1 de set. de 2009

Exclusiva - Yildiray Cinar

Yildiray Cinar, gentilmente tomou um tempo livre para conversar com a Torre Titã sobre seu trabalho e sua jornada com a Devastadora.

Como se deu o início de seu trabalho na Indústria dos Quadrinhos?

Comecei aqui mesmo, na Turquia. Eu e alguns amigos criamos um grupo chamado CAPA COMICS GROUP, em 1997 , e publicamos mais de 40 edições de um fanzine. E o mais interessante é que este fanzine foi a primeira linha de quadrinhos de super-heróis na Turquia. Aprendi muito nessa época, além do fato disso ter aberto muitas portas para que publicássemos algo oficial, incluindo KARABASAN, IMAN LTD. e um encadernado gigante de CAPA.

Meu primeiro trabalho internacional foi em 2001 na Digital Webbing Presents's, edição #05 com 6 páginas que levaram à graphic novel "NOTHINGFACE", em 2004. Em seguida, fiz um pin-up para uma estória em SAVAGE DRAGON, e em 2007 me tornei o artista regular de NOBLE CAUSES.

Você já conhecia os Titãs ou agora que se deu seu primeiro contato com os personagens?

Mais ou menos. Eu os conhecia pouco da fase Wolfman/ Perez. Mas, na verdade, comecei a ler o título mesmo com a fase de GEOFF JOHNS.

Como se deu o convite para trabalhar junto a McKeever nas estórias da Devastadora?

Fiz três páginas para a edição 69 de TEEN TITANS e os editores gostaram. Em seguida, fiz a edição 71 inteira (com a Rose). Então, acho que isso mostrou a eles que eu realmente havia entendido a personagem.

Você vem fazendo um belo trabalho com a Rose. Poderia nos falar o que pensa sobre ela?

É realmente muito bom saber que os fãs vêm gostando, pois, na verdade, estou apenas começando. Como eu disse, eu não era muito familiar com o (s) personagem (ns). Rose é ótima. Por outro lado, seu uniforme a torna mais interessante ainda. Ela tem personalidade! Estou muito feliz e me sinto sortudo por desenhar as aventuras solo dela.

Sean McKeever adora a personagem. E você já disse o que sente por ela. Acha mesmo que ela se tornou uma personagem importante?

Eu a conheci na fase do JOHNS e sempre achei que ela teria potencial.

Poderia compartilhar conosco o que o futuro preserva para Rose?

A estória a levará para algo inesperado! Continuem acompanhando! É só isso que posso dizer...

Você tem algum projeto pessoal?

Iniciei um projeto com JAY FAERBER pouco antes de Teen Titans, mas estamos segurando, por enquanto. Falamos sobre um one shot ou uma série limitada para o futuro, mas não temos nada certo ainda. O que quero é trabalhar nisso na primeira oportunidade.

Seu estilo é bem dinâmico. Quais são suas inspirações?

Neal Adams, Bill Sienkiewicz, Jack Kirby, Walter Simonson, Jorge Zaffino, John Buscema e Ivo Milazzzo são os primeiros que me vêm à mente. Poderia, entretanto, citar vários... :)

Gostaria de deixar alguma mensagem para os fãs brasileiros?

Obrigado por apreciarem meu trabalho!!! :) Espero poder conhecê-los algum dia. ABRAÇO!

Nenhum comentário: