21 de fev. de 2011

Mogo

Mogo é um dos mais curiosos Lanternas Verdes que existe. Ele é praticamente um planeta “vivo” e sapiente. Sua marca registrada é caracterizada por sua vegetação compreendendo uma faixa verde que mostra o símbolo da Tropa. Nas suas primeiras aparições, Mogo não era um Lanterna Verde social, o que mudou depois. Suas interações com o resto do Universo DC não são bem documentadas.

Quando Hal Jordan, na época possuído pela entidade Parallax, destruiu a Baterial Central de Oa, Mogo perdeu seu contato com a energia do Lanterna Verde, que o ajudava a se sustentar. Então, ele viajou para o Setor 1014 procurando o auxílio de Ch'p, sem saber que seu amigo havia morrido há muito tempo. Como contava com a energia esmeralda para se sustentar, Mogo perdeu a consciência e ficou à deriva no Setor 1014, onde foi descoberto por uma raça alienígena nômade. Os alienígenas começaram a destruir Mogo, que foi resgatado por Kyle Rayner, usando seu anel para despertar o gigante adormecido.

Após a ressurreição de Hal Jordan e do restabelecimento da Tropa dos Lanternas Verdes, Mogo voltou para a Tropa e se tornou essencial em diversas batalhas.

Ele também desempenhou um papel importante na conclusão da batalha contra o Superboy Primordial, no qual a Tropa dos Lanternas Verdes, Superman da Terra 2 e Superman fizeram de tudo para deter o insano vilão que pretendia destruir Oa para que um novo Big Bang acontecesse. Kal-L e Kal-El atravessaram o Sol vermelho de Krypton, o que tirou os poderes de Primordial, e logo depois “pousaram” em Mogo, que se deslocou para ajudar a Tropa na batalha. Os Supermen conseguiram deter Superboy, mas não antes dele ter matado Kal-L. Após a luta, o resto da Tropa levou Primordial em custódia.

Durante a guerra contra a Tropa Sinestro, Mogo foi responsável por direcionar os anéis dos Lanternas Verdes mortos para novos portadores e também foi um dos alvos principais da Tropa Sinestro. Eles enviaram Ranx, a Cidade Sapiente, alargada ao tamanho de Mogo, para perfurar seu núcleo, onde os Filhos do Lobo Branco detonariam bombas cintilantes, o que obviamente o destruiria. Com isso, Kilowog e Salakk lideram uma parte da Tropa para defender Mogo, que felizmente foi salvo, pois o Lanterna Verde Daxamita Sodam Yat destruiu Ranx, pois os Guardiões autorizaram a Tropa de usar força letal contra seus adversários. Após a conclusão da Guerra, Kilowog desfrutou de uma breve licença em Mogo ao lado de construtos energéticos de sua família falecida.

Durante a Noite Mais Densa, Mogo foi escolhido para recepcionar tanto os anéis dos Lanternas mortos durante a batalha quanto os Lanternas feridos. Logo depois, quando os Lanternas Negros atacavam Oa, Mogo incrementou exponencialmente seu empuxo gravitacional, o que fez com que a Tropa e os Lanternas Negros fossem atraídos à sua superfície. Lá, o planeta Lanterna Verde puxou os Lanternas Negros até seu núcleo, onde foram atomizados e superaquecidos para sempre, impedindo-os de se reconstruírem. Mogo também auxiliou seus colegas a livrarem Guy Gardner de seu anel energético vermelho.

Um comentário:

Nícolas disse...

Onde fica o anel(ou anéis) do Mogo?