória dos prisioneiros para trazer de volta a Fênix Negra. Após esse acontecimento, Darkseid revela que com ela, planeja transformar a Terra em um novo Apokolips, o planeta infernal de origem do vilão.

Os Titãs e os X-Men decidem se unir contra seus adversários. É ai então que a verdadeira batalha aconteceu, enquanto os outros deram conta dos parademônios e do Exterminador, o Professor X e Ravena se uniram para destruir a Fênix.


Os heróis não só conseguem derrotar Darkseid, como também prendem o vilão na Muralha.

A história tinha momentos hilários como Estelar beijando Colossus para aprender russo, Kitty Pride tendo um affair por Mutano e este mesmo assumindo a forma de um dragão atendendo a pedidos de Kitty, que tinha um pequeno dragão de estimação.

Uma curiosidade:
Como o primeiro encontro foi um sucesso, como era de se esperar, Marv Wolfman e George Pérez, que seriam responsáveis pelo segundo encontro, como estava no arcodo, se empolgaram. Wolfman chegou a confirmar que a história teria como vilões o Irmão Sangue e o Clube do Inferno.

Porém, como em 1983, uma série de acusações entre Marvel e DC sobre quem fora o responsável pelo cancelamento do anunciado e muito esperado encontro entre Liga da Justiça e Vingadores (que seria desenhado por Pérez) ocorreram, o projeto foi cancelado assim como destruída qualquer nova tentativa de encontros pelos muitos anos seguintes. Apenas nos anos 90 a DC e a Marvel vieram a se encontrar novamente.

Um comentário:

Unknown disse...

Uma pena ter ficdo só nesse Crossover... Tenho certeza absoluta que um outro escrito por Wolfman e desenhado pelo Pérez seria mais sucesso ainda, mas isso quando as equipes eram as clássicas. Hoje em dia os Titãs estam na luta por um lugar ao sol e os X-men viraram um salada de mutantes com mais equipes do que todo o Universo Marvel junto.