26 de fev. de 2009

SPOILER: Teen Titans #68

Argumento: Sean McKeever
Desenhos:
Eddy Barrows
Arte-final:
Ruy José
Cores:
Rod Reis

Torre Titã:
O Besouro Azul procura Eddie, que ainda não conseguiu recuperar seus poderes. A aposta seria que o Irmão Sangue teria roubado seus poderes. Quando Jaime questiona Eddie sobre Neron, o mesmo desconversa. Segundo Jaime, a equipe está preocupada com o pacto que o jovem herói fez com o demônio.

Quando Cassie entra na conversa da dupla, Kid Eternity aparece, e é mencionado como convidado da Moça-Maravilha. Eddie explica que não assinou nada, que apenas aceitou o que Neron lhe ofereceu, mas Kid Eternity afirma que há um contrato escrito, no Inferno, e o leva para lá.

Enquanto os dois conversam pelo inferno, Marla, a tia de Eddie surge. Logo Kid Eternity revela que na verdade, a tia do Demônio Vermelho é apenas um tipo de demônio.

Hall Of Records, Inferno:
Para entrar no Hall Of Records, Kid Eternity assume a entidade de Kole, a Quartzo, e abre as portas do salão.
Eddie encontra o livro onde deveria estar sua assinatira, mas o documento encontra-se sem a assinatura do herói. De acordo a escritura, tudo que Neron fez foi ativar os metagenes que já existiam no corpo do Demônio Vermelho, e que o Irmão Sangue absorveu os poderes de Eddie por que Neron já havia morrido.
Neste momento, Blaze, outra entidade do inferno aparece, e oferece um novo contrato para o Kid Demônio. Eddie está disposto a assinar o novo contrato, mas só muda de oponião, quando Kid Eternity volta como sua tia, Marla, e o convence de não assinar nenhum contrato com nenhum demônio.

Origins & Omens:

Argumento: Sean McKeever
Desenhos: Ed Bennes
Arte-final: Rob Hunter
Cores: JD Smith

Cassie ainda acredita que o seus Titãs podem ser tão fortes e unidos como os antigos e como sua equipe foi um dia. Mas para isso, ela terá que convencer seus colegas a acreditarem nisso. A Moça-Maravilha consegue o apoio de Eddie, Jaime e até de Amy, a Granada. O próximo passo do grupo: lutar contra o Dark Side Club, para depois disso, poder pensar no recrutamento da nova equipe.

Futuro:
Algumas imagens mostram coisas que poderão acontecer no futuro da equipe, tais como:

- Cassie e Jaime se beijando;
- Devastadora batendo em Cassie;
- O uniforme do Kid Flash;
- A silueta de uma garota grávida;
- A imagem de Eddie morto, sem seus poderes.

[Spoilers] Novos NOVOS TITÃS


Foi revelado em Teen Titans #68, a capa de TT #69 sem as silhuetas. Nela podemos ver Moça-Maravilha, Aquagirl, Kid Eternidade, Demônio Vermelho, Static, Granada, Miss Marte e Besouro Azul.

A imagem está na última página, onde se apresenta a capa vindoura, com a seguinte descrição:
Conheça o novo grupo!

Maravilhosa capa por Eddy Barrows, Rui José e Rod Reis.

[Spoilers] DC Nation

Na Coluna DC Nation desta semana, nos foi apresentada uma imagem, feita por George Pérez, do Superboy lutando contra o Superboy Primordial.

Seria uma pista de que Conner retornaria em Legion of Three Worlds?

20 de fev. de 2009

Carnaval Titânico!

A Torre Titã deseja um ótimo Carnaval a todos. Aproveitem com muita responsabilidade e aguardem boas notícias após as festas.

18 de fev. de 2009

História: Asa Noturna & Labareda

Asa Noturna e Labareda

As novas versões de Asa Noturna e Labareda terão sua estréia oficial em Action Comics #875. Anteriormente, houve algumas versões da dupla, então, o objetivo desta matéria e apresentar todas as versões conhecidas.

Superman como Asa Noturna e Jimmy Olsen como Labareda

Primeira aparição: Superman #158

nightwingoldQuando alguns cidadãos da cidade-engarrafada de Kandor aumentaram de tamanho e roubaram alguns elementos, Superman e Jimmy Olsen se adentraram na cidade para investigar. Lá, um amigo de Jor-El, Nor-Kann, avisou-lhes do perigo. Parecia que os mesmos Kandorianos acreditaram que Superman havia deixado de ajudá-los em uma situação.

Obrigado a se esconder como um fugitivo, Superman decidiu que ele e Jimmy deveriam se adaptar como mascarados. Encontraram uma caverna secreta que batizaram de Nightcave. Então, baseando-se na história de Batman e Robin, eles confeccionaram uniformes e identidades inspirados em aves Kryptonianas - Asa Noturna e Labareda. Quando Superman, estava passando sua identidade para seu sósia, Van-Zee, um cientista Kryptoniano, ele foi capturado. Então, Van se vestiu de Asa Noturna para resgatá-lo.

Outra vez, Superman e Jimmy se aventuraram como Asa Noturna e Labareda em Kandor. Desta vez, com Batman e Robin juntos. Foi esta experiência que inspirou Dick Grayson, mais tarde, a adotar a identidade de Asa Noturna, quando desistiu da identidade de Robin.

Van-Zee como Asa Noturna, Ak-Var como Labareda

Primeira Aparição: Superman Family #183

Ak-Var era um jovem ladrão condenado à Zona Fantasma. Libertado por Superman quando sua sentença venceu, ele procurou viver em Kandor e se casou com a sobrinha de Van-Zee, Thara. Ele também passou a trabalhar como assistente no Laboratório de Van-Zee. A dupla assumiu as identidades de Asa Noturna e Labareda e passaram a combater o crime. Certa vez, quando Superman e Jimmy foram à cidade engarrafada, os quatro trabalharam juntos.

Nenhum possuía superpoderes, até mesmo Superman, enquanto estava na cidade. Entretanto, todos os quatro eram soberbos atletas e combatentes. Eles também contavam com o Nightmóvel, seus jatos e vários apetrechos científicos.

Asa Noturna - O herói legendário Kryptoniano

Primeira Aparição: Nightwing Secret Files #01

Nightwing Secret Files #1 apresentou uma estória quando Robin havia sido “demitido” por Batman. Dick Grayson, então, passou a fazer algumas pesquisas e acabou encontrando Superman, que lhe contou a história do lendário herói Kryptoniano.

Superman: “Houve um homem, em meu mundo, séculos antes de meu nascimento, que perdeu sua família, assim como você. Ele passou a querer justiça, desejando ajudar os outros. Assim, ele usou seus talentos e habilidades para lutar por aqueles que não poderiam se defender, tornando-se uma lenda. Ninguém conhecia sua identidade. Ele era apenas chamado por Asa Noturna.”

Dick respondeu: “Gostei. E uma inspiração para uma nova lenda nasce”.

Richard Grayson como Asa Noturna e Bette Kane como Labareda

bette1Em Secret Origins Annual #3, George Pérez nos apresentou a nova história dos Novos Titãs após Crise nas Infinitas Terras: “Estou escrevendo Origens Secretas para os Titãs, enquanto Marv escreve Titans Annual. Minha estória irá estabelecer a origem da metade dos Titãs após a Crise; como Águia-Dourada e Abelha. Irei também estabelecer quem existiu ou não e que poderes tiveram ou como eram visualmente apresentados.”, disse o artista.

A edição também incluiu a primeira aparição de Labareda (a Bat-Girl pré-Crise). Emprestando o nome do parceiro-mirim Kryptoniano, Pérez recriou Bette Kane como uma “groupie” de Robin que se aventurou na carreira heróica para conhecê-lo.

dick3Em 2001, Superman viajou de volta ao tempo para Krypton em uma estória de quatro partes chamada “Retorno a Krypton“. Na edição três, Lois e Superman, sem poderes, adotaram os nomes de Asa Noturna e Labareda, para que pudessem retornar para casa. Esta estória estabeleceu Labareda como parte da atual lenda Kryptoniana.

Um Kandoriano refere-se a Asa Noturna & Labareda como “os grandes mitos heróicos de Kandor”. E Superman explica para Lois, “Asa Noturna e Labareda da Terra tomaram esses nomes quando eu lhes contei este conto.”

Asa Noturna e Labareda - New Krypton

Primeira Aparição: Action Comics #871 (Janeiro de 2009)

nightwflamebird_barrowsRecentemente, em 2008, Superman: New Krypton trouxe o conflito de Superman ao lidar com a morte de seu pai adotivo enquanto aproximadamente 100.000 Kryptonianos estavam vivendo na Terra, em consequência de um arco envolvendo Brainiac. Ao fim da quarta edição do arco, um novo Asa Noturna e uma nova Labareda apareceram para deter dois seguidores de Zod (que viviam em Kandor), quando tentavam resgatar o General Kryptoniano da Zona Fantasma. Neste momento, a dupla exibiu poderes que não são inerentes de Kryptonianos comuns: Labareda disparou rajadas de suas mãos, enquanto Asa Noturna apresentou telecinésia para destruir as armas dos oponentes. Aparentemente, Labareda parece ser a parceira dominante.

Não se conhece suas identidades e eles serão o destaque na série Action Comis, sob os cuidados de Greg Rucka, Eddy Barrows, Ruy José e Rod Reis.

17 de fev. de 2009

Solicitações para Maio 09 - Deathtrap


Titans #13Argumento: Sean McKeever
Arte: Howard Porter
Capa: Andrew Robinson

“Deathtrap” parte 4! Titãs, Vigilante e os Novos Titãs estão muito envolvidos no plano insanp de Jericó. Será que suas forças serão o suficiente para desmantelar o plano do inimigo? Conclui em Vigilante #06.

Vigilante #06
Argumento: Marv Wolfman
Arte: Tom Lyle & Scott Hanna
Capa: Andrew Robinson

A terrível conclusão de Deathtrap! Vigilante fará de tudo para deter Jericó, mesmo que ele tenha que se tornar seu próprio alvo.

Teen Titans #71
Argumento: Sean McKeever
Arte e capa: Joe Bennett & Jack Jadson

“Deathtrap” aftermath! O grupo tenta juntar os pedaços após o crossover ao mesmo tempo em que Devastadora retorna. Mas ela é amiga ou inimiga?

Solicitações para Maio 09 - Relacionados aos Titãs

Supergirl #41Tiny Titans #16

Preview: Tiny Titans #13


Por Art Baltazar & Franco

15 de fev. de 2009

Titans Omens & Origins


Nos Eua, no mês de fevereiro, a DC trouxe aos leitores "Origins & Omens" [algo como "Origens & Destinos"]. Os principais títulos da editora apresentaram curta estória de determinado personagem ou grupo na qual foi caracterizada a origem e possíveis fatos que ocorrerão no futuro. A narradora é Scar, uma Guardiã do Universo que foi ferida pelo Anti-Monitor e que agora vem narrando os fatos do Livro Negro, que terá ligação com o grande evento deste ano - Blackest Night [Noite mais densa].

Os Titãs não foram a exceção e na última página da edição #10 vimos:

Donna enfrentando Índigo: Importante lembrar que Donna Troy morreu pelas mãos do andróide de Superman quando foi ativado pela robô, descendente de Brainiac. O robô passou a integrar os Renegados por algum tempo e até se envolveu com Morfo. Durante o arco Insiders, ela acabou sendo ativada para cumprir a missão a que foi designada. No entanto, Índigo acabou "morrendo" quando Morfo a transformou em carne e osso. Um plot muito interessante para podermos perceber realmente o papel de Donna Troy no futuro de Colu. Algo plausível para o futuro.

Wally West segurando o uniforme de Flash: Não é segredo que Barry Allen voltou e que Wally passará pela eterna dúvida em conciliar vida heróica e família. Dan Didio já disse que muitos dos problemas de Wally serão tratados na série dos Titans. Basta esperarmos. Mas manifesto minha oposição ao trazerem Barry Allen, pois, na minha humilde opinião, Wally foi e sempre será o Flash.

Cyborg ao lado de alguém aparentemente em coma (?): Victor sempre foi a "rocha do grupo" - palavras de Garfield e dos Novos Titãs. Entretanto, a despeito da dica de que Vic teria um ou não um filho (Titans #08), parece que ele sempre fará o papel do amigão de todos. Há um ruivo/loiro ferido em uma cama. Poderia ser Joey (possível previsão para o fim do arco Deathtrap) ou Roy. Possivelmente seria Roy, pois em uma das colunas de DC Nation, ele foi referido como um dos personagens para prestarmos atenção em 2009. Não temos certeza de qual seria sua fala, mas muitos apostam que seria: "Ele tirou aquilo que mais me importa. Estou quebrado, mas isso jamais me derrubará!".

Ravena sendo atacada por Irmão Sangue: A redundância deste ciclo vicioso nunca termina. O Culto de Sangue idolatra Trigon - algo revelado em Teen Titans #11 (Julho de 2004) - e desde o início, o culto pareceu interessado na empata. Recentemente, Sebastian retornou de sua prisão no Inferno - Teen Titans #67 (Janeiro de 2009) - dizendo que seu principal objetivo é obedecer os preceitos de Trigon. Então, não seria surpresa de que ele iria atrás, novamente, de Ravena. O que acho que poderia ser adiado. Já estamos cansados dos plots de Ravena (pelo menos eu, sim!)

Mutano sendo beijado por Terra: Garfield sempre teve a sina de ter as Terras envolvidas em sua vida. Apaixonou-se pela primeira traidora dos Titãs; foi assediado pela segunda Terra, mas em vão; e agora, parece que será surpreendido novamente por esta situação. A nova Terra foi recentemente apresentada ao UDC e, após deixar a minissérie Terror Titans, parece que dará as caras em Titans. Eu, particularmente, adoraria ver isso.


Asa Noturna está muito envolvido com os eventos consequentes de Batman RIP, tanto que ele já deixou o grupo. Então, me surpreendi por Estelar não ter sido citada. Geoff Johns criou uma das estórias mais coerentes para se trazer mundos perdidos e eles não aproveitam. Estou falando do arco de Action Comics, onde Superman descobre várias cidades miniaturas que pertenciam à coleção particular de Brainiac. Seria ótimo vermos uma das cidades de Tamaran em meio às outras, como New Krypton. Uma ótima oportunidade para trazer o mundo particular e incrível de Koryand'r. Torço para que, um dia, isto seja aproveitado.

Eles também poderiam mostrar algo referente a outros Titãs como Tempest, Labareda (que voltará como coadjuvante em Detective Comics) ou Estrela Vermelha, que sempre teve uma relação bem fraterna com Victor. Enfim, basta torcermos para que o futuro de Titans seja realmente interessante como venho pressentindo.

12 de fev. de 2009

[Spoilers] Titans #10 - Resenha

Sinopse:

Adult Swim


Argumento: Judd Winick
Desenhos: Howard Poter
Cores: Edgar Delgado

Seguindo os eventos vistos na edição anterior, Jericó está possuindo o corpo de um dos Titãs, mas eles não sabem qual. Ciborgue planeja atirar com uma arma especial em dois Titãs de cada vez, de forma que possam incapacitá-lo.

Nesse momento, a Liga da Justiça chega ao local esperando capturar Jericó por causa das tentativas de assassinato que ele empreendeu contra os candidatos a presidência dos EUA (conforme visto na mini-série DC Universe: Decisions). Todos vieram devidamente protegidos com óculos especiais, que os protegem contra os poderes de Joe.

Asa Noturna, que era quem estava sendo possuído por Jericó, nega veementemente permitir que a Liga se envolva, alegando que eles deveriam lidar sozinhos com a situação, já que Joe é um deles. Quando a possibilidade de procurarem os laboratórios S.T.A.R. é mencionada, Asa Noturna se exalta e tropeça nas palavras, de forma que os outros Titãs percebem imediatamente que é ele quem está sendo controlado.

Como medida preventiva, Ciborgue entrega para os Titãs óculos especiais que os protegerão contra os poderes de Jericó. Curiosamente, esses óculos possuem o mesmo design dos óculos utilizados pela Liga. O de Ciborgue é até mesmo feito sob medida pra ele, cobrindo apenas o olho orgânico.

Apesar disso, Jericó consegue entrar no corpo do Flash antes que este receba um par de óculos. Usando habilidades do velocista, ele vibra através das paredes da construção para escapar do confinamento ao qual os Titãs haviam se submetido.

Superman consegue segurá-lo antes que fuja, mas Flash golpeia o chão em supervelocidade e lança fragmentos de rocha que atingem o resto da Liga e tiram os óculos da Canário Negro. Possuindo o corpo dela, Jericó ataca John Stuart com um grito sônico para derrubá-lo e invadir seu corpo. Usando o anel do Lanterna Verde, ele lança mísseis de energia contra a cidade, esperando criar uma distração que o permita fugir.

Enquanto Superman, Mulher-Maravilha e Nuclear partem para deter o ataque, o Donna tenta imobilizar John Stuart tempo suficiente para que Ciborgue o atinja com a arma de incapacitação. Entretanto, Jericó usa o anel de energia para destruir o aparelho ao mesmo tempo em que remove os óculos de Zatanna, Ravena e Vixen.

Zatanna usa um feitiço para remover o anel de John Stuart enquanto Donna o imobiliza. Por razões que apenas Winick sabe, Mutano se aproxima na forma de polvo gigante para auxiliar Donna a detê-lo. O que torna o fato ainda mais estranho é que o próprio Gar diz que seria fácil fazer isso agora que o anel tinha sido removido. De qualquer forma, Mutano não estava usando os óculos e acaba sendo possuído. (Apesar de que talvez os óculos desaparecessem quando ele se transformasse, do mesmo modo como acontece com as roupas, então talvez isso não fizesse diferença).

Transformando-se em um inseto, ele tenta fugir do local, mas Vixen assume as habilidades de um falcão para conseguir enxergá-lo e para persegui-lo em voo. Assumindo a forma de um pterossauro, consegue se desvencilhar de Vixen, mas é atacado por Flash e Estelar. Então assume a forma de uma baleia azul, rechaçando a todos. Nesse momento, Estelar percebe que Joe não está realmente os atacando, apenas tentando fugir.

Ele tenta escapar tomando a forma de um beija-flor, mas é detido por Superman. Jericó então invade o corpo do Kryptoniano, mas descobre-se novamente incapaz de controlá-lo (como já havia acontecido em DCU: Decisions #4). Entretanto, desta vez todos foram prudentes o suficiente para estarem utilizando óculos protetores, de forma que Jericó não tem para onde fugir e é forçado a abandonar o corpo de Superman. Ele grita, implorando por ajuda e reclamando da dor que as outras personalidades que habitam sua mente lhe provocam. Em seguida, ele desaparece.

Mais tarde, Dick e Donna discutem sobre o assunto. Eles não sabem o que ocorreu com Joe, mas mencionam que Vixen teoriza que Jericó escapou ao possuir o corpo de algum pequeno animal ou inseto que estava pelas redondezas no momento.

Dick se mostra muito preocupado com a situação de Joe, dizendo que ele é um prisioneiro em sua própria mente, trancado junto com pessoas malígnas. Também menciona que alguém em específico está controlando o corpo e os poderes de Joe. Alguém mais perigoso do que eles poderiam imaginar.

Origins & Omens
(Origens & Presságios)

Argumento: Judd Winick
Desenhos: Jesús Saís
Cores: JD Smith

Scar, a Guardiã do Universo que teve o rosto queimado pelo Anti-Monitor (conforme visto em Green Lantern #25), lê a respeito dos Titãs no Livro do Negro (um livro que contém informações sobre todos aqueles capazes de sentir emoções, como foi explicado em Adventure Comics #0). Destaque para o trecho onde ela diz que o objetivo dos Titãs era emular seus mentores.

No Duplex dos Titãs, alguns dias já se passaram desde os incidentes envolvendo Jericó. Dick convocou um encontro da equipe, onde ele começa a falar sobre todos os perigos e dificuldades que os Titãs encararam juntos ao longo dos anos. Os momentos relembrados via ilustrações são a traição de Terra, o confronto contra o primeiro Irmão Sangue e a morte de Donna Troy. Então são mencionados acontecimentos mais recentes, com o time se reunindo novamente por causa do ressurgimento de Trigon (acompanhado de seus filhos), o confronto contra Jericó e o envolvimento da Liga da Justiça na situação. Destaque para o trecho onde Dick afirma que a Liga é o time que eles queriam emular, formado por aqueles que eles sempre quiseram ser.

Então Dick revela o motivo da reunião: ele decidiu deixar o time. Ele diz que precisa cuidar de sua outra família, em Gotham (ele está se referindo a vindoura série The Battle for the Cowl, decorrente do desaparecimento de Batman - que foi mostrado em Batman: RIP, Batman: Last Rites e Final Crisis).

Na sequência, são mostradas algumas cenas que antecipam acontecimentos futuros: Donna sendo estrangulada por alguém que se assemelha a andróide Índigo; Ciborgue ao lado de uma pessoa numa cama hospitalar; Wally segurando seu uniforme de Flash (referência a vindoura mini-série Flash: Rebirth, onde ele deverá abandonar o uniforme que herdou de seu tio e adotar um novo); Ravena tendo seu sangue sugado pelo Irmão Sangue (que retornou a vida recentemente, conforme visto em Teen Titans #67); e Gar sendo beijado de surpresa pela nova versão da heroína Terra (apresentada na mini-série Terra, de Jimmy Palmiotti e Justin Gray).

Finalizando a edição, Scar diz que tempos sombrios virão e que, como aconteceu com os Titãs da mitologia, as vidas deles serão esmigalhadas pelo peso do amanhã e a família deles será despedaçada.

Opinião:

Adult Swim

Naturalmente, a primeira coisa que chama atenção nessa edição é a capa, onde vemos indícios de um novo confronto entre a Liga da Justiça e os Titãs. Várias pessoas em Fóruns de internet manifestaram-se negativamete quanto a isso, devido aos conflitos que já ocorreram anteriormente entre ambas as equipes ao longo de suas diferentes formações. Já houve até mesmo uma mini-série em três capítulos intitulada JLA X Titans.

Entretanto, eu não vi problema nenhum nisso. Esses confrontos costumam ocorrer apenas uma vez em uma única revista para cada formação de equipe dos Titãs. No caso das equipes adolescentes de Titãs, isso é praticamente um ritual de passagem que serve pra efetivar oficialmente o time. Além disso, a maioria desses conflitos anteriores só será lembrada por leitores de longa data.

Na minha humilde opinião, enquanto os personagens se enfrentando forem diferentes dos envolvidos nos combates anteriores, tudo ficará justificado. Particularmente, a perspectiva das lutas entre Asa Noturna e Canário Negro e entre Mutano e Vixen havia me deixado empolgado (mas o que eu gostaria de ver algum dia são os sete Titãs clássicos Wolfman/Pérez enfrentando os sete membros clássicos da Liga da Justiça).

Porém foi uma agradável surpresa ver que o conflito nessa edição não era decorrente de uma divergência de opiniões e objetivos, como havia sido insinuado nas solicitações e nos depoimentos do editor executivo Dan DiDio. Tratava-se simplesmente de Jericó pulando de corpo em corpo, obrigando-os a lutar entre si. Nessa edição, a Liga agiu como aliada e não como inimiga, algo que pessoalmente considerei muito bom (afinal, eles são heróis, não vilões, no fim das contas). Adicionalmente, Jericó não estava realmente tentando feri-los. Só estava com medo, confuso e sofrendo muito.

Um problema na história, entretanto, foi situações sem sentido ocorrendo apenas para levar a trama adiante. Por exemplo, se Vic já tinha uma caixa de óculos protetores, porque não os distribuiu entre seus colegas desde o início? Afinal, não havia a chance de que Jericó pulasse para o corpo de outro Titã quando chegasse a vez de Dick ser desacordado pela arma de raios? Em termos de mecanismo de plot, teria sido mais lógico, prático e justificável se a Liga tivesse trazido óculos extras e oferecido-os aos Titãs. Na verdade, Nuclear poderia usar seus poderes para criar óculos adicionais ali mesmo. Além disso, a todo momento alguém se aproxima de Jericó, ou apenas olha na direção dele, mesmo estando sem os ditos óculos.

E, como já foi apontado em Fóruns de internet, este título também possui uma inconsistência: Superman já havia sido controlado por Jericó em Action Comics #548. Superman resistindo a esses poderes torna estranha a afirmação de que Jericó está mais poderoso do que nunca.

Por fim, um outro ponto positivo da história foi a interação entre Dick e Donna ao fim do capítulo. Dick se mostra muito preocupado com tudo que Jericó está enfrentando, especialmente por ter sentido tudo aquilo na própria pele enquanto Jericó estava em seu corpo. Infelizmente, essa cena acaba perdendo efeito logo em seguida, por causa da decisão de Asa Noturna em deixar o time. Essa decisão editorial (tomada em benefício da mini-série Battle for the Cowl) acaba jogando pelo ralo todo o envolvimento, preocupação e empatia que Dick desenvolveu pela situação de Jericó nos três últimos capítulos. Na minha opinião, teria sido muito mais proveitoso, em termos de trama, se Jericó tivesse exposto seus problemas para outro Titã. Um Titã que fosse participar das histórias que se seguirão a estes acontecimentos.

No que diz respeito a arte, não tenho muito o que comentar. Não foi excepcional, mas não chega a desagradar. Em alguns pontos, as cores dão aos personagens uma aparência "plastificada" que me incomoda um pouco. Destaque para o uniforme de Gar, que novamente ficou diferente do mostrado nas edições anteriores.

Origins & Omens

Primeiramente, houve algo que me desagradou nessa história. E me desagradou bastante.

Eu definitivamente não gostei de como o relacionamento entre os Titãs e a Liga da Justiça foi abordado. Essa veneração e respeito dos Titãs pela Liga faria sentido caso a equipe em questão fosse os Teen Titans, seja os membros da antiga Turma Titã ou os atuais Novos Titãs (cuja formação inicial incluía vários membros da antiga equipe Justiça Jovem).

Mas quando se trata dos Titãs Wolfman/Pérez (que é o que este título busca abordar e homenagear), a coisa é muito diferente. Eles não se uniram esperando "emular" seus mentores. Eles se uniram em busca de identidade própria e independência. No conflito dos Titãs com a Liga da Justiça em New Teen Titans #4, Wolfman deixou isto bastante claro, com o antológico momento onde Dick confronta Batman dizendo "nós somos os Titãs, não a Liga da Justiça Junior". Por sinal, "Liga da Justiça Júnior" era uma forma comum de se referir a Turma Titã durante a Era de Prata dos quadrinhos, quando eles eram basicamente um clube de sidekicks. Dick, mais do que qualquer outro na equipe, buscava se diferenciar de seu mentor, algo que mais tarde o levaria a adotar o nome de Asa Noturna. Mas em Titans #10 ele aparece dizendo e demonstrando o oposto exato daquela ideologia.

Isso não foi grande surpresa, já que Winick já havia feito algo parecido durante o arco dos filhos de Trigon (dizendo que a Mulher-Maravilha e Barry Allen são as pessoas que Donna e Wally mais invejam, respectivamente), então não fiquei realmente surpreso com essa forma de pensar dele. Mas ainda assim me desagradou.

Sobre os "presságios" que essa edição trouxe:
  • Ravena sendo atacada pelo Irmão Sangue é algo mais do que o esperado agora que ele retornou, então nenhuma surpresa;
  • A referência a futura mudança de uniforme do Wally foi muito boa. Quem não acompanha fóruns de internet e entrevistas provavelmente está se perguntando o que a cena significa;
  • Não faço idéia do que a cena com Ciborgue signifique. Meu pensamento inicial foi Titans East Special, mas provavelmente não é isso;
  • Eu caí na gargalhada quando vi Gar sendo beijado por Atlee. A expressão "WTF?" na cara dele é impagável. Eu mesmo me perguntei "WTF?" quando vi essa cena.
Agora, o que realmente me incomodou foi a parte aonde alguém semelhante a andróide Índigo está atacando Donna Troy. Isso me incomodou não pelo conceito em si (que pode resultar em algo interessante), mas porque este pode ser o prenúncio de que Judd Winick irá retornar como roteirista do título futuramente. Espero estar enganado quanto a isso.

No que diz respeito a arte, a minha opinião é que as ilustrações são competentes e adequadas a equipe, mas acabaram sendo prejudicadas pelo colorista em alguns momentos. Um deslize foi Roy Harper vestido de Arqueiro Vermelho ao lado do cadáver de Donna Troy (na época, ele ainda o uniforme de Arsenal). Uma coisa que certamente agradará a muitos é que o cabelo de Vic aparentemente voltou a crescer.

Saldo Final:

Por critérios estritamente pessoais, essa edição não me agradou tanto. Acho que a idéia e conceitos básicos por trás dela são bons, mas o desenvolvimento deixou um pouco a desejar. Felizmente, após esse número Judd Winnick estará deixando o título Titans, pelo menos por enquanto. As próximas três edições serão escritas por Sean McKeever (que é o atual roteirista de Teen Titans). Adicionalmente, Titans #11 será o primeiro título Pós-Crise Final dos Titãs, iniciando o que prometeram ser uma nova fase no Universo DC.

É esperar e torcer pelo melhor.

Imagem da Semana


Sem comentários!

11 de fev. de 2009

[Spoilers] Titans 10 - Preview

Um pouco tarde, mas a DC divulgou algumas páginas da edição que sai hoje nos EUA.

A arte melhorou (um pouco) e vale lembrar que esta é a última edição de Judd Winick. Pelo preview, adorei ver como Joey realmente quer ajuda, em meio a sua loucura.

Veja o Preview AQUI!

Rucka e Bette Kane

Percebendo a grande alegria dos fãs de Labareda sobre o comunicado que Rucka fez durante a entrevista para o site CBR, o próprio autor se manifestou no fórum de discussões do Geoff Johns dizendo:

"Há planos para Bette. Peço paciência para vocês que estão esperando para saber o que acontecerá com ela. Após a origem de Batwoman (Detective Comics), ela voltará para os holofotes."

Isso contraria todos aqueles que acham que não há chances para Bette. Uma ótima notícia, Greg Rucka.

10 de fev. de 2009

[Spoilers] - Um Titã de volta em Detective Comics

Finalmente iremos ver Labareda novamente. Calma, não estou falando da nova Labareda que está pairando por Metrópolis em Action Comics, mas, sim, de Bette Kane - a Labareda dos Titãs.

Para quem não conhece a personagem, visite seu perfil na Torre aqui.


Greg Rucka, disse em uma entrevista para o site CBR, que ele a usará em Detective Comics, afinal ela é sobrinha da nova Batwoman. Confiram um trecho da entrevista:

Quem mais será visto ao lado de Batwoman?

Ela possui seu próprio elenco de apoio. Há poucas pessoas de outros títulos. Maggie Sawyer aparecerá na edição 856; veremos Comissário Gordon; e usaremos um ou outro personagem vindos de "52".

Eu estava me esquecendo de um personagem muito importante - Bette Kane. Ela estará lá, mas não direi nada sobre ela agora.

[Para quem não sabe, Bette Kane, sobrinha de Kate Kane, foi a Bat-Girl original, nos anos 60 e, após Crise nas Infinitas Terras, ela continuou ligada aos Titãs com o nome de Labareda.]

Opinião

Minha única preocupação é: Com um novo Asa Noturna e uma nova Labareda por aí, o que será de Bette Kane? Acho que será interessantíssimo usarem a personagem, que tem muito potencial. E não a vemos desde Crise Infinita (onde apareceu em apenas alguns painéis). Adorei a idéia.

Para ler a entrevista completa sobre a nova Batwoman, cliquem aqui.

9 de fev. de 2009

Tiny Titans & Mini Marvel X-Men

Chris Ciarruso vem trabalhando com as versões infantis dos personagens da Marvel, assim como Art Baltazar vem fazendo com os Titãs em Tiny Titans. Ciarruso criou o personagem G-Man, um personagem que terá papel importante na Image, em algum tempo. Chris falou de seu trabalho para o site Newsarama.

Ele e Art Baltazar fizeram juntos uma imagem para homenagear o crossover entre Os Novos Titãs e os X-Men, nos anos 80. Chris disse: "Acabei de terminar um trabalho em colaboração com o criador de Tiny Titans - Art Baltazar. É uma homenagem à capa clássica do crossover entre os Novos Titãs e os X-Men. E é a primeira vez que isso acontece nesse universo mirim. Iremos doar todo o valor recebido pela arte original para o Fundo de Defesa Legal de Quadrinhos".

RUMOR - Wolfman em Titans?

A New York Comic Con deste ano foi uma frustração para os fãs do Titãs. Nada novo foi revelado e nada foi confirmado. Entretanto, ontem - último dia da NYCC - houve um post no fórum de discussões da DC - DC Board- falando que Marv Wolfman seria o novo escritor de TITANS, substituindo o tão polêmico Judd Winick.

Ninguém sabe de onde essa informação saiu e nem se é verídica... Mas eu vi o post e minutos depois ele já estava fora do site da DC. E isso já foi o estopim para que os fãs fervilhassem de alegria, iniciando uma cadeia de spoilers positivos pelos fóruns... Ninguém ainda se manifestou, mas onde há fumaça, há fogo.

Espero muito que seja verdade!

7 de fev. de 2009

Giffen e a Patrulha do Destino

secretsix4Uma nova série regular para o grupo será lançada ainda este ano. Giffen disse que ele vem lutando para assumir o título por mais ou menos cinco anos e que ele gosta do desafio de tornar títulos falidos em títulos de sucesso. O escritor revela que o grupo será composto pelos membros originais, ou seja, O Chefe, Homem-Robô, Homem-Negativo e Mulher-Elástica. Esses personagens serão os principais, mas outros como Abelha, Vox e Mento farão parte do grupo, que terá como base de operações Oolong Island, proporcionando um elenco de apoio significante.

Giffen quer fazer com que o grupo seja mais proeminente no UDC e quer denotar seu papel na comunidade heróica. Ele diz que não haverá batalhas em cada edição do título, mas que todos os arcos serão interessantes.

O escritor diz que admirou o trabalho que Geoff Johns fez com o grupo em Teen Titans. “O comportamento do Chefe em Teen Titans me intrigou e isso será mantido. Robin o acusa de induzir emocionalmente o restante do grupo e não vou ignorar isso. Irei explorar!”, disse o autor.

doompatrol

Ele revela que os Quatro Cavaleiros de Apokolips aparecerão no título, mas teremos que esperar para ver vilões clássicos do grupo como General Immortus, Homem Animal-Vegetal-Mineral e Irmandade Negra.

“Pelo menos no primeiro ano, prometo que haverá 12 novos personagens em 12 edições - novos vilões, novas ameaças… Irei formar a Galeria de Vilões da Patrulha do Destino“, concluiu o escritor.

Ainda não se sabe quem é o artista da série.

[Spoilers] NYCC e Titãs

Está acontecendo neste fim de semana, nos Estados Unidos, o evento NYCC. Postarei aqui somente as questões e "novidades" sobre o Universo Titânico. Confiram!


O Homem Animal terá uma série em breve e Estelar tem lugar nos Titãs.

Bart Allen está no Século XXXI em Legião de Três Mundos e voltará para o universo do Flash em Flash: Rebirth, disse Johns. Mas Didio disse que eles estão lutando para que Bart volte para os Titãs.

Settler disse que quem pensa que Wally West estará apenas em Titans e no título do Flash está enganado.

Pérez disse que se sente satisfeito por sempre estar envolvido em séries com o adjetivo "Crise".

Didio disse que está feliz com o sucesse de Tiny Titans e que o objetivo de agradar o público juvenil foi alcançado.

Didio perguntou a Giffen o que ele fará após Reign in Hell. “Patrulha do Destino“, disse o roteirista. Giffen perguntou à platéia se eles eram fãs da Patrulha do Destino de Grant Morrison. Muitos se manifestaram. “Vocês ficarão decepcionados”, disse Giffen. “E da Patrulha Original?”, lançou outra pergunta. Alguns se manifestaram. “Realmente vocês irão se decepcionar!”, brincou o roteirista. Ele disse que irão fazer a Patrulha do Destino ser bem acessível aos fãs.

Perguntas & Respostas

E quanto aos Terror Titans?
Vocês verão mais deles, assim como a Devastadora.


Static Shock irá aparecer fora de Teen Titans?

É o que todos esperamos.



6 de fev. de 2009

[Spoilers] Futuro de Wally

Como é sabido, nesta semana acontece a Convenção de Quadrinhos de New York - uma das mais esperadas do ano.

O site Newsarama já divulgou o preview do prelúdio de Flash: Rebirth. Em meio às páginas que só falam de Barry Allen, notamos uma dedicada a Wally, dizendo como conheceu seu tio.

O jovem Titã está na Torre junto a seus amigos Dick, Roy, Kory, Donna, Raven, Victor e Garfield, sem falar nos filhos, Iris e Jay.


É claro que este prelúdio demonstra que os problemas de Wally serão tratados em TITANS, como já disse DIDIO. Bom, o que mais gosto em TITÃS é o fato de tratarem de seus relacionamentos e comportamentos. Acho que vou adorar! Só não quero que o título seja voltado somente ao Wally.

Outra coisa: Os famosos "haters" ou "trolls" já começaram a criticar arte e roteiro. Não vou me ater a isso. Se Didio resolveu trazer o Barry, que esteje em boas mãos com o Johns (sim, ele já foi vítima de comentários que nem têm fundamentos ainda - o mesmo para o Sciver, que desenhou a Kory maravilhosamente bem!)

Detalhe: Prestem atenção nas falas de Roy e Donna - pura alusão ao primeiro encontro deles retratado na minissérie Teen Titans - Year One.

Não sou fã de Dan Didio, mas ele teve razão quando disse que 2009 será um ano e tanto para ser fã dos Titãs.

Spoilers - Omens & Origins

Esta semana começou Origin & Omens (algo como Origens & Destinos) nos títulos da DC Comics nos EUA. Em Adventures Comics #0, vimos que a edição tratou de Lex Luthor e que alguém, com seu DNA, embora morto, tem importância. E esse alguém é Kon-El, Connor Kent, Superboy...

Seria o retorno de Superboy?

Bart, aparentemente, voltou esta semana...

Titans Together!

5 de fev. de 2009

Família Wilson - Steve Erwin

Semanas atrás, aconteceu a Comic Convention de Dallas (EUA). Meu amigo Marcus Mebes esteve lá e conheceu Steve Erwin (ele desenhou o título DEATHSTROKE e algumas ediçõs de THE NEW TITANS nos anos 90).

Mebes sabe que eu sou fã da Família Wilson e acabou pedindo para o artista que desenhasse o Slade, Joey e Rose para mim. Uma grande surpresa! Perfeito!

Obrigado, Mebes!

SPOILER - Terror Titans #5

Argumento: Sean McKeever
Desenhos: Joe Bennett
Arte-final: Jack Jadson
Cores: Rod Reis

Um breve resumo da vida de Angelica Smith (Disruptora):
Angelica foi encontrada dentro de uma lata de lixo quando muito bebê. Cresceu em orfanatos causando terror entre os órfãos, assim como na escola. Depois de uma infância perturbada, Angelica foi adotada por um jovem casal. A jovem vilã se apaixonou por seu pai adotivo, e matou sua mãe adotiva por ciúmes, como consequência, foi presa.

Mais um treinamento entre os Terror Titans e Rose, novamente Rose leva vantagem...

Los Angeles, Dark Side Club:
Sideral derrota Terra na final do torneio e é o novo campeão do torneio de jovens meta-humanos!

Algum lugar:
Sideral recebe os parabéns de seus colegas, todos completamente controlados pelo Rei Relógio, e Sideral continua fingindo que está sendo controlado.

Terry e Elise conversam sobre as atitudes do Rei Relógio, principalmente por ter matado o pai de Elise e forçado Terry a matar o seu pai. Elise cogita a possibilidade de matar o Rei Relógio....

TNTeena finalmente recupera-se totalmente da luta com a Devastadora, depois de receber os cuidados de Nathan. A jovem TNTeena emociona-se pelo carinho recebido pelo vilão, e declara-se apaixonada por Nathan. O Rei Relógio percebe que os sentimentos de Copperhead são recíprocos e conversa com Nathan sobre o que ele realmente é...

Os jovens meta-humanos formam um novo time para o Rei Relógio, chamado Martyr Militia, como subordinados dos Terror Titans.

Copperhead leva TNTeena para fora do Dark Side Club, prometendo salvá-la das competições. Porém tudo não passava de um truque, TNTeena serviu, na verdade, como uma bomba para destruir o Dark Side Club, e Nathan assistiu sua "namorada" morrer.

Antes de explodir o local, todos abandonam do Dark Side Club, e Rose abandona o local. Enquanto fugia, Rose é atacada pelos Terror Titans, todos de uma vez, e se encontra pela primeira vez em desvantagem....

Opinião pessoal

- A mini está realmente mostrando pelo que veio, muita ação, uma ótima história e incríveis desenhos do Bennett (futuro titular de Teen Titans).
- A cena de TNTeena morrendo realmente me chocou, foi umas das mais chocantes no mundo titânico desde a morte de Marvin...

4 de fev. de 2009

Spoilers - Legião de Três Mundos



Os fãs de Bart Allen podem comemorar! Já é sabido que Bart voltou na minissérie Legion of Three Worlds (Geoff Johns & George Pérez) como Kid Flash. Maiores informações em breve.

OBA!

Cores: Enrico Vargas

3 de fev. de 2009

Quartzo e o mestre Lopez

Uma bela surpresa tive hoje, ao chegar do trabalho.

Quando entrevistei o mestre Garcia-Lopez, ele me disse que faria um desenho da Quartzo para mim. Olhem que maravilha! Sem dúvida, este é um dos meus comissionados favoritos.

Gracias, Mr. Lopez.

1 de fev. de 2009

Momentos Titânicos

Teen Titans v3 #33 (Geoff Johns/Todd Nauck)

Durante o momento em que o Superboy Primordial ataca os Titãs, Garfield cobre o corpo de Labareda, tentando protegê-la. Uma cena muito legal, em meio à carnificina ao lado!