28 de mar. de 2011

Nicola Scott fala ao CBR

A artista regular do título Novos Titãs, Nicola Scott, cedeu uma entrevista para Tim O'Shea do site Comic Book Resources. Confiram a adaptação.

Tim O'Shea: Ao The Source você já deixou claro que trabalhar com J.T. Krul em Teen Titans seria bom pelo "caráter, o tom de direção. Ele me impressionou de longe." O que da abordagem de Krul sobre os personagens e o tom de histórias conquistou você?

Nicola Scott: Nos últimos anos, o tom do livro parece ter se tornado obscuro, e parecia estar faltando energia juvenil e um sentido divertido. Os personagens não foram bem no caminho de ligação que a DC esperava para eles. Em contra partida, JT tinha a idéia de como exatamente suas personalidades deveriam ser. A camaradagem tinha retornado, o que é um ingrediente muito importante para os Titãs. O roteiro para a primeira edição foi divertido, uma recapitulação das grandes personagens e quem eles são uns dos outros. Houve algumas piadas e algum drama e parecia que os jovens já estavam com enorme responsabilidade, outro ingrediente que eu acho que era importante, que a levava de volta para os membros do núcleo. Um par de novas adições é bom, mas quando a maioria do elenco é irreconhecível para os leitores de fora, é difícil crescer a audiência.

O'Shea: Alguns temem artistas trabalhando em um título de equipe, devido às exigências envolvidas com vários personagens. Você parece ter prazer trabalhando em um título de equipe, como você encara isso sendo que muitos outros não conseguem?

Scott: Eu me considero uma artista dirigida aos personagens. Eu gosto de conhecer os personagens, sua linguagem corporal, a sua escala emocional e seus tipos de personalidade. Isso é o que eu gosto de desenhar. Com os títulos de equipe você começa a brincar com diferentes tipos de heróis (e vilões) e como eles interagem uns com os outros. Eu faço questão de fazer todos os meus personagens tão diferentes uns dos outros quanto possível, de modo que o que aparece entre eles é mais satisfatório para mim e, espero, para o leitor também. Realmente é mais interessante. Mesmo desgastante como é, eu estou realmente grata por estar trabalhando em uma equipe tão importante para o DCU. Eu não tinha trabalhado com equipes anteriormente, por isso foi um grande aprendizado.

O'Shea: Teen Titans 93 apresenta a introdução de um relativamente novo personagem, Solstício. Esteve envolvida na concepção da personagem? Quão agradável é para você ajudar a definir a aparência do personagem (já que você é a primeira artista a desenhar ela em uma base regular)?

Scott: Eu comecei a projetá-la. Como eu vinha de um passado onde eu trabalhava com produção e criação de figurinos, criar novos personagens é extremamente gratificante. Como artistas, nós somos todos projetados constantemente para procurar por novas personagens. Solstício surgiu durante alguns meses de comunicação com o JT e a Rachel Gluckstern, nossa editora. JT e Rachel haviam refinado sua personalidade e pude definir e dar algumas orientações gerais a respeito do seu olhar. Eu brinquei com algumas idéias, fazendo um monte de desenhos e, eventualmente, nós acabamos com a forma como ela aparece no livro.

O'Shea: Que vantagens você tem em ganho de arte quando os Teen Titans tem como arte-finalista Doug Hazlewood?

Scott: Doug e eu trabalhamos juntos há cinco anos. Foi meu primeiro editor da DC, Mike Carlin, que nos apresentou. Meu lápis é extremamente apertado e como eu sou muito exigente com os detalhes dos meus personagens, especialmente as suas faces, eu fico muito decepcionada quando eles olham diferente depois da fase da tinta. Com Doug, eu sei que eles sempre vão olhar direito. Ele é incrivelmente confiável e cumpre sempre o que eu quero. Doug tem realmente um estilo bom e limpo, como o estilo da velha escola, que realmente atende aos meus trabalhos. Felizmente, a maioria do trabalho que fizemos juntos foi adaptado esse tipo de acabamento limpo.

O'Shea: Você nunca escondeu que Teen Titans é um título que você gostaria de trabalhar desde o início de sua carreira, você pode destacar uma edição ou uma cena que tenha sido a mais agradável de fazer?

Scott: Eu amo esses caras muito e eu adoro quando eles estão felizes, mas a linha da história que eu tenho mais apreciado desenhar é a da relação entre Conner e Cassie. Vejo-os como um dos casais genuinamente amorosos na DCU e eu tenho toda a fé que seu futuro será juntos. Mas todo relacionamento tem solavancos e podem ser realmente confusos quando se é jovem. É muito claro para mim que estes dois ainda se amam muito mesmo, tanto que acredito que a sua separação será sutil. JT está realmente puxando as amarras do coração em um caminho muito delicado.

O'Shea: Tão impressionante quanto a sua arte é sempre, estou curioso para saber quais de seus colegas que você mais anseia por ler nestes dias? Quem impressiona você?

Scott: Eu geralmente tendo a ficar muito para trás com a minha leitura, já que eu não tenho muito tempo. Sempre leio os trabalhos da Gail, mas eu também sou uma grande fã de Greg Rucka e Grant Morrison. Há vários tipos de arte que realmente me atraem. Desde J.H. Williams até Ivan Reis. Mas George Perez e Adam Hughes estão sempre no topo da minha lista de favoritos.

Nenhum comentário: