29 de set. de 2006

Jericó - Joseph Wilson



Origem


O sensível artista Joseph (Joe) Wilson é filho de Slade Wilson, o Exterminador, e de Adeline Kane Wilson, que se apaixonaram quando se conheceram, no serviço militar dos EUA, momento em que Adeline era instrutora de Slade.

Casaram-se e tiveram como filhos Grant (Devastador I) e Joe, que nasceu com seus genes alterados devido a um experimento que seu pai se submetera (voluntariamente) para o governo dos EUA.

Slade tornou-se “O Exterminador” logo após sair do Exército, porém a família não conhecia este segredo. Em um de seus "trabalhos", Slade tentou assassinar o presidente de Qurac, que enviara um terrorista conhecido como o Chacal para encontrar Slade, a fim de saber o mandante do crime. Assim, Chacal seqüestrou Joe, ainda criança, fazendo com que Slade se revelasse a Adeline como o Exterminador. Juntos, enfrentaram o Chacal, entretanto isto custou a voz de Joe, pois Chacal cortara sua garganta.

Após seu divórcio com Slade, Adeline fundou sua própria organização: Searches Inc. Mais velho, Joe trabalhou com a mãe, recebendo treinamento de combate e manobras táticas de luta. Searches Inc. fornecia espionagens para diversos clientes. Em uma missão para os EUA, Joseph e sua mãe separaram-se momentaneamente e ele viu um assassino prestes a alvejar Adeline. O rapaz quis gritar, mas não podia, assim, ele fixou seu olhar no do assassino e instantaneamente penetrou no corpo deste, passando a controlar seus movimentos e habilidades. Foi a primeira vez que Joe manifestou o poder mutante.

Joseph continuou a usar suas habilidades para a empresa da mãe. Em seguida, Adeline descobriu as intenções de Slade com um grupo conhecido como os Novos Titãs. Com a ajuda de Terra, Slade queria capturar os heróis para cumprir um contrato de seu filho, Grant, com a COLMEIA. Desta forma, Adeline e Joe se aproximaram de Dick Grayson, ajudando-o a salvar seus colegas. Foi neste período que Joe se tornou realmente Jericó.

Os Novos Titãs

Após ajudar a libertar os Titãs e levar Slade à Justiça, Joe tornou-se um Titã. Entretanto, sendo filho do Exterminador, houve uma certa desconfiança por parte do grupo, principalmente de Garfield Logan. Mas Joe demonstrou ser confiável e tornou-se amigo de seus colegas, integrando-se à equipe.

Joseph tem uma sensibilidade marcante e logo se tornou amigo íntimo de quase todos, principalmente de Ravena. Contudo, a presença de Trigon crescia na amiga e com a intenção de ajudá-la, Joe possuiu o corpo dela, mas foi expulso brutalmente, o que o deixou em choque. Trigon retornou, mas foi vencido. Após este confronto, as almas de Azurath precisavam de um novo corpo para habitar. Tentaram entrar em Ravena, mas seu ego espiritual impediu. Como Joe havia feito contato com a amiga, tornou-se susceptível às almas, permitindo que penetrassem nele e permanecendo latentes por muito tempo.

Neste ínterim, Joe continuou no grupo e conheceu Kole Weathers (Quartzo), uma garota que se juntara ao grupo. Quando Kory recebeu um chamado para retornar a Tamaran, Dick resolveu segui-la. Joe pediu para acompanhar, despedindo-se da enamorada Kole.

Após retornarem, Joe descobriu que Kole morrera durante a Crise nas Infinitas Terras, ficando profundamente abalado. Com Cyborg e Mutano a procura de Mento, Ravena desaparecida após o confronto com seu pai e Kory e Dick separados, o grupo se dissolveu. Joe decidiu juntar-se a Searches Inc. novamente, mas desaprovando alguns atos da Organização, resolveu abandoná-la.

Morte

Após algum tempo, o grupo se reuniu de novo. As almas de Azurath precisavam de novos corpos poderosos para habitarem. Possuído pelas almas, Joe passou a procurar por estes corpos, apresentando a capacidade de expor um ego em forma leonina e de falar novamente. Assim, invadiu e dominou a Sociedade Gnu (composta agora por remanescentes da COLMEIA) para que o ajudassem a capturar seus colegas Titãs. Capturou os amigos atuais e de formações anteriores do grupo.


Asa Noturna e Tróia se aliaram a Arella, Fantasma, Pantha, Estrela Vermelha e Exterminador para resgatarem seus amigos. Encontraram o Covil de Jericó e, durante a batalha e o processo de transferência de almas, Joe recobrou a consciência e implorou a seu pai que o matasse. Assim, derrotariam as almas corrompidas de Azurath. Slade o atendeu tristemente, tirando a vida do próprio filho.

Contato

Anos mais tarde, Slade descobriu que o espírito de seu filho, Joe, sobrevivera dentro de seu corpo. Com a ajuda de Wintergreen, Slade tentou extrair seu filho de si, sem sucesso. Assim, Joe passou a caçar o novo grupo de Titãs, liderado por Cyborg. Conseguiu confundir a equipe no corpo de Slade, com o intuito de impedir que crianças se tornassem heróis precocemente.


Durante a batalha, Joe revelou-se aos amigos e saltou de corpo em corpo, até que foi repelido por Ravena e capturado pelo olho cibernético de Vic, prendendo sua essência em um disco na Torre Titã.

Após os eventos de Crise Infinita, os Titãs passaram por um período turbulento. Vários heróis fizeram parte do grupo. Neste período, Ravena deixou a equipe por pressentir um perigo iminente. Ao deixar os Titãs, Ravena levou consigo um livro retirado da Biblioteca da Torre Titã. Na verdade, dentro do livro havia o disco em que Joe estava preso.

A Volta

Em seguida, os Titãs, compostos por Cyborg, Robin, Moça-Maravilha, Devastadora e Kid Devil, saíram em busca da empata. Após visitarem a Rússia, a Austrália e a China, os Titãs encontraram Ravena em Phoenix, no local onde era celebrado o culto ao Irmão Sangue. Durante este evento, foi descoberto que Granada, uma das integrantes durante o ano turbulento, era uma traidora. Ela foi recrutada pelo Exterminador para capturar o disco em que Joe estava preso. Ravena, ao descobrir estas intenções, fugiu em posse do disco. Durante a batalha que se seguiu, o disco que continha Jérico foi lançado ao Poço de Sangue e, da mesma forma que Ravena foi trazida à vida, Joe ressuscitou. Em seguida, os Titãs foram capazes de derrotar Granada. Assim, Joe passou a integrar a equipe novamente.


Em seguida, o Exterminador criou um grupo adversário dos Titãs conhecido como Titãs do Leste. Ele queria trazer seus filhos para seu grupo e atacou os Titãs. Na verdade, Slade quis testar os Titãs para garantir que eles seriam uma família verdadeira para Rose e Joe. Em meio a batalha, Joe possuiu o corpo de Páreo e não pode mais sair. Inapto a deixar o corpo do poderoso clone, Jericó teve que deixar os Novos Titãs.

Perdendo Contato

Enquanto a alma de Jericó fora restaurada, sua psiquê passou a sofrer certa transformação. Após anos possuindo indivíduos, muitos deles insanos, a mente de Jericó passou a se fraturar. Assim, o jovem herói tentou assassinar candidatos à presidência dos Estados Unidos em uma série de bombas-suicidas. Assim que a Liga da Justiça expôs Jericó como o responsável, ele elaborou uma bizarra armadilha contra seus antigos amigos - os Titãs e os Novos Titãs.


Ele, na verdade, sob influência das "vozes" em sua mente, queria provar ser melhor que seu pai - o Exterminador - assassinando seus amigos. Durante a batalha, Joey pensou ter sucesso, entretanto, os heróis estavam vivos e o confrontaram, mais uma vez, capturando-o. Todavia, assim que estava sendo levado sob custódia, o Vigilante extraiu violentamente os olhos de Jericó, tentando garantir que ele jamais utilizaria seu poder novamente. Os Titãs tentaram impedir o Vigilante de praticar tal ato, mas já era tarde e presenciaram o desespero de Jericó ao ter perdido os olhos e ainda sob influência das "vozes" em sua mente.


Entretanto, durante os eventos da Noite mais Densa, Jericó, aparentemente apresentou fator de cura, quando seus olhos regeneraram, permitindo que seus poderes fossem ativados novamente. Assim, ele enfrentou e derrotou os Lanternas Negros Adeline Kane, Wintergreen, Devastador e Wade DeFarge. Ao fim da batalha, Joey decidiu apoiar e ficar ao lado de seu pai, ao contrário de sua irmã, Rose Wilson.

Poderes e Armas

Além de exímio lutador, ele é capaz de possuir o corpo de um indivíduo através do contato ocular ou pelo toque, passando a controlar os movimentos e outras habilidades do possuído. Somente pode falar com a voz do oponente se este estiver inconsciente. Ao possuir um indivíduo, Joe sinaliza um "J" na língua de sinais.

3 comentários:

Anônimo disse...

Eu gosto muito do Joey!
Espero que ele continue tendo a alma romântica e gentil que sempre teve.
Tomara mesmo que haja este novo grupo de Titãs.

Muito bom o blog!
Parabéns!

jander disse...

muito bom os titãs, coleciono eles desde heróis em ação, sou louco por eles e espero que nunca cheguem o fim deles.

jander disse...

Estou me considerando um titã natu com esse blog, muito bom.

titãs pra sempre!!!!