11 de dez. de 2011

E quanto a Wally West no novo UDC?

Uma versão não oficial de Wally no novo UDC, por Brett Booth.

Com as mudanças editoriais feitas pela DC Comics para Setembro e as novas caracterizações de seus personagens, alguns deles parecem ter perdido a evidência. É compreensivo que nem todos os heróis terão sua "estreia" no novo UDC, mas os que terão poderão acarretar que outros possíveis heróis se percam em meio ao processo.

Entretanto, alguns destes personagens vêm sendo defendidos pela ansiedade dos fãs para saberem onde estão e o que farão, como é o caso de Donna Troy e Wally West.

Wally não foi o primeiro Flash, muito menos o segundo. Ele pode ter começado como Kid Flash, parceiro-mirim de Barry Allen, mas o garoto logo provou que não era simplesmente um companheiro para o herói. Com o sacrifício de Barry em 1985, durante os eventos de Crise nas Infinitas Terras #08, Wally se tornou o novo Flash, um Flash que muitos leitores cresceram e acompanharam como personagem.

Devido ao fato dele ter começado sua carreira heróica muito cedo, sua experiência o ajudou a torná-lo um herói melhor. Junto a tudo que ele aprendeu em sua parceria com Barry, Wally também foi membro fundador dos Novos Titãs. Pelo pouco que se sabe sobre o grupo, neste novo UDC, parece que o grupo que conhecemos nunca tenha existido. Isto gerou a confusão sobre o destino de Wally, até porque o universo de Batman permanece sem muita alteração. Mas ver se Dick e os outros formaram o grupo, terá que ser aguardado.

Ao fim de sua carreira como Kid Flash, Wally contraiu uma doença que aceleraria sua morte ao usar os superpoderes. Durante a batalha que levaria à morte de Barry, Wally foi atingido por uma rajada de antimatéria, que o curou. Em sua nova carreira como Flash, Wally passou a ter mais limitações que Barry, ou seja, não era tão veloz quando o tio.


Quando o Flash Reverso apareceu, ele, na verdade, ajudou Wally a desbloquear seus poderes, que estavam lantentes em sua mente. O subconsciente de Wally não permitia que o herói pudesse ser melhor que seu predecessor. Descobrindo a existência da Força de Aceleração, Wally pôde descobrir outras formas de poder.


Wally se casou com Linda Park. Aliás, o casamento na comunidade heróica é algo um tanto incomum. Além disso, eles tiveram gêmeos. Isto marcou o início do fim para o personagem. Quando voltaram, seus filhos, Iris e Jai, já eram pré-adolescentes com superpoderes. Wally passou a levá-los em suas aventuras, o que causou desaprovação pela Liga da Justiça.

A Crise Final marcou o retorno de Barry Allen, após 23 anos. Seu retorno não marcou necessariamente o fim de Wally como Flash, pois ambos lutaram lado a lado, por um momento. Entretanto, Wally perdeu evidência. Barry trabalhou para reestabelecer-se tanto na comunidade heróica quanto em sua vida pessoal. Logo não tínhamos mais sinal de Wally. Na nova série, Wally fez apenas duas aparições - em um piquenique e em uma intervenção - sem uniforme e sem destaque.

Novamente, é compreensivo que o foco e a atenção ficam sobre os personagens que já tiveram suas séries anunciadas. Muitos ficam curiosos para ver o que Francis Manapul e Brian Buccellato têm em mente para Barry Allen. Se Barry está sendo trabalhando para novos e antigos leitores, como Wally se encaixaria em sua história? Por isso que Dick voltou a ser o Asa Noturna? Por isso que não vemos nem um sinal sobre Donna, Cassandra Cain ou Stephanie Brown?


Wally West e Barry Allen têm poderes e uniformes similares, mas não há razão para que o primeiro não exista. Existiram quatro Robins, por que não poderia existir outro Flash? O mesmo seria aplicado à Donna Troy! Eles não são, definitivamente a mesma pessoa, o que garante razão aos leitores para terem a possibilidade de escolherem qual título gostaria de acompanhar. Eles não possuem a mesma personalidade e lidariam com as situações de uma forma distinta. Por ora, devemos ser pacientes e procurar não deixar que tais personagens se percam, literalmente. Todavia, neste período, podemos acompanhá-los em edições antigas, de nossas coleções.

Em uma recente entrevista para o site CBR Resources, os co-roteiristas de Flash comentaram sobre Wally West.

Tínhamos um propósito para Wally no novo universo, mas o fato de não haver ligação alguma com o novo Barry Allen, Wally tornou-se um problema. Entretanto, nosso projeto está com o Dan Didio. Só resta agora aguardar e esperar que ele leia.
Porém, ao ser contatado novamente pelo site, um representante da DC disse que não há planos, definitivamente, para Wally.

Bucellato disse em seu blog:

A verdade é que sempre somos questionados sobre o personagem, mas a verdade é que não temos respostas para isso, infelizmente. Nosso título é sobre Barry, somente sobre ele. Assim, não há nada que possamos dizer para tranquilizar os fãs de Wally. Desculpem, pessoal. Sinto muito mesmo! Não nos importamos quando somos questionados sobre Wally. Mas, infelizmente, não temos mesmo resposta para tal.
Bom, pelo menos estes autores nos tratam com respeito, ao contrário de outros profissionais da DC, que simplesmente ignoram o personagem com respostas irônicas... Entretanto, assim como outros fãs, tenho certeza que em determinado momento, Wally aparecerá.

Nenhum comentário: