1 de jul. de 2006

Asa Noturna - Richard Grayson

O Começo

Richard "Dick" Grayson, desde muito jovem foi treinado por seus pais como integrante dos Graysons Voadores, uma família de acrobatas. Durante uma visita do circo a Gotham City, o "Chefão" Anthony Zuco, um famoso e temido criminoso, ameaçou o circo, extorquindo dinheiro do proprietário. Este não aceitou o acordo com o criminoso, que para se vingar, assassinou os trapezistas durante a apresentação. Dick, aos nove anos, presenciou tudo, sem poder fazer nada. Com isso, sentiu-se culpado por não ter conseguido salvar os próprios pais.
 

Dick faz o juramento de Robin


Após essa fatalidade, Dick foi direcionado ao Conselho Tutelar, sendo resgatado pelo milionário Bruce Wayne. Frustrado pela falta de atenção de seu tutor e pelo mistério da morte de seus pais, o menino fugiu da Mansão Wayne.

Robin

Batman, que investigava o crime, percebeu uma sombra de si mesmo no jovem e decidiu revelar a identidade para o garoto. Além disso, o Morcego, também, decidiu adotá-lo e convidá-lo a se tornar seu parceiro. Dick aceitou e escolheu "Robin" como codinome, assim dando início a seu treinamento, período em que Bruce ensinou-lhe técnicas de combate e habilidades de detetive por, aproximadamente, seis meses. Sua estréia deu-se na solução do assassinato dos seus pais.

Dick passou em seu teste final, que consistia em acompanhar o Cavaleiro das Trevas nas ruas de Gotham por uma noite, sem qualquer ajuda. O garoto obteve sucesso: levar Joe Minette, um gângster de Gotham, à justiça. Com isso, Dick tornou-se Robin, o Menino-Prodígio.

Turma Titã


Poucos anos depois, Robin, Kid Flash e Aqualad se uniram para deter o Sr. Ciclone. Esta foi a primeira vez que eles juntaram forças. O segundo encontro deu-se quando os jovens, sob o poder do Antítese, lutaram contra seus mentores. Neste encontro, decidiram formar um time e, com a sugestão de Moça-Maravilha, adotaram o nome de Turma Titã. Robin tornou-se líder do grupo. Pouco tempo depois, a equipe se desfez e, num confronto com o Coringa, Batman retirou o status de Robin do garoto. Irado, o jovem, agora com dezoito anos, abandonou a Mansão Wayne.

Robin lidera os Novos Titãs
Neste período, Ravena procurou Dick e vários outros heróis para ajudá-la em uma batalha. Esta foi a chance para ele agir sem estar à sombra do Morcego. No novo grupo, Dick tornou-se, novamente, o líder. Passa-se o tempo, e Batman discordando das ações do Robin, pediu que Dick abandonasse o manto do Menino-Prodígio. Com a ajuda do Superman, Grayson se inspirou em um conto Kryptoniano que sonhava com a justiça, passando a se denominar Asa Noturna.

Houve grandes mudanças no grupo, assim como na vida do Dick: ele sofreu lavagem cerebral do capanga do Irmão Sangue; sentiu-se traído por Batman, quando Jason Todd tornou-se o segundo Robin; quase se casou com Estelar; viu o grupo ser, novamente, caçado pela Sociedade Gnu e por Jericó; acompanhou e treinou Tim Drake, para tornar-se o novo Robin (após a morte de Jason).

Mudanças

Por não concordar com o envolvimento da equipe com o governo, Dick abdica da liderança dos Titãs, deixando Roy na liderança; conseguiu reconquistar o relacionamento com Batman; tornou-se o protetor de Blüdhaven; juntou-se novamente aos Titãs e iniciou um relacionamento amoroso com Bárbara Gordon.

Após a morte de Donna Troy, Dick decidiu não trabalhar ao lado de pessoas queridas. Contudo, depois de muita insistência, ele aceitou o convite de Roy Harper para que se juntasse aos Renegados. Mas, o grupo também sofreu mudanças e baixas, fazendo com que Dick deixasse o time.

Com Blüdhaven destruída (eventos em Crise Infinita), Dick se mudou novamente para Nova York, onde se tornou curador de um Museu.

Família Unida!

Após a batalha entre os Titãs e os Titãs do Leste, Cyborg deixou os Novos Titãs em São Francisco e decidiu reconstituir a Ilha Titã em Nova York. Um novo edifício foi construído para abrigar o grupo que Vic aspirava reunir. Desejando criar um time com heróis experientes supervisionando jovens heróis, Victor convidou todos os antigos Titãs como Asa Noturna, Donna Troy, Estelar, Rapaz-Fera, Ravena, Arqueiro Vermelho e Flash para unirem-se a ele, mas todos estavam ocupados cuidando de suas próprias vidas.

Embora Cyborg tenha classificado o novo time como um esquadrão, um novo grupo de Titãs foi formado: Anima, Vulcão, Rapina e Columba, Lagoon Boy, Poderoso e Pequena Barda. Durante uma sessão de treinamento, esses Titãs foram terrivelmente atacados por um inimigo desconhecido. Sentindo a presença de seu pai, Ravena procurou seus antigos amigos para ajudá-la. Após uma breve investigação, os Titãs descobriram que o responsável pelos ataques eram outros filhos de Trigon - Jacob, Jesse e Jared. Após uma batalha onde não houve vencedores, Asa Noturna decidiu ficar novamente junto com os Titãs na Ilha Titã em Nova York.

Homem-Morcego


Durante os eventos de Crise Final, Bruce Wayne, o Batman, acabou perecendo em uma batalha contra Darkseid. Assim que o Homem-Morcego sumiu das ruas de Gotham City, a cidade entrou em colapso, uma vez que vários vilões e criminosos tomaram a cidade. Assim, começou uma disputa para o manto do Morcego. Dick Grayson, Jason Todd e Tim Drake passaram por eventos que acabaram elegendo Dick Grayson como o novo Batman e, como consequencia, Damien tornou-se o novo Robin, o que deixou Tim indignado. Com isso, o jovem herói assumiu a identidade de Robin Vermelho e, acreditando que Bruce esteja vivo, passou a viajar o mundo em busca de seu mentor e pai adotivo.

Durante a batalha final entre Dick e Jason, este último acabou despencando em um rio de Gotham City, deixando em dúvida seu destino.