1 de mar. de 2011

Brainiac


O cientista Coluano frio e sem emoções conhecido como Brainiac tem séculos de idade. Durante esses séculos, ele começou a coletar informações, usando-as para evoluir à mais alta forma de vida inteligente. O modo de ação de Brainiac é “encolher” uma cidade e destruir o planeta de onde ela vem, garantindo, portanto, que ninguém possa compartilhar das informações que ele possui. Essas “cidades engarrafadas” são suspensas dentro da sua nave e ligadas diretamente ao seu cérebro, onde ele absorve e separa dados que elas contêm. Um desses planetas atacados foi Krypton.

Brainiac visou a capital da inteligência do planeta, a Cidade de Kandor, e a roubou. Dias depois, o planeta Krypton foi destruído. Apesar de supor-se que causas naturais tenham sido a causa do fim do planeta, Superman ainda especula que Brainiac foi o responsável.

Anos depois, Brainiac descobriu que um Kryptoniano havia sobrevivido: Kal-El, o Superman. Relutando compartilhar o conhecimento de Krypton, Brainiac lançou uma série de sondas em busca do sobrevivente Kryptoniano. Primeiramente, nanitas enviadas por ele infectaram o cérebro do suposto médium Milton Fine, que passou a agir como Brainiac. Após a derrota de Milton, Brainiac enviou andróides clones.

Duas dessas sondas se relacionaram aos Titãs. Primeiramente quando uma equipe conhecida como Vanguarda, composta de seres superpoderosos que atravessavam o universo ajudando mundos que precisassem deles, chegou à Terra, lutando e tentando capturar Superman. Antes que pudessem seqüestrar o Homem de Aço, os Novos Titãs interviram, mas rapidamente perceberam que aquele não era o Superman real. Com isso, o Superman que havia sido capturado era um robô. Os Titãs, então, se juntaram à Vanguarda para encontrar Superman, mas acabaram encontrando Black Nebula, membro da Vanguarda, morto. Nisso, foi revelado que uma das sondas de Brainiac havia matado Black Nebula e sequestrado Superman. O poderes combinados dos Titãs e da Vanguarda foram capazes de deter a sonda de Brainiac.

Posteriormente, um andróide clone de Brainiac se juntou a um descendente futurístico da linhagem de Brainiac, Índigo, também conhecida como Brainiac 8, enviado-a para matar Donna Troy e assegurar o futuro de Colu. Os Brainiacs, Lex Luthor e um mentalmente controlado Superboy atacaram os Novos Titãs e os Renegados. Com a força conjunta dos Novos Titãs e dos Renegados, Índigo foi destruída.

Apesar de terem encontrado Superman, as sondas não conseguiram relatar sua localização a Brainiac. No fim, Superman descobriu toda a verdade sobre o vilão graças à Supergirl e, com isso, foi ao alcance do coluano após descobrir que ele possuía a cidade de Kandor, onde estavam os pais de Kara.

Superman libertou a cidade e derrotou Brainiac, mas a um preço terrível. Com o Homem de Aço distraído restaurando Kandor ao seu tamanho normal, Brainiac tentou destruir os pais do herói, Jonathan e Martha Kent. Seu ataque falhou, mas no processo, Jonathan sofreu um ataque cardíaco fatal após salvar sua esposa.

Mais tarde, o vilão foi levado ao Projeto 7734 do General Lane para mais estudos. Após o alienígena assassinar o grupo inicial de cientistas, Lane convocou Lex Luthor. Porém, Lex firmou um acordo com Brainiac e os dois fugiram do Projeto juntos. Enquanto fugiam, Lex descobriu sobre o retorno de Superboy e foi ao seu encontro e de sua irmã Lena. Após agir cruelmente, Lex foi salvo por Brainiac de uma surra desferida pelo Superboy.

Em seguida, enquanto atacava Novo Krypton, Brainiac foi salvo de uma execução nas mãos de Zod por Brainiac 5.

Brainiac construiu uma grandiosa linhagem pelos tempos: em um certo momento de sua jornada, Brainiac se clonou, dando origem a Vril Dox, seu "filho". Vril, fundador da L.E.G.I.Ã.O e dos R.E.B.E.L.D.E.S também é chamado de Brainiac 2 e teve um filho: Lyrl Dox, o Brainiac 3. No século XXXI, temos Brainiac 5 da Legião dos Super-Heróis. Mais na frente, no século LXIV temos Brainiac 13. Foi Brainiac 13 quem transformou Metrópolis em uma cidade futurística. Esta versão foi destruída por Superman, que o enviou junto a Imperiex ao Big Bang.

Poderes & Habilidades

Brainiac tem inteligência nível doze, um incomparável intelecto além do sobre-humano. Além disso, seu conhecimento reunido da tecnologia, bioengenharia e ciência teórica levou à manipulação genética. Brainiac é tão forte e invulnerável quanto um Kryptoniano, contanto que não se tenha algum tipo de contato com seu bioinvólucro, isto é, a espaçonave. Apesar de seu estilo de luta física parecer pesado e desajeitado, é eficiente.

Nenhum comentário: