6 de mar. de 2011

Poderosa – Kara Zor-L

Kara Zor-L é filha de Zor-L e sobrinha de Jor-L, o que fazia dela prima de Kal-l, o Superman da Terra 2. Assim como seu primo, Kara nasceu em Krypton 2 (a versão alternativa do planeta Krypton do Universo alternativo da Terra 2 Pré-Crise nas Infinitas Terras). Quando Krypton 2 estava prestes a explodir, Zor-L lançou sua filha em uma nave rumo à Terra 2, assim como seu irmão lançou seu filho Kal-L. Porém, a nave de Kara fez uma longa jornada até a Terra 2 e consequentemente, a garota apenas chegou décadas após seu primo.

Na Terra 2, sob os raios do Sol amarelo, Kara ganhou poderes semelhantes aos de seu primo. Lois, esposa de seu primo, fez de Kara sua filha. Com isso, assumiu o codinome de Poderosa no intuito de ajudar seu primo no combate ao crime e ingressar na SJA. Nesse período, adotou a identidade secreta de Karen Starr e ganhou uma melhor amiga, Caçadora, Helena Wayne, filha do Batman e da Mulher Gato da Terra 2.

Porém, tudo mudou drasticamente quando ocorreu o evento conhecido como Crise nas Infinitas. Todo o Multiverso, incluindo a Terra 2, foi apagado da existência devido às batalhas entre Antimonitor e os heróis. Além disso, toda a realidade foi reescrita. De alguma maneira, Kara sobreviveu e foi colocada à força nessa nova cronologia, sem uma origem e história concreta. Mais tarde, durante Crise Infinita, Alex Luthor Jr levantou algumas hipóteses sobre a sobrevivência de Kara.

Inicialmente, nesta nova cronologia, foi dito que Kara era neta do lendário mago Atlante Arion que a enviou para o futuro para mantê-la segura. Mais tarde, Poderosa se tornou membro da Liga da Justiça Europa. Durante a saga Zero Hora, Poderosa ficou misteriosamente e misticamente grávida. Ao fim do evento, ela pariu um menino, Equinox, que teve crescimento em ritmo acelerado e logo depois desapareceu. Aparentemente, este fato foi apagado da existência, pois nem Poderosa lembra de ter ficado grávida.

Mais tarde, Poderosa se tornou um membro chave na Sociedade da Justiça. Quando Mordru atacou a Terra, Columba e Poderosa encontraram o espírito de Arion, que revelou à Kara que a história dela ser neta dele era uma farsa criada para protegê-la. Além disso, Arion falou que Poderosa tinha que ajudar sua mãe (se referindo a Lois da Terra 2) quando descobrisse a verdade. Posteriormente, durante a Crise Infinita, Poderosa foi confrontada pelo Pirata Psíquico, único ser que lembrava da realidade Pré-Crise. Pirata, que estava a serviço de Alex Luthor Jr da Terra 3 – disfarçado como Lex Luthor – revelou à Kara sua verdadeira origem, explicando-lhe que ela vinha na verdade da Terra 2.

Em seguida, os sobreviventes da Crise original – Kal-L, Lois Lane, Alex Luthor da Terra 3 e Superboy Primordial – decidiram vir à Terra para salvá-la da corrupção. Imediatamente, Kal-L foi ao encontro de sua prima. Durante o encontro dos dois, Kal contou a Kara sobre o Multiverso e sua história original. Apesar disso, Poderosa só veio a se lembrar de tudo isso quando tocou em sua “mãe” Lois, bastante doente na época. Poderosa pensou que viveria feliz para sempre junto à sua família de verdade, porém, quando Superboy Primordial e Alex puseram em prática seu plano de criar uma Terra perfeita, ela viu seus sonhos ruírem quando Lois morreu devido à sua doença e Kal-L foi espancado até a morte pelo Superboy Primordial. Kara, então, finalmente percebeu que sua verdadeira família era a SJA. Enquanto isso, ela mal sabia que um novo Multiverso fora criado após a Crise Infinita.

Mais tarde, durante uma missão, a SJA recebeu como membro o Superman da Terra 22, que se assemelhava ao primo de Kara, que ficou chocada quando descobriu que ele não era seu primo, mas mesmo assim o auxiliou a se adaptar na Nova Terra. Durante um confronto com Gog, Poderosa foi lançada pela entidade para a nova Terra 2, criada pelos eventos de Crise Infinita. Chegando lá, Poderosa foi recebida com muito entusiasmo pela Sociedade da Justiça Infinita, porém, ela descobriu que a nova Terra 2 já havia criado uma nova contraparte sua, que retornou e entrou em confronto com Kara. Após um confronto entre a SJA e a SJI, Kara retornou à Nova Terra e pôde ajudar a SJA a derrotar Gog.

Durante a Noite Mais Densa, Kara foi enganada pelo Lanterna Negro de Lois da Terra 2, o que possibilitou Kal-L voltasse como Lanterna Negro novamente. Kara finalmente superou seus sentimentos e ajudou na destruição do Lanterna Negro Kal-L. Infelizmente, a arma criada pelo Sr Incrível não apenas rompeu a conexão do anel negro com o cadáver de Kal, como o destruiu completamente, o que impossibilitou ser enterrado novamente.

Poderes & Habilidades

Os extraordinários poderes da Poderosa são o resultado da ação do sol da Terra. Em Krypton 2, que tinha um sol vermelho, ela teria crescido com a força normal; aqui na Terra, o sol amarelo deu-lhe uma infinidade de superpoderes: capacidade de voar, invulnerabilidade, supervelocidade e superforça. Também possui visão de calor capaz de derreter o aço; visão de raios X, que permite ver através de objetos sólidos; e uma superaudição, que capta sons a centenas de quilômetros de distância.

3 comentários:

Teily Fábio disse...

Muito bom, gostei muito da DC ter restabelecido o fato de Kara ter nascido na Terra-2. Uma dúvida só, a SJI não voltou a aparecer depois desse encontro com Kara né? Outra coisa, foi dito que o corpo de Kal-l foi destruído impedindo seu novo sepultamento, porém acho que essa afirmação é incorreta, tendo em vista que seu corpo aparece ao lado do corpo do Pirata Psíquico na sede da SJA, sendo examinado pelo Dr. Meia-Noite.

Gustavo disse...

Olá, Teily.

Não, a SJI não apareceu mais. Já sobre o lance do corpo do Superman da Terra 2, ele aparece ao lado do corpo do Pirata Psíquico na sede da SJA, sendo examinado pelo Dr. Meia-Noite, depois de ser derrotado por Superman e Superboy em Blackest Night: Superman. Com isso, sua conexão com anel negro foi destruído e ele foi enviando para ser examinador pelo Doutor Meia-Noite. Nisso, Lois Lane da Terra 2 e Detonador (ambos Lanternas Negros) enganaram Poderosa e outros membros da SJA, possibilitando um novo anel negro transformar Kal-L em Lanterna Negro novamente. Aí sim seu corpo foi destruíndo pela arma criada pelo Sr íncrivel impedindo seu novo sepultamento.

Recapitalando a ordem de leitura:

-->Blackest Night: Superman
--> Blackest Night: Superman

DAVID LEE disse...

Olá pessoal. Uma ilustração da Poderosa. Abração.

http://www.flickr.com/photos/leejdavid/4498443974/