26 de fev. de 2011

Sodam Yat

Sodam é o Daxamita citado na profecia do Livro de Oa como o último Lanterna Verde. Ele sonhava com o espaço sideral desde a infância, mas a aversão dos Daxamitas a estrangeiros não permitia que ele seguisse seus planos. Um dia, um alienígena ferido foi encontrado por Sodam e os dois, em segredo, se tornaram grandes amigos. Quando seus pais descobriram, mataram o alienígena, causando uma profunda revolta em Yat, que fez de tudo para reconstruir a nave do alienígena. Ao conseguir atingir seu objetivo, foi recrutado para fazer parte da Tropa dos Lanternas Verdes.

Assim como os Kryptonianos, os Daxamitas também adquirem poderes quando expostos à radiação de um Sol amarelo, o que ocorreu com Yat durante a guerra contra a Tropa Sinestro na Terra, o que o possibilitou sobreviver a um ataque do Antimonitor. Durante a batalha contra Sinestro e suas forças, Sodam foi escolhio como o novo hospedeiro da entidade Íon, o que o jogou contra o Superboy Primordial, que o infectou com chumbo, veneno para os Daxamitas. Yat apenas sobreviveu devido ao seu anel, que não poderia ser mais removido.

Mais tarde, quando Mongul dominou Daxam, Sodam e Arisia foram chamados pela mãe de Yat para derrotá-lo. Apesar de relutar um pouco antes, Yat decidiu derrotar Mongul. Durante a batalha, Yat se sacrificou para transformar o Sol de Daxam em amarelo, o que deu poderes a toda população e possibilitou a derrota de Mongul.

Mais tarde, uma criatura misteriosa tirou de Íon do corpo de Sodam, o que fez com que o Sol de Daxam voltasse a ser vermelho, o que matou muitos Daxamitas e fez com que Sodam, vivo, colidisse em Daxam, inconsciente.

No século XXXI, Sodam, o último Lanterna Verde do Universo, foi convocado pela Legião para derrotar o Superboy Primordial, que liderava a Legião de Supervilões na época. Após a derrota de Primordial, Sodam decidiu reconstruir a Tropa.

Um comentário:

Unknown disse...

Sodam Yat foi realmente um mito,ele teria derrotado o Superboy prime se fosse pelo chumbo.