29 de set. de 2006

Aquagirl I - Tula

Nome: Tula

Status no grupo: Membro Honorário

Informações: Órfã desde o nascimento, quando seus pais morreram misteriosamente, Tula foi adotada por uma das famílias reais de Atlântida e criada como Princesa de Poseidonis. Namorada de Aqualad, Tula ajudou os Titãs inúmeras vezes com o codinome de Aquagirl, até falecer em Crise nas Infinitas Terras.

Conexões: TempestAquagirl II (Lorena Marquez)SlizzathAtlântida

Imagem Recente:

Imagens Arquivadas
(Clique Aqui):



História


Princesa de Poseidonis

Órfã desde o nascimento, quando seus pais morreram misteriosamente, Tula foi adotada por uma das famílias reais de Atlântida e criada como Princesa de Poseidonis. Pouco se sabe sobre Tula, exceto que estudara na Escola Tradicional de Atlântida e crescera no Palácio Real. Tula tinha 15 quando conheceu Garth, o Aqualad, apaixonando-se por ele.

Aquagirl

Grande parte da adolescência de Tula foi um tédio, embora ela tenha se juntado a Garth, eventualmente, em missões na superfície com a Turma Titã. Ela, até mesmo, adotou o codinome de Aquagirl, em homenagem a Garth e a Aquaman.

Garth conhece a Aquagirl em AQUAMAN #33 [1967].

Quando Aquaman deixou o trono para procurar sua esposa desaparecida, Mera, a vida de Tula mudou drasticamente. Atlântida passou a ser governada por Nakran, um terrível ditador. Assim, Aquagirl liderou uma rebelião contra ele. Após este evento, ela continuou aliada dos Titãs, ajudando o grupo contra a C.O.L.M.E.I.A., em determinado momento.

Durante o evento conhecido como Crise nas Infinitas Terras, Tula foi intoxicada por águas contaminadas pelo vilão Chemo, morrendo drasticamente. Garth sentiu sua morte por longo tempo.

Aquagirl morre nas páginas de CRISIS ON INFINITE EARTHS #9 [1985];


Simulacro

Anos depois, após Garth – agora chamado de Tempest – ter sido treinado pelo mago Atlan e recebido vasto poder, uma mulher afirmando-se Tula entrou para sua vida. Na verdade, era um simulacro criado pelo vilão Slizzath como parte de um plano para drenar os poderes de Garth, que percebeu o plano, derrotando o inimigo e finalmente superando a morte de Tula.

ACIMA: Ela voltou? Tula aparentemente retorna nas páginas de TEMPEST [1996].
ABAIXO: Garth finalmente se desdpede de Tula em TEMPEST #4 [1996].


Poderes & Habilidades


Aquagirl possuía a habilidade de todos Atlantes: força, velocidade e habilidade de respirar sob a água.


Leitura Essencial


Aquaman (vol. 1) #33 [1967]: Aquagirl é introduzida em Aquaman #33 por Bob Haney/Nick Cardy em uma estória onde ela e Aqualad são hipnotizados pelo terrível Dr. Dorsal. Primeira aparição de Aquagirl.

Teen Titans #30 [1970]: Aqualad e Aquagirl vão a um concerto de rock em uma pequena cidade costeira. Concomitantemente, um paciente em um hospital se torna uma ameaça devido a aplicação de um hormônio sintético. Aqualad o derrota depois de Aquagirl se ferir. Aqualad consegue resgatá-la e levá-la para o fundo do oceano, antes do limite de uma hora fora da água.

Tales of the Teen Titans #45-47 [1984]: Após enfrentarem a C.O.L.M.E.I.A., o casal chega à Torre Titã em busca de ajuda dos amigos.

Crisis on Infinite Earths #9-10 [1985]: Aquagirl fez parte de um grupo de super-heróis que viajaram à Terra-4 para enfrentar o batalhão de super-vilões de Brainiac. Lá, ela se encontrou nas águas ácidas e poluídas pelo vilão Químio, enquanto enfrentava o Tubarão. Assim, ela morreu envenenada.

Tempest #1-4 [Novembro de 1996 a Fevereiro de 1997]: Aqualad ressurge de seu treinamento com o mago Atlan, assumindo a identidade de Tempest. Logo depois, Garth encontra seu tio, que havia se transformado, utilizando magia negra, no ser chamado Slizzath. Slizzath era irmão do Rei Thar, que o aprisionou em uma prisão mística. Slizzath prentendia furtar os poderes místicos de Garth para seu propósitos, criando um simulacro de Tula, criado para confundir Garth. Entretanto, Garth descobre o plano e derrota seu tio, superando para sempre a morte de Tula.


A Cronologia de Tula


Cortesia da edição Amazing Heroes CRISIS

Primeira Aparição: Aquaman #33 (Maio-Junho, 1967)
Morte: Crisis on Infinite Earths #9 (Dez., 1985)

A grande paixão de Aqualad é a garota Atlante conhecida por Tula, que também utiliza do codinome Aquagirl. Embora a maioria de suas aventuras ao lado dos Novos Titãs não tenha sido catalogada, ela é considerada como Titã Honorária.

Nick Cardy, fala sobre a introdução de Tula nos quadrinhos: "Acredito que Tula tenha sido criada justamente pelo fato de Aqualad ser sozinho, em comparação a Aquaman e Mera. Assim, George e Bob escreveram sobre a jovem personagem Tula. Assim como Mera, procurei desenhar seu uniforme um tanto característico. Ela era a companhia de Aqualad, com a mesma idade, e se identificavam. Queríamos que ela fosse a garotinha moderna dos anos 60 ao mesmo tempo em que Garth era mais reservado e introvertido, garantindo uma certa contradição entre ambos".

A Estréia de Tula em Aquaman #33.

Aquagirl – inicialmente conhecida apenas como Tula, uma adolescente Atlante - foi a namorada do Aqualad. Ela foi introduzida por Bob Haney/Nick Cardy em Aquaman #33. Nesta edição, ela e Aqualad foram hipnotizados pelo temível Dr. Dorsal. Nas estórias seguintes (Aquaman #42-49), Tula adotou o nome de Aquagirl e ajudou Aquaman contra o domínio à Atlântida pelo duputado Narkran, que, por sua vez, aproveitou a ausência de Aquaman (à procura de Mera) para tentar usurpar o trono. Em seguida, Aquagirl passou a aparecer frequentemente em Aquaman, por alguns anos, como babá do filho de Aquaman. Tula meio que desapareceu na metade dos anos 70.

Sete anos mais tarde (Tales of the Teen Titans #45, Agosto 1984) Aqualad e Aquagirl apareceram na Torre Titã, quase mortos ao tentar impedir a invasão da COLMEIA em Atlântida. Acompanhados pelos Titãs, os jovens se infiltraram na organização criminosa e destruiram sua operação.

Garth e Tula em Tales of the Teen Titans #45 [1984].

Aquagirl fez parte de um grupo de super-heróis que viajaram à Terra-4 para enfrentar o batalhão de super-vilões de Brainiac. Lá, ela se encontrou nas águas ácidas e poluídas pelo vilão Químio, enquanto enfrentava o Tubarão. Assim, ela morreu envenenada.

Anos depois, após o treinamento de Garth pelo mago Atlan, uma mulher surgiu dizendo ser Tula. Na verdade, era um simulacro da heroína criado pelo sombrio Tio de Garth - Slizzath. Garth percebeu o engodo e derrotou seu tio, superando de uma vez por todas a morte de sua antiga namorada. Foi neste período que Garth adotou a identidade de Tempest. [Tempest #1-4 (1996)].

Aquagirl por Tarcísio Aquino [2011]


Titãs Apaixonados: Aqualad & Aquagirl


Um comissionado de Bill Walo feito por Ramona Fradon,
artista de Aquaman, nos anos 60 [2006]

A grande paixão de Aqualad é a garota Atlante conhecida por Tula, que também utiliza do codinome Aquagirl. Embora a maioria de suas aventuras ao lado dos Novos Titãs não tenha sido catalogada, ela é considerada como Titã Honorária.

Nick Cardy, fala sobre sua introdução nos quadrinhos: “Acredito que Tula tenha sido criado justamente pelo fato de Aqualad ser sozinho, em comparação a Aquaman e Mera. Assim, George e Bob escreveram sobre a jovem personagem Tula. Assim como Mera, procurei desenhar seu uniforme um tanto característico. Ela era a companhia de Aqualad, com a mesma idade, e se identificavam. Queríamos que ela fosse a garotinha moderna dos anos 60 ao mesmo tempo em que Garth era mais reservado e introvertido, garantindo uma certa contradição entre ambos”.

Aquagirl – inicialmente conhecida apenas como Tula, uma adolescente Atlante – foi a namorada do Aqualad. Ela foi introduzida por Bob Haney/Nick Cardy em Aquaman #33. Nesta edição, ela e Aqualad foram hipnotizados pelo temível Dr. Dorsal. Nas estórias seguintes (Aquaman #42-49), Tula adotou o nome de Aquagirl e ajudou Aquaman contra o domínio à Atlântida pelo duputado Narkran, que, por sua vez, aproveitou a ausência de Aquaman (à procura de Mera) para tentar usurpar o trono. Em seguida, Aquagirl passou a aparecer frequentemente em Aquaman, por alguns anos, como babá do filho de Aquaman. Tula meio que desapareceu na metade dos anos 70.

ACIMA: Tula conhece Garth em AQUAMAN #33 [1967].
ABAIXO: Momento romântico durante o casamento de Donna,
em TALES OF TEEN TITANS #50 [1984].

Sete anos mais tarde (Tales of the Teen Titans #45, Agosto 1984) Aqualad e Aquagirl apareceram na Torre Titã, quase mortos ao tentar impedir a invasão da COLMEIA em Atlântida. Acompanhados pelos Titãs, os jovens se infiltraram na organização criminosa e destruiram sua operação. O casal compareceu ao casamento de Donna Troy, em Tales of the Teen Titans #50, e se divertiu na piscina da Mansão Dayton.

Aquagirl fez parte de um grupo de super-heróis que viajaram à Terra-4 para enfrentar o batalhão de super-vilões de Brainiac. Lá, ela se encontrou nas águas ácidas e poluídas pelo vilão Químio, enquanto enfrentava o Tubarão. Assim, ela morreu envenenada.

Anos depois, após o treinamento de Garth pelo mago Atlan, uma mulher surgiu dizendo ser Tula. Na verdade, era um simulacro da heroína criado pelo sombrio Tio de Garth – Slizzath. Garth percebeu o engodo e derrotou seu tio, superando de uma vez por todas a morte de sua antiga namorada. Foi neste período que Garth adotou a identidade de Tempest. [Tempest #1-4 (1996)].

Leitura Romântica:

Aquaman [1967] #33
Tales of the Teen Titans [1984] #45-48, 50
Crisis on Infinite Earths #9-10 [1985],
Tempest #4 [1996]


Nenhum comentário: