26 de dez. de 2009

Resumindo... RAPINA E COLUMBA

Parte Final:

Os filhos da fúria e da ordem
(ou “Se você achou paradoxos temporais complicados, é porque não conheceu o multiverso...”)

CONTÉM SPOILERS.
Clique para ler a parte 1 e a parte 2.



Antes da Crise Infinita, Zero hora e Armageddon 2001 houve a Crise nas Infinitas Terras, onde como o próprio nome sugere, existia um sem número de Terras paralelas com incontáveis versões dos mesmos heróis. A assim chamada (na época) “TERRA 1” era o planeta que abrigava heróis como o Lanterna Verde - Hal Jordan, o Flash - Barry Allen, o Superman - Kal-el e sua prima Kara... também conhecida como SUPERGIRL. Os maiores heróis desse planeta eram a LIGA DA JUSTIÇA, onde certa vez entraram em contato com suas contrapartes da assim chamada (na época) “TERRA 2”, onde viviam heróis como o Lanterna Verde - Alan Scott, o Flash - Jay Garrick (Joel Ciclone apenas no Brasil), o Superman - Kal-l e sua prima Kara... também conhecida como PODEROSA. Os maiores heróis desse planeta eram a SOCIEDADE DA JUSTIÇA, onde certa vez entraram em contato com suas contrapartes da Terra 1...
Na Terra 2, os heróis eram mais velhos que suas versões da Terra 1, tendo iniciado suas carreiras anos antes e atuado inclusive na Segunda Guerra Mundial. O Superman, embora ainda “super”, era um senhor de cabelos grisalhos, casado há anos com sua Lois Lane. Batman também se uniu a Selina Kyle, a Mulher Gato, e tiveram uma filha chamada Helena Wayne que anos depois se tornaria a vigilante conhecida como CAÇADORA. E a Mulher Maravilha mais avançada em idade, já tinha também uma filha resultado de sua união com Steve Trevor... Lyta Trevor!
Se na Terra 1 conhecemos as versões mais jovens de nossos heróis formando nossa querida equipe de NOVOS TITÃS, nas Terra 2 também havia uma equipe jovem de filhos ou herdeiros dos membros da Sociedade da Justiça: a CORPORAÇÃO INFINITO, na qual Lyta Trevor se filiou, assumindo o codinome de FÚRIA. Outros membros da Corporação Infinito incluíam Jade e Manto Negro (filhos do Lanterna Verde - Alan Scott) e o ESCARAVELHO DE PRATA, Hector Hall, filho de Carter Hall, o GAVIÃO NEGRO. Lyta e Hector se apaixonaram e casaram-se. Assim ela assumiu o nome LYTA HALL.


(Espera, “Hall”? O mesmo sobrenome de Hank e Don, os Rapina e Columba originais? Que coincidência! Será?)
Depois da Crise, o Multiverso se unificou e todas as Terras se tornaram uma. Sociedade e Liga da Justiça convivendo no mesmo contexto histórico. Só depois da Crise Infinita ficamos sabendo que ainda restaram OUTRAS 51 Terras! Alguns personagens tiveram suas origens “rearranjadas”. Por exemplo, Helena Wayne tornou-se Helena Bertinelli, filha de um mafioso que se tornou vigilante. Nenhum parentesco com Bruce e Selina. Nessa NOVA TERRA, a Mulher Maravilha (ainda) não se casou e tampouco teve uma filha. Mas existe uma Lyta Trevor, amazona, protegida de Hipólita. E existe também um Hector Hall, filho do Gavião Negro e da Mulher Gavião. Hector se casou com Lyta, mas acabou morrendo. Nesse ponto a coisa é meio complexa, mas graças à Deus essa coluna se chama “resumindo”, então vamos lá:
Conforme visto anteriormente, Rapina Matou Columba e se tornou Monarca. Tempos depois Columba retornou e revelou que nunca morreu, tudo foi um golpe do mago Mordru que precisava de um corpo hospedeiro capaz de suportar o estresse mágico de conter as forças do Caos e da Ordem... por isso ele ENLOUQUECEU E POSSUIU O RAPINA, OBRIGANDO-O A COMETER TODOS AQUELES CRIMES! Inclusive o forçou a ter relações com Dawn, para que ela gerasse um filho de Caos e Ordem simultâneos. Depois escondeu Columba inconsciente, COM A APARÊNCIA DE LYTA HALL, para que todos pensassem que Dawn havia morrido e ninguém a procurasse. Por manipulação do Lorde da ordem NABU, o filho de Dawn e Hank nasceu com a alma reencarnada de Hector Hall, que passou de criança a adulto num instante, tornando-se o novo Senhor Destino.


Entenderam? Ele tem a alma de Hector Hall, então é filho do Gavião Negro e da Mulher Gavião. Mas o corpo é filho de Hank Hall e Dawn Granger. Não falei que era complexo? Bom, MENOS MAL saber que Hector nasceu de Dawn Granger, e NÃO de Lyta Hall, sua esposa...
Ao tentar acordar Lyta do encanto, Hector foi iludido por Mordru, que como parte de seu plano apenas fez com que ele o libertasse. Foi quando Hector então descobriu que na verdade era Dawn que estava ali e não sua esposa. Ela então voltou a atuar como Columba, inclusive ajudando o Senhor Destino e os demais membros da Sociedade da Justiça a derrotar Mordru. Depois disso, ela partiu em busca de um novo Rapina, que acabou sendo quem ela menos esperava, sua irmã Holly. Hector descobriu que Lyta estava aprisionada dentro de seu próprio amuleto, e conseguiu libertá-la. Assim finalmente conseguiu se reencontrar com sua amada e os dois tiveram um filho... que foi gerado dentro do reino do SONHAR. (A coisa começa a ficar complexa outra vez...) E a criança é reclamada pelo Senhor dos Sonhos, Morpheus, também conhecido como SANDMAN... o fato é que com a morte de Morpheus, o filho de Lyta, DANIEL tornou-se o NOVO mestre dos sonhos... mas tornou-se de uma maneira como se ele SEMPRE tivesse sido o Sandman... e não Morpheus. Complexo, eu disse que era complexo...
Durante os eventos que levaram à Crise Infinita, o Espectro decretou guerra à magia e baniu Hector e Lyta para dentro do universo que existe dentro do amuleto do Destino, onde foram deixados para morrer. No entanto, Daniel surge para Lyta em sonhos e lhe propôs uma solução: levar suas almas em segurança para o Sonhar, mas eles nunca mais poderiam voltar. Lyta aceita, e eles partem.


O Presente: com o advento dos anéis negros na saga “A NOITE MAIS DENSA”, Rapina volta como um Lanterna Negro, mas Don Hall, o primeiro Columba permanece intocado, pois está descansando em paz, longe da influência maléfica dos anéis. Rapina, como Lanterna Negro, mais uma vez volta a surgir como um vilão entre seus antigos colegas, e numa batalha envolvendo vários Titãs mortos, ele mata Holly Granger, sua sucessora. Dawn, por outro lado permanece ilesa, pois os Lanternas Negros não são capazes de enxergar suas emoções e assim ficam indefesos e são destruídos por ela.


São grandes os indícios que mostram que provavelmente Hank Hall voltará à vida e retomará sua carreira heróica ao lado de Columba após os eventos da Noite Mais Densa. E assim termino esse “resumindo”, renovando meus votos de que Rapina e Columba voltem SIM... e integrando os Titãs!



3 comentários:

Insurance USA disse...

Caaara... MUITO OBRIGADO!

Graças a vc, finalmente entendi todas as pontas soltas das reviravoltas desses personagens. Ufa!

Gustavo disse...

Valeu Cara!
Eu sempre amei Rapina e Columba e vibrei quando eles apareceram no desenho da Liga!Mas, como nada na vida é feito de doce, nunca entendia a historia deles e qunado pensava que entendi...vinha um roterista e complicava!
Cara, vc me esclareceu sobre eles!
Rapina e Columba de volta forever!

Ankh disse...

Fico feliz de ter ajudado, esse é o melhor retorno que poderia ter e me motiva a continuar escrevendo mais matérias. Obrigado pelos comentários, e continuem com a gente!