12 de dez. de 2009

Resumindo... RAPINA E COLUMBA

Parte dois:
Ajustando o relógio para Zero

Aviagem no tempo costuma ser coisa bem complicada, mas vamos analisar os fatos etentar chegar a alguma conclusão lógica (se isso for possível).

Durante o mega evento Armageddon 2001, ficamos sabendoque no futuro, um dos heróis irá trair a humanidade e se tornar regente domundo, ficando conhecido como Monarca. E também somos apresentados a um novopersonagem, um viajante do tempo chamado Tempus (muito original esse nome...),que havia voltado ao passado justamente para descobrir qual herói seria otraidor, e matá-lo antes que assumisse o poder. O Monarca deveria ter sido oCapitão Átomo, porém a informação vazou antes do fim da saga, e para manter asurpresa, a DC decidiu de última hora colocar o Rapina como sendo o grandevilão da história. Quer dizer, uma versão futura dele, que vem à nossa época emata a Columba. Como resultado disso, nosso Rapina mata sua versão do mal,ficando moralmente perdido e tornando-se ele mesmo o Monarca. Ele então criauma super bomba capaz de, segundo ele, matar até mesmo o Superman. No últimoinstante, o Capitão Átomo salva o dia, absorvendo a explosão e indo parar nopassado, mais precisamente na pré-história. O Rapina/Monarca é jogado no fluxodo tempo. Essa saga marcou o fim da segunda formação da dupla Rapina e Columba.
Numa história chamada Armageddon: the alien agenda(não publicada no Brasil), o Monarca e o CapitãoÁtomo viajam através da história, até voltarem ao seu próprio tempo. Numa outrasaga relacionada, chamada de Armageddon: inferno (publicada no Brasil narevista Superpowers 31), Tempus ajuda a resgatar a Sociedade da Justiça, entãoaprisionada no Limbo... embora o próprio Rapina/Monarca fosse dar cabo delaanos depois, quando aconteceu outro mega evento, Zero Hora, onde o Monarcaressurge com novo nome e identidade: Extemporâneo, e absorve os poderes deTempus. Vemos então Extemporâneo unido ao Hal Jordan (como agora sabemos, naépoca estava possuído pelo Parallax), e tentam remodelar a realidade, apagandoo tempo de forma retroativa, começando pelo futuro e voltando até o início dostempos.
Numa batalha no fluxo temporal, vários membros daSociedade da Justiça foram eliminados pelo Extemporâneo, sendo envelhecidos atéa morte pelo seu poder cronal.
Mas alealdade de Extemporâneo ao Parallax não foi exatamente recompensada, e naépica batalha que seguiu, o Detonador (que mais tarde integraria a equipe Titãliderada pelo Arsenal) acaba tornando-se o catalisador para o “reinício” dacronologia, criando um ponto de partida zerado para todo o universo DC. OExtemporâneo desaparece em meio à batalha, teleportando-se para um paradeirodesconhecido. Nessa mesma saga, as Tropas Titãs foram sumariamente apagadas darealidade, exceto Miragem e a Terra II.



Porfalar em Tropas Titãs, valelembrar que paralelo ao futuro alternativo de Armageddon 2001, aconteceu outrasaga temporal mais focada nos Titãs, que ficou conhecida como “Caos Total”.Nessa outra linha de tempo, que pode ou não ter se cruzado com o futurodominado pelo Monarca, a Terra foi tomada por outro ditador, o Lorde Caos,filho de Donna Troy e Terry Long. Nessa saga foi mencionado que um titã haviase tornado o líder das Tropas Titãs e se voltado contra o Lorde Caos. Apósmuito mistério, a série Zero Hora revelou que esse Titã foi o Rapina! Se essaversão de Hank Hall fez isso por altruísmo ou apenas para governar o mundo nolugar do Lorde Caos como Monarca, não se sabe... mas o fato é que as TropasTitãs voltaram ao passado com uma missão parecida com a de Tempus, mas com umalvo diferente. Em vez do Monarca, eles tentaram matar Donna Troy antes que eladesse à luz aquele que seria o Lorde Caos. Eles falharam nessa missão, Donnadeu à luz e abriu mão de seus poderes (embora os tenha recuperado mais tarde).Por uma ironia do destino, o filho de Donna morreu na continuidade normal, massua versão adulta foi abduzida pelos Titãs mitológicos de Nova Cronos, quealegaram que ele “aprenderá ou morrerá”. Outalvez ele tenha sido apagado da continuidade junto com as Tropas Titãs. Ouestejam todos vivendo em outra Terra, pós CriseInfinita...
Quanto ao Extemporâneo, ele sofreu um revide darenascida Sociedade da Justiça. Após roubar o artefato Worlogog do novo deusMetron, tentou remodelar mais uma vez a realidade, mas acabou por ser vencidonuma batalha cheia de idas e vindas, sendo colocado no ponto exato onde seencontrava a mãe do herói Esmaga Átomo antes de morrer, num avião prestes acair. Com a ajuda de Metron e do Worlogog, eles fazem com que ela troque delugar com o Extemporâneo, salvando-a e deixando-o em seu lugar.


Recentemente o Monarca voltou a aparecer na continuidade da DC, e desta vez ele supostamenteé o Capitão Átomo! Ele atuou durante as séries Prelúdio para Crise Final eContagem Regressiva... mas isso é outra história. Anos depois do Monarcaassassinar a Columba em Armageddon 2001, descobriu-se que Dawn não haviamorrido, mas sim usada em um plano do mago Mordru, ressurgindo no que sepensava ser o corpo de Lyta Hall, esposa do então Senhor Destino, Hector Hall.Mais recentemente vimos a transformação da irmã dela, Holly Granger, na novaRapina. Elas se uniram aos Novos Titãs contra o Doutor Luz, e em outra ocasiãoenfrentaram seu inimigo Kestrel também em companhia da equipe. Maisrecentemente elas integraram uma nova divisão de Titãs organizada por VictorStone, o Ciborgue. Infelizmente essa nova formação não durou muito, foidesfeita logo após serem brutalmente atacados pelos filhos de Trigon, e tendoalguns de seus membros mortos ou gravemente feridos, inclusive Holly e Dawn.


Equanto ao futuro? As novas Rapina e Columba se recuperam dos ferimentossofridos pelos filhos de Trigon, e a Columba terá papel de extrema importânciana saga Blackest Night... grandes mudanças estão acontecendo... Dawn, Holly,Hank e Don, as quatro pessoas a ostentarem o título de Rapina e Columba estãonuma verdadeira dança das cadeiras. Muitos heróis estão morrendo, e como sesabe, muitos falecidos estão insistindo em não continuar mortos... Não sei oque o futuro reserva... mas torço que para Rapina e Columba ainda haja umfuturo... de preferência integrando os Titãs! ;)

2 comentários:

Anônimo disse...

Eu comecei a ler na na segunda linha eu me enrrolei

Supernova disse...

Acredito que após a Noite mais Densa o Hank Hall volte a ser o Rapina, querendo ou nao, ele foi e é o melhor Rapina que já existiu e Dawn a Columba. Como já foi dito aqui na Torre "Existia algo fascinante naquela dupla".