22 de set. de 2006

Donna Troy


Origem

Donna Troy foi uma alma especial e única em todo universo. No decorrer do multiverso, Donna - como muitos outros - viveu vidas alternativas em diferentes terras paralelas. Na Terra-1, ela nasceu de Dorothy Hinkley, salva pela Mulher Maravilha de um prédio em chamas, e criada por Hippolyta na Ilha Paraíso. Na Terra-2, ela foi salva por um bombeiro e criada no Orfanato Kanigher. A Donna Troy da Terra-7 foi salva pelo Anti-Monitor e tornou-se o Anjo Negro, o Mensageiro da Morte.

A Crise Nas Infinitas Terras veio e pôs o universo sob colapso, mesclando milhares de mundos alternativos numa única Terra. Mas, enquanto a maioria das almas eram formadas a partir de uma existência particular, a alma de Donna provou ser uma exceção. Ao invés disso, o cataclismo tentou comprimir as várias almas de Donna dentro de uma só existência. Sem ter conhecimento, ela tornou-se uma ligação viva com o multiverso nesta nova realidade. Anjo Negro, contudo, era a única Donna-alternativa que escapou dessa compreensão. Por conta disso, ela se transformou num espírito da vingança errante com um subconsciente ódio por Donna, sua alma oposta.

Nesta nova realidade, a nova vida comprimida de Donna tinha origens mágicas na Ilha Paraíso.

A Origem Secreta de Donna Troy

A Ilha Paraíso, lar secreto das Amazonas, era um lugar idílico e majestoso. Mas alguma coisa estava faltando na vida de uma jovem princesa. Princesa Diana (que mais tarde se tornaria a super-heroína Mulher Maravilha) crescia solitária. Sua Mãe, Hipólita, tinha muitas responsabilidades como rainha e, sendo a única criança na Ilha Paraíso, Diana sonhava com uma companhia de sua mesma idade. A feiticeira Amazona Magala escutou os pedidos da jovem princesa e usou seus feitiços, para criar uma gêmea mística a partir de uma fração da alma de Diana. Esta Gêmea era, na verdade, uma renascida Donna Troy. A rainha não olharia isso com bons olhos, assim a nova amiga da princesa permaneceu escondida por seis meses.

Enquanto isso, a bruxa do mal, Anjo negro, veio à Ilha Paraíso executar uma horrível vingança sobre Hipólita, sua mais detestável inimiga. O espírito errante Anjo Negro tornou-se inimiga de Hipólita quando esta última servia como Mulher Maravilha durante a Segunda Guerra. Desconhecendo o feitiço de Magala, Anjo Negro seqüestrou a gêmea de Diana, que ela acreditava ser a verdadeira Princesa. Acreditando ser a real filha de Hipólita, Anjo negro amaldiçoou a garota. Ela condenou a "filha" de Hipólita a viver uma série de múltiplas vidas, cada uma delas terminando em uma horrível tragédia. Numa dessas vidas, a garota foi conhecida como "Donna Troy". E, na verdade, estas múltiplas vidas simularam as vidas passadas de Donna através do multiverso.

O efeito dessas múltiplas tragédias era uma forma de torturar Hipólita. Mas desde que Hipólita não tinha conhecimento da existência de Donna, o feitiço de Anjo Negro teve um outro efeito. Dizem que aquilo que não nos mata, apenas nos fortalece. No caso de Donna Troy, isto foi a mais pura verdade. Reviver cada linha de tempo fortaleceu a alma de Donna. Seu subseqüente renascimento tornou-se o mais definitivo.

Nova Cronos - Recomeço


A alma de Donna renasceu de novo numa nova vida. A criança Donna Troy foi resgatada do fogo pela deusa Titã Réia. Réia e os Titãs do Mito foram exilados do Olimpo e estabelecidos em uma lua que denominaram Nova Cronos. Devido a seus atos imorais, a civilização criada pelos Titãs do mito estava em ruínas. Sentindo-se culpada, Réia procurou substituir as crianças Titãs que haviam morrido por outras - ela buscaria mundos atrás de crianças rejeitadas, que seriam treinadas e ganhariam habilidades especiais. Seus destinos eram viver como deuses em Nova Cronos. Réia também tinha conhecimento de uma antiga profecia - que uma dessas doze crianças poderia um dia salvar os Titãs do Mito da destruição.

Nova Cronos foi reconstruída, e cada criança recebeu habilidades especiais e treinamento. Eles viveram com os Titãs do Mito e aprenderam os mistérios do Cosmos. Na idade de treze anos, as crianças foram enviadas aos seus respectivos mundos - para viver suas vidas adultas como seres normais para aprenderem a humildade.

Os Titãs do Mito deixaram a jovem Donna Troy sob os cuidados das Amazonas, onde ela se reuniu com sua "irmã", Princesa Diana.

Juntando-se aos Titãs como Moça Maravilha

Donna foi logo adotada pela Rainha Hipólita das Amazonas e se tornou a meia-irmã da Princesa Diana. Assim que Diana se tornou a Mulher-Maravilha, Donna se inspirou e também adotou uma identidade heróica: a Moça-Maravilha.
Assim, Moça-Maravilha se juntou a Robin, Kid Flash, Aqualad e Ricardito na batalha contra seus mentores, que estavam sob influência do terrível Antítese. Após esse encontro, os cinco jovens decidiram formar um grupo. Donna sugeriu o nome Turma Titã, baseado nas memórias de sua infância em Nova Cronus.

Moça Maravilha permaneceu como membro da Turma Titã mesmo após várias mudanças, quando, finalmente, o time debandou. Donna Troy terminou o ensino médio, e, depois de formada, mudou-se com sua amiga Sharon Tracy para a costa Oeste. Donna continuou estudando como uma especialista em arte, onde se concentrou em fotografia. Com alguns outros amigos, ela abriu um pequeno estúdio.

Os Novos Titãs



Logo depois, a misteriosa Ravena reuniu um novo grupo de Titãs. Na época em que os Novos Titãs foram formados, Donna estava de volta a Nova York, buscando uma carreira como fotógrafa de moda, profissão que já havia lhe concedido certa reputação, apesar da idade. Ela estava também envolvida numa relação amorosa com o professor universitário divorciado Terry Long, para quem revelou sua identidade secreta, e com quem se casou mais tarde.

Os amigos mais próximos da Moça Maravilha permaneceram aqueles que eram colegas Titãs, especialmente Robin, Lilith (que possui uma história de vida similar) e Estelar. Antes de seu casamento, Moça Maravilha procurou Robin a fim de descobrir seu verdadeiro nome e histórico. Com sucesso, eles descobriram a mãe de Donna, Doroth Hinckley, havia morrido de câncer e entregado sua filha para um orfanato. Donna foi então adotada por um casal denominado Stacey. Quando Carl Stacey foi morto em um acidente, sua esposa Fay foi forçada a entregar Donna novamente para a adoção. Ela assim tornou-se objeto de uma rede de tráfico infantil, e os membros dessa operação criminosa, que posavam como seus pais, foram mortos num prédio em chamas do qual a Mulher Maravilha apareceu para resgatar a jovem Donna. No decorrer de sua investigação, Dick e Donna localizaram Fay Stacey, agora casada pela segunda vez e denominada Fay Evans, cuja nova família aceitou Donna como a distante irmã perdida.

Tornando-se Tróia

Mais tarde, a enfraquecida Titã do Mito Febe apareceu para Moça Maravilha, buscando por ajuda. Uma das sementes Titãs, Esparta, tinha enlouquecido e ameaçado Nova Cronos. Moça Maravilha e seus colegas Titãs salvaram Nova cronos, e Donna finalmente aprendeu a verdade sobre sua relação com os Titãs do Mito. Como recompensa por sua lealdade e para demonstrar sua estima pela filha escolhida, os deuses Ttãs deram à Donna, presentes especiais.

Estes ornamentos e objetos vinham com poderes e habilidades relacionadas a cada um. Depois de retornar à Terra, Donna Troy criou, à partir desses presentes, um novo uniforme - e uma nova identidade - Tróia!

Logo, descobriu que estava grávida. Enquanto sua gravidez continuava, um grupo denominado Tropa Titã surgiu, alegando ser do futuro com a missão de matar Donna antes que desse a luz ao homem que, no futuro deles, se tornaria o maligno Lorde Caos.

Lorde caos também veio do futuro, com o intuito de garantir seu nascimento. Tróia deu a luz, e com a ajuda dos Novos Titãs e da Tropa Titã, salvou seu filho Robert enquanto derrotava Lorde Caos. Os Titãs do Mito também a ajudaram na batalha. Por fim, Donna Troy decidiu desistir da identidade de Tróia e tornar-se uma humana normal. Atendendo ao seu desejo, os Titãs do Mito deixaram Donna sem poderes.

Mãe adotiva da Tropa Titã



Donna Troy e a Tropa Titã mudaram-se para uma fazenda em New Jersey. Donna tentou levar uma vida normal e fornecer um lar para a tropa, incapazes de voltar ao futuro. O destino não foi nada gentil. Vilões e desastres ameaçavam sua nova casa. Isto levou Donna a reavaliar sua decisão, pedindo para os Titãs do Mito que retornassem seus poderes novamente. Foi rejeitada. Determinada, Donna Troy ouviu seu novo chamado - como parte de uma polícia de força galáctica - tornando-se uma Darkstar.

Eventos na vida de Donna logo tomaram uma virada trágica; Sua fazenda em Nova Jersey foi destruída; A crise no tempo denominada Zero Hora apagou da existência a Tropa Titã, com exceção de Terra e Miragem; E o pior, tudo isso trouxe problemas ao seu casamento. Terry e Donna se divorciaram e Terry ficou com a guarda definitiva de seu jovem filho.

Donna como Darkstar

Donna buscou uma nova direção pra sua vida através dos Darkstars e dos Titãs. Logo, ela conheceu Kyle Rayner, o novo Lanterna Verde, que ajudou a diminuir sua dor e solidão. Eventos levaram à dissolução dos Titãs e, depois, Donna Troy abandonou sua identidade como Darkstar para viver uma vida de forma "normal".


Tragédia e Verdades Reveladas

Donna recebeu a notícia de que seu ex-marido, sua enteada e seu filho haviam morrido num horrível acidente de carro. Devastada pelas notícias, ela se separou de Kyle. Sua vida parecia estar no fundo do poço, quando Anjo negro retornou - finalizando sua existência e apagando-a das mentes e dos corações de todos que conhecia.

Graças à intervenção de Hipólita, Mulher Maravilha e o Flash, eles foram capazes de resgatar Donna de uma série de vidas amaldiçoadas e derrotar Anjo Negro. Na verdade, foi apenas um toque de Donna que derrotou a feiticeira. Com o laço mágico de Diana fortalecendo as memórias de Wally West, os dois heróis fizeram da vida apagada de Donna Troy uma verdade pulsante. Como conseqüência, restituíram Donna Troy como a mulher que haviam conhecido.

Através desses desafios, Donna descobriu sua ligação como irmã mística da Mulher Maravilha. Agora ordenada como irmã de Diana e filha da rainha Hipólita, Donna Troy foi oficialmente consagrada como Amazona e reassumiu sua costumeira identidade como Tróia.


Tróia renascida

Mais tarde, uma ameaça galáctica chegou à Terra, reunindo membros formadores dos Titãs. Os Titãs se juntaram para salvar um de seus membros, Vic Stone (Cyborg) - e impedi-lo de colocar a Terra em perigo. Eles entraram em conflito com seus mentores e amigos da Liga da Justiça, mas foram eventualmente habilidosos em formar uma trégüa e salvar Ciborg, ao mesmo tempo em que preservaram a segurança do planeta. Os cinco titãs originais, então, decidiram reformular o time. Tróia concordou em servir como membro em tempo integral.



Tróia começou a passar por uma crise de identidade ao se juntar a equipe. Ela questionava se tinha sido completamente restaurada à mulher que realmente era após seu 'renascimento' depois de derrotar Anjo Negro. Tempos depois, as memórias de Donna estavam vagas e incompletas. Donna serviu como membro do time e teve uma breve relação amorosa com o camarada Titã, Arsenal (Roy Harper). Logo depois, Anjo Negro retornou, jurando destruir cada encarnação de Tróia existente em qualquer linha temporal. Com a ajuda dos filhos dos Titãs de uma linha de tempo alternativa (Nightstar, Aguagirl, Darkstar, Red Hood e Kid Flash da linha temporal do Reino do Amanhã), os Titãs foram capazes de evitar o esquema maligno de Anjo Negro e encarcerá-la na fortaleza de Nightstar. Depois da derrota de Anjo Negro, Donna foi totalmente restaurada com suas memórias completas, reassumindo sua vida com renovada confiança e vigor.

Em seguida, tanto os Titãs quanto a Justiça Jovem foram atacados por uma misteriosa garota cibernética do futuro - que acidentalmente libertou um exército de andróides Superman. O ataque resultou na Morte de Donna Troy e de Lilith. No funeral de Donna, um pesaroso Asa Noturna decidiu por fim aos Titãs. Sem o conhecimento dos seus amigos Donna tinha renascido num mundo desolado - sua alma única mais uma vez havia escapado da aniquilação.


O Retorno de Donna Troy

Quando Tróia renasceu, os Titãs do Mito perceberam que uma antiga profecia tinha se cumprido. Réia havia falado de uma criança que um dia salvaria os doze Titãs da destruição. Quando Donna Troy renasceu após a sua morte, os Titãs do Mito, sabendo que Donna era essa criança escolhida - chamaram-na de volta a Nova Cronos, tornando-se a deusa da lua com memórias falsas para fazê-la achar que era a esposa do Titã Coeus. Quando os Novos Titãs e os Renegados localizaram a sua colega fundadora, Tróia foi acordada de seu feitiço. Neste momento Donna aprendeu que era uma alma única - Uma compreensão de todas as suas várias vidas através de mundos alternativos cruzando tempo e espaço. Este conhecimento levou Donna a vivenciar cada vida única por todo Multiverso. Então, o Titã Hyperion revelou o ponto de nexo no qual uma vez tinha sido o Multiverso - um portão para toda a criação - No qual Donna. por si só, poderia navegar. Sentindo o limiar de uma nova crise, os Titãs do Mito imploraram à Donna que abrisse um portal seguro para outra realidade. Donna concordou, mas receando toda a luxúria e poder por detrás dos Titãs do Mito, ela abriu uma porta para o Tártaro, onde eles ficariam aprisionados por toda eternidade.

Com Nova Cronos agora deserta, Donna Troy elegeu-se sentinela deste mundo místico flutuante. Mantendo a Orbe da Percussora que contém a história do Multiverso, Donna Troy é um ponto vivo e importante de todo Cosmos.

Titãs

Após a batalha entre os Titãs e os Titãs do Leste, Cyborg deixou os Novos Titãs em São Francisco e decidiu reconstituir a Ilha Titã em Nova York. Um novo edifício foi construído para abrigar o grupo que Vic aspirava reunir. Desejando criar um time com heróis experientes supervisionando jovens heróis, Victor convidou todos os antigos Titãs como Asa Noturna, Donna Troy, Estelar, Rapaz-Fera, Ravena, Arqueiro Vermelho e Flash para unirem-se a ele, mas todos estavam ocupados cuidando de suas próprias vidas.

Embora Cyborg tenha classificado o novo time como um esquadrão, um novo grupo de Titãs foi formado: Anima, Vulcão, Rapina e Columba, Lagoon Boy, Poderoso e Pequena Barda. Durante uma sessão de treinamento, esses Titãs foram terrivelmente atacados por um inimigo desconhecido. Sentindo a presença de seu pai, Ravena procurou seus antigos amigos para ajudá-la. Após uma breve investigação, os Titãs descobriram que o responsável pelos ataques eram outros filhos de Trigon - Jacob, Jesse e Jared. Após uma batalha onde não houve vencedores, Donna decidiu ficar novamente junto com os Titãs na Ilha Titã em Nova York.

Poderes e armas

Tróia possui nível de força herdado pelas Amazonas e resistência. Ela também pode voar e foi treinada para ser uma guerreira feroz em Nova Cronos, bem como com as Amazonas. Igual à sua irmã Diana, Donna tem uma afinidade natural com os animais e compartilha uma ligação psíquica com sua irmã também. Ainda carrega a perfeita qualidade da verdade consigo.

Moça Maravilha [Pré-Crise]


O passado da Moça Maravilha há muito tempo esteve envolto em mistério. De fato, ela permaneceu com os Titãs por um grande período até que eles pudessem descobrir sua verdadeira origem. Apresentando-se para Robin, Kid Flash, Aqualad e Ricardito no primeiro encontro deles com a irmã mais nova da Mulher Maravilha, e usando um uniforme aparentemente usado pela adulta Amazona na sua adolescência, ela foi aceita por seus colegas de time como um membro de raça Amazona da Ilha Paraíso, cuja rainha era Hipólita, mãe da mulher Maravilha. Robin, finalmente, veio saber mais sobre a Moça maravilha do que sabia antes, pois foi implícito que os dois já haviam se conhecido.



Porém, com a adição de Ricardito como membro efetivo, ele e Moça maravilha começaram um namoro regular, e ficou difícil pra ela manter segredo de seu relacionamento. Depois de uma série de sonhos recorrentes e perda de força, Moça Maravilha revelou que era na verdade uma criança americana que tinha sido salva de um prédio em chamas. Nenhuma identificação tinha sido encontrada no corpo do homem e da mulher que haviam morrido no apartamento em que foi resgatada. E o apartamento em si estava supostamente vazio. Sem a menor pista de qualquer parentesco ou identidade, Mulher Maravilha levou a pobre criança com ela para a Ilha Paraíso, onde ela cresceu como amazona e irmã adotiva de Diana.

Para torná-la igual aos seus habitantes, todos que possuíam habilidades sobre humanas, a criança, agora chamada Donna, foi dado poderes similares aqueles da Mulher Maravilha através de uma mudança no raio púrpura de modificação da vida das amazonas. Embora Moça maravilha não fosse tão forte como a Mulher Maravilha, ela aparentemente possuía o poder de voar sem ajuda, diferentemente de sua irmã.

Depois de viajar para o mundo dos homens, Moça maravilha foi deixada sem lugar para ficar, e começou secretamente a morar no Covil Titã, entre as reuniões. Seus sonhos recorrentes indicaram um mau funcionamento no raio púrpura que estava causando a drenagem dos poderes ao usá-los. Os jovens Titãs rapidamente resolveram o problema criando pra ela uma identidade civil sob o nome de Donna Troy, encontrando uma colega de quarto em Greenwich Village, chamada Sharon Stacey. Para comemorar, Moça Maravilha remodelou seu cabelo e uniforme.

8 comentários:

Anônimo disse...

Gosto muito da Donna Troy e com o retorno dela fiquei hiper-feliz... Só queria saber de uma coisa: como ela voltou, me pergunto se ela vai ficar sozinha ou com alguém...
Pode me informar?

Arsenal disse...

Não sei o que acontecerá com Donna.
Só o futuro poderá dizer...
Obrigado por apreciar o blog!
:)

Anônimo disse...

Ela foi a SEGUNDA Moça-Maravilha! A primeira foi a própria Diana, quando sua mãe Hipólita era Mulher-Maravilha, tudo isso na época da Segunda Guerra Mundial!

Arsenal disse...

Obrigado pelo adendo,leandrodjc.
Embora isto seja significativo, não foi tão ressaltado, pois isto se deu na era em que Byrne escrevia a Mulher-Maravilha, certo?
E nunca foi citado em qualquer título dos Titãs. Mas vc está certo! Fica a observação!
Obrigado!

Anônimo disse...

Detalhes da vida de Donna que eu descobri (e que todo mundo já deve saber mas como eu descobri e estou feliz, vou falar do mesmo jeito rsrs) e gostaria de ressaltar!

* Donna trabalha como fotógrafa para os Estúdios Aurora, que ela mesma criou com dois colegas profissionais aos dezenove anos! (menina-Prodígio?)
* Donna tem 1,75 de altura e 60 kg (Estelar que si cuide!)

Bom, só isso mesmo1 XD

Hugo disse...

Eu acho isso curioso... como ela podia ter concluído o curso de fotografia aos 19 anos, sendo que ela cursou na Escola de Belas Artes, junto com uma amiga que preferiu fazer pintura?
Ela entrou com 14 anos na faculdade, né?

Titã disse...

Verdade, Hugo.
Como eu disse... A origem dela é um "saco"... Mas mesmo assim não tira a magestade dela, né?! lol

Anônimo disse...

Bom, geente eu adoorei/ameeei eesse site...
Eu, na verdade, era meio ignorante nesse assunto até 1 hora atrás.
Recebi um trabalho de informática, tendo que montar uma apresentação sobre um herói. Eu ia fazer sobre a mulher-maravilha, mas percebi que muuuuitas pessoas iam fazer dela. Foi quando eu achei a Donna. E depois de muito esforço, consegui poucas informações sobre Donna Troy.
Isso explica o fato de esse site ter sido uma maravilha!
tenho muito mais do que precisava para o trabalho, e fiico feliz por, em apenas dois dias, saber tanto sobre a liga da justiça e outros 'grupos' de heróis.
Obriigada poor fazer esse site ! =D
Beijos XD