24 de fev. de 2011

Tim e Damian: Rivalidade entre irmãos

Ambos carregam o nome de Robin, mas Damian Wayne e Tim Drake têm maneiras diferentes de agir. Tão diferentes que quando seus caminhos se cruzam em um crossover entre Robin Vermelho/Novos Titãs, as coisas ficarão bem interessantes.

A DC Comics publicou em seu blog oficial a a primeira página do TEEN TITANS # 92, onde temos que ver como os dois Robins pensam um do outro como Batman e Superman fazem. Confiram:

Arte de Georges Jeanty e Rob Hunter

J.T. Krul fez para o blog da DC uma reflexão sobre a dinâmica entre os Robins:


"Oh irmão, onde estás?" Por J.T. Krul

"Por alguma razão, quando penso em Robin Vermelho (Tim Drake) e Robin (Damian Wayne), não posso deixar de lembrar de uma grande cena de City Slickers - Amigos, Sempre Amigos- (sou eu namoro a mim mesmo?), Onde Daniel Stern e sua esposa estão lutando em uma festa. "Eu odeio você ", ela grita para Daniel, que responde, com cada fibra do seu ser:

"Eu te odeio mais! Se ódio fosse pessoas, eu seria a China!"

Em um nível muito primitivo e visceral é assim que Tim e Damian sentem em relação um ao outro. Eles detestam a existência do outro. No entanto, como em qualquer grande rivalidade entre irmãos, há camadas e camadas de sentimentos e atitudes que fluem e refluem ao longo do tempo.

Obviamente, Tim não está entusiasmado com Damian ter assumido o papel de Robin em Gotham, e ele está menos entusiasmado com Damian ter se juntando aos Titãs na Torre. Tim vê Damian como mercadorias danificadas, como um risco potencial para aqueles que o rodeiam. Naturalmente, ele não gostaria de ver as pessoas mais próximas a ele serem prejudicadas devido à natureza impulsiva e agressiva de Damian. Mas vamos ser honestos, Damian saiu do nada como o filho literal Bruce nunca teve. Tim não pôde deixar de sentir um pouco deixado de lado por Bruce se adaptado à sua chegada. De certa forma, ele foi substituído. A última coisa que Tim gostaria de ver é aconter a mesma coisa com os Titãs. Esta é a sua família. Pelo menos, ele estava aqui primeiro.

Quanto a Damian, ele tenta crescer para expressar sua opinião mais baixa para todos com quem ele entra em contato (que sabia que a arrogância pode ser como uma virtude), e Tim esá no topo da lista. Novamente, é a rivalidade entre irmãos elevada à enésima potência. Para Damian, ele é o verdadeiro filho de Batman. Ele é melhor do que os outros em todos os sentidos - pelo menos em todos os sentidos que importam. No entanto, algo que me faz continuar voltando para quando se trata de Damian é que ele aceitou o papel de Robin. Se ele realmente sente que Dick e Tim (e Jason), foram nada apenas de pobres substítutos, se ele realmente sente que ele merecia uma postura diferente por ser da carne e do sangue de Bruce, então por que ele iria assumir esse manto? Por que aceitaria o que poderia ser chamado de roupa de segunda mão? Claro, ele se livrou das botas e da cueca verde, mas ele ainda é Robin. Ele pode dizer o que ele quer, mas no final do dia - Damian está tentando imitar os outros, até certo ponto. No grande esquema das coisas, todos são filhos de Batman, e Damian não pode ajudar, mas identificar algumas características que valem a pena naqueles que vieram antes dele.

Nas páginas do crossover entres os Titãs e o Robin Vermelho, temos um vislumbre de sua dinâmica de equipe como Tim e Damian enterrando suas atitudes para se concentrarem com as tarefas que têm em mãos. Do ponto de vista prático, cada um deles querem a mesma coisa: salvar o dia e ter certeza que seus problemas não interfirirão nesse objetivo. Eles querem ser profissionais, por assim dizer. Robin Vermelho quer mostrar que ele pode tratar Robin como qualquer outro membro da equipe - trazendo a liderança tática e desprendimento que Batman parece dominar tão facilmente. Mas o mais importante, ou melhor, mais pessoalmente, Tim quer mostrar (e talvez até se convencer) de que ele não se sente ameaçado por Damian - que ele não teme ser substituído aos olhos dos Titãs. Quanto ao Robin, ele quer Tim veja que ele pode fazer apenas um bom trabalho como ele sempre fez - que ele pode ser um jogador da equipe quando necessário. Em outras palavras, ele quer mostrar ao seu irmão mais velho que ele não é uma criança.

Tanto Tim quando Damian estão buscando transmitir a mesma ideia - que eles não se importam com o que o outro pensa sobre ele - Quando o oposto é realmente mais perto da verdade.

Ah rivalidade entre irmãos".

Nenhum comentário: