10 de jul. de 2007

Superman – Clark Joseph Kent – Kal-El


Superman é o filho de Jor-El e Lara, nativos de um distante planeta chamado Krypton. Pouco antes de o planeta explodir, devido a seu instável Sol vermelho, Jor-El enviou seu filho, Kal-El, numa nave em direção ao planeta Terra. Caindo em uma fazenda em Smalville, Kansas, o bebê foi encontrado por Jonathan e Martha Kent, que deram a ele o nome de Clark Kent, e o criaram como se fosse seu próprio filho.

Clark parecia uma criança perfeitamente normal, e os Kent incutiram nele um forte senso de justiça e responsabilidade. Perto do início da adolescência, os poderes de Clark começaram a se manifestar devido ao Sol amarelo que clareava a Terra. Seus pais apenas revelaram a Clark sua verdadeira origem depois que ele manifestou visão de calor após ser beijado por sua amiga Lana.

Nesse período, Clark conheceu Lex Luthor e a Kryptonita, que estava sendo portada por Lex. Depois de voar para salvar Lana, Clark decidiu usar seus poderes para salvar os fracos e oprimidos. Com isso, sua mãe usou os cobertores que vieram junto com Kal e o símbolo da casa dos El (a família de Kal) para confeccionar um uniforme. Usando-o, Kent passou a atuar em Smallville, como Superboy. Neste período ele encontrou Krypto, o cão de sua família, e foi recrutado pela Legião dos Super-Heróis, com quem passou a viver diversas aventuras no futuro. Vale ressaltar que Superboy e Krypto eram considerados lendas urbanas na cidade.

Ao atingir uma maior idade, Clark deixou Smallville e foi para Metrópolis, onde passou a trabalhar como jornalista no Planeta Diário. Foi ali que conheceu Lois Lane, Jimmy Olsen e Perry White, que viriam a ser importantes personagens em sua vida. Durante uma das cotidianas apresentações em públicos de Lex Luthor, que era considerado o grande herói da cidade, Lois decidiu invadir a festa em busca de informações sobre a mais nova invenção de Lex. Porém, ao chegar ao topo do prédio, Lois, acidentalmente, e um helicóptero caíram. Rapidamente, Clark vestiu seu uniforme e salvou a moça. Aclamado pelo povo e abominado pelas autoridades nacionais, o herói passou a ser chamado de Superman, graças a uma matéria feita por Lois.

Enfurecido por Superman ter sido aclamado como uma inspiração para a humanidade, Luthor tornou-se obcecado com a destruição do Homem de Aço e, em busca desse objetivo, foi responsável pela criação dos vilões Parasita e Metallo e até hoje tenta acabar com o herói.

O surgimento de Superman inspirou a criação de uma nova geração de heróis. Ele, junto a Batman, Canário Negro II, Mulher Maravilha, Lanterna Verde (Hal Jordan), Flash II e Caçador de Marte, fundou a Liga da Justiça da América. Superman é considerado líder da equipe e a integrou em fases memoráveis.

Superman esteve presente ao ataque do Antimonitor. Na rasteira da crise provocada pelo vilão, Superman perdeu contato com a Legião e praticamente esqueceu-se de todas as suas aventuras ao lado da equipe, devido às manipulações do Senhor do Tempo.

Após diversas aventuras, Clark revelou a Lois que era Superman e a pediu em casamento. Porém, Superman faleceu enfrentando o monstro conhecido como Apocalypse. Após o surgimento de quatros seres que substituíram o herói, Superman felizmente retornou devido a uma matriz Kryptoniana regenerativa. Dessa forma, Clark e Lois finalmente puderam se casar.

Quando o Sol foi ameaçado pelo Devorador de Sóis, Superman perdeu seus poderes e acabou se tornando um ser de pura energia que depois de um confronto com o Superciborgue se dividiu em dois seres, um Superman elétrico azul e um vermelho. Depois de derrotar os Gigantes do Milênio, Superman voltou ao seu estado normal.

Anos mais tarde, Superman encontrou sua prima, Kara Zor-El, que se tornou a Supergirl. No mesmo período, o Homem de Aço retomou contato com a Legião dos Super-Heróis, encontrou o verdadeiro Brainiac e presenciou a morte de seu pai Jonathan. Na esteira da morte de seu pai, presenciou o surgimento de Novo Krypton, um planeta habitado pelos Kryptonianos de Kandor, que havia sido diminuída por Brainiac. O surgimento desse planeta causou uma guerra contra a Terra, resultando na destruição de Novo Krypton, o que deixou Superman desolado.

Superman é companheiro, misericordioso, justo, enérgico e inteligente. As únicas pequenas falhas em sua formidável personalidade são sua ocasional ingenuidade e extremo otimismo. Ele também adotou Superboy como primo e o tutora constantemente , além de ter atuado diversas vezes como mentor e inspiração para os Novos Titãs.

Poderes & Habilidades

Os extraordinários poderes do Superman são o resultado da ação do sol da Terra. Em Krypton, que tinha um sol vermelho, ele teria crescido com a força normal; aqui na Terra, o sol amarelo deu-lhe uma infinidade de superpoderes: capacidade de voar, invulnerabilidade, supervelocidade e superforça. Também possui visão de calor capaz de derreter o aço; visão de raios X, que permite ver através de objetos sólidos; e uma superaudição, que capta sons a centenas de quilômetros de distância.

Nenhum comentário: