30 de mar. de 2009

Kid Eternidade - História Editorial

Kid Eternidade: Era de Ouro [1942-1956]

Criado por Otto Binder e Sheldon Moldoff, Kid Eternidade fez sua estréia em 1942 nas páginas de HIT COMICS #25. Publicada por Quality Comics, HIT COMICS foi uma antológica série que apresentava uma variedade de heróis como Hércules, Neon, o Desconhecido e a Abelha Vermelha.

De acordo com a origem do personagem, o garoto (nunca com um nome específico) estava a bordo, com seu avô, em um barco, que foi atingido por um míssil alemão. O Paraíso cometeu o erro de aceitar o garoto, que deveria continuar vivo por mais 75 anos. Lá, o Mantenedor (The Keeper) do Paraíso garantiu ao garoto poderes para que usasse por 75 anos para corrigir seu erro. Ao pronunciar a palavra "Eternidade", o jovem poderia convocar entidades históricas do passado para ajudá-lo e aconselhá-lo.

Kid Eternidade foi um sucesso entre os leitores. Permaneceu como protagonista em HIT COMICS até a edição de número 60, quando ganhou sua própria série, que durou 18 edições, de 1946 até 1949.

Kid Eternidade - Família Marvel[1976-1982]

Na metade dos anos 50, Quality Comics se integrou à DC Comics. Assim, Kid Eternidade acabou ficando no Limbo dos Quadrinhos até os anos 70, quando a DC também adquiriu os direitos dos personagens da Fawcett - A Família Marvel. Assim, o garoto apareceu como parte do elenco de apoio da série SHAZAM! (edição #27 - 1976). A explicação foi muito simples... Kid Eternidade cabia perfeitamente no conceito geral da Família Marvel.

Após o cancelamento da série SHAZAM!, a Família Marvel passou a aparecer regularmente em WORLD'S FINEST COMICS, com início na edição #253. Kid Eternidade não apareceu até a edição #268 [1981], quando, de repente, foi-lhe dado seu primeiro nome: Christopher "Kit" Freeman. As ligações a Freddy (Capitão Marvel Jr.) Freeman não foram mera coincidência, quando o garoto revelou-se ser o irmão perdido de Freddy,entre as edições #279-280.

Em seguida, a Família Marvel passou a ser publicada nas páginas de ADVENTURE COMICS #491 [1982], na tentativa de levantar o principal título da DC, na época. Kid Eternidade apareceu em ADVENTURE COMICS #491-492, quando marcou sua última aparição como membro da Família Marvel. Quando a DC, após os eventos de Crise nas Infinitas Terras, deu nova origem à Família Marvel, Kid Eternidade não foi incluido na continuidade.

Leitura Essencial:
Shazam! #27
World's Finest Comics #268, 279-282
Adventure Comics #491-492

Kid Eternidade em série VERTIGO em 1991

Kid Eternity: Vertigo Visions [1991-1994]

No fim dos anos 80 até o início dos anos 90, a linha Vertigo da DC passou a ter mais evidência após lidar com personagens antigos da editora em uma perspectiva mais sombria, mais madura. Personagens como O Mosntro do Pântano, Homem-Animal, Shade e Orquídea Negra passaram a ter notoriedade nessas novas interpretações. Kid Eternidade não foi a excessão.

Grant Morrison, importante roteirista, trabalhou com Kid Eternidade em uma série de três números, em 1991. O aspirante a comediante Jerry Sullivan se juntou a Kid Eternidade na esperança de libertar Keeper do Inferno, apenas para descobrir que estavam ligados aos Lordes da Ordem e do Caos. A jornada sombria e surreal foi elaborada pelo artista Duncan Fegredo.

Esta minissérie foi suficientemente popular para que Kid Eternidade ganhasse sua própria série, na linha VERTIGO, em 1992. Escrita por Ann Nocenti e desenhada por Sean Phillips, a série durou 16 edições, antes de ser cancelada em 1994.


Leitura Essencial:
Kid Eternity (mini-series) #1-3
Kid Eternity (ongoing series) #1-16

Kid Eternity: Um Titã entre adolescentes... [1999-presente]

Kid Eternidade reapareceu nas páginas de JSA #1 [1999], onde foi assassinado por Mordru. Entretanto, a morte nunca é suficiente para Kit Freeman. Ele, em seguida, retornou nas páginas de TEEN TITANS vol. 3 #31 [2006]. O Irmão Sangue usou o jovem para abrir um portal que separava a vida da morte. Assim, o garoto ajudou os Titãs a derrotar Sangue e, mais tarde, se aliou ao grupo, como membro, na edição #69 de Teen Titans [2009].

Leitura Essencial:
JSA #1
Teen Titans (vol. 3) #31, 68-presente

Um comentário:

Sandro Victoria disse...

Interessante a origem do Eternidade. Eu mesmo não sabia disto,já que conheci o personagem através dos titãs.Valeu.