5 de jul de 2012

RAPINA E COLUMBA # 7 – Tá de deboche?


OLÁ! BEM VINDOS A MAIS UMA ESTONTEANTE RESENHA DA SUA REVISTA EM QUADRINHOS FAVORITA… O QUÊ?  OS NOVOS TITÃS NÃO ESTÃO DISPONÍVEIS HOJE?  TUDO BEM ENTÃO, NESSE CASO, APRESENTAREMOS…. RAPINA E COLUMBA!
Roteiro e arte de Rob “É você Satanás”? Liefeld e Marat Mychaels.
CONTÉM SPOILERS!
Por Rodrigo Garrit
Originalmente publicado no Santuário!
Rapina e Columba em suas identidades civis, Hank Hall e Dawn Granger, tentam levar uma vida normal.  Mas após saírem de uma balada, são atacados por um caçador misteriosoque parece saber mais sobre eles do eles próprios. Diga-se de passagem, todo mundo nesse gibi parece saber tudo sobre a verdadeira fonte do poder dos avatares da paz e da guerra, menos eles…
E a novela continua.
Como visto anteriormente, Dawn foi abandonada por seu namorado, Boston Brand, o Desafiador. E como está muito triste e deprimida, ela dá uma de piriguete e cai toda noite na balada, dando molinho pros caras que chegam junto… só pra serem espancados em seguida por Hank, que não é namorado dela, mas não foge nem sai de cima.
Vale salientar que Boston Brand é um fantasma, então o namoro dele com Dawn não era exatamente carnal… ela com certeza é fã do filme “Ghost – do outro lado da vida”. As mina que se amarra em Patrick Swayze pira. – Que Deus o tenha.
Para os leitores de primeira viagem, um aviso: não é que todos os personagens da história sejam gêmeos ou clones… é que o Liefeld desenha todos os homens e mulheres com a mesma cara mesmo, só mudando detalhes de cabelo e etc… faz parte do “estilo” dele. E,não ele ainda não aprendeu a desenhar pés e mãos.
Nossa amada revista abre com uma cena de página inteira com a personagem de… Jem e as Hologramas? Ah não, é só a avatar da paz soltando a franga na buaty.

O inimigo desta edição é uma criação muito original de Rob liefeld… um caçador que é 
um verdadeiro plágio descarado e mau feito
 uma homenagem a Kraven, o caçador das HQs do Homem Aranha, só que com a cara de Slade Wilson, o Exterminador… inclusive sem um olho. MAS É DIFERENTE! Slade não tem o olho direito. E o Caçador não tem o olho esquerdo. Não é plágio quando você fura o olho errado. (Apesar que em algumas cenas, dá a impressão que o tampão do olho dele foi inserido depois da arte pronta… como se alguém tivesse usado um simples efeito do Paintbrush, por exemplo… será que ele teve “genial” ideia de fazer o personagem ser caolho depois de tudo pronto?) Outro detalhe: Teria Liefeld inspirado-se na tenra cultura do folclore brasileiro para “criar” o seu caçador? Sim, por que em dado momento, é impossível saber se seus pés estão virados para o lado certo… exatamente como o CURUPIRA!











Observem a cena abaixo. O Caçador corta o dedo de Rapina. E no quadrinho seguinte… ele corta o dedo do Rapina! Não, não é outro dedo, mas o mesmo! Repetição dramática de cena em câmera lenta? Aham Rob, sentá lá. Bom vamos dar um desconto, pode ter sido uma falha de comunicação entre o roteirista e o desenhista… a não ser que o mesma pessoa tenha escrito e desenhado a história, AÍ SIM poderia encomendar as ferraduras e mandar ele pastar.

Mas para dar uma quebrada no gelo, eis que surge… “Queda Livre”, aquela integrante do grupo Gen 13? Faria sentido, já que a Wildstorm se integrou ao universo DC… mas não, não é ela meus amigos, apenas uma moça idêntica… seria pedir demais pro Liefeld apresentar alguém diferente… Apesar que ela poderia muito bem ser a Mulher-Elástica também… o torso da guria parece que não acaba mais, como se ele tivesse literalmente sido esticada como uma bala puxa-puxa. O nome dela é Xyra (Não confundir com She-Ra), mas na minha cabeça ela continua sendo a fabulosa Mulher Puxa-Puxa.











Agora, um detalhe intrigante: Dawn Granger é ESTRÁBICA? Meu Deus… tudo bem que algumas pessoas nascem com essa alteração genética… mas as pessoas estrábicas FICAM estrábicas em tempo integral, não se revezam a cada minuto que a gente olha não é? Alguém pode dar uma régua de presente pro senhor Liefeld?
Se tem uma coisa que eu conheço bem (infelizmente) é o traço do Liefeld… e algumas cenas parecem NÃO TER sido desenhadas por ele… não que tenha feito alguma diferença, porque ainda assim ficaram uma porcaria. Mas será que ele teria a cara de pau de usar um “desenhista fantasma” para cobrir a sua incapacidade de cumprir prazos? Mesmo com todos os seus já públicos defeitos, seria capaz de tamanha desfaçatez? É CLARO QUE TERIA, ingênuo, leitor!
Ok, os créditos mencionam que ele teve ajuda do Marat Mychaels na arte… como se fosse possível ajudar a melhorar aquilo. Tá explicado então, Rob. Mal aí.
Por que me olhas assim, com esses olhos de guaxinim?





O que não dá pra explicar é o sucesso de Liefeld… ou dá? Vejamos, dentro de uma HQ de 20 e poucas páginas, ele se dá ao trabalho de desenhar umas duas ou três cenas bem “massavéio”… páginas duplas com personagens raivosos  mostrando os dentes… só pra encher os olhos dos leitores. Recebendo um forte tratamento gráfico com cores digitais, tais cenas ficam até bonitas… pronto. Acabou o trabalho dele aí. O resto das paginas é desenhado à moda baralho, igual a cara dele.
Mês que vem será o último número da revista… PARA NOOOOOSSA ALEGRIAAAAA… mas será que nossos heróis conseguirão sobreviver ao seu pior inimigo de todos os tempos? Haverá Rapina e Columba depois do estrago feito por Rob Liefeld?
Façam suas preces.
Mas espere fiel devoto. Não se vá ainda antes de conferir a bela imagem abaixo.
NÃÃÃÃOOOOO!!!!! ELE FEZ DE NOVO….!!!!!!
Resenha anterior de Rapina e Columba? (tem certeza?) Clique aqui.

Nenhum comentário: