31 de ago. de 2009

ETNIA - Joe Bennett


A nona arte, sem dúvida, é a mais versátil no quesito liberdade de criação. Muitos artistas, tanto internacionais quanto nacionais, possuem seu próprio estilo. Há seguidores de Jack Kirby, José Luiz Garcia-López, George Pérez, Jim Lee, Rob Liefield, etc. Cada um com seu modo específico de retratar a anatomia, cenários, sombras e narrativa.

Muitos leitores ficam divididos em suas preferências. Os mais antigos veneram o estilo clássico, muito bem representado por Pérez e Garcia-López, enquanto os novatos têm Jim Lee e outros como referência.

Naturalmente, isso não é uma regra, ou seja, as aptidões são versáteis.

É nesse contexto que algo chama a atenção na arte de um dos nossos artistas brasileiros, Joe Bennett. Como exclusivo da DC e artista regular de TEEN TITANS, Bennett vem desenvolvendo algo único em seu trabalho - a caracterização étnica dos personagens. O grupo é composto por adolescentes de várias etnias: Aquagirl e Besouro Azul são típicos latino-americanos; Moça-Maravilha e os outros são americanos, excetuando a Miss Marte que, obviamente, vem de Marte.

As mulheres latinas têm a fama de serem muito sensuais e, com isso, Bennett vem fazendo com que Lorena (nome verdadeiro de Aquagirl) faça jus à sua etnia. Ele a desenha com muita sensualidade e com as características latinas. O mesmo é feito com o Besouro Azul.

Evidentemente, os personagens têm que ter uma diferenciação física, ou seja, nem todos têm que ter a mesma anatomia ou expressões. Nota-se, então, como o artista desenha o Demônio Vermelho: Nariz aquilino, expressões cômicas (à lá McGuire), etc.

Neste contexto, a Torre Titã, mais uma vez, conversou com o artista sobre seu trabalho com os Titãs. Confiram abaixo o que ele tem a dizer sobre essa diferenciação étnica dos personagens.

"Quando coloquei as mãos no titulo, pensei de cara: Não vou fazer disto o que vinha sendo feito. Ou seja, amo cinema e adoro o realismo nos quadrinhos europeus, mas queria fazer algo diferente. Assim, decidi ir em frente com isto, sem cair na armadilha atual que muitos caem - copiar BRIAN HITCH. Sim! O cara é um gênio, mas ele é ele. Deve o desenhista escolher a mesma direçao só que em caminhos diferentes.

Eu achava a revista dos Teen Titans muito "super-Herói". Isto é comum! Eu queria a sensasão de um filme blockbuster para adolescentes. Eu disse isso aqui no blog há mais ou menos um ano.
Decidido isto passei para a etapa seguinte: Isto só daria certo se eu tratasse os personagens como pessoas reais... Pelo menos as mais reais possíveis, dentro de um universo irreal como o dos super-heróis. O segredo, então, foi a etnia - mais do que a proporção entre eles - pouquíssimas vezes respeitada. Lembro-me apenas do Nick Cardy, Pérez e, claro, de meu mestre Garcia-López fazerem isso. Os rostos tinham que ser distintos, autoctonamente distintos.

Em relação à Aquagirl, pensei imediatamente nas mulheres brasileiras.


Já o Besouro Azul, pensei nos garotos que vejo aqui na minha cidade (Belém). Estamos aqui muito próximos do Caribe e, claro, no meio da selva, então, sei muito bem como o Jaime deveria ser. Não queria cair no estereótipo do Mexicano. Assim, busquei-o aqui, na Amazônia.


Eddie
, por sua vez, é o patinho feio da turma. Nariz aquilino e cara de bobo na maioria das vezes (que Deus o tenha!).


Granada
é a tipica milica turrona e belicista. Como eu acho que o corte de cabelo já a distingue bastante, passei a usar sua expressão corporal para passar sua personalidade militar. Ela sempre é tensa e tem movimentos como os de um soldado. Quando se relaxa, na verdade se desleixa.


A Moça-Maravilha é a típica americana: Bonita e com gestos quase sempre aristocráticos.


Virgil
é um moleque criado na malandragem dos guetos. Mesmo sendo um nerd, aquele lado fica evidente em suas expressões.


Megan
é uma Barbie inocente e pura. Não sei como ela consegue isso, podendo ler pensamentos e usando uma mini-saia [risos]. Seus gestos evidenciam sempre esta sua persona angelical.
Espero estar conseguindo isto!

À cada dia fica mais dificil, pois quanto mais eu conheço os caras mais quero dar a eles induvidualidade. Mas garanto que o resultado é gratificante.
"

Nenhum comentário: