O nome “Robin, o Menino Prodígio” e a aparência original do seu uniforme foram inspiradas no lendário herói Robin Hood. Outros dizem que Robin é uma referência direta ao nome do seu co-autor, Jerry Robinson.Já outros dizem ter sido inspirado em um pássaro (o mais provável).
Robin é um conceito, um manto, um legado carregado por décadas junto a Batman, que sofre constantemente com insultos que você com certeza já deve ter ouvido, que questionam a opção sexual do menino prodígio.
Você também já deve ter ouvido piadinhas infames sobre Robin como:
“Santa boiolice, Batman!”
Frederic Wertham,
Robin chegou a ser afastado das histórias do homem-morcego, Dick passou a dedicar mais tempo aos titãs e até se tornou o Asa Noturna, que foi um marco que mostrou o amadurecimento do antigo menino prodígio.
No entanto as desvantagens de um Batman sem um parceiro para quem conservar, vieram a tona, um Batman violento estava emergindo no horizonte de Gotham,para tal foi criado um novo Robin.
Este novo Robin, Jason Todd, parecia uma cópia de Dick, tinha até a mesma origem com apenas pequenas diferenças.
Veio a CRISE, que mudou toda um cronologia e alterou Jason, o transformou em um contraste de Batman e Dick, Jason agora era um “trombadinha” de rua, que foi pego por Batman ao tentar roubas as calotas do Batmóvel.Este novo Jason matava.
Uma página que mostrava que Robin sobrevivia até foi feita, mas....há boatos que uma pessoa programou seu computador para votar a favor da morte de Jason sucessivamente todo 90 segundos por oito horas seguidas.
Batman ficou sem um Robin por um bom tempo, resultado: Bruce entrou em depressão se culpando pela morte de Jason e se via cada vez mais afastado de um amadurecido Dick.
Batman se tornou violento, foi quando nos anos 90, os editores criaram Tim Drake, um jovem que não era órfão era um gênio em computadores e, além disso, possuía habilidades detetivescas pois descobriu sozinho a identidade de Batman.
Tim protegeu Gotham e se tornou o Robin Vermelho.Já Dick virou o novo Batman e Jason retornou a ser Capuz Vermelho.Quanto ao novo Robin?É Damian, o filho de Bruce, ele faz parceria com Dick.
Ser Robin é isso.Mostrar coragem para o que vai vir e não sentir vergonha ao chorar, crescer com os melhores e se aperfeiçoar e ser melhor que seu próprio mestre.
Fonte sobre o nome de Robin: Wikipedia
2 comentários:
Nossa, Gustavo. Adorei a dissertacao... Parabens... abraco
Parabéns Gus!
Tanto pelo texto quanto pela noção que você tem do que é ser um Robin, sem se apegar a um ou outro que tenha assumido o manto de garoto prodígio.
A necessidade que Bruce tem de um Robin para que ele mantenha a sanidade é distorcida por uma sociedade sexualizada como a que temos, que condena duas vezes, a relação entre eles e a homossexualidade em si, negativizando tudo.
A relação Batman e Robin é uma das mais profundas do ponto de vista psicológico, na minha opinião.
Valeu por nos trazer esse assunto a tona, Gustavo!
Postar um comentário