19 de mar. de 2010

Spoilers - Resenha TITANS #23

As coisas como foram!

Roteirista:
Eddie Berganza
Desenhistas: Scott Clark & Ardian Syaf
Arte Finalistas: Dave Beaty & Vicente Cifuentes
Colorista: Hi-Fi Design
Editor: Brian Cunningham

A estória inicia-se com Donna, Dick e Wally recebendo as estátuas em homenagem a Tempest e Rapina, na Torre Titã, em São Francisco, junto aos outros Titãs. Durante a descarga e posicionamento das estátuas, os três comentam sobre a tristeza de se perder amigos e, também, sobre o passado: como se uniram, o comportamento de cada um, os vilões que enfrentaram etc.

Naturalmente, eles passam a ligar suas lembranças ao Roy, que ainda se encontra em coma. Durante vários momentos, fatos do passado foram narrados pelos três, como, por exemplo, as brigas entre Wally e Roy; o primeiro encontro entre Harper e Donna; o vício em drogas; o pedido de casamento que Roy fez à Donna, e momentos com Lian.

Dick diz que cada um tem uma interpretação de suas lembranças, mas Wally conclui que enquanto ele tiver essas boas lembranças, ele fará de tudo por seus amigos.

No passado, Lilith diz à Donna que ela ficaria viúva de um ruivo. Então, por este motivo, Moça-Maravilha não aceitou o pedido de casamento que Roy fez a ela. Na verdade, Lilith se referia a Terry. Donna comenta sobre o fato, dizendo o quão irônico é o destino.

Junto a Roy, os três Titãs se encontram com Cyborg e Ravena, que tenta acalmar Wallace, após ter auxiliado o amigo inconsciente. Dick tem um ataque de fúria, dizendo estar cansado de tanto perder amigos e se machucar. Donna, por sua vez, argumenta que eles são uma família e que devem fazer de tudo para se ajudarem e ajudar Roy. Wally e Dick concordam, observando o amigo ainda em coma.

Continua em THE RISE OF ARSENAL.

Opinião

Berganza sempre foi fã confesso dos Titãs. Nesta edição, ele procurou ligar pontos do passado a Roy, de acordo com momentos e lembranças de cada personagem. Ao recontar momentos que os leitores já conheciam, o autor aproveitou e criou novos fatos, como o pedido de casamento que Roy fez a Donna. Interessantíssimo utilizar a precognição de Lilith sobre o marido ruivo que Donna perderia (Terry). Aliás, foi muito bom rever a Lilith, mesmo que por lembranças de Donna.

Abrir a estória falando sobre Garth foi de muito bom senso, afinal, o personagem "morreu" na minissérie BLACKEST NIGHT e foi um dos fundadores dos Titãs. Entretanto, nos foi dada a pista de que Holly, a Rapina, e Tempest não retornam ao fim da saga. Ao mesmo tempo, não vemos a estátua de Hank Hall, reforçando a teoria de que ele volte à vida.

A estória tem leitura rápida, sem muita excitação, mas reflete bem a temática dos Titãs: Estarem sempre ao lado dos amigos - Titans Together! Ao contrário da maioria dos fãs, gostei muito da edição. Há tempos não víamos um conto somente falando sobre o relacionamento entre eles. Berganza teve sucesso, em minha opinião, com os personagens.

Embora eu adore a amizade entre os personagens, Berganza enfatizou que Dick e Wally sempre foram os melhores amigos. Eu discordo, pois esse fato foi forçado por Mark Waid, durante sua estada em THE FLASH. Sempre era repetido, naquele título, sobre o tempo em que Wally e Dick fizeram uma viagem juntos, reforçando sua amizade. A partir de então, isto foi cimentado no título NIGHTWING. Entretanto, durante a fase áurea dos Titãs, quando Wolfman e Pérez formavam a equipe criativa, Dick e Donna eram os melhores amigos. Inclusive, Dick e Wally sempre se debatiam, às vezes, sobre a Ravena. Enfim, não há tanta importância nisso, mas Waid conseguiu gerar uma conexão forte entre os dois personagens.

A arte, por sua vez, dividida por Clark e Syaf, me agradou também. Syaf trabalhou com os flashbacks, enquanto Clark, com os fatos recentes. Syaf tem um estilo único, que me agradou bastante.

Fico impressionado como os editores de TITANS são falhos. Clark desenhou a Ravena com cabelos curtos, ao contrário de como está hoje. Antes que algum leitor do blog se irrite sobre minha crítica ao cabelo da personagem, o que quero deixar claro é o quanto eles não vêm importando-se com as "regras" editoriais desses personagens.

Enfim, uma edição triste, mas válida.

Frase da Edição: "...enquanto eu tiver boas lembranças, meus amigos viverão da melhor forma possível!" - Wally West.

Nota:
Roteiro:
8,0
Arte: 9;0

4 comentários:

Anônimo disse...

Frase da Edição: "...when he needed me most, i rejected him" - Donna Troy.

Prô Diana disse...

Roy pediu Donna em casamento? onde?quando? Agora fiquei louca pra ler esta revista!

Titã disse...

Roy a pedu em casamento, pelo visto, na época da Turma Titã.

Mas isso só foi revelado agora, em TITANS 23, nos EUA.

vingador disse...

eu achei o cumulo dos cumulos.......
meu os titas sao uma familia e tal mas pq eles estao so lamentando a perda da lian e o braço e a tragedia do roy???
e tempest morreuuuuuuuu
que era um dos meus favoritos
e eles nem comentam nada
ah to nervoso com isso


e embora o meu maior heroi seja o batman bruce
o dick ta muito dahora de batman
ate kero q o bruce volte mas agora nao