
O ano era 1991. A DC Comics estava lançando a saga Armageddon 2001. Na saga, no ano de 2001, todos os heróis da Terra pereceram pelas mãos de um dos seus, que os traiu e se proclamou o Monarca, rei do planeta. Sua identidade havia se perdido durante a história, mas o rebelde Matthew Ryder foi capaz de viajar no tempo na tentativa de descobrir os objetivos reais e a identidade do temido vilão. Ao viajar pelo tempo, Ryder se tornou o herói Tempus e desta maneira, voltou ao passado e observou os futuros de cada herói possível de se tornar o tirano.
Tempus investigou o futuro dos heróis nas edições anuais destes personagens. O anual da Liga da Justiça Europa relacionado à saga, se encerrou com Tempus prestes a investigar o futuro do Capitão Átomo, cujo futuro seria mostrado em Armageddon 2001 #2, que concluiria a saga. Um clímax perfeito para a revelação da identidade do Monarca, se não fosse por um detalhe: a informação de que Átomo seria o Monarca vazou antes do fim da saga.

Por que ele? Tempus já havia visto seu futuro no anual de Rapina & Columba e nada indicava que ele seria o Monarca. A resposta para terem escolhido Rapina como Monarca é simples: ele era dispensável. O personagem errado na hora errada. Além disso, as vendas do título Rapina & Columba estavam em queda.
O anti-climático fim mostrou o Monarca se materializando em 1991 depois que uma grande quantidade de radiação originária da checagem do futuro do Capitão Átomo o libertou.
Durante a batalha que se seguiu contra os heróis da Terra, Monarca tentou escapar e acabou capturando Dawn Granger, a Columba.



"Vamos deixar claro que não planejávamos um final pra Rapina e Columba. Esta estória idiota se tornou fato logo após alguém da DC "fofocar" que Monarca seria o Capitão Átomo. Então, algumas pessoas trabalharam como doidos para encontrar outro herói para sacrificar e como o título Rapina & Columba havia acabado de ser cancelado.
Se vocês sentem pena de alguém, este seria Jonatham Peterson, a pobre pessoa que nos deu a notícia. Eu fiquei irada. Se há algo que odeio é personagens se comportando fora de suas caracterizações, especialmente uma mulher esperta demonstrando-se ser tola sem razão alguma. A dupla como Monarca teria sido uma idéia melhor, ou seja, se ambos se tornassem a entidade, suas naturezas contrárias poderiam explicar o vilão esquizofrênico. Mas... Foi a pressa que estragou tudo. A última coisa que me lembro foi a estória do anual #02, com a Unidade. Mas foi tudo por água abaixo".
Jonathan Peterson, perguntando como um herói que parecia ser Capitão Átomo foi mudado para um personagem nos moldes dos Titãs e como e por quê Rapina foi escolhido entre todos os heróis, respondeu:
“Eu me lembro disso agora. Com o Capitão Átomo faria sentido o poder e a sagacidade com poderes atômicos, e de uma maneira estranha, ele seria eco do Dr. Manhattan de Watchmen. Dr. Manhattan foi baseada em Capitão Átomo desde o início de Watchmen. Então, poderíamos também fazer algo como Anakin Skywalker. Rapina era um guerrilheiro. Você poderia simplesmente empurrá-lo em direção a extremidade profunda, o levando para o lado negro, e isto seria a tragédia que levaria interferência de Tempus ser o evento que provocaria a transformação de Hank. Ele era um personagem de nível B que podíamos fazer algo com ele, de qualquer maneira”.
Em seguida, perguntado se mataram Columba por drama extra, Peterson respondeu:
“Certo. E quando a edição foi lançada, todo mundo ficou surpreso, por isso funcionou”.
Posteriormente, Hank morreria na explosão de um avião ao ser substituído pela mãe do Esmaga Átomo.


2 comentários:
Excelente argito, Gus. Parabéns!
Postar um comentário