24 de abr. de 2011

Questão de Opinião: Pais e seus Filhos Titãs

Ou "Você diz que seus pais não lhe entendem, mas você não entende seus pais"

Há uns dias atrás, nós falamos sobre mais um importante ponto na ligação entre Novos Titãs e o conceito de família que eles nos trazem, tratando sobre o Titãs e seus filhos, pequenas e doces criaturas que têm sido fadadas a morrer, ou sumir.

Quero aqui dissertar um pouco sobre outro lado dessa história, pois todos esses titãs que foram pais e mães, e mesmo os que não foram, foram antes de tudo filhos, e aí tem residido um grande problema para os Novos Titãs, há décadas.

Volta e meia, principalmente desde a década de 80, pais tem atacado e castigado seus filhos Titãs, ou tem atacado os Titãs por causa de seus filhos, ou simplesmente tem desaprovado o fato de seus filhos serem heróis, muito menos Novos Titãs.

Caso clássico é o de Trigon e Ravena. Ravena é filha do Demônio Trigon, e isso muitos sabem. Foram diversas as vezes que Trigon tentou invadir e conquistar nosso mundo para governa-lo junto a sua filha Ravena, ou usou sua descendência demoníaca para tal. Ainda hoje, Ravena precisa se controlar para que as emoções alheias, que ela facilmente capta, não façam com que ela se entregue ao mal. A luta de Ravena contra seu pai é constante, e embora Rachel esteja ao lado dos Novos Titãs atualmente e, dentre eles, Gar seja o que melhor sabe lidar com ela, a chegada de Kiran aumentou sua batalha interna. Pode-se dizer que o pai de Ravena transforma sua vida em um inferno.

Os irmãos Joey e Rose também não tem muita sorte com seu pai. Com cada um tendo “perdido” sua mãe, Slade Wilson é tudo que ambos tem hoje como família. E mesmo que por diversas vezes o Exterminador tenha tido atitudes dúbias com relação à estada de seus filhos entre os Novos Titãs, como quando formou sua equipe de Titãs da Costa Leste para provar se os Titãs seriam a família que ele não poderia ser para os seus filhos, outras vezes ele tenta levar seus filhos para o seu lado, como durante o confronto dos três contra os Lanternas Negros, e continuar sua vida de mercenário. Hoje mesmo é difícil provar as intenções de Slade na equipe de Titãs Mercenários que construiu, já que sabemos que essa equipe trará Joey de volta, mesmo que não sabemos ainda como. Independente disso, o Exterminador é, sem dúvida, o vilão mais clássico dos Titãs, algo que se tornou graças a um outro filho...

Mas existe outro vilão que tem um grande ódio pelos Novos Titãs graças à relação entre eles e seus filhos. Mas esse ódio é especial por uma Titã, a Moça Maravilha, já que ele atribui a ela a culpa pelo que aconteceu a seus filhos. Trata-se do Calculador, pai dos ex-“cuidadores” da Torre Titã, os gêmeos Marvin e Wendy. Como muitos devem saber, Marvin morreu e Wendy ficou um longo período em coma e após em uma cadeira de rodas devido ao ataque do Cão Maravilha, armado pelo Rei Lycus, que queria tomar o lugar de Cassie como campeão de Ares, deus da guerra. Calculador culpa os Novos Titãs e Cassie, em especial, pelo que aconteceu aos seus filhos, que ele achava estarem seguros entre os jovens heróis. Graças a seu desejo de vingança, Calculador já eliminou dois Novos Titãs que estiveram na equipe durante a liderança de Cassie, Kid Eternidade e Demônio Vermelho. E ele não se disse vingado ainda.


Mesmo Cassie não tem um bom relacionamento com sua mãe, a arqueóloga Helena Sandsmark. Não que Helena chegue a ser sua inimiga, mas ela não gosta da vida heroica que a filha leva e tampouco de ela viver integralmente como uma Nova Titã. Porém esse é um ponto que parece está na pauta de Krul para estes Novos Titãs.

Tim Drake também teve problemas com seu pai quando ele descobriu que seu filho era o Robin. Por isso, durante um breve momento Robin desistiu do seu manto. Seu pai até chegou a aceitar sua vida heróica, mas não foi por muito tempo, já que morreu em Crise de Identidade.

No início da fase de Wolfman e Pérez, vimos que Victor tinha desentendimentos com seu pai, algo que foi superado antes da morte deste.

Enfim, ser um Novo Titã não tem sido fácil quando o assunto é a aceitação dos pais. É preciso ter coragem e força de vontade para se assumir Titã para a família nos dias de hoje...

Nenhum comentário: