3 de nov. de 2010

Questão de Opinião: Quem é a Nova Titã? [RELOADED]

Este artigo foi reescrito e atualizado.

A aguardada fase de JT Krul, começou na semana passada, com a estréia de Teen Titans #88. Muita gente esperava ansiosa essa nova fase. Os personagens então mostrados como integrantes da equipe são Garfield Logan, o Mutano, Rachel Roth, a Ravena, Cassandra Sandsmark, a Moça-Maravilha, Conner Kent, o Superboy, Bart Allen, o Kid Flash, e Rose Wilson, a Devastadora. Ao fim da edição, há ainda a tentativa de Dick Grayson (fundador da Turma Titã, primeiro Robin, ex- Asa Noturna e, atualmente, um dos Batmen) de que Damian Wayne, o quinto Robin, ingresse na equipe, o que provavelmente será o mote do(s) primeiro(s) arco(s). O que já se sabia há algum tempo, aliás. Sabe-se, também, que haverá um novo integrante...

Desde antes de seu início no título, Krul já havia mencionado que criaria, junto com a artista Nicola Scott, uma personagem inédita, especialmente para o grupo. Muita gente tem se perguntado quem poderia ser essa nova personagem que irá integrar os Novos Titãs em breve. Krul vem dando pistas desde a New York Comic Con 2010 sobre isto ao anunciar que seria uma garota.

Em uma imagem preview da nova fase do título aparecia, além de imagens do que possivelmente veremos nas histórias, uma garota em destaque. Inicialmente muitos fãs de Titãs ficaram extasiados, pois acreditavam que fosse uma ressuscitada e repaginada Lilith, o que Krul tratou de desmentir, embora ela lembre muito a personagem. Em seguida acreditou-se que poderia ser Headcase, anunciado vilão (ou vilã, no caso) do primeiro arco, junto com os Feral Boys, e que, posteriormente, viria a ser a nova membro dos Titãs. Mas o certo é que ninguém sabia o que aquela garota significava.

Com o lançamento de TT #87, vimos a dita imagem já colorizada, e com a frase (em inglês, naturalmente) “O Futuro será Brilhante para os Novos Titãs”. A misteriosa garota, que agora tinha traços e pele que se assemelhavam ao povo indiano ou mesmo nativo latino-americano, possuía poderes elétricos ou luminosos. Mas ainda não se sabia se ela seria ou não a famosa nova personagem. Cogitou-se até que a palavra “Bright” (Brilho, ou Brilhante, em inglês) na frase fosse ser o seu nome.

Foi então que Bill Walko, do Titans Tower, publicou no blog de seu site uma preciosa informação. Bill esteve na NYCC 2010 e conheceu Nicola Scott. Aproveitando a oportunidade ele pediu que ela desenhasse algo sobre a nova Titã e ela fez um esboço. No desenho havia a metade do rosto de uma garota e pudemos reparar que ela usava um brinco muito semelhante ao utilizado pela misteriosa garota que estampa a imagem promocional da nova fase dos heróis. Aí já era quase certo que ela seria a nova integrante. Mas quem é ela? Ainda se sabia muito pouco.

Além disso tudo, dias depois a DC Comics lançou a solicitação do one-shot da Moça-Maravilha, previsto para janeiro, e escrito pelo próprio Krul, onde a nossa heroína vai encontrar uma garota conhecida como Solstício. Na astronomia, Solstício é o momento em que o Sol, durante seu movimento aparente na esfera celeste, atinge a maior declinação em latitude, medida a partir da linha do equador. Os solstícios ocorrem duas vezes por ano: em dezembro e em junho. O dia e hora exatos variam de um ano para outro. Quando ocorre no inverno significa que a duração da noite é a mais longa do ano. Analogamente, quando ocorre no verão significa que a duração do dia é a mais longa do ano. Conforme Krul prometeu na imagem onde a garota aparece, "O Futuro será Brilhante para os Novos Titãs", e Solstício, pode-se dizer que, é o "Dia mais Claro". Mas não havia a confirmação de que a personagem que aparecerá no one-shot da Moça-Maravilha seria a futura integrante do grupo.

A confirmação só veio com uma entrevista feita pelo site CBR à Krul, em que ele confirma que Cassie será a primeira a conhecer aquela que será a futura integrante dos Novos Titãs. Aí é só uma questão de juntar o quebra cabeça. Se Krul afirma que a personagem que aparecerá em Moça-Maravilha #1 se chamará Solstício e será a nova integrante dos Titãs, e Nicola Scott faz um esboço da personagem que se assemelha muito a garota que ninguém tinha certeza se seria ou não a nova personagem, a charada esta resolvida. Ou seja, temos um rosto, um nome e uma ligação com os Titãs (Cassie). Mas queremos saber mais sobre "Quem é a Nova Titã?". As respostas, talvez, comecem a chegar em janeiro de 2011.

Em tempo, pode-se dizer que Solstício vem atender à uma demanda étnico-sexual dentro dos Titãs, como levantei à época do anuncio da equipe. Primeiro sobre o fato de Cassie, Rose e Rachel serem as únicas garotas em meio a Damian, Bart, Conner e Gar e haver a demanda para mais uma menina, e depois sobre o fato da pequena polêmica causada pela equipe não ter um, ou uma, representante da raça negra (ou afro-descendente), o que chamei de Efeito Abelha, em homenagem à única titã negra, Karen Beechen.

Sol não aparenta ser negra, mas sua pela não parece ser branca o que, segundo especulações dos fãs, pode ser sinal de uma descendência indiana ou latino-americana. É esperar para ver.

13 comentários:

LÉO CEZIMBRA disse...

Acho Rachel tão estranho, não me acostumei ainda...

Éden disse...

bom eu nunca vou me acostumar com rachel, não por ser estranho mas sim por não fazer sentido, a ravena nunca precisou de um pseudonimo, na era wolfmam ele ia para um colegio ou faculdade sei lá o que aonde ela se relacionava com as pessoas usando seu nome real mesmo, ravena.
Não ha causa motivo razão ou circusntancia para ela adotar qualquer nome que seja.
e agora que eu lembrei desse tempob em que ela se relacionavam com pessoas normais alguem ai pode me fazer o favor de explicar uma coisa?
eu não tenho lido todas as historias atuais por isso eu não posso entender, mas as pessoas retratam a ravena como se fosse um tipo de pessoas problematica sem sem amigos solitaria tanto que parece que foi por isso que inventaram de fazer um novo corpo uma nova vida e tal, mas como eu disse a ravena ja tinha uma vida se relacionava com as pessoas talvez os que liam a era wolfmam não se lembrem porque depois de um tempo isso parou de ser mostrado mas conserteza a ravena ainda tiinha sua vida ele apenas não mostravam mais porque a historia e de super herois não um seriado adolescente, ou uma novela, então porque afinal fazer a ravena ficar do jeito que esta agora?
quem teve essa ideia. quem foi o idiota que ignorando essas coisas que eu falei caracterizou iracionalmente ilogicamente essa nova ravena

Titã disse...

Éden...

Na verdade, o que eles propuseram fazer com a Ravena (e que não deu certo após a saída de Johns) foi tentar torná-la mais "social". Tá, eu sei que ela frequentou escolas na época do Wolfman, mas veja bem...

Ela sempre foi introspectiva e reservada. Isto tinha um motivo! Anular suas emoções para que estas não despertassem o mal que havia dentro dela, herança de seu pai, Trigon.

A nova Ravena adquiriu um nome (não um pseudônimo). Ela mesmo tem um sobrenome original - Roth - herdado de sua mãe. Não sei se você prestou atenção nas estórias que lera sobre a personagem, mas a fase iniciada em 2003, veio justamente para adequá-la às novas gerações de fãs.

Particularmente, prefiro a Ravena introspectiva, de nariz aquilino e de sombrancelhas ligadas aos cílios. Mas não me incomodei com certas mudanças, a menos que não a descaracterizassem mais (o que veio a acontecer).

O Krul trouxe um equilíbrio à personagem em apenas UMA página. E Nicola, aparentemente, está buscando algo entre as duas fases da personagem, o que aprovo.

Odiei o lance da tatoo (que, graças a Azur foi esquecida), mas curto vê-la fazendo novos amigos, até mesmo para dar um elenco de apoio à ela.

Entretanto, o modo com que ela foi retratada por Winick (rebelde, grossa, etc) não cabia à personagem.

Resumindo, as duas fases não têm muito a ver com Ravena. Sugiro que releia com atenção as estórias e abra algum espaço para ela. Afinal, elas são a mesma pessoa, querendo você, ou não!

Rodrigo Broilo disse...

Não entendo pq a simples menção ao nome da Ravena causa tanta repercussão... e o texto nem é sobre ela!
Quando eu falar dela então, não quero nem abrir os comentários!

Titã disse...

Desculpe, Broilo. Estava apenas tentando explicar ao colega sobre a Ravena....

:P

[hehe]

abs

Rodrigo Broilo disse...

Eu entendo perfeitamente sua posição, Tarcísio, de querer esclarecer as coisas... e sabes que penso igual... não posso opinar sobre o q o Éden falou pq não leio o que ele escreve...
Mas na minha opinião, a Ravena merece uma folga, inclusive dos fãs...

Éden disse...

eu mesmo falei que não li todas as historias atuais e por isso não podia entender.
e como é esse negocio dela ser a mesma eu querendo ou não? quem disse que eu não quero que ela seja a mesma, eu quero muito bem que ela fosse a mesma de sempre, mas conserteza essa não é a mesma ravena voces dizendo ou não ela não é a mesma, a dc dizendo que ela é a mesma ou deixando de dizer que ela é outra ainda sim não é a mesmo mesmo que eles não tenha persebido e assim não saberem ter feito outra ravena eles fizeram outra ravena.

Éden disse...

a e mais uma coisa quem disse que tem que se adequar a nova geraçãos fãs, se a nova geração quer uma personagem de um certo jeito ele tem que criar um personagem desse jeito e não mudar os que ja existem esse negocio de adequar a nova geração não faz sentido isso não existe.

LÉO CEZIMBRA disse...

O problema todo na verdade, não é adequar ela ao novo... acho mais que natural, o problema foram mudanças que descaracterizaram a personagens.... Com Johns não foi nada gritante, tanto que eu mesmo aprovava.... Mas com alguns outros argumentistas, a descaracterização foi tanta que não dava pra reconhecer ela... O problema não é mudar, e sim descaracterizar... Victor, Dick e vários outros, mudaram com o tempo, mas não perderam suas identidades... Ravena e Gar em um certo ponto pareciam outros personagens... Massss, o bom é que agora com Krul, percebo que eles vão seguir mudando, como qualque rpersonagem faz, sem perder suas essências...

E Broilo, me desculpa mas, não quero ser grosso, mas tu faz os artigos pra ti ou para os leitores? Pq se as coisas são escritas para os leitores (temos 112 seguidores aqui)... Acho justo que eles possam pensar o contrário do que vc escreve... Desde que não tenha agressões verbais pessoais, cada um pode pensar o que quizer, e dar a sua opinião... Não é para isso que estamos aqui?

Titã disse...

Condordo com o que você disse, Léo. Mas o que o Rodrigo vem fazendo nesta coluna é justamente dar a opinião dele. Quem discordar pode se manifestar nos comentários, de uma forma civilizada.

Rodrigo Broilo disse...

Leo,
Eu realmente não entendi o que eu possa ter feito para gerar esse teu comentário. E gostaria que, se possível, tu pudesse esclarecer.
Mas respondendo a teu pergunta, tudo que eu posto aqui, sejam imgens, notícias ou entrevistas, é para o blog e seus usuários.
Os artigos, embora na maioria das vezes sejam para discutir algum assunto ou relacionar os Titãs com assuntos diversos, algumas vezes estão sim ligados a minha opinião, como o Tar falou, e por isso carregados de pessoalidade, mas ainda assim são para o blog.
Aceito sim que as pessoas discordem de mim, o que aliás acontece com frequencia. Se não fosse assim eu não teria postado o artigo sobre a Ravena, já que está na cara que eu sou o único aqui que pensa diferente. Isso provavelmente significa que eu não conheço a personagem suficientemente. E isso se dá graças a troca de opiniões.
O nome Questão de Opinião foi escolhido exatamente para que as pessoas saibam que é apenas uma opinião, e haja o respeito de ambas as partes.
Não gosto como algumas pessoas se colocam aqui nos comentários e isso não é segredo, mas é pela forma como colocam as palavras e não por ser uma opinião contrária a minha.
A ressalva que eu fiz é que houve uma discussão por causa da Ravena em um texto onde ela é simplesmente mencionada. Só achei que aqui não era o local para essa discussão. Se algo que eu falei ou fiz tenha incomodado ou até ofendido alguem aqui, peço sinceras desculpas.
Quando comecei a ajudar o blog, só podia cooperar com os artigos já que não tinha tanto acesso à informações e notícias. Hoje, graças a Deus, eu consigo colaborar de outras formas, e se alguém estiver incomodado com o que eu tenho postado, embora goste muito do QdO, posso parar.
O que eu não quero é ser o responsável por qualquer tipo de mal estar dentro do blog, especialmente entre nós, que considero amigos.

LÉO CEZIMBRA disse...

"Quando eu falar dela então, não quero nem abrir os comentários!"

Nem tinha visto isso, até quando eu fui comenta rno último post relacionado a ela... Não achei o lugar de poder postar... Não sei se foi habilitado depois de ser postado.... Ou se minha internet deu AIDS e só o lugar de coments não apareceu.....

Fiz esse comentário por isso, vc achei, devo estar enganado, que por algum tempo os coments estavam indisponíveis..... Só por isso, Nada contra oq ue vc escreve, ao contrário... Gosto de ler, tanto que comento.

Rodrigo Broilo disse...

Bom, não sei... eu normalmente acompanho os comentários pelo menu lateral, e não vi se estavam desabilitados na hora que postei... o q pode ter acontecido já que meu pc deu pau na hora de postar... =P...se fiz, desculpa!

Sobre o comentário que fiz, posso ter usado mau as palavras, mas não era pelos comentários serem contrários aos meus e sim pela discussão que havia se formado...
Enfim, sorry!