31 de out de 2007

Novíssimos Titãs: Por que respeitá-los?

Parte 1


Tim Drake, O Robin.

Antes de qualquer coisa, creio que se faz necessário uma explicação. A série de textos que vocês poderão ver aqui, escritos por mim, são para tentar romper com certos preconceitos relativos à nova equipe de Titãs. Ouvi (ou melhor, li) vários comentários do tipo: “Nem parecem os Titãs” ou, referente à atual fase que passa no Brasil (onde temos apenas Tim, Rose, Cassie, Eddie e Vic), “Se não tivesse o Cyborg eu nem saberia que são os Titãs”. Confesso que isso me incomoda um pouco. Não são necessários Titãs Clássicos tutorando os novatos pra que eles sejam Titãs de fato. E é isso que eu pretendo mostrar.

Resolvi começar pelo que mais me orgulha: Timothy Drake, nosso Robin.

Antes, é necessário que eu diga que nunca fui fã de personagens principais. A Trindade da DC, Superman, Batman e Mulher Maravilha, nunca foram meus preferidos. Preferia aqueles que apareciam pouco, os secundários, os coadjuvantes. E vamos combinar? Robin, por mais que fosse um parceiro mirim do Batman, tava longe de ser um coadjuvante. Tinha um preconceito com ele. Mas assim como aconteceu com a Trindade, fui conhecendo ele e gostando.

Tanto que, hoje, para mim, Tim é o Melhor Robin que já existiu. Antes que vocês peguem as pedras pra atirar em mim, vou explicar. Dick pode ter sido um excelente Robin, mas ele só se tornou o herói completo e fantástico que é hoje quando se desfez do estigma de Robin, quando saiu da sombra do Batman, e criou sua própria identidade, sua própria marca. Tim, pelo contrário, é um Robin dos pés a cabeça, e não só se tornou independente de Batman, agindo tanto sozinho quanto como aliado do Morcego (não o vejo mais como um parceiro-mirim, um sidekick), como também se livrou da sombra dos Robin anteriores. Principalmente de Dick, certamente a mais difícil de se livrar. O Batman é o Batman, Robin é Robin, são personagens distintos. Só que entre Robins a coisa muda de figura. Creio que Dick é um excelente Asa
Noturna, e Tim um excelente Robin. Comparações não são mais apropriadas. Tim mostrou seu valor e conquistou seu espaço. Um espaço diferente do de Dick. Tanto que, se não avisarem os novatos que Dick era um Robin, eles talvez nunca associem Dick e Tim.

Mas quem é Tim Drake? Não creio que seja necessário falar da história dele, Tar já fez isso muito bem na biografia do garoto. O essencial a dizer é que ele descobriu a identidade de Bruce como Batman, sozinho. Coisa que poucos haviam feito antes, se é que haviam. Com certeza, nenhum de sua idade. Para os outros Robins, Batman se revelou. Tim, em plena adolescência, descobriu sozinho, assim como descobriu a identidade do Robin. Dois coelhos com uma “caixa d’água” só (desculpem a piada!)! A Inteligência de Tim deu-lhe a oportunidade de estar onde está, mas foi seu caráter, e o desenrolar dos fatos que o fizeram permanecer!



Dados os acontecimentos na vida de Tim Drake, muitos poderiam sentir pena dele. Mas muito pelo contrário, o sentimento apropriado é o de admiração. Tim, primeiramente perdeu a sua mãe, enquanto seu pai estava em coma. Saído do coma, seu pai casou-se novamente. Acho que pra ninguém é fácil encarar uma madrasta de cara. Mas Tim a aceitou. Em seguida, uma série de crises cercou Tim. A pedido de seu pai ele abandonou o manto de Robin. Sua namorada, a Salteadora, tornou-se então a quarta Robin, e acabou morrendo. Tim assumiu seu posto novamente. Então, durante os eventos de Crise de Identidade é seu pai quem é assassinado. Não bastasse isso, seu melhor amigo também morre. Qualquer um ficaria enlouquecido, depressivo, desmotivado. Mas por Deus, ele é Tim Drake!

Ele superou todos os percalços de sua vida, todas as perdas, todos os inimigos, com a mesma garra de sempre. Viu os Titãs de desfazerem, e ajudou a reunir a equipe. Lutou inclusive ao lado do filho do assassino de seu pai. Hoje, Tim é filho adotivo de Bruce Wayne, e está recomeçando sua vida ao lado de seus amigos.

Seu caráter e índole respeitáveis fizeram de Tim o novo líder dos Titãs adolescentes após a saída de Vic da equipe, demonstrando seu espírito de liderança. Espírito esse que já havia sido manifestado quando fundou a Justiça Jovem ao lado de outros jovens heróis.

Se para alguns, Tim necessita de uma ligação com os Titãs Clássicos para ser considerado um Titã de verdade, ele tem. Foi Titã ao lado de Cyborg, Estelar, Ravena e Mutano, além disso, já foi pupilo e parceiro de Dick Grayson, o Asa Noturna. Para mim, isso não é necessário, Tim merece estar onde está. Tim é um Jovem Titã!

Autor: Rodrigo Broilo

9 comentários:

Tar Aquino disse...

Mais uma vez agradeço a você, Rodrigo, por mais uma matéria.
Muito interessante a idéia de mostrar a importância dos novos personagens no Universo dos Titãs.

A mesma paixão que tenho pelos Titãs Clássicos você demonstra pelos novatos neste artigo.

Confesso que nunca fui fã dos novatos (isto inclui o Tim), mas passei a vê-los de uma forma diferente após um certo tempo com o Geoff Johns e, agora, com você.

Obrigado e espero ansioso pelos outros!

México McVilla disse...

Valeu pelos elogios Tar!
Na verdade, quando eu vi essa nova equipe junta, vi suas diferenças, vi a novidade, a inexperiência nos olhos deles, mas que eles estavam juntos e juntos venceriam... me apaixonei! De cara!
E quando gosto de uma coisa que a maioria não gosta (oq é normal já que sou do contra hehehe) me esforço por mostrar seu lado bom!
Espero consigar!

Preparem-se pq no próximo vocês verão "A Chata"...
O Tar entendeu!

Obrigado mais uma vez por esse espaço onde posso expressar meu apreço pelos Titãs!

Hawkman disse...

Cara, demais essa matéria! Realmente, nós, titãmaníacos da antiga precisávamos desse alento, pq essa nova fase dos Titãs no Brasil está muito morna (pra dizer o mínimo) sem personagens cativantes, inclusive os antigos estão meio apagados.
Quero elogiar este blog que é feito por quem realmente gosta e conhece os Novos Titãs, grupo que me fez ser colecionador assíduos de hqs de heróis. Parabéns!!! Na boa, invejo vcs por estarem fazendo história com o melhor blog de heróis do Brasil!
Longa Vida ao Titans Together!

Almeida disse...

Parabéns pela materia Rodrigo!!
Quando se fala em titãs muita gente tem preconceito com a nova geração!
E o Tim é um dos meus personagens favoritos, já mostrou há muito tempo que é um excelente Robin e não precisa ficar a sombra de ninguem!

Sandro Victoria disse...

Rodrigo,parabéns pela matéria.Definiu muito bem as diferenças entre o tim e o dick,que cresceu como asa noturna.Mais uma vez,parabéns.

México McVilla disse...

Pô Galera!
Que que eu posso dizer?
Valeu mesmo pelos elogios. Isso me motiva a continuar escrevendo.
Como muitos comecei a ler HQ de heróis com os novos Titãs, a equipe pré-crise infinita.
Me apaixonei por eles, só que mais ainda pela nova equipe que está se formando.
Aqui no Brasil a coisa tá feia pq os Titãs então se remodelando, mas lá fora a coisa já tá melhor. E é essa equipe que eu quero mostrar.
Como diz o Leo sobre os textos dele, foi feito de fã para fã! Espero que continuem gostando.
Mais uma vez obrigado e continuem com a gente!
Todos juntos, como os Jovens Titãs!

Leo Ribeiro disse...

Rodrigo... o texto está excelente, motivante, cativante, emocionante... como disse a você, não sou fã dessa nova fase e com certeza seus textos me ajudarão a quebrar os pré-conceitos que formei...

Já mudei os olhos para o Tim.. que agora venha a "chata" rsrsrs

Parabéns, continue a escrever e quando lançar o livro, avise.. esse eu vou ler!!!!

Titans Together

Anônimo disse...

oi,coleciono titãs desde os doze anos gostaria de saber sobre nova azurath e quando vai passa essa historia aqui no brasil,tambem gostaria de ter mais detalhe sobre o assunto.meu nome e gilvandro,email"gilvandroclayton@hotmail.com"

Tar Aquino disse...

Obrigado, Hawkman. Isto nos deixa muito feliz!

Anônimo...
Nova Azurath só foi citada. Não vimos nenhum arco com ela (exceto de Zatara e Kid Demônio terem ficado perdidos lá - mas só citação.). McKeever disse que não tem planos para isso no momento...