18 de set. de 2006

Tempest

Nome: Garth

Antigo Codinome: Aqualad

Status no Grupo: Membro

Adesão: Brave and the Bold #60 [1965]
Informações: O jovem Garth foi abandonado pelo seu próprio povo devido a uma superstição sobre seus olhos púrpuras. Aliado a Aquaman, o órfão se tornou o parceiro mirim do herói como o Aqualad. Anos depois, Garth descobriu sobre sua verdadeira origem, tornando-se, então, no poderoso herói conhecido como Tempest.

Imagem Recente:


História


Origem nobre


Há 4000 anos os Idylistas eram um grupo auto-exilado de Atlântida, contrários à violência - sua filosofia era a paz e a serenidade. A capital, Shayeris, era governada pelo Rei Thar, que havia herdado poderes místicos de seus ancestrais, assim como seu irmão Slizzath, o qual foi banido do grupo por praticar necromancia e aderir à magia negra.

Ele só retornou após 20 anos com um enorme grupo de soldados. Porém, o Rei Thar montou uma defesa para se proteger dele. Alcançando sucesso, o rei exilou seu irmão em uma prisão extradimensional. Entretanto, devido à guerra, os súditos pacifistas se revoltaram contra Thar, assassinando-o e expulsando a Rainha Berra, que estava grávida.
A origem de Garth é recontada em TEMPEST #1 [1996].
Ela deu à luz seu filho Garth e, ao olhar para a criança, percebeu os olhos púrpuras do bebê – a marca do poder dos Idylistas. Assim, Berra abandonou Garth, entristecida, pois havia a possibilidade de Slizzath se libertar, já que ele podia mesmo preso, manipular formas de energia e o momento mais adequado para isso, seria durante o ritual de emancipação, também conhecido, como de renascimento, pelo qual o pequeno herdeiro de Thar iria um dia passar, para que selasse seus poderes míticos.
Parceiro Mirim
Milagrosamente, Garth sobreviveu nas profundezas do oceano por sua conta. O bebê abandonado foi encontrado por Aquaman, tornando-se uma figura paterna para o pequeno Garth, que acabou sendo o parceiro do herói em suas aventuras por muitos anos. Isso foi importante, pois o menino conseguiu superar seu medo da vida marinha, adotando o nome de Aqualad. Assim como Aquaman, Garth podia se comunicar telepaticamente com os seres marinhos, respirar sob a água, nadar em velocidade surpreendente e possuía resistência e força física significantes. Contudo, não podia permanecer mais que uma hora fora d'água ou se asfixiaria.
Aqualad encontra Aquaman em ADVENTURE COMICS #269.
Após percorrer as profundezas do oceano com Aquaman (enquanto frequentava a escola na Escócia), Aqualad retornou à Atlântida quando Aquaman se casou com Mera, tornando-se o novo Rei de Atlântida.
ACIMA: Robin, Kid Flash e Aqualad se aliam pela primeira vez em
BRAVE AND THE BOLD #54 [1964].
ABAIXO: Aqualad se une aos Titãs, com a aprovação de Aquaman em
BRAVE AND THE BOLD #60 [1965].
Os Titãs
Pouco tempo depois, Robin, Kid Flash e Aqualad uniram forças para deter o Sr. Ciclone de escravizar crianças na cidade de Hatoon Corners. Esta foi a primeira vez que os parceiros mirins juntaram forças.
Quando a Liga da Justiça se corrompeu inexplicavelmente, Robin, Aqualad, Kid Flash, Ricardito e Moça Maravilha se uniram desvendarem o mistério. Eles descobriram que a terrível entidade conhecida como Antítese usou seus poderes para manipular as mentes dos mentores. Os cinco adolescentes deteram o monstro, expulsando-o ao limbo. Devido ao sucesso da missão, o grupo decidiu tornar a parceira permanente, como a Turma Titã. Embora os jovens continuassem a operar junto a seus mentores, eles também combatiam o crime unidos em seu grupo.
Entretanto, Aqualad tomou certo tempo dos Titãs durante o momento em que Aquaman buscava por Mera, que havia sido capturada por desconhecidos, para cuidar do filho do casal. Neste ínterim, Aqualad foi substituído por Ricardito.
Aqualad conhece Aquagirl nas
páginas de AQUAMAN #33 [1967].
Concomitantemente, Aqualad cruzou seus caminhos com a jovem Atlante conhecida como Tula. Imediatamente encantados um pelo outro, o casal se meteu em problemas quando foi hipnotizado pelo terrível Dr. Dorsal. Assim que se libertaram das garras do vilão, Garth e Tula passaram a namorar. Tula adotou o codinome de Aquagirl, então.
Durante sua ausência, os Titãs passaram por mudanças radicais, agora sob treinamento de Loren Jupiter. Neste período, Garth tornou–se membro honorário, ajudando-os em poucos casos, o que ocasionou nele um certo complexo de inferioridade, pois se sentia inútil devido à sua limitação de não permanecer mais que uma hora fora d'água. Preferiu, então, abandonar a equipe mais uma vez.
Revelações
Após um desentendimento com Aquaman, Aqualad decidiu buscar a verdade sobre sua origem. Repentinamente se encontrando com o Conselho Idylista, o jovem exigiu informações sobre seus pais, mas foi negada qualquer ajuda.
Resolvendo adquirir respostas, Garth encontrou um ermitão que admitiu ter assassinado o Rei Thar. Após ver uma fotografia, Aqualad o reconhecou como seu pai.
Garth descobre a verdade sobre seus pais em ADVENTURE COMICS #453-455 [1977]
Então, Aqualad invadiu a segurança do Conselho e acessou os antigos arquivos, descobrindo que seus pais eram Rei Thar e Rainha Berra - monarcas que governaram pacificamente até que o Rei Thar enlouqueceu e foi assassinado por sua própria guarda. Aqualad também descobriu que fora deixado à morte devido a seus olhos púrpuras, que eram um sinal de inferioridade. Todavia, faltavam documentos nos arquivos que revelavam a verdadeira natureza de Garth como Tempest.
Satisfeito com suas descobertas, Garth deixou os Idylistas para se encontrar com Aquaman.
Tragédias
A próxima encarnação dos Titãs - reunida por Ravena - não conteve Garth como membro, embora ele tenha ajudado o grupo em diversos casos. Durante Crise nas Infinitas Terras, Aquagirl fez parte de um grupo de super-heróis que viajaram para a Terra-4 na tentativa de deter o batalhão de Brainiac. Lá, ela se viu mergulhada nas águas contaminadas de Químio enquanto enfrentava o vilão Shark. Infelizmente, ela morreu envenenada, deixando Aqualad desolado.
ACIMA: Aqualad recusa uma missão espacial - por razões óbvias - em
NEW TEEN TITANS #23 [1982].
ABAIXO: Aquagirl morre nas páginas de
CRISIS ON INFINITE EARTHS #9 [1985]
Aqualad permaneceu em Atlântida, mas ainda assim continuou a ajudar os Titãs em algumas missões. Em determinado momento, Garth foi sequestrado pelo insano Mento, que usou seu elmo para torturar psicologicamente Garth. De alguma forma, isto afetou sua habilidade telepática. Entretanto, isto ajudou-o a superar a morte de Tula, de alguma forma.
Sua telepatia retornou algum tempo depois, durante o conflito conhecido por "Milênio". Em seguida, Garth e Águia Dourada foram atacados pela Sociedade Gnu. O segundo foi presumidamente dado como porto, enquanto Garth ficou em coma por semanas. Ao despertar, Aqualad adotou um novo uniforme e ajudou os Titãs, que então estava sob os cuidados do governo dos Estados Unidos.
Batismo tardio

Com outro sentido em sua vida, Aqualad passou a se aventurar com Aquaman com mais frequência. Durante o momento em que os aliados tentavam deter uma invasão alienígena, Garth foi abduzido pelo pai de Aquaman - Atlan, um poderoso mago.
Em outra dimensão, Atlan ajudou Garth a completar seu destino como um poderoso mago. Assim, Garth descobriu novos limites para seus poderes, incluindo a habilidade de controlar a temperatura da água e disparar rajadas místicas de seus olhos. Com o tempo passando diferente naquela dimensão, Garth treinou por alguns anos, enquanto apenas alguns meses se passaram para Aquaman.
O treinamento de Garth é explicado em TEMPEST #1 [1996].
Após seu retorno, Garth descobriu que seu poderoso e terrível tio Zath tinha planejado seu próprio retorno. Zath - agora transformado no demônio Slizzath - foi capaz de escapar da prisão mística para explorar os novos poderes de Garth. Slizzath criou um simulacro de Tula, que foi criado para enganar Garth, facilitando o roubo de seus poderes.
Envolto à bandeira de seu povo, Garth confrontou e derrotou Slizzath como Tempest, ao mesmo tempo em que finalmente superou de vez a morte de Tula. Durante este encontro, Garth também experimentou uma tensa reunião com sua mãe, Berra. Garth ainda sentia por ter sido abandonado, enquanto Berra tentava reconstruir seu relacionamento com o filho.
Garth se torna Tempest e finalmente diz adeus à Tula, em TEMPEST #4 [1996].

Reencontrando o amor


Mais tarde, Tempest reencontrou um novo amor em Delfim, que no mesmo momento mantinha um relacionamento com Aquaman. Delfim rompeu com Aquaman, que, por sua vez, abençoou o novo casal. Rapidamente, ela engravidou e se casou com Garth. Assim que seu filho nasceu, Garth o batizou de Cerdian, em homenagem ao país Cerdia, que recentemente havia sido anexado ao controle de Atlântida.
Concomitantemente, em busca por espaço, uma ameaça alienígena surgiu. Esta ameaça reuniria todos os Titãs que já existiram logo em seguida. Victor Stone, controlando um pequeno planeta formado por detritos tecnológicos, se dirigiu à Lua, tornando-a como novo planeta para a raça Technics. A Liga da Justiça e os Titãs inicialmente se enfrentaram, mas uniram forças, em seguida, para libertar Victor da influência alienígena. Após este evento, os cinco Titãs originais decidiram reagrupar os Novos Titãs, convidando outros cinco para se juntarem a eles.
ACIMA: Garth e Delfim celebram o nascimento de Cerdian em AQUAMAN #63 [2000].
ABAIXO: Os cinco Titãs originais se unem novamente em JLA/TITANS #3 [1999].
Assim que as obrigações de Garth com os Titãs aumentaram, ele pareceu ter problemas em manter um equilíbrio entre sua família e sua dedicação ao grupo. Delfim resolveu a situação quando decidiu se mudar para a Torre Titã, junto a Cerdian. Entretanto, logo em seguida, a Torre fora destruída por forças inimigas. Para piorar a situação, Tempest quase fora morto por uma droga proveniente do Mundo Químico. Após estes eventos, Delfim insistiu que Garth deixasse os Titãs. Garth tentou evitar a possibilidade, mas acabou aceitando.
Delfim dá um ultimato a Tempest em TITANS #47 [2003].
Mais Perdas

Assim, Garth e sua família se mudaram para a Nova Atlântida. Lá, ele fora levado sob custódia pelos novos regentes, deixando sua esposa e seu filho para trás. Todavia, ele usou sua magia para escapar, buscando a ajuda de Aquaman. Eventualmente, tais regentes foram derrotados e Atlântida fora restaurada. Antes que os Atlantes pudessem comemorar, a cidade fora atacada pelo Espectro, que havia enlouquecido ao perder seu hospedeiro humano. Então, a poderosa entidade esmagou Atlântida, destruindo-a. Apenas o uniforme de Tempest fora visto, em meio ao caos, deixando seu destino em questão.
Porém, mais tarde, Tempest retornou, mas de alguma forma seus poderes haviam-no deixado. Ficou chocado ao descobrir sobre a morte de Aquaman e que outro aventureiro havia tomado posse do nome de seu mentor. Assim, o Titã decidiu encontrar sua esposa e filho desaparecidos, uma vez que seus poderes haviam retornado. De volta às ruínas de Atlântida, Tempest perdeu as forças ao descobrir os corpos de Delfim e Cerdian entre os destroços.
Em seguida, após alguma reflexão, Tempest decidiu assumir seu papel como novo Líder de Atlântida. Todavia, ele fora atacado pelos Lanternas Negros Aquaman, Delfim e Tula, sendo transformado em um deles, quando fora assassinado. Durante a Noite mais Densa, o Lanterna Negro Tempest foi desintegrado, em batalha.

Tempest sepulta Delfim e Cerdian em TITANS #15 [2010].

Poderes & Habilidades


Como Aqualad, Garth tinha a capacidade de se comunicar telepaticamente com os seres marinhos, possuía grande resistência física, velocidade e força descomunal. Como Tempest, é capaz de controlar a temperatura da água, emitir feixes óticos de energia mística e pode ter outras habilidades não catalogadas.

Leitura Essencial


Adventure Comics #269: Aquaman encontra um órfão abandonado em um coral. Adotando o nome de Aqualad, o garoto passa a ser parceiro mirim de Aquaman. Primeira aparição de Aqualad. A paternidade do jovem garoto só foi revelada em Adventure Comics #453-455 [1977-1878]. O nome Garth só é revelado em Tales of the Teen Titans #45-47 [1984].

Brave & The Bold #54 [1964]: Os Titãs fazem sua primeira aparição, como um grupo, na história. Entretanto, o grupo ainda não foi batizado ainda. Robin, Kid Flash e Aqualad são solicitados pelos adolescentes de Hatton Corners. Os jovens heróis derrotam um vilão chamado Sr. Ciclone. Primeira aparição não-oficial dos Titãs. Primeira aparição do Sr. Ciclone.
Brave & The Bold #60 [1965]: Agora organizados como Turma Titã, Robin, Kid Flash, Aqualad e Moça Maravilha atendem a um chamado de ajuda dos adolescentes de Midville.
Aquaman (vol. 1) #33 [1967]: Aquagirl é introduzida em Aquaman #33 por Bob Haney/Nick Cardy em uma estória onde ela e Aqualad são hipnotizados pelo terrível Dr. Dorsal. Primeira aparição de Aquagirl.
Teen Titans #19 [1968]: Ricardito e Moça Maravilha começam a namorar. Aqualad retorna à Atlântida à procura do Aquababy, enquanto Aquaman sai em busca de sua esposa, Mera. Ricardito substitui Aqualad nos Titãs. Aqualad deixa o grupo. Ricardito se une ao grupo.
Teen Titans #28-29 [1970]: Aqualad tenta encontrar Moça Maravilha no apartamento em que ela dividia com Sharon Tracy, mas acaba enfrentando ladrões que estavam atrás de Sharon por algo que ela testemunhara no parque, mas que ela não podia se lembrar devido a uma amnésia súbita. Aqualad retorna e pede aos Titãs que o ajudem contra o Mestre dos Oceanos. Incorfomado com a aparente apatia de seus amigos, Aqualad age sozinho, mas acaba sendo derrotado. Ferido, ele é deixado à morte, mas os Titãs, com a ajuda de Rapina e Columba, enfrentam e derrotam o meio-irmão de Aquaman.
Teen Titans #30 [1970]: Aqualad e Aquagirl vão a um concerto de rock em uma pequena cidade costeira. Concomitantemente, um paciente em um hospital se torna uma ameaça devido a aplicação de um hormônio sintético. Aqualad o derrota depois de Aquagirl se ferir. Aqualad consegue resgatá-la e levá-la para o fundo do oceano, antes do limite de uma hora fora da água.
Teen Titans #50-52 [1977]: Aqualad revela ter desenvolvido uma doença psicossomática devido a seu complexo de inferioridade, impedindo-o a se manter no grupo.
Teen Titans #53 [1978]: A origem da Turma Titã é revelada em flashback em um conto inédito. Robin, Kid Flash, Aqualad, Moça Maravilha e Ricardito se organizam e formam a Turma Titã, entre os eventos de The Brave and the Bold #54 e 60.
Adventure Comics #453-455 [1977-1878]: Estória de fundo de Aqualad. Aqualad exige uma reunião com o Conselho Idilista para saber mais sobre seus pais. O Conselho recusa dar a Aqualad qualquer informação, evitando que ele descubra a verdade. Aqualad consegue acessar os arquivos antigos e descobre que era filho do Rei Thar e da Rainha Berra. Garth descobre toda a verdade e procura Aquaman. Primeira aparição (em flashback) do Rei Thar e da Rainha Berra.
Tales of the Teen Titans #45-47 [1984]: Após enfrentarem a C.O.L.M.E.I.A., o casal chega à Torre Titã em busca de ajuda dos amigos.
Crisis on Infinite Earths #9-10 [1985]: Aquagirl fez parte de um grupo de super-heróis que viajaram à Terra-4 para enfrentar o batalhão de super-vilões de Brainiac. Lá, ela se encontrou nas águas ácidas e poluídas pelo vilão Químio, enquanto enfrentava o Tubarão. Assim, ela morreu envenenada.
Teen Titans Spotlight On: Aqualad #10 [1987]: Mento mantém Aqualad cativo e o tortura. Aqualad se liberta e segue seu caminho.
Aquaman #8-9, 19-20 [1995-1996]: Aqualad aparentemente é morto em Aquaman #08. Garth reaparece após seu treino com o mago Atlan em Aquaman #20. Os eventos do treino de Garth são detalhados em Showcase '96 #01 [1996]. Garth continua como suporte em Aquaman e até mesmo confrontou o filho de Aquaman, Koryak. Em seguida, Garth se torna Tempest na minissérie Tempest [1996-1997].
Tempest #1-4 [Novembro de 1996 a Fevereiro de 1997]: Aqualad ressurge de seu treinamento com o mago Atlan, assumindo a identidade de Tempest. Logo depois, Garth encontra seu tio, que havia se transformado, utilizando magia negra, no ser chamado Slizzath. Slizzath era irmão do Rei Thar, que o aprisionou em uma prisão mística. Slizzath prentendia furtar os poderes místicos de Garth para seu propósitos, criando um simulacro de Tula, criado para confundir Garth. Entretanto, Garth descobre o plano e derrota seu tio, superando para sempre a morte de Tula.
Aquaman #36-37 [1997]: Aquaman descobre que Garth e Delfim estão apaixonados. Garth revela que não sabia que Delfim estava com Aquaman e ela diz que já não sentia paixão por Arthur. Assim, Aquaman aceita o relacionamento, abençoando-os.
JLA/Titans: the Technis Imperative #1-3 [Dezembro de 1998 a Fevereiro de 1999]: Com roteiro de Devin Grayson e Phil Jimenez e arte de Phil Jimenez, todos os Titãs existentes se reuniram. O antigo Titã Vic Stone tentou fazer da Lua seu mundo Technis. A Liga da Justiça e os Titãs se enfrentaram, mas acabaram se unindo para salvar Vic Stone. A minissérie foi desenvolvida para reiniciar uma nova série dos Titãs com os cinco originais (Asa Noturna, Troia, Flash, Arsenal e Tempest).
Titans #1-2 [1999]: Seguindo os eventos da minissérie JLA/TITANS, os Titãs originais decidem se unirem novamente, reconstruindo a nova Torre Titã e recrutando outros membros.
Aquaman #55-56 [1999]: Delfim revela estar grávida. Garth fica confuso e procura os conselhos de Letifos. Quando Delfim vê os dois juntos, ela se decepciona. Tudo acaba bem quando Garth propõe Delfim em casamento. Ela aceita.
Aquaman #60 [1999]: Eis o casamento de Delfim e Tempest, com os Titãs como convidados especiais! Mas a cerimônia é interrompida por uma ameaça. Os Titãs e Aquaman conseguem detê-la. Casamento de Garth e Delfim.
Titans #14 [2000]: Titans #14 [2000]: Ainda tentando se recuperarem da batalha contra o Tártaro, os Titãs - liderados por Tempest - vão à Escócia para salvar Lilith (Sina) das mãos daqueles vilões.
Aquaman #63 [2000]: Em algum momento no futuro, uma garota chamada Donna escreve as Crônicas de Atlântida. Assim, ela contacta Tempest para esclarecer alguns fatos. Tempest começa relatando pela guerra com Cerdia. Concomitantemente, no presente, Delfim dá à luz o filho de Tempest. A "Guerra de Cerdia" conclui na edição #68. Nascimento de Cerdian. Garth batiza seu filho como Cerdian em Aquaman #70.
Infinite Crisis #2-3 e Aquaman #37:[2006]: Tempest e um grupo de místicos lutam para defender Atlântida, mas são atacados pelo insadecido Espectro. Durante a batalha, Espectro esmaga Atlântida, assassinando vários de seus habitantes. Mortes de Delfim e Cerdian, embora isso tenha sido confirmado anos depois, em Titans #15 (2009).
Aquaman #38:[2006]: Aquaman e Aquagirl lamentam a destruição de Atlântida e as mortes de Koryak e Vulko. Tempest, Delfim e Cerdian continuam desaparecidos.
Aquaman: Sword of Atlantis #50-51 [2007]: Tempest reaparece sem poderes à procura de Delfim e Cerdian. Nota: Tempest, mais tarde, retorna em Crise Final com os poderes recuperados, sem explicação nenhuma.
Titans #15 [2009]: Após descobrir os corpos mortos de Delfim e Cerdian nas ruínas de Atlântida, Tempest pondera sobre seu futuro. Slizzath retorna com profecias sobre a chegada dos Lanternas Negros. Letifos auxilia Garth na decisão de se tornar o novo líder de Atlântida. As mortes de Delfim e Cerdian são confirmadas.
Blackest Night #1-8 [2009]: Tempest e Mera são atacados pelos Lanternas Negros Aquaman, Delfim e Tula. Tempest é transformado em um Lanterna Negro.
Flashpoint - Wonder Woman and the Furies #01-03 [2011]: Em decorrência dos eventos de Flashpoint, uma jovem princesa decide explorar o mundo fora de Themyscira. Em meio ao ocenao, Diana é atacada por um Kraken. Ferida, ela é resgatada pelo jovem Arthur Curry, o Aquaman. Este evento dá início a um relacionamento entre duas sociedades obscuras, levando a um casamento político entre Arthur e Diana. Entretanto, durante o casamento, a mãe de Diana é assassinada. Garth fora culpado erroneamente. Entre a conspiração, Garth é assassinado, levando a uma guerra entre as Amazonas e a Atlântida, que só tem fim na conclusão do evento Flashpoint, dando um novo contexto ao universo DC - o chamado Novo 52.

O Estereótipo


Garth nunca foi muito respeitado como personagem dos Titãs. Certamente, ele era natural ao título, uma vez que era o parceiro do Aquaman, mas os roteiristas sempre manifestaram dificuldade em evoluir o personagem dentro das estórias.

Um sketch de Aqualad por Karl Kerschl [Da coleção de Bill Walko]
Herói ignorado
Bob Haney sempre aparentou certa dificuldade com o Aqualad. Para usá-lo em todo seu potencial, todas as estórias deveriam conter água. Eventualmente, isto se tornou repetitivo: uma piscina olímpica no #04, um enorme tanque no #06, hidrantes no #08, etc.
Em 1968, Dick Giordano editou os TEEN TITANS. Mudanças aconteciam o tempo todo com ênfase em uma Liga da Justiça Júnior, que resolvia os problemas dos adolescentes necessitados. Os Titãs visitaram Londres, Estocolmo, Berlim, Estambul e Venezuela. Se aliaram ao Estelar (Estrela Vermelha), o primeiro super herói russo, na tentativa de deter um ladrão francês de jóias - André Le Blanc. Em Teen Titans #19, Ricardito se tornou membro efetivo, ao mesmo tempo em que Aqualad deixava o grupo.
Assim, o personagem ficou ausente dos Titãs por muito tempo, ajudando o Aquaman em sua busca por Mera. Concomitantemente ao ser retratado em aventuras solo (como visto em Aquaman) e até mesmo ter encontrado sua contraparte adulta, os Titãs passavam por mudanças radicais, abandonando seus uniformes e aderindo-se ao Projeto Secreto do Sr. Jupiter (Teen Titans #25). Em determinado momento, Aqualad retornou ao grupo apenas para descobrir que possuía ideais divergentes de seus amigos.

Um sketch de Aqualad por Jeff Parker em 2001 [Da coleção de Bill Walko]

Inútil e Inferior
Na edição seguinte, Mal Duncan se aliou aos Titãs, o primeiro Titã negro. Os Titãs, ainda sem uniformes e sem usar seus poderes, foram aparentemente ignorados pelos leitores, fazendo com que retornassem a seus status de heróis em TT #28. Robin e Aqualad retornaram, continuando suas aventuras. Mais tarde, o grupo se desfez após ajudar um velho homem contra uma horda de demônios (TT#43).
A segunda versão de Titãs (TT#44-53) surgiu após um confronto com o Dr. Luz. Todos os Titãs originais retornaram, com novos recrutas como Abelha e Arauto (Mal Duncan). Logo depois, Garth se encontrou doente por se sentir inferior e resolveu não fazer parte daquela versão dos Titãs. Entretanto, o grupo se desfez mais uma vez (TT #51).
O roteiristas Bob Rozakis diz que ele sempre preferiu Ricardito a Aqualad: "Eu e o Jack C. Harris sempre consideramos o Ricardito como membro do grupo desde o começo. Acho que ele sempre seria mais útil em relação ao Aqualad". Foi o que aconteceu! Rozakis escreveu sobre a inferioridade de Aqualad em TT #51.

Um comissionado de Aqualad por George Pérez em 2004 [Da coleção de Bill Walko]

Desiludido, Ferido e Quase Morto
A próxima geração de Titãs, elaborada por Ravena, não contava com Aqualad como membro, embora ele tenha ajudado o grupo várias vezes. O roteirista Marv Wolfman admitiu que seria difícil trabalhar com o personagem nas estórias. Garth, porém, ajudou os heróis durante a Crise nas Infinitas Terras. Foi neste momento que sua namorada morreu, deixando-o devastado.
Em seguida, Garth foi sequestrado por Mento e torturado física e mentalmente, causando a perda de sua telepatia aquática por determinado tempo. Poderia sofrer mais, em seguida? Sim! Logo depois, vários Titãs foram capturados pela Sociedade Gnu por razões desconhecidas (NEW TITANS #71-72). Um agente Gnu atacou Águia Dourada e Aqualad, deixando o primeiro morto e o segundo letalmente ferido. Garth permaneceu em coma por todo o arco, até que finalmente acabou se recuperando.
O Editor de Titãs Caçados, Jonatham Peterson, comentou que queria o personagem vivo. "Consideramos a ideia de matá-lo, ao lado de Jericó, mas ele se manteve vivo", disse o editor.
Com tanto sofrimento, será que as coisas iriam melhorar? Felizmente, sim!

Um sketch de Tempest por Phil Jimenez em 2002 [Da coleção de Bill Walko]

Poderoso
Peter David e Phil Jimenez passaram a traçar um novo destino para Garth. O herói continuava ajudando Aquaman quando preciso, mas foi recrutado pelo pai de Aquaman, o mago Atlan. Atlan é um mago que vive em outra dimensão e disse a Garth que seu destino era também se tornar um poderoso mago. Atlan treinou Garth em sua dimensão, ensinando-o como aumentar seus poderes. Assim, Garth estudou por vários anos ao lado de Atlan, embora tenha se passado apenas alguns meses no mundo de Aquaman. Assim, Garth retornou logo depois de seu desaparecimento com novos poderes, incluindo a habilidade de controlar a temperatura da água e disparar rajadas místicas de seus olhos. Garth também recebeu um novo propósito de Atlan: proteger toda a vida do oceano.
Em Temepest #1-4 [1996], Aqualad se tornou o último dos Titãs originais a se "graduar", perdendo o status de parceiro mirim. Phil Jimenez escreveu e desenhou toda a minissérie, onde pode-se ver Garth lutando contra seu tio, o demoníaco Slizzath. Aqualad emergiu de seu treinamento, assumindo a identidade de Tempest. O roteirista de TITANS, Jay Faerber, observou: "Acho que Tempest sempre teve uma má reputação entre os Titãs. Mas sempre gostei do personagem e o acho divertido de se trabalhar. Graças a Jimenez, Garth evoluiu do mais fraco dos Titãs para o mais poderoso".
Um sketch de Tempest por Phil Jimenez em 2005 [Da coleção de Bill Walko]

Noite Mais Densa


Em uma entrevista dada à Torre Titã [Set. 2010] Krul falou sobre Tempest e seu destino.
Um estudo do Lanterna Negro Tempest por Joe Prado [2009]
"Nunca vi Garth como um fracote. Sempre tentaram diferenciá-lo de Aquaman, mas na edição escrita por mim, tentei trazer o verdadeiro herói que o personagem realmente é. Não me refiro a habilidades, mas, sim, ao seu papel, particularmente. Eu sabia do destino de Garth, óbvio. Mas meu objetivo era dar-lhe seu momento – deixar os leitores saborearem o potencial do personagem e o que ele poderia se tornar.
Em relação às mortes de Delfim e Cerdian, nós, na DC, conversamos muito sobre isso. Sempre que começo a escrever, uma imagem vem à cabeça – meio que pula sobre você. Assim, tudo começa a fluir deste momento. Na estória de Tempest, eu visualizei Garth nadando através de Atlântida com sua família, enquanto notaríamos a fauna marinha ao fundo. Achei uma imagem poderosa. Então, colocamos Garth nadando solitário, mas com o peso sobre seus ombros, o peso da perda, como em um funeral, por exemplo. Era inevitável que ambos estivessem mortos, infelizmente."

Flashpoint


Em decorrência dos eventos de Flashpoint, uma jovem princesa decide explorar o mundo fora de Themyscira. Em meio ao oceano, Diana é atacada por um Kraken. Ferida, ela é resgatada pelo jovem Arthur Curry, o Aquaman. Este evento dá início a um relacionamento entre duas sociedades obscuras, levando a um casamento político entre Arthur e Diana. Entretanto, durante o casamento, a mãe de Diana é assassinada. Garth fora culpado erroneamente. Entre a conspiração, Garth é assassinado, levando a uma guerra entre as Amazonas e a Atlântida, que só tem fim na conclusão do evento Flashpoint, dando um novo contexto ao universo DC - o chamado Novo 52.

Garth é assassinado por Ártemis em
FLASHPOINT - WONDER WOMAN AND THE FURIES #01 [2011]
Não é surpresa retratarem novamente o herói como um "fracote". Não se sabe se Garth ainda permance vivo neste novo UDC, mas ele fora citado como membro dos Titãs em RED HOOD AND THE OUTLAWS #01 [2011].

Titãs Apaixonados: Aqualad & Aquagirl


Um comissionado de Bill Walo feito por Ramona Fradon,
artista de Aquaman, nos anos 60 [2006]
A grande paixão de Aqualad é a garota Atlante conhecida por Tula, que também utiliza do codinome Aquagirl. Embora a maioria de suas aventuras ao lado dos Novos Titãs não tenha sido catalogada, ela é considerada como Titã Honorária.
Nick Cardy, fala sobre sua introdução nos quadrinhos: “Acredito que Tula tenha sido criado justamente pelo fato de Aqualad ser sozinho, em comparação a Aquaman e Mera. Assim, George e Bob escreveram sobre a jovem personagem Tula. Assim como Mera, procurei desenhar seu uniforme um tanto característico. Ela era a companhia de Aqualad, com a mesma idade, e se identificavam. Queríamos que ela fosse a garotinha moderna dos anos 60 ao mesmo tempo em que Garth era mais reservado e introvertido, garantindo uma certa contradição entre ambos”.
Aquagirl – inicialmente conhecida apenas como Tula, uma adolescente Atlante – foi a namorada do Aqualad. Ela foi introduzida por Bob Haney/Nick Cardy em Aquaman #33. Nesta edição, ela e Aqualad foram hipnotizados pelo temível Dr. Dorsal. Nas estórias seguintes (Aquaman #42-49), Tula adotou o nome de Aquagirl e ajudou Aquaman contra o domínio à Atlântida pelo duputado Narkran, que, por sua vez, aproveitou a ausência de Aquaman (à procura de Mera) para tentar usurpar o trono. Em seguida, Aquagirl passou a aparecer frequentemente em Aquaman, por alguns anos, como babá do filho de Aquaman. Tula meio que desapareceu na metade dos anos 70.

ACIMA: Tula conhece Garth em AQUAMAN #33 [1967].
ABAIXO: Momento romântico durante o casamento de Donna,
em TALES OF TEEN TITANS #50 [1984].

Sete anos mais tarde (Tales of the Teen Titans #45, Agosto 1984) Aqualad e Aquagirl apareceram na Torre Titã, quase mortos ao tentar impedir a invasão da COLMEIA em Atlântida. Acompanhados pelos Titãs, os jovens se infiltraram na organização criminosa e destruiram sua operação. O casal compareceu ao casamento de Donna Troy, em Tales of the Teen Titans #50, e se divertiu na piscina da Mansão Dayton.
Aquagirl fez parte de um grupo de super-heróis que viajaram à Terra-4 para enfrentar o batalhão de super-vilões de Brainiac. Lá, ela se encontrou nas águas ácidas e poluídas pelo vilão Químio, enquanto enfrentava o Tubarão. Assim, ela morreu envenenada.
Anos depois, após o treinamento de Garth pelo mago Atlan, uma mulher surgiu dizendo ser Tula. Na verdade, era um simulacro da heroína criado pelo sombrio Tio de Garth – Slizzath. Garth percebeu o engodo e derrotou seu tio, superando de uma vez por todas a morte de sua antiga namorada. Foi neste período que Garth adotou a identidade de Tempest. [Tempest #1-4 (1996)].
Leitura Romântica:
Aquaman [1967] #33
Tales of the Teen Titans [1984] #45-48, 50
Crisis on Infinite Earths #9-10 [1985],
Tempest #4 [1996]

Criadores Sobre Garth


Nick Cardy: "Desenhei o título do Aquaman por um tempo, então sempre tive uma estima por Aqualad e sempre dei um jeito de colocá-lo nas páginas. E também sempre gostei de desenhar garotas, então, Moça-Maravilha tinha atenção especial comigo."

Nick Cardy, sobre a introdução de Tula aos quadrinhos: "Acredito que Tula tenha sido criada justamente pelo fato de Aqualad ser sozinho, em comparação a Aquaman e Mera. Assim, George e Bob escreveram sobre a jovem personagem Tula. Assim como Mera, procurei desenhar seu uniforme um tanto característico. Ela era a companhia de Aqualad, com a mesma idade, e se identificavam. Queríamos que ela fosse a garotinha moderna dos anos 60 ao mesmo tempo em que Garth era mais reservado e introvertido, garantindo uma certa contradição entre ambos".

George Pérez: “Ricardito e Aqualad? Ótimos convidados. Gosto deles devido às limitações de poderes. Garth é legal - ótimo visual - mas agora que Robin está usando o uniforme do Asa Noturna, ele é o único com as pernas à mostra. Repito, há algo sexy em Aqualad. Sempre gostei daquele cabelho mais crespo e, deliberadamente, dei a ele uma aparência um tanto Italiana. Na verdade, me inspirei do rosto de uma garota. Namorei uma com traços fortes. Ela me fez lembrar de Garth e eu acabei masculinizando seus traços ao desenhá-lo."
Devin Grayson: “Garth, como o financista do grupo, terá voz ativa nesta fase do grupo. Acredito que ele aprecia esta sensação. Especialmente quando as coisas começam a se complicar em sua vida pessoal em Atlântida. Eu poderia dizer mais caso Erik Larsen não tivesse deixado Aquaman. Então, não posso imaginar o que o futuro reserva ao personagem. Tomara que saibamos logo!"
“Tempest é um homem com algo a provar. Ele tem sua particularidades, mas está se tornando mais confiante, embora seja o mais quieto do grupo. Ele se tornou o tesoureiro dos Titãs. Descobriremos que ele terá mais voz ativa do que já teve antes."
Jay Faerber: “Acho que Tempest sempre teve uma má reputação por ter sido caracterizado como o "Titã fraco". Adoro escrever e ler sobre o personagem. Gosto também, graças a Phil Jimenez, do fato dele ter se liberado da alcunha de ser fraco e ter se tornando mais poderoso. Seus poderes místicos pode abrir um leque de estórias."
"Garth não é mais o fracote que costumava ser. Talvez por seus deveres em Atlântida ou por seus novos poderes, ou talvez por ter se tornado pai e marido. Seja lá o que for, ele sairá de seu casulo mais vezes a partir de agora. Ele é considerado por todos aquele cara que você pode contar a qualquer momento. Ele morreria antes de abandonar seus amigos Titãs. Ele adora seu papel nos Titãs, pois seus poderes lhe permitem proteger seus amigos. Embora seja amigo de Dick e Donna por anos, ele se aproximou muito de Argenta, especialmente após a saída do Detonador. Então, ele sempre está disponível para ela, como um irmão mais velho. Roy adora provocá-lo, mas o ama como um irmão. E Garth, finalmente, acha que Jesse deve reduzir seu ritmo e relaxar."
J.T. Krul: "Nunca vi Garth como um fracote. Sempre tentaram diferenciá-lo de Aquaman, mas na edição escrita por mim, tentei trazer o verdadeiro herói que o personagem realmente é. Não me refiro a habilidades, mas, sim, ao seu papel, particularmente. Eu sabia do destino de Garth [sua morte], óbvio. Mas meu objetivo era dar-lhe seu momento – deixar os leitores saborearem o potencial do personagem e o que ele poderia ter se tornado".


Nenhum comentário: