29 de set. de 2006

Bushido - Ryoko Orsono


O Mito

Surgiu um Mito do Japão do século XII: As forças armadas desenvolveram uma classe distinta de guerreiros (bushi ou samurai) completamente independentes das forças militares do Império. Após o século XVI, um código de ética chamado Bushido foi desenvolvido.

O código se resumia em que cada samurai deveria preferir a morte à derrota ou rendição e enfatizava a honestidade pessoal; reverência e respeito pelos pais; sacrifício pela honra da família; consideração pelos sentimentos alheios; indiferença à dor; lealdade aos superiores e obediência inquestionável.

De acordo com autoridades japonesas, o Bushido tem protegido a Terra do Sol Nascente por gerações, embora se acreditasse que esta classe teria morrido durante a Grande Segunda Guerra Mundial com a bomba de Hiroshima. Entretanto, a história oral sobrevive há milhares de anos.

Um novo Titã

A mãe de Ryoko Orsono envergava o manto Bushido antes dele, seu pai morrera quando ele era muito jovem. Quando criança, Ryoko não prestava atenção aos ensinamentos de sua mãe e quando ela foi assassinada pelo demônio Tengu, sua última palavra para o filho foi: “Continue!”. Assim começou a verdadeira educação dele e, neste dia, o garoto assumiu o Legado Bushido.



Como seus ancestrais, Ryoko defende a paz e a justiça a qualquer custo. Bushido, o herói japonês, enfrentou todo tipo ameaças, desde vilões da máfia japonesa a forças sobrenaturais. Em particular, ele queria se vingar do assassino da sua mãe e esta busca pelo demônio o colocou frente aos Titãs.

O vilão possuiu o corpo de Mutano, que estava no Japão no momento e os Titãs foram resgatar Gar (com a ajuda de Labareda). Lá descobriram que a única coisa que podia derrotar Tengu era a decapitação. Entretanto, quando Bushido lançou sua espada mística sobre o pescoço de Mutano, o demônio foi expulso. Gar foi ferido e Tengu derrotado.

Tempos depois, Matt Logan tentou convencer seu primo, Garfield Logan, a reorganizar os Titãs da Costa Oeste. Com relutância, Gar aceitou e batizou o novo time de Titãs L.A. (Titãs Los Angeles). O grupo foi composto por Mutano, Labareda, Arauto, Abelha, Terra, Hero Cruz, CM3. Neste momento, Bushido havia deixado sua terra para aprender, com os Titãs, a preservar a paz sem derramar sangue. Contudo, a equipe nem chegou a existir realmente.

Infelizmente a vida heróica de Ryoko Orsono teve curta duração, pois quando Superboy da Terra Primordial reapareceu, durante os eventos de Crise Infinita, Superboy solicitou a ajuda dos aliados dos Titãs para derrotar sua contraparte. O enlouquecido herói assassinou violentamente Pantha, Bebê Gnu e Bushido.

Dentre as armas de Bushido, figuram uma nagin ata e uma jittei, armas usadas pelos dois últimos Bushidos. Ele era um assassino relutante, pois a Santidade da Vida era sua filosofia. Este paradoxo o acompanhava, todas as vezes que desembainhava suas antigas armas, que datam de várias gerações, desde a nagin atta de sua mãe até a primeira kama yari do século X. Outras armas que carregava são hachiwara, uma pistola flintlock e shuriken. Cada arma contém a alma do guerreiro que a usou, guiando Ryoko durante as batalhas. A forma que permite estas almas habitarem as armas é um segredo milenar.


Nenhum comentário: