27 de jan. de 2011

Baú dos Titãs: Justiça Jovem - A polêmica entre Peter David e Dan DiDio

O site Multiverso DC, do nosso amigo e aliado Felipe Morcelli, postou um interessante artigo sobre a briga entre o editor Dan DiDio e o roterista Peter David, que afetou a Justiça Jovem.

DiDio não concordava com a existência da Justiça Jovem, pois preferia os Novos Titãs clássicos sendo publicados na editora. Com isso, DiDio começou a trabalhar para eliminar a revista Young Justice. Tudo começou com a reclamação de que a revista não estava vendendo bem – o que já se provou mentira segundo a própria Diamond, distribuidora de quadrinhos – e depois virou uma perseguição literal. O editor apontava que David estava “arruinando” os personagens fazendo um título com aquele tipo de humor e quando Slobo foi criado – uma versão juvenil de Lobo – DiDio achou um absurdo e solicitou a saída imediata do escritor.

Peter, por causa do editor, teve de fechar todas as séries que escrevia pra DC prematuramente:


Young Justice teve o final apressado para comportar a mini “Graduation Day” que daria origem a saga de Geoff Johns nos Titãs, como DiDio queria.


- Sua Supergirl foi cancelada pra dar lugar à “Supergirl clássica” de Jeph Loeb. Sua última saga na mensal (que originalmente comportava uma ideia para uma nova fase de Linda Danvers) acabu se tornando uma crítica a isto, pois mostrou a Supergirl Pré-Crise encontrando Linda.



Em um bate-papo com fãs na Heroes-Con em 2006 Didio ridicularizou a criação de David e também o próprio escritor, em especial por causa de Slobo, o que ele apontou como algo que acabava em definitivo com o que Lobo e seu senso de humor sombrio representavam. David respondeu a tudo aquilo de forma categórica e contou tudo que aconteceu nos últimos momentos seus dentro da editora, explicando a cobrança financeira desnecessária e por fim a perseguição do editor por causa de Slobo.

David se defendeu alegando que, para uma revista que brinca com versões jovens dos heróis mais icônicos que a editora tem, por que não também fazer um Lobo jovem que ainda tirava um sarro inteligente da versão original e até do Wolverine? Tais argumentos não funcionaram e David saiu de vez da DC Comics não mantendo relação nenhuma com DiDio ou qualquer um dos editores de lá até os dias de hoje.

3 comentários:

Éden disse...

fala serio, o didio é um dos caras responsaveis pelo estrago feito com os titãs, ou talvez por tudo, pois pelo que persebi os escritores das historias eram rigorosamente controlados por ele.
e o cara faz um outro ser tirado da Dc por, fazer com a justiça jovem o mesmo que ele e fez com os titãs, pelo menos o didio afirma que o cara fez isso, mas como nunca li justiça jovem com exceção do dia da formatura, eu não sei se o didio tem razão o fato é que quem deveria ser tirado de dc é o didio, se ele ainda estiver lá.

Black Raven disse...

Justiça Jovem era muito bom... e o Didio não gostava do título, mas agora tão lançando o desenho animado.. vai entender...

Asgardiano disse...

E mais uma vez, quem perde SÃO OS FÃS.