12 de mar. de 2011

Capitão Átomo – Nathaniel Christopher Adam


Nathaniel Christopher Adam era um oficial da Força Aérea dos Estados Unidos, da época da Guerra do Vietnã. Adam tinha sido culpado por um crime que ele não cometera e condenado à morte sob os olhos do Coronel Wade Eiling em 1968.

Como uma alternativa à execução, ele foi convidado para participar em um experimento militar com pouca possibilidade de sobrevivência, em troca de um perdão presidencial. O experimento implicou em provar a durabilidade da couraça e uma nave alienígena, que havia caído na Terra explodindo-a com uma bomba nuclear, com Adam dentro da couraça. Adam sobreviveu e o metal derreteu no seu corpo, enquanto a energia excessiva lançou-o 18 anos no futuro.

Recuperando consciência em 1986, Adam encontrou-se como um homem fora do seu tempo e nas mãos de Eiling, agora um general e o segundo marido de sua esposa, agora falecida. Todo o mundo tinha assumido que Nathaniel Adam tinha morrido no dia do experimento, portanto o seu perdão presidencial nunca foi emitido e o governo atual recusou a reconhecer o perdão prometido da administração prévia.

Agarrando a oportunidade à mão, o governo usou as cargas de assassinato/traição salientes contra Adam para chantageá-lo em ser um super-herói controlado pelo governo, chamado Capitão Átomo.

Como Capitão Átomo, fez parte da Liga da Justiça e liderou os heróis durante a invasão da Aliança Alienígena. Durante o evento conhecido Armageddon 2001, Tempus estava checando o futuro de alguns super-heróis para saber quem viria a se transformar no Monarca. Ao checar o futuro de Átomo, uma grande quantidade de energia libertou o Monarca no presente.

Na batalha que se seguiu, Rapina descobriu ser o Monarca ao matar sua versão futura e assumir esse codinome. Átomo, então, aparentemente se sacrificou para impedir que uma bomba criada por Monarca destruísse a todos. Com isso, o herói e o vilão caíram no passado, onde frustaram uma invasão alienígena. Felizmente, Capitão retornou a tempo de ajudar os heróis a reconstruírem o Universo durante Zero Hora.

Enquanto liderava a Justiça Extrema, descobriu que era clone quântico do verdadeiro Nathaniel, enquanto este se tornou o novo Monarca.

Mais tarde, quando um meteoro de Kryptonita ameaçava destruir a Terra, Capitão, pilotando um robô mescla de Superman/Batman, destruiu o meteoro e, com isso, foi lançado no Universo Wildstorm, onde depois de muita confusão, acabou desencadeando o reinício deste Universo.

Após a morte de Brecha, sua versão da Terra 8, Átomo ressurgiu durante a Crise Infinita na devastada Blüdhaven, onde foi ferido pelo Monitor Solomon. Com sua pele metálica destruída, Átomo foi colocado numa armadura e se tornou o Monarca, interrompendo uma briga que envolvia os Titãs, Hal Jordan, Major Força e outros.

Como Monarca, passou um tempo na Sangria, espaço entre os Universos paralelos do novo Multiverso e lá, ficou mentalmente instável. Em seguida, montou um exército de heróis e vilões vindos de várias Terras diferentes para enfrentar os Monitores.

Durante a batalha final na Terra 51, Superman Primordial, que foi tapeado por um Monitor a acreditar que aquela Terra era a sua Terra perfeita, atacou o Monarca, destruindo sua armadura de contenção, o que destruiu todo o Universo da Terra 51.

Ele sobreviveu e ficou sob custodia do Projeto 7734. Resgatado por Mon-El, foi levado para o satélite da LJA, onde os membros da Liga declararam que ia levá-lo à justiça por suas ações como Monarca. Após uma luta com a Liga, Capitão Átomo lhes diz que ele não consegue se lembrar de nada. A Liga lembra que ele era um herói, que uma vez salvou o planeta.

Em seguida, ele e seus amigos estão caçando o ressuscitado Maxwell Lord, que fez todos se esquecerem de sua existência. Durante a caça, Capitão foi atacado por Magog, que estava sob a influência de Lord. Após convencer Magog que ele estava sendo manipulado, Átomo estava prestes a ajudá-lo, porém, Lord fez com que Magog se matasse, cumprindo sua missão e tendo sua vida restaurada.

Após absorver toda a energia proveniente de Magog, Capitão foi enviado ao futuro. Felizmente retornou.

Foi através dos experimentos desenvolvidos no oficial Adam que originou-se o Projeto Quantun - o mesmo projeto que garantiu poderes à Titã Granada.

Nenhum comentário: