28 de fev. de 2011

Lanterna Verde - John Stewart


A vida de John Stewart é marcada por diversas tragédias, começando com a morte de sua pequena irmã num acidente de carro que ele dirigia. Anos mais tarde, Stewart, agora um ex-fuzileiro naval e arquiteto, foi escolhido pelos Guardiões do Universo para ser um reserva de Hal Jordan enquanto Guy Gardner estava hospitalizado.

Curiosamente, Stewart não aceitou usar máscara, alegando não ter nada a esconder de ninguém. A Lanterna verde do setor 1417, Katma Tui, foi destacada para treiná-lo. Desde o início, este encontro viria a ser o início de um profundo amor entre os dois.

Quando Katma-Tui perdeu seus poderes, devido à execução de Sinestro, casou-se com Stewart. O casal decidiu morar na Terra. Porém, a moça acabou sendo assassinada por uma Safira Estrela. Durante os eventos da Odisséia Cósmica, Stewart, numa missão em conjunto com o Caçador de Marte, decidiu desativar uma bomba implantada e armada pelos espectros da Antivida no planeta Xanshi. Infelizmente, fracassou ao tentar deter a detonação da ogiva, que possuía energia de constituição amarela. Isto resultou no extermínio de milhões de vidas. Este fracasso provocou um efeito psicológico devastador em Stewart, que decidiu cometer suicídio com uma arma amarela, para que seu anel não o protegesse, sendo demovido da idéia pelo Caçador de Marte, após um diálogo convincente entre os dois.

Mais tarde, Stewart se tornou defensor de Oa e guardião das Cidades-Mosaico, um conjunto de cidades tiradas de vários mundos. Com este cargo de confiança, Stewart conseguiu um pouco de paz, tornando-se o primeiro Guardião do Universo mortal conhecido como Master Builder. Porém, durou pouco, já que a Bateria Central, os Guardiões e a Tropa foram destruídos por Parallax, na época no corpo de Hal Jordan.

Com isso, John se tornou um Darkstar. Durante uma das batalhas, foi brutalmente atacado por Grayven, filho de Darkseid, que o deixou paraplégico. Antes de se sacrificar para reacender o Sol, Hal Jordan, ainda Parallax, curou John. Logo depois, quando a vilã Fatalidade, caçadora de Lanternas e única sobrevivente de Xanshi, atacou Stewart e Kyle Rayner, toda a energia esmeralda concedida por Hal se esgotou, e John novamente ficou paraplégico.

Meses depois, em uma visita a Fatalidade numa prisão especial de meta-humanos, Stewart descobriu, através da própria vilã, que nada de errado havia na sua coluna, fato constatado por Kyle Rayner com seus poderes de Íon, sendo que este último também consertou uma espécie de bloqueio que a energia esmeralda residual vinha provocando nos impulsos nervosos cerebrais de John. Contudo, por uma questão puramente psicológica, John não andava, mesmo que tentasse. Somente após conseguir a cura subconsciente com tratamento psicológico para que superasse a morte de sua irmã, John voltou a andar normalmente. Quando Kyle abandonou a Terra, deixou um anel com John, para que este assumisse seu lugar como defensor da Terra e membro da LJA.

Depois, John presenciou o retorno de Hal e, com isso, a Tropa foi restaurada, com John, Guy, Hal e Kyle como membros. Ele também foi essencial durante a guerra contra a Tropa Sinestro e a Noite Mais Densa, onde teve que enfrentar a Lanterna Negro Katma-Tui e o planeta Xanshi como um planeta Lanterna Negro. Stewart, com a ajuda de membros das outras Tropas, rompeu a conexão dos anéis negros com Xanshi, impedindo a destruição da Terra. Atualmente continua como membro da Tropa.

Poderes & Habilidades

Além de ser um ótimo atirador devido a suas experiências como fuzileiro, John possui como todos os membros da Tropa um poderoso anel enérgetico capaz de agir e criar construtos de acordo com sua força de vontade.

Um comentário: